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Nova Ford Ranger - Geração 2012.

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  • 08/07/2014, 12:06
    Regis PS
    Segredo! Veja como ficará a nova Ranger Segredos Projeções
  • 08/07/2014, 12:22
    Miranda_MG
    4 Anexo(s)
    Primeira Revisão
    Pessoal,

    Relato da primeira revisão com algumas informações que podem ser úteis e a quem interessar, claro.

    Sobre o conhecimento/treinamento dos envolvidos, é complicada a situação.

    1. Consultor técnico.

    Logo de cara, no momento do cadastro e como já escrevi aqui (enquanto estava aguardando o deslocamento do veículo para o box), ele me perguntou se a minha NR era 2.5 ou 2.0. Um desconto para o sujeito errar em função de outros modelos? Não. Por dois motivos: ele estava de frente para ela e, além disso, já sabia que era a primeira revisão.
    Demonstrei interesse em instalar o engate para reboque e ele disse que "mais tarde" poderíamos falar disso. Esqueceu. E, diante de tudo, não seria ali mesmo que eu instalaria.
    Quando agendei, solicitei que o veículo fosse entregue ainda pela manhã. Apesar disso, acabou o cadastro e ele me disse que ficaria para às 15 horas. Disse a ele que podia cancelar a revisão (na boa, sem brigar) e ele "passou minha Ranger na frente". Não furo fila. E ele argumentou que estava só esperando um mecânico chegar e por isso a previsão das 15 horas. Foi entregue ao meio-dia com o agendamento de 8 da manhã.

    2. Chefe de oficina.

    Não recebi a carta e, óbvio, o informei sobre isso. Mas pedi que ele substituísse as mangueiras argumentando que estavam com a identificação das envolvidas no recall. Como o Thiago Pereira me preveniu, não fez a mínima diferença a informação e ele se negou. Dessa vez, só não briguei porque fui ao setor de peças e eles não tinham. Ia chegar um lote daí 30-40 dias.
    Informou-me que estavam com duas NR's paradas lá com o motor fundido por causa do problema. E me mostrou as duas caixas com os motores que tinham chegado. Estavam paradas a quase 40 dias.
    Depois, como acompanhei a revisão e fiquei observando a movimentação geral, em duas oportunidades vi os mecânicos chamando-o e ele fazendo a mesma cara de dúvida do próprio mecânico quando questionado sobre algo.

    3. Mecânico(s). Ahhh, o(s) mecânico(s)…

    Pedi licença para acompanhar o trabalho e o mecânico foi simpático. Então fiquei por lá.
    No geral:
    - WhatsApp comendo solto. Além de telefonemas.
    - Faltavam ferramentas em suas caixas e eles iam procurar pelo ambiente se tinha alguma disponível (primeiro nas caixas dos outros mecânicos e depois sobre as bancadas).
    - Condução dos veículos de clientes na área da oficina era abusiva. Longe de ser necessário aquilo.
    - Uma zona os tais boxes.
    Em resumo: as CSS's que conheço (Toyota, VW, Honda, GM e até Citroen) eram muito mais organizadas.

    Subiu a NR e fez uma verificação MUITO meia-boca da mangueira do arrefecimento. Como eu faço de vez em quando, não me importei muito com o fato.
    Na substituição do óleo, o recipiente de coleta do usado encheu - quase transbordando, literalmente. E ainda não havia escoado o óleo todo. Foi no colega do box ao lado, a mesma coisa e no outro, do outro lado, igual. Ou seja, não tinha como eliminar o resto. Posso estar enganado, mas a cara que ele fez foi de "se esse mala não estivesse aqui, não precisaria tirar o rostinho". Atravessou a oficina, arranjou um galão desses de 5 litros transparente cortado pela metade e drenou o resto do óleo. Deve ter dado uns 500 ml.
    Saí para atender o telefone e, quando voltei, já tinha baixado a Ranger. Perguntei do filtro e ele disse que já tinha trocado (assim espero).
    Puxei papo sobre as mangueiras e ele disse que estavam trocando e blá, blá, blá. Que o serviço demorava e que a Ford pagava duas horas para o mecânico por ele. Perguntei se ele sabia o que acontecia e ele disse que ela estourava e que a luz indicativa de aquecimento estranhamente não acendia porque, afinal, o sensor de temperatura estava no bloco do motor. Eu disse que ele podia estar imerso no líquido e não no bloco do motor e ele respondeu: "- É mesmo?!". Ou seja, ele não sabia.
    Quanto a problemas nos bicos, de acordo com ele, nenhuma NR lá por isso. E nessa eu acreditei, dada a franqueza do restante da conversa.
    E aí o mais surreal: a troca do filtro de combustível. Com muita dificuldade, usando ferramentas diversas, conseguiu retirar a peça da NR. Abriu e mostrou-me que o filtro já estava com alguma sujeira e que aquilo era normal. Perguntei se o combustível normal o deixaria mais sujo que o S10 e ele confirmou que sim. E que, inclusive, dava para saber se o sujeito abastecia com S10 ou o normal pela cor do filtro (mais avermelhada se era com o normal). Enfim, não sei se procede a informação apesar de parecer lógica (e os mais conhecedores daqui podem ratificar ou não). Mas é algo que o pessoal do tópico pode usar de argumentação se disserem que o veículo era abastecido com combustível normal. Na hora de voltar com o filtro, muito mais dificuldade para colocá-lo no lugar e, pasmem, ele não sabia quais dutos iam aonde na peça. Perguntou para mais três mecânicos e nenhum sabia. Solução? Colocou um mecânico para funcionar a Ranger e, quando esguichou o diesel de uma das mangueiras (ali mesmo na meiuca entre motor e bateria) ele pode montar a peça. Em tempo daquela porra explodir. Depois jogou uma água e pronto. "Lavou tá novo"…
    Balanceamento, rodízio e alinhamento para terminar. E, nesse caso, sem grandes surpresas. Para falar a verdade, nem fiquei por perto nessa hora porque fui atrás do consultor para pagar logo e sair do show de horrores.

    Quanto às peças, algumas com códigos diferentes das que o pessoal já postou aqui. Seguem as fotos. Minha preocupação era o filtro de combustível. Mas como estava com um Made in Thailand na caixa, fiquei mais tranquilo. Porque parece, pelos relatos aqui, que existe um nacional que é uma porcaria.

    R$ 596,00 da revisão e mais R$ 200,00 com o adicional que pedi. Desconto de 5% se não fosse parcelar; mesmo no crédito.

    Nas fotos: recipientes do óleo, caixa do filtro de combustível (não aparece direito na foto, mas a etiqueta de baixo apresenta a fabricação na Tailândia) e a discriminação das peças na NF.

    Anexo 469771
    Anexo 469772
    Anexo 469774

    Moral da história: a Ford tem que melhorar muito o seu serviço, porque para falar que está ruim, ainda falta muito. Mas, por enquanto, a NR ainda compensa esse misto de adrenalina e fé (independente da sua religião, meus amigos) que estão presentes em 4 horas de CSS.

    Abraço,

    Miranda
  • 08/07/2014, 14:40
    Troller-a-vista
    por isso q nao uso mais ford.... sao no minimo deploraveis...
  • 08/07/2014, 15:54
    Monster Flux
    Citação:

    Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Pessoal,


    Nas fotos: recipientes do óleo, caixa do filtro de combustível (não aparece direito na foto, mas a etiqueta de baixo apresenta a fabricação na Tailândia) e a discriminação das peças na NF.

    Anexo 469771

    Miranda

    Na última revisão que fiz na Ford Mix da Radial Leste, eles não tinham mais esse óleo da Castrol (o Magnatec).
    Disseram que a Ford mudou para Shell.
    Uma pena...
  • 08/07/2014, 16:29
    Miranda_MG
    Citação:

    Postado originalmente por Monster Flux Ver Post
    Na última revisão que fiz na Ford Mix da Radial Leste, eles não tinham mais esse óleo da Castrol (o Magnatec).
    Disseram que a Ford mudou para Shell.
    Uma pena...

    Monster, meu caro. Bom?

    Havia caixas e caixas lá. Ou essa CSS tinha um estoque considerável para um óleo descontinuado, ou voltaram a utilizá-lo ou a Ford Mix fez uma opção.

    Abraço,

    Miranda
  • 09/07/2014, 00:35
    Fernando_Wildtrak
    Citação:

    Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    A minha também não tem tomada... o que é uma bola fora mais ou menos pra mim... porque o protetor de caçamba tapa o buraco da tomada. Mesmo assim, tanto Amarok como S10 tem essa tomada.

    Sobre esse acabamento eu não entendi...

    A minha S-10 LTZ 13/14 não tem tomada na caçamba. E o acabamento sob o banco da minha Ranger XLT 14/14 é em lata e tambem não tem tomada.
    Não conheço nenhuma caminhonete com tomada na caçamba. Existe alguma ? RAM ? F-150 ?
  • 09/07/2014, 00:40
    Fernando_Wildtrak
    Citação:

    Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Pessoal,

    Relato da primeira revisão com algumas informações que podem ser úteis e a quem interessar, claro.

    Sobre o conhecimento/treinamento dos envolvidos, é complicada a situação.

    1. Consultor técnico.

    Logo de cara, no momento do cadastro e como já escrevi aqui (enquanto estava aguardando o deslocamento do veículo para o box), ele me perguntou se a minha NR era 2.5 ou 2.0. Um desconto para o sujeito errar em função de outros modelos? Não. Por dois motivos: ele estava de frente para ela e, além disso, já sabia que era a primeira revisão.
    Demonstrei interesse em instalar o engate para reboque e ele disse que "mais tarde" poderíamos falar disso. Esqueceu. E, diante de tudo, não seria ali mesmo que eu instalaria.
    Quando agendei, solicitei que o veículo fosse entregue ainda pela manhã. Apesar disso, acabou o cadastro e ele me disse que ficaria para às 15 horas. Disse a ele que podia cancelar a revisão (na boa, sem brigar) e ele "passou minha Ranger na frente". Não furo fila. E ele argumentou que estava só esperando um mecânico chegar e por isso a previsão das 15 horas. Foi entregue ao meio-dia com o agendamento de 8 da manhã.

    2. Chefe de oficina.

    Não recebi a carta e, óbvio, o informei sobre isso. Mas pedi que ele substituísse as mangueiras argumentando que estavam com a identificação das envolvidas no recall. Como o Thiago Pereira me preveniu, não fez a mínima diferença a informação e ele se negou. Dessa vez, só não briguei porque fui ao setor de peças e eles não tinham. Ia chegar um lote daí 30-40 dias.
    Informou-me que estavam com duas NR's paradas lá com o motor fundido por causa do problema. E me mostrou as duas caixas com os motores que tinham chegado. Estavam paradas a quase 40 dias.
    Depois, como acompanhei a revisão e fiquei observando a movimentação geral, em duas oportunidades vi os mecânicos chamando-o e ele fazendo a mesma cara de dúvida do próprio mecânico quando questionado sobre algo.

    3. Mecânico(s). Ahhh, o(s) mecânico(s)…

    Pedi licença para acompanhar o trabalho e o mecânico foi simpático. Então fiquei por lá.
    No geral:
    - WhatsApp comendo solto. Além de telefonemas.
    - Faltavam ferramentas em suas caixas e eles iam procurar pelo ambiente se tinha alguma disponível (primeiro nas caixas dos outros mecânicos e depois sobre as bancadas).
    - Condução dos veículos de clientes na área da oficina era abusiva. Longe de ser necessário aquilo.
    - Uma zona os tais boxes.
    Em resumo: as CSS's que conheço (Toyota, VW, Honda, GM e até Citroen) eram muito mais organizadas.

    Subiu a NR e fez uma verificação MUITO meia-boca da mangueira do arrefecimento. Como eu faço de vez em quando, não me importei muito com o fato.
    Na substituição do óleo, o recipiente de coleta do usado encheu - quase transbordando, literalmente. E ainda não havia escoado o óleo todo. Foi no colega do box ao lado, a mesma coisa e no outro, do outro lado, igual. Ou seja, não tinha como eliminar o resto. Posso estar enganado, mas a cara que ele fez foi de "se esse mala não estivesse aqui, não precisaria tirar o rostinho". Atravessou a oficina, arranjou um galão desses de 5 litros transparente cortado pela metade e drenou o resto do óleo. Deve ter dado uns 500 ml.
    Saí para atender o telefone e, quando voltei, já tinha baixado a Ranger. Perguntei do filtro e ele disse que já tinha trocado (assim espero).
    Puxei papo sobre as mangueiras e ele disse que estavam trocando e blá, blá, blá. Que o serviço demorava e que a Ford pagava duas horas para o mecânico por ele. Perguntei se ele sabia o que acontecia e ele disse que ela estourava e que a luz indicativa de aquecimento estranhamente não acendia porque, afinal, o sensor de temperatura estava no bloco do motor. Eu disse que ele podia estar imerso no líquido e não no bloco do motor e ele respondeu: "- É mesmo?!". Ou seja, ele não sabia.
    Quanto a problemas nos bicos, de acordo com ele, nenhuma NR lá por isso. E nessa eu acreditei, dada a franqueza do restante da conversa.
    E aí o mais surreal: a troca do filtro de combustível. Com muita dificuldade, usando ferramentas diversas, conseguiu retirar a peça da NR. Abriu e mostrou-me que o filtro já estava com alguma sujeira e que aquilo era normal. Perguntei se o combustível normal o deixaria mais sujo que o S10 e ele confirmou que sim. E que, inclusive, dava para saber se o sujeito abastecia com S10 ou o normal pela cor do filtro (mais avermelhada se era com o normal). Enfim, não sei se procede a informação apesar de parecer lógica (e os mais conhecedores daqui podem ratificar ou não). Mas é algo que o pessoal do tópico pode usar de argumentação se disserem que o veículo era abastecido com combustível normal. Na hora de voltar com o filtro, muito mais dificuldade para colocá-lo no lugar e, pasmem, ele não sabia quais dutos iam aonde na peça. Perguntou para mais três mecânicos e nenhum sabia. Solução? Colocou um mecânico para funcionar a Ranger e, quando esguichou o diesel de uma das mangueiras (ali mesmo na meiuca entre motor e bateria) ele pode montar a peça. Em tempo daquela porra explodir. Depois jogou uma água e pronto. "Lavou tá novo"…
    Balanceamento, rodízio e alinhamento para terminar. E, nesse caso, sem grandes surpresas. Para falar a verdade, nem fiquei por perto nessa hora porque fui atrás do consultor para pagar logo e sair do show de horrores.

    Quanto às peças, algumas com códigos diferentes das que o pessoal já postou aqui. Seguem as fotos. Minha preocupação era o filtro de combustível. Mas como estava com um Made in Thailand na caixa, fiquei mais tranquilo. Porque parece, pelos relatos aqui, que existe um nacional que é uma porcaria.

    R$ 596,00 da revisão e mais R$ 200,00 com o adicional que pedi. Desconto de 5% se não fosse parcelar; mesmo no crédito.

    Nas fotos: recipientes do óleo, caixa do filtro de combustível (não aparece direito na foto, mas a etiqueta de baixo apresenta a fabricação na Tailândia) e a discriminação das peças na NF.

    Anexo 469771
    Anexo 469772
    Anexo 469774

    Moral da história: a Ford tem que melhorar muito o seu serviço, porque para falar que está ruim, ainda falta muito. Mas, por enquanto, a NR ainda compensa esse misto de adrenalina e fé (independente da sua religião, meus amigos) que estão presentes em 4 horas de CSS.

    Abraço,

    Miranda

    Miranda é assustador esse despreparo das concessionárias. E temos que ficar atrelados as essas revisões para tentarmos ter nossa garantia.
    A minha não tem nem placa ainda e já estou pensando se compensa esse misto de adrenalina e fé. Me diz aí compensa ?
  • 09/07/2014, 00:44
    Fernando_Wildtrak
    Citação:

    Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    sendo bem pratico, se precisar da ortovel pra alguma coisa ta lascado! comprei 2 carros la e nunca mais piso lá... garantia é nacional, vai la e senta o dedo na cara no atendente e exija a sua garantia... dois tubos de aco de meia polegada e 90cm de extensao ajudam muito na arte da persuasão... ford é foda , tem carros interessantes, mas ficar na mao da ford é dureza, por isso nao me animo a comprar uma ranger ou focus...

    Na hora da compra uma beleza, o preço deles foi imbativel. Agora é esperar, hoje jogo, amanhã feriado. O problema é que estou a 340km de distância. Para ir lá e voltar sai mais caro que comprar uma grade nova.
  • 09/07/2014, 00:53
    Fernando_Wildtrak
    Citação:

    Postado originalmente por Junior Bertini Ver Post
    Mudando um pouco de assunto, acabei de comprar a grade da ranger, vamos esperar chegar e ver se da tudo certo!!!

    Raptor Front Grill Grille Awesome Black Lit New Ford Ranger 12 13 14 | eBay

    Optei por trocar, pois a minha é a xlt e tem cromado demais.

    Sds

    Junior quando instalar não esqueça de postar aqui para vermos.
    Quanto aos cromados, estou pensando seriamente em pintar de cinza chumbo como na versão Wildtrack acho que fica bem legal. Não sou chegado muito nos cromados ainda mais na minha que é branca.
  • 09/07/2014, 02:22
    fernando927
    1 Anexo(s)
    Mangueira again,
    Apesar da minha ser 3.2 manual recebi a carta pra conferencia das mangueiras, parece que eles perceberam que fica caro recondicionar esse motor. Segue a carta anexo.
    Agora o acionador do ar condicionado fazer 50 dias que ainda nao consegui trocar, foi so elogiar no comeco agora ja esta comecando a bater arrependimento(quanto o servico).
    Resumo, ainda fico onde estou.
    Abraco a todos
    Anexo 469974
  • 09/07/2014, 04:24
    Miranda_MG
    Citação:

    Postado originalmente por Fernando_Wildtrak Ver Post
    Miranda é assustador esse despreparo das concessionárias. E temos que ficar atrelados as essas revisões para tentarmos ter nossa garantia.
    A minha não tem nem placa ainda e já estou pensando se compensa esse misto de adrenalina e fé. Me diz aí compensa ?

    Citação:

    Postado originalmente por Fernando_Wildtrak Ver Post
    Na hora da compra uma beleza, o preço deles foi imbativel. Agora é esperar, hoje jogo, amanhã feriado. O problema é que estou a 340km de distância. Para ir lá e voltar sai mais caro que comprar uma grade nova.

    Fernando,

    A escolha pela manutenção da garantia é algo bem pessoal.

    Por exemplo, se a minha NR não der nenhum pau gigante, minha intenção é ficar com ela por muitos anos. E como sou preocupado com o quanto a mais eu gastaria com motor/câmbio/eletrônica (na ordem) se precisar de alguma intervenção, vou manter a garantia. E, se duvidar, ainda contrato a adicional de dois anos como foi comentado por aqui que pode ser feito (ainda não confirmei a disponibilidade do serviço - ia discutir com o tal consultor, mas ele me assustou com a falta de preparo e, logicamente, desisti). Já o Imperador, que faz um uso diferente do meu aqui e até mais pesado em termos de off-road, comentou que está disposto a fazer algumas modificações na dele que sacrificariam a garantia. E, se não me engano e ele vai confirmar, a intenção também é ficar com a picape por um bom tempo.
    As peças não vão chegar mais rápido porque está na garantia ou não. Além disso, uma hipótese que me gera receio é que o problema do rompimento da mangueira não esteja no material e sim seja um erro de projeto do sistema de arrefecimento do câmbio. Espero que não, claro, mas independente disso, ainda demoraremos um tempo para saber se a medida de substituição é eficaz.
    Enfim, a escolha parece ser sua. Apesar do show de horrores que foi a revisão e do risco presente, não há uma gota de óleo no chão da garagem.

    Quanto ao seu problema com a grade, você provavelmente consultará as fontes adequadas para entender de quem é a responsabilidade. E aí você procura pela melhor maneira de resolver. Em último caso, uma visita a um tribunal de pequenas causas vai te custar um pouco de tempo, mas pode ser uma opção. Vá nos atualizando sobre isso.

    Abraço e sucesso por aí com a Ranger nova.

    Miranda
  • 09/07/2014, 04:37
    Miranda_MG
    Citação:

    Postado originalmente por fernando927 Ver Post
    Mangueira again,
    Apesar da minha ser 3.2 manual recebi a carta pra conferencia das mangueiras, parece que eles perceberam que fica caro recondicionar esse motor. Segue a carta anexo.
    Agora o acionador do ar condicionado fazer 50 dias que ainda nao consegui trocar, foi so elogiar no comeco agora ja esta comecando a bater arrependimento(quanto o servico).
    Resumo, ainda fico onde estou.
    Abraco a todos
    Anexo 469974

    Fernando e demais,

    Esse é outro recall. As justificativas para a substituição são diferentes. Na carta para as automáticas, é a degeneração do material da mangueira. No seu caso, é o atrito que pode levar ao rompimento. Essa é nova...

    Att.

    Miranda
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