Postado originalmente por
Miranda_MG
Rafael e Fernando,
Para analisar, precisavam ter retido uma amostra do que estava na caminhonete e mandado fazer uma análise. E aí, se há confiança na CSS, isso basta. Senão, seria necessário retirar por conta uma segunda amostra, lacrar e conseguir a certificação da concessionária de que aquela amostra pertencia ao veículo; enviando posteriormente a um laboratório especializado. Mas o resultado seria sempre discutível, para os dois lados:
- Quem garante que o diesel daquele tanque não foi o primeiro a ser batizado pelo posto? Logo, o proprietário teria razão para acesso à garantia, pois sempre abasteceu com S10. Mas a CSS negaria com o laudo em mãos.
- E se o proprietário alternava com S10 e diesel comum e aquele tanque era de S10? O proprietário teria acesso à garantia injustamente pelo laudo.
Enfim, inconclusivo.
A cor do filtro de combustível, quando aberto, é um indicador. De acordo com um mecânico de uma CSS (e ele me mostrou isso quando retirou o da minha NR), o S10 deixa o filtro com uma cor avermelhada. Com impurezas retidas, mas avermelhado. Já o do diesel comum ou de S10 batizado, foi dito como justamente tendo essa cor marrom que o Rafael mencionou.
Em tempo, cheguei hoje de viagem e tive ânimo, dessa vez, de brincar com o câmbio da NR. Dados de consumo médio do CB (que tem um erro de quase 2% em relação ao consumo medido na bomba):
- Com o câmbio em D: 10,4 km/l. Nessa posição, sinto que ela demora um pouco além da conta para trocar as marchas.
- Com o câmbio em S e sem intervenção para as trocas: 9,6 km/l. Aqui, fica mais esperta, mas o consumo é maior.
- Com o câmbio em S e as trocas sendo feitas por mim: 11,6 km/l. Nesse caso, tentando diminuir o giro sem forçar o motor. Além disso, aproveitando melhor o torque em ultrapassagens e retomadas. Mas, convenhamos que se fosse para ficar trocando as marchas, não precisava do câmbio AT.
600 km apenas em asfalto; pista simples com trânsito pesado de caminhões de todo tipo + carros de passeio; relevo de Minas: aclives e declives todo o tempo; 2 pessoas com o ar ligado + bagagem; ultrapassagens frequentes e uma média de velocidade em torno de 90 km/h.
Abraço,
Miranda