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Manutenção caseira na F1000 - contribuam

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  • 29/11/2013, 22:38
    xxxtripod
    Pelo visto vou ter que levar o alternador para trocarem pra mim!!! Mais fácil!!!
  • 30/11/2013, 12:01
    drosssor51
    Citação:

    Postado originalmente por xxxtripod Ver Post
    Como troco a polia do alternador?


    Zeca...... o chato de trocar a polia do alternador é tirar o parafuso de fixação...

    tem que soltar com carinho.... e dar um jeito de travar a polia para não rodar.

    Se você tem que tirar o alternado..e se vais trocar a polia..prende ela na morsa (nem que estrague a polia).. fica mais fácil..

    tirou o parafuso...tira uma e poe a nova.....sem segredo.

    (a minha é o wapsa...mas com polia "V")...não sei da X10

    abç
  • 30/11/2013, 13:50
    Edintruder
    Mas não é complicado não. Tira a tampa traseira do alternador e prende numa morsa grande pelo induzido. Dessa forma consegues tirar o parafuso. COm um extrator de polias ou com uma prensa tu sacas a polia. è bem fácil se tiveres as ferramentas em casa.
  • 30/11/2013, 21:06
    drosssor51
    então Edin....

    se o zeca for trocar a polia.....prende pela polia velha...nem que exploda a polia velha....kkkk

    Não corre o risco de machucar o induzido... ...

    Se tirar zeca.... aproveita e revisa.... carvão...e rolamentos.

    abç
  • 01/12/2013, 22:17
    BrunoDallanora2013
    Citação:

    Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Edin and all

    ...achei o gás no mercado livre....latas de 750 gramas. (achei meio caro mass.. é o certo..!!)

    A minha já está rodando com o MP 39.... .. gela muito bem....muito bem mesmo...!!!!

    -Fio feito uma pressurização do sistema...e verificação de vazamentos, com água e sabão mesmo...! (ok)
    -Bomba de vacuo....por 30 min... (ficou um pouco menos....mas ta valendo) (ok)
    -Adição de 100ml de óleo sintético compatível com óleo mineral e gás R401a.. (não sei o que tinha lá!!) (ok)
    -Adição de contraste, para futura verificação de micro vazamentos (ok)
    -Por fim a adição de 1.1kg de suva mp39


    O meu sistema tem uma placa indicativa para utilização de 1.25Kg de R12.... achei um tutorial na internet... fonte segura, dizendo que em substituição ao R12...a carga de suva mp39 deve ser de 10 a 25% menor.

    Custo da M.O. ..... 80 latas.... e levei o gás..!!!!

    algumas fotos do meu sistema...:

    Compressor - denso 6p148 (r-12) acionado por correia "V"
    Anexo 441285Anexo 441289Anexo 441290

    Visão panorâmica....
    Anexo 441286Anexo 441287Anexo 441288

    O gás..
    Anexo 441283Anexo 441284


    ....isso ae...!

    abç

    a minha não tem aquele caneco preto da 6ª foto que não sei para que é so sei que não tem impede algo ? o compresor fica bem ai como na foto só muda a polia para o x10 é ruim que as magas docompresor pega na manga do filtro de ar o que pode furar
  • 02/12/2013, 15:28
    drosssor51
    Bruno....esse copo é o filtro secador... a função é de evitar impurezas nos sistema de expansão...capilar....... funciona sem ..mas a probabilidade de problemas é maior....

    a instalação de um filtro secador...é rápida e barata...deves consultar um expert

    abç
  • 02/12/2013, 18:50
    robson010203
    ele tem dupla funcão: dentro dele tem um invólucro com sílica que serve para absorver eventual umidade que fique no sistema no momento da manuntençao, a outra função (e mais importante) é evitar que o fluido refrigerante (nome técnico para o gás) retorne em estado líquido para o compressor causando danos nas válvulas desse, e problemas na lubrificação, pois o contato do refrigerante com as partes quentes e o óleo do compressor causa bolhas no óleo e consequentemente falhas de lubrificação. Pode funcionar sem, mas a carga de gás tem que estar muito bem balanceada para evitar os problemas já citadas
  • 02/12/2013, 19:24
    drosssor51
    ....Bruno e Robson.... o filtro que comentei acima é o filtro acumulador..... não o secador....!!!

    No caso da minha F vai na linha de baixa pressão.

    Corrigindo meu post......
  • 02/12/2013, 20:35
    BrunoDallanora2013
    vaelu pelas dicas , realmente o meu vai direto do compresor para caixa do ar !
  • 02/12/2013, 21:57
    robson010203
    O filtro secador propriamente dito não saiu nas F (não que eu conheça) no caso das delas o acumulador tem dupla função.
  • 02/12/2013, 23:38
    BrunoDallanora2013
    Citação:

    Postado originalmente por robson010203 Ver Post
    O filtro secador propriamente dito não saiu nas F (não que eu conheça) no caso das delas o acumulador tem dupla função.


    eu vi em uma com ar original ? tem certeza que não saiu ? pois ai pode o cara ter colocado só o filtro !
  • 03/12/2013, 22:23
    robson010203
    100% de certeza eu não tenho, (nunca vi) e eu trabalho na área a uns 15 anos, esse filtro secador trabalha também como tanque de líquido, ou seja uma reserva de fluido refrigerante, devido as dimensões pequenas dos condensadores dos carros de hoje, como nas f1000 os condensadores são bem grandes não tem necessidade técnica para isso, mas se for colocado vai melhorar e eficiencia do sistema, principalmente em baixas velocidades, onde o condensador perde eficiencia
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