-
Mãe Só Muda De Endereço
Mendes, comigo foi a mesma coisa, a uns dois anos. Cheguei na casa da minha vindo de Juiz de Fora, a noite, engarrafamento e tudo, com o jipão cheio de folga na direção e quase enguiçando de combustível na serra de Petrópolis, só funcionava direito no GNV, na gasolina, parecia festa de São João, "pipoco" pra todo lado. Ela quase enfartou com o tamanho do "bicho", e fala até hoje que estou "jogando dinheiro fora" e coisa e tal. A "patroa" após o martírio com o Niva que tive, achou o Engesa "simpático", reclama também mas o normal. Como o Edu falou, compre o quanto antes um carro para ela e vá tratando mais tarde da "perfumaria", mantendo o "essencial" em dia. Precisando de ajuda é só gritar:concordo:. Parabéns e seja bem vindo ao grupo.
[]'s Carlos Siqueira.
-
Caros colegas, boa noite. Fico um pouco mais animado com os comentários, deu até pra rir. Essa do Carlos do 'mãe só muda de endereço' foi boa. Dei umas risadas aqui. Fiquei imaginando a cena, você sofrendo pra subir a serra, os pipocos do escapamento. Ha, ha, ha... Cara, se eu chego aqui nessa situação, minha mãe na primeira vez que sair troca a fechadura do portão e o código do portão eletrônico. Mas enfim... Meu pai entende de mecânica, já teve D10, A20, D20, F1000, Bandeirantes e agora tá de F250. Ele que tá aqui reclamando que não tem nada pra fazer (está de férias) agora arrumou. Já arrumou uma parte do freio, quer dar uma olhada no cardã na segunda, arrumar uma coisa aqui, outra ali, lavar, trocar a fiação, não sei o que mais. Eu que não entendo quase nada, fico lá olhando e ouvindo as reclamações... 'Ih, tem que trocar a camisa, a luva, ajustar aqui, trocar as lonas, as pastilhas, colocar óleo no motor'... E pra completar, meu vizinho da frente tem uma mecânica, trabalha com câmbio e diferencial. Aí também fica por lá, dando palpite. Ao menos de gente pra arrumar eu tô bem né. Mas enfim... Vamos lá. Nada como um dia após o outro.
-
Mendes!
Parabéns pela sua aquisição!
Sobre a família, são as pedras que temos que transpor.
Meu finado pai era psicosomático, não distinguia a realidade da ficção, era um grande transtorno até descobrirmos o problema.
Sobre sua aquisição, tá andando, vai usando, de prioridade a aquisição que fará para sua mãe.
Em casa, a prioridade é a casa, tanto que comecei uma reforma no meu e tive que parar, mais dentro em breve retornarei.
Espero que poste fotos dentro em breve, e não se preocupe a quanto estar perdido, vá administrando na boa os problemas que tudo vai se resolvendo.
Pelo que falou de seu pai, elevai acabar te ajudando, pois gostou mais não quer dar o braço a torcer.
Abraços.
Kim.
-
Kim a o restante da galera, agradeço pelas palavras amigas. Com o que vão colocando vou percebendo que as coisas são assim mesmo. Mas a vida é assim, dá-se um jeito pra tudo. Enfim... Estou mais animado. Apesar de nunca ter andado em um Engesa antes, até que estou gostando. Vou conseguir uma câmera pra mandar fotos e principalmente fotos de detalhes que tenho dúvida, como um reforma na lataria e na capota. A capota é da Envemo. É boa? Estava pensando em colocar uma gaiola e colocar a de fibra e o santo antônio à venda. Será que consigo? A capota não está lá essas coisas, precisa dar uma arrumada, mesmo porque nunca vi uma em excelentes condições pra comparar. Mas o que achar que não tá legal, tiro fotos e coloco aqui. Às vezes compensa reformar (espero que seja barato) pra depois vender, não? Uma dúvida... Quantos amortecedores possuem o Engesa? No que tem aqui, são 1 pra cada roda na frente e 2 na de trás. É assim mesmo?
-
opa R-Mendes, meu amigo... so nos sabemos como as coisas sao. Mas suas razoes somente serao entendidas por voce mesmo.
Como todos falaram, as obrigacoes em primeiro lugar, e sua viatura, vai andando tranquilo com ela, que ela nao vai te dar problemas, dai vc consegue saldar sua divida com sua mae.
Sobre a mae nao gostar, minha mae nao gosta, e atribui qualquer cheiro de diesel em casa ao meu jipe... isso pq tem umas 10 maquinas fazendo pavimentacao aqui em volta. nao é muito facil de lidar, escutar q com o valor da viatura poderia ter comprado uma silverado ou um carro muito bom zero.
meu jipe quebrou estes dias o disco de embreagem e foi uns 600 pra arrumar tudo, e sempre ficam me falando que meu jipe esta subindo de preco, agora ele foi pra sp pra colocar capota na atlantida, foram mil reais de transporte mais 2800 na capota... e ficam falando, e falando e falando....
percebe, as razoes pelas quais foi motivado a comprar a viatura, sao pertinentes a voce, nao que nao interessa aos outros, mas sao vindas de emoçoes que somente voce entende. portanto nao´ha motivo melhor que este. se te fez feliz, te faz bem. te realiza um sonho... nao tem preco.
Nao tenho muitas palavras de motivacao para o caso, mas entenda que sempre que precisar de um amigo pra estar trocando ideias sobre o caso e te motivar um pouco. aqui estou.
VAMOS AS PERGUNTAS TECNICAS ahhahahahaha (como se entendesse)
bem, sao 4 amortecedores o engesa... eu, o kim e acredito mais alguem estamos usando amortecedores do caminhao mercedez 1113.... fica muito bom, e é plug and play.
paguei 85 reais estes dias nos dois q coloquei na frente (nao tem diferenca entre frente e tras, e o mesmo modelo). Mas nos traseiros, em outra oportunidade paguei 93. Lembre-se nunca fale q é para seu jipe ok???? fale q é pro caminhao do seu pai hahahahahha se perguntarem.
Reformas na lata, vc o fará quando a mecanica estiver fina e nao tiver q dar o carro pra sua mae mais. a capota pra mim é a mais bonita se quer saber. tenho uma foto do seu jipe aqui no meu pc... namorei ela muito ja viu. um dia coloco uma. quanto a reforma-la. no maximo tire algum vazamento se estiver encomodando, mas nas suas terras ai nao vai chover tao cedo.... pense q eu ando no meu engesa sem capota na chuva, so com u mtoldo, ha muito hahahahahhaha e nunca liguei tanto, so nao gosto de quando pego ele na chuva e o banco esta molhado, por isso sempre levo um saco plastico pra vestir o banco ahhahahahahhaa é um problema.
a capota é coisa facil de reformar nao tem razao de vende-la.... mais pra frente da um jeito nela e so... percebe? queres vende-la por que? quando reforma-la vai ficar um show.
A gaiola acho legal ter... impressindivel (é assim q escreve?)
agora tente entender q precisa ver o diferencial como esta, o oleo do motor, troca-lo, filtros do motor e do diesel... (eu troco o meu de diesel antes de precisar, sempre sangro o filtro pra tirar agua, sou chato com isso quero q meu motor dure uma vida). Oleo de cambio etc...
Pois é um jipe, e com certeza passou por lugares alagados, mas sera q foi feita a troca de oleo????? o oleo molhou fica contaminado e perde as propriedades, logo desgaste de pecas.... e o rolamento do diferencial traseiro, ali das pontas de eixo... é coisa serissima!!!! leia a saga do meu amigo Xará , Dr. Guilherme....
Isso é primordial ok?
Seu pai entende de mecanica, e isso vai fazer ele ficar rodeando seu jipe e vcs vao ficar juntos nisso, acredito eu.... comigo e com meu pai foi assim... mesmo ele me torrando as vezes falando q meu jipe nao presta ahahhahahhahahahahahha quando ele quebra algo.
Principalmente estes dias q parti um corça ao meio... dando ré dentro da minha garagem...
vamos nos falando q ja falei demais aqui ehehheheh me add no msn parceiro, space_bastard@hotmail.com
Grande abraco, e parabens pela aquisicao... ou realizacao de sonho... aguardo fotos.
-
Quanto às críticas da família, temos que ser resistentes, pois a maioria acha que somos loucos e que poderíamos estar andando com um carrinho zero KM ao invés de continuarmos investindo no jipe.
A última dor de barriga financeira que deu aqui em casa, eu vendi o carro de passeio (na época era uma XJ) e fiquei apenas com o Engesa :mrgreen: :mrgreen: .... minha esposa não teve opção :twisted:, pois viajei à trabalho para Goiânia e ela teve que ficar rodando com o Predator.
Agora que está com CA ficou mais fácil ainda, pois a maior reclamação dela era que não conseguia se entender com o Clark 240V.
Para nós é difícil ponderar entre a razão e a emoção, pois para nós tem muito mais emoção envolvida do que apenas ser um veículo que vai durar muito mais que um carrinho MIL zero KM.
Hoje o maior prazer que eu tenho é ver minha filhina de 05 anos dizer que prefere andar no Engesa do que no zerinho que está na garagem. Quando a viatura fica fora do ar porque está no mecânico, ela é a primeira a dizer que está com saudades de andar no jipe.
Enfim, este mês faz 4 anos que estou com o Engesa na garagem e já escutei um monte até de amigos, mas a realidade é que precisamos saber ponderar a hora de investir mais um pouco no jipe, pois desta forma vc vai ter ele na garagem por muito tempo.
[]'s
-
Mendes,
Mantenha a calma que as coisas se ajeitam.
Está ótimo que seu jipe ande, pois comprei o meu sem rodar, todo detonado e estou refazendo há mais de dois anos.
Quando o povo aqui viu o "pedaço" de jipe que comprei, quase me internaram, mas, para minha sorte, não havia vaga no manicômio mais próximo...
As coisas se acertam e seu jipe também...
Parabéns pela aquisição :palmas:
-
Pois é Zé Guilherme, a conversa aqui foi a mesma... 'Mas que menino burro, com 5 mil a mais comprava uma caminhonete, um carro novo', tralala... Mas com o tempo os ânimos estão se acalmando. Mas ainda estou apreensivo. Sobre o sonho, todos os dias quando acordo, a primeira coisa que me vem à cabeça é se na verdade não está meio pesadelo, porque tem dias que é complicado aqui. Mas assim como o Kim, o Caveso, o Ralado, o Eduardo, Fernando, Carlos, enfim... Todos que disseram algo que me fizesse pensar mais pelo lado que com o tempo as coisas se ajeitam, fica o meu obrigado. Valeu mesmo. Sobre a parte técnica, eu já imaginava que era apenas 1 amortecedor por roda. O proprietário disse que colocou 1 mais pra cada roda traseira pra manter mais 'firme', mas não estou gostando não. Sempre li que, apesar de ser um jipe, era bem macio. Vou tirar umas fotos de tudo o que tenho dúvida e vou postando aos poucos. Sobre a capota, é porque me interessei naquele lance de gaiola fechada e, se tivesse uma oportunidade de venda tanto da capota quanto do santo antônio, poderia pensar seriamente no assunto. Tem idéia de quanto seria uma capota dessa? Ela tem um adicional: o ex-proprietário colocou um capotador de ar em cima, igual dos utilizados nas L200 de competição. Ficou bem interessante, os caninhos soprando no seu rosto. Precisa de um bom reparo, principalmente nas portas (tem vidro elétrico, que funcionam), mas acho que reparo em fibra é mais barato que em lata, não? Vou dar uma olhada por aqui. Como aqui só chove em outubro, penso em retirar a capota pra reforma e andar com ele conversível. Fica bacana. :mrgreen: Mas o seu, que disse que andava com toldo... Como faz na rua? Estaciona e deixa? Meu vizinho é mecânico de câmbio e diferencial (oficina na porta de casa). Vou ver quanto ele me cobra pra abrir, olhar tudo, colocar retentores novos, trocar óleo e fechar, trocar os caninhos dos freios, lonas e pastilhas, além do óleo, filtro de óleo e... Só né? Senão quebro. Uma outra dúvida... Ele tem direção hidráulica, mas o curso da roda dianteira é muito aberto. Certas curvas, principalmente contornos, não dá pra fazer. É assim mesmo? Ah, adicionei seu MSN! Valeu!
-
Gnecchi, pois é cara... Escutei e sei que vou escutar um monte. Mas... São as pedras que temos que carregar.
-
Caveso, ao menos tive sorte: tava rodando e andei uns 900km pra trazê-lo pra casa. Tenho uma dúvida... O proprietário diz ser fase II, ele parece ter tamanho de fase II, mas tem um ruído característico que penso ser o ronco que dizem ter na caixa (de que exatamente?) do FI que não tem no FII. Se mandar umas fotos, dá pra faber? O seu é FII, não é?
-
Novo Engeseiro
CARO R-MENDES
Em primeiríssimo lugar , MEUS PARABENS pela ótima compra .
Em segundo , como sabe , sou médico clinico geral com 30 anos de experiencia , e não sei se irá te ajudar , mas este problema que sua mãe esta tendo , digo esta recaída , não é pela compra do ENGESA , e SIM PELA PRÓPRIA CARACTERÍSTICA DA DOENÇA QUE É " CICLICA " . Logo : Pode tirar de cabeça que sua compra foi o fator desencadeante , se vc não comprasse o ENGESA e fosse só passear em B.H. , seria motivo para desencadear o quadro .
Não se culpe por ísto . E chega de falar em problema .
Vc conseguiu um feito histórico em sua vida , REALIZAR SEU SONHO , sugiro vc não fazer nada com ele , pois já demonstrou que esta bom só na sua volta para casa . Lógico que tem só de fazer as manutenções preventivas de praxe , e no mais breve possível comprar o carro de sua mãe , que merece todo o carinho , respeito e atenção nessas horas difíceis .
Depois , vixe maria , O CÉU É O LIMITE , ou seja , vc poderá fazer todas as ELOCUBRAÇÕES que vier na sua cabeça para colocar no seu ENGESÃO , esta capota da ENVEMO , é simplesmente a melhor e a mais bonita que já foi colocada no ENGESA .
Deixe para vc sonhar o dia que quitar com sua mãe .
Cada um colocou a sua estória aqui . A minha foi muito diferente das de vcs todos , pois não tenho mais meus pais , mas QDO CHEGUEI COM MEU ENGESA COMPRADO DO LEILÃO , O CAVESO diz que o dele era um LIXO , deixa de modéstia CAVESO , pessoal , eu ví : o do CAVESO era um LUXO .
O meu é que era um LIXÃO , tem fotos dele lá no FROTA , minha querida esposa só me disse ÍSTO :
" VC COMPROU ÍSTO ? E DIZ QUE É UM JIPE ? E ESTÁ RINDO A TOA DE FELICIDADE ? Eu respondí :
" Vc vai ver como ele vai ficar depois de pronto " , Aí ela riu , ficou satisfeita pq eu fiquei satisfeitO e ela SABIA QUE EU FARIA DELE O ENGESA QUE É HOJE . Ela adora ele , participa de todos os eventos comigo NELE , não é EDU VELO , CAVESO , CARLOS SIQUEIRA , e os outros que estiveram comigo em IBITIPOCA . Estou co ele ha 5 anos e não consigo terminar de tanta coisa que a gente inventa para colocar nele , só de rolamento de roda traseira e coroa/pinhão , perdi as contas .
Desculpe por ter me alongado , mas fique tranquilo e aproveita bastante estes momentos felizes de ter conseguido realizar um sonho .
ABRAÇÃO A TODOS E ESPECIALMENTE A VC R-MENDES , O NOSSO MAIS NOVO AMIGO " ENGESEIRO "
-
Xará nao podia ter falado melhor ehheheh. agora chega de problemas e vamos nos divertir com sua nova viatura.... estou esperando por fotos R-MENDES!!!!!
"Mas o seu, que disse que andava com toldo... Como faz na rua? Estaciona e deixa? "
rapaz... nao deixo minha viatura na rua, ou deixo em estacionamento, ou durante o dia em lugares bem movimentados, eu vivo em uma cidade bem perigosa, hahaha uberlandia-mg nao é la muito tranquilo, mas da pra fica sussa de frente a um supermercado coisas do tipo... da pra fica na rua sim. mas somente em lgares movimentados.
"Meu vizinho é mecânico de câmbio e diferencial (oficina na porta de casa)."
Se ele for bom de servico meu amigo, vc é um cara de sorte, pq ai sim vc podera fica de olho na viatura tempo integral, isso vc tem de fazer, ficar em cima e tentar aprender com a mecanica dele... saber oq tem, onde vai o q... o q é o q... conhecer seu jipe é fundamental... e manda sim, verificar o diferencial, lavar, tirar as borras, o cambio tambem... e troca o oleo... pq deve estar todo contaminado. A mao de obra pra isso nao é tao barata q da um trabalho infernal... mas vc combina legal com ele, leva seu pai q entende de mecanica q pode te ajudar a conversar.
"Ele tem direção hidráulica, mas o curso da roda dianteira é muito aberto."
Entao, o meu jipe fazia qualquer curva, era impressionante, fiquei muito satisfeito com isso, ai coloquei 4x4 um dia e fiz uma curva fechada, vi que minhas homocineticas travaram... pasmem.... dai tive de mudar o curso da direcao, e coloquei o original... q nao é taoooo grande... mas funciona... percebe, tem de regular via um parafuso q tem no munhao ali (perto das pincas de freio) c vc aperta o parafuso fica menor e a roda esterca mais... etc.... mas tem de ver os limites de operacao... tenho no manual do meu... vou procurar os numeros e te passo.
"Ah, adicionei seu MSN! Valeu!"
Opa... Valeu vc R-Mendes por nos confiar sua saga ehhehe... fico muito feliz com sua realizacao, e te digo de antemao que ficara feliz como nos somos... pensa q ja estou sem meu jipe ha uma semana pq ele foi pra SP colocar capota... antes, fiquei um dia com ele, e outra semana sem... pq quebrou a embreagem... e antes disso 8 meses pq estava morando em floripa, brasilia etc... trabalho de mergulhador é complicado.
bem... com todos estes contratempos ainda me considero realizado com a minha aquisicao, e como o Xará falou, o céu é o limite ehhehehhehehehheehhehehehhhe ou o bolso hheheheh....
vai com calma, confere o q é crucial pra viatura continuar rodando... e perfumaria como chamamos... é pra depois... se sua viatura rodou 900 km hahaha meu amigo ta muito boa... a minha nao sei se andaria isso tudo hoje... ainda quero testa, eu pegando ela vou ate goiania pra te conhecer e ver a viatura...
Ah te aceitei la no msn, so me falta entrar, eu sempre estou online, mas esta semana ta enrolada... logo apareco e trocamos mais ideias..
abracao parceiro!