O problema de nossos jipes é a tal Jaque!
Jaque que vou reformar, vou mudar isso. Já que mudei isso, vou mudar aquilo....
Por isso estou nessa há 2 aninhos...
Versão Imprimível
O problema de nossos jipes é a tal Jaque!
Jaque que vou reformar, vou mudar isso. Já que mudei isso, vou mudar aquilo....
Por isso estou nessa há 2 aninhos...
Não, não, não... He, he... O meu é pacote fechado. =]
Ah, estou pensando em fazer uma painel personalizado e trocar o snorkel. Será que acho comprador pra eles aqui? O painel tá conservado, só falta uma boa pintura. A estrutura tá ok.
AMIGO R-MENDES
O serviço de funilaria e pintura esta muito bom , mas cuidado que as vezes o barato demais pode sair caro .
Aqui um seviço deste ficaria só de funilaria uns R$1.500,00 de M.O. e a pintura em R$R$1500,00 com material e MO.
As fotos do limpador esta no FROTA 4X4 Com o título de : ENGESA E4 87 F-1 : Enfim o quase CORAÇÃO VALENTE , hoje esta na 2ª página .
O meu é o amarelo catalão da MITSUBISH , mas tem um um pouco mais escuro tb , o preto , continuo achando feio , mas gosto não se discute e eu respeito . Seria muito interessante vc ver um ENGESA ou outro jipe na cor preto e ver se é ísto mesmo que vc quer , pq muitas vezes a gent pensa em colocar uma cor e qdo é aplicada não tras o efeito que a gente esperava e as vezes pode até ficar feio , e depois de pintado trocar novamente é um chute$$$$$$$$$$$$$$$$$ no bolso .
A chapa 16 é comprada em qquer loja que vende ferro para obra , deve estar custando +- R$ 125,00 cada folha de 2x1 m , eu gastei 3 folhas no meu , pode retirar as chapas dupla podres e colocar esta 16 única sem problema , no meu caso tive que combinar primeiro com o funileiro se ele aceitaria trabalhar com esta chapa , ele aceitou , mas depois reclamou mais do que cachorro atropelado , pq dá mais trabalho para trabalhar com ela pq é muito grossa ( ASSIM QUE EU GOSTO , BEM BRUTA MESMO ) .
Qto ao porta estepe e as dobradiças , sugiro vc reformar , o porta estepe vc viu que aproveitei o original e fiz aquele acréscimo e ficou show , na reforma vc recorta a parte podre e coloca uma boa e depois de pintado vc nem ve onde foi emendado . Nas dobradiças , é tirar elas e levar num torneiro e refazer os pinos .
Vc pode comprar as dobradiças novas e fazer um novo porta estepe , mas o seu orçamento vai lá para ESTRATOSFERA , é um pouquinho a mais aqui um pouquinho a mais alí e vai $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ embora .
A sua previsão de gasto TRIPLICA OU QUADRUPLICA sem vc notar , vc terá que vender seus olhos rins e outros a mais para cobrir os acréscimos .
E como vc mesmo falou que vc esta na febre do rato , que tem que gastar o mínimo possível , SUGIRO VC APROVEITAR O MÁXIMO DAS COISAS QUE JÁ TEM NELE , AÍ VC IRÁ GASTAR BEM MENOS DO QUE COMPRAR TUDO NOVO NA MEDIDA QUE VC FOR PRECISANDO DE FAZER UMA COISA , a empreitada é bem longa qdo se faz uma reforma geral com vc esta pretendendo . Como vc esta na estica , sugiro a vc fazer o mínimo nescessário no momento , com todo mundo é assim mesmo , a gente quer fazer tudo de uma só vez embora esteja apertado$$$$$$$$$$$ . Não estou te desanimando com este comentário não , é só para deixar claro que as coisas fogem do nosso orçamento de tanta empolgação .
Sem falar o que o CAVESO já falou , os funileiros e pintores , são artistas na maneir de enrolar o serviço , AINDA MAIS SE VC ADIANTAR DINHEIRO , aí já viu , esquece de ver o carro pronto , eles costumam fazer uma choradeira danada , diz que esta com filho doente , a cunhada sofreu acidente de carro , etc , só para vc adiantar um qquer $$$$$$$$$$$$$ , se vc der ? Adeus ENGESA pronto .
Para vc ter uma idéia , eu dei uma VARIANT 72 relíquia para meu filho e levei em um funileiro e pintor no mesmo locl e tem fama de ser DESENROLADO , ele disse que a funilaria ficaria pronta com 7 dias e a pintura em 15 dias e se eu já não poderia dar a metade do $$$$$$$$$ para comprar logo o material todo , DEI , aí já passaram 60 dias e deve demorar mais uns 90 dias para terminar , ísto pq ele tem fama de ser MUITO DESENROLADO .
PRA MIM É ÍSTO QUE ME MATA EM UMA REFORMA GRANDE .
O perfil U , é uma longarina/vara de ferro em forma de U , uma cantoneira , é uma longarina/vara de ferro em forma de L .
Este perfil é para ser usado para reforçar a estrutura da carroceria e NÃO PARA UNIR A CARROCERIA AO CHASSI .
Se vc olhar em baixo do ENGESA , vc vai ver vários perfis destes em forma de U cruzando a carroceria toda por baixo , só que estes perfis em forma de U que eles utilizam , é bem fransino , fininho , e no meu caso estava a maioria podre , o que eu fiz ? Retirei estes perfis originais e coloquei este de 3 " de largura por 1/8 de espessura do ferro , digo perfil em forma de U , utilizei este mesmo perfil na vertical de cim em baixo onde são fixados as dobradiças da porta , alí ficou bem firme , qdo abre a porta e bate no fim a lata da carroceri nem mexe .
Qto as suas dobradiças da porta , no meu é igual ao seu , só que a fita é mais curta limitando mais a abertur da porta , no seu caso a fita esta muito comprida e a port abre tanto que esta fazendo alavanca , e neste caso não tem dobradiça e porta que suporte tanto esforço , é só encurtar esta fita .
Qto ao esquema da capota , lembrei , utilizei a tira de espuma preta de 5 cm de largura por 1 cm de espessura e colei na carroceria e esqueci de falar , em cima dest tira de espuma , colei outra de 3 cm de largura por 1 cm de espessura , divindo no meio , logo ficou uma tira de 5 cm em baixo e uma de 3 cm em cima colada uma na outra e em cima desta que coloquei os macarrões de massa de calafetar , 4 filetes de massa duas no degrau que ficou e duas em cima da tira mais estreita , daí joguei a caroceria em cima e aparafusando igual ao modo que é feito na BAND , FUREI TANTO A CAPOTA QTO A CARROCERIA , para poder dar um aperto legal , se vc fixar do modo que o fabricante da capota manda , qdo vc aperta o parfuso a chapa vai cadendo e não da um aperto legal e vai até envergar os parafusos pois faz uma alavanca , falando não da para imaginar direito , só na hora de fazer é que vc perceberá a dificuladade , a minha eu mesmo que coloquei .
Qto ao amortecedor , só em vc retirar um , o seu ENGSA ficará muito mais macio . De preferencia vc deixa o amortecedor que esta colocado na posição original .
Qquer dúvida é só perguntar , e minha experiencia não é muito grande , mas sempre que faço alguma coisa no meu ENGESA , fico sempre por perto vendo como esta sendo feito , é assim que a gente vai conhecando o BICHÃO em cada um dos detalhes que a gente mexe ou faz adaptações de outras peças para melhorar mais ainda do que já é .
Desculpe por ter me alongado muito , mas qdo falo de ENGESA EU ME EMPOLGO MESMO .
ABRAÇÃO
MENDES;eSTE SEU JEEP E FASE 1 1986, FOI ALONGADO TRINTA CENTIMETROS NOS SEGUINTES PONTOS: NO CHASSI ENTRE OS TIRANTES, NA LATARIA ENTRE A PORTA E O GUARDA LAMA, E NA CAPOTA NO VIDRO DE TRAS, QUANTO A BOMBA BOSCH FOI PARA CONFIRMAR O MEU RECONHECIMENTO QUANTO A QUALIDADE E MUITO BOA, QUANTO AOS AMORTECEDORES FOI COLOCADO COM A FINALIDADE DE MELHOR ESTABILIDADE, (OPCIONAL). QUANTO AS OUTRAS INFORMAÇOES VOCE SE ENCONTRA MUITO BEM ORIENTADO AI PELO QUILHERME CAVESO , KIM,ETC.ETC, ACREDITE SAO OTIMAS INFORMAÇOES DELES, BEM SEI EU.ABS.
Opa caro José, tudo bem!
Quando vi a foto do Engesão, lembrei de vc, pois tenho guardado as fotos do seu!
Abraços.
Kim.
Guilherme, eu realmente achei o preço de funilaria e pintura bem abaixo dos assaltos que tava vendo por aí. Mas veja bem... O negócio é chapa reta, não está batido, não tem nada pra desamassar... Porque então haveria de cobrar caro?! Um cara ter pedido 7k foi o fim da linha pra mim. Muito abuso.
Enfim... Venho por meio desta informar que já deixei o veículo lá. O cara vai desmontar a capota e lataria, quando então pego o chassi e mecânica e trago pra oficina aqui de frente de casa. A priori parece que tem que trocar rolamento do câmbio, mas só quando abrir que vai dar pra ver. De mão de obra o cara me cobrou R$ 300,00. A cor eu descartei o preto porque o senhor me disse que não ficaria legal, e eu já tava optando pelo amarelo muito antes de sequer imagimar em comprar um... :mrgreen: A decisão final ficou a cargo do seu xará, que me enviou uma simulação com amarelo e ficou show. Então vai de amarelo.
O serviço da chapa eu não entendi bem... Por exemplo, digamos que tem uma parte podre... Eu recorto um pouco além do que está podre e soldo a chapa no lugar? Ou tem que tirar toda a peça que tem a ferrugem? O porta estepe ainda é mais pra frente, mas sua idéia de apoiar no pára-choque vai ser usada, com certeza.
Sobre os custos... Bem, confesso que estou entrando meio no escuro, e sem recursos em mãos, mas como trabalho e quase todo dia entra, então vou passando meio apertado. O que não dava é pra continuar andando assim. E o preço do cara ficou em conta, não dava pra desperdiçar. As dobradiças é porque estão meio velhas mas... Será que fica caro comprar novas? Me pareceram bem simples, sem muita complicação pra fazer.
A demora... Bem... Todo funileiro, pintor e pedreiro tem fama de nunca cumprir prazo. Mas ontem passei 9 da noite em frente a oficina e os caras estavam lá, trabalhando. Ao menos já é uma boa impressão né...
Entendi o esquema de perfis em U, mas só vou ter certeza mesmo como é quando o cara tirar a carroceria. Seria muito trabalho postar umas fotos de como seria na porta do jeito que colocou pra não forçar?
E como assim sua experiência não é grande?!? Pirou!? Tá me dando super dicas que pretendo não desperdiçar nenhuma. Agradeço mesmo, além da ajuda que todo mundo aqui tá dando. Se conseguir tirar umas fotos hoje, posto aqui. E não fique acanhado: por mais que escrever, sempre será pouco! :mrgreen:
Abraço!
José, no documento ele está ano 87. Será que pode aumentar 1 ano? Ele está sendo desmontado hoje (espero) e tentarei ver as emendas no chassi assim que conseguir trazer ele pra mecânica daqui de frente. Mas obrigado pelas informações e, como sempre, nunca são demais. Abraço!
Ok galera, começou a maratona. Na verdade deixei semana passada, mas como tava sem tempo (volta às aulas do último semestre letivo da vida), resolvi postar com algo substancial. Bem, sábado fui lá pra pegar o chassi. Cheguando já quase de noite, encontro 6 caras tentando tirar a carroceria sem guincho. Beleza, chegaram eu (com o nervo do braço esquerdo recém lesionado) e meu cunhado (já com umas 6 ou 7 latinhas na cuca). E fomos lá... Ah, detalhe: alguém soldou o caixote nos paralamas e na frente. Tinha que sair tudo junto. A suspa já é alta. O motor já fica mais em cima. Aí imagina o que tivemos que fazer... No final, só conseguimos tirar erguendo um lado e fazendo a carroceria deslizar pra outro lado através de 2 caibros. Putz grila, que carroceria pesada do cacete! Meu ombro ficou todo marcado (não dava pra usar o braço). Enfim... Tralalá, acabei de levar no lavarápido pra dar uma geral e daqui a pouco trago pra cá de novo. Aliás... Pra mecânica que fica em frente. Amanhã, tento tirar umas fotos e postar. Espero que me ajudem... =]
opa rodrigao, logico parceiro! fico no aguardo das fotinhas ! ehheheh
Poutza... Recebi uma revista advinhem com quem na capa!?! Essa é pra colocar no quadro e um dia falar que tenho um carro que já foi garota da capa. :mrgreen:
opa, c ganho a revista ai q saiu seu menino na capa/;??? e o q tem de materia?