Oi R-mendes,
Respondi uma dúvida sua por MP, recebeu aí?
Versão Imprimível
Oi R-mendes,
Respondi uma dúvida sua por MP, recebeu aí?
Caveso, respondido! :mrgreen:
Povo, como faço pra saber qual é o meu diferencial? Vocês aqui falam DANA 30, DANA 44... Mas o tonto do mecânico aqui da frente não sabe. Se eu falo 'DANA 30 ou 44', ele diz que tem que desmontar pra saber se a relação é 30x44. Anta, anta, anta! E fica me torrando tentando me fazer o que é relação coroa pinhão. Poutz... Eu mereço. Tem como saber vendo por fora?
R-Mendes!
Para saber como é o Dana, visite Manuais de manutenção Dana.
A diferença é externa, deve-se olhar a carcaça mesmo.
Sobre a coro e pinhão, se trata da relação que se está usando, tipo:
11x45;
11x47;
9x44 e assim por diante.
Para ter uma idéia do que está usando, faça da seguinte forma:
Erga uma roda traseira;
Marque com uma fita crepe o pneu e o chão (ponto 0 para marcar uma volta);
Marque também o cardam com a fita crepe, cuidando para que es possa ver a marca, mesmo rodando o pneu. (coloque a fita no cardam e no diferencial, será o outro ponto 0).
Então rode o pneu, uma volta e, conte quanta voltas o cardam girou.
A quantia de volta, multiplique por dois, saberá aproximadamente o que está usando.
Aqui tem alguma coisa: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7283
Exemplo:
Duas voltas + quase meia volta x2 = 4,88:1 = coroa 44, pinhão 9.
[44/9=4,88]
Melhorou, consegui me fazer entender?
Caso tenha mais alguma dúvida, é só chamar!
Abraços.
Kim.
AMIGO KIM
É bricadeira o que vc esta fazendo com o R-MENDES , nós que já estamos acostumados com este enrolo , vc explicar ísto para o amigo R-MENDES , com certeza vai sair fumaça dos neurônios dele com esta conta .
Mas valeu a dica .
Opa Dr. Guilherme!
Tem que começar a se acostumar com os cálculos...
...e...
...deixar...
...as contas escondidas debaixo do colchão!!!!:mrgreen:
R-Mendes, coloca uma foto de cada eixo, assim poderemos te ajudar!
Abraços.
Kim.
É né, seus malandros... Tirando onda comigo... :D
Estou terminando Engenharia Agrícola e, obviamente, sei o que é e como funciona a relação coroa pinhão. Acreditem, já fiz prova pra dimensionar relação coroa pinhão pra fazer um trator se deslocar a tantos km/h jogando tantos ml de defensivos com tantas horas por dia com tantos dias pra terminar. Mas enfim... O problema é que só queria saber qual é. Vi os manuais lá mas... Parece que são quase todos iguais! :mrgreen:
Aí fico na dúvida. Mas vou tirar umas fotos e posto pra vocês identificarem. Outra coisa: o que é 'eixo flutuante'?
R-Mendes,
Se entendi bem a sua dúvida, o lance é o seguinte: O eixo dianteiro é um Dana 30 e o traseiro é Dana 44, na configuração original do fase 1 e provavelmente é o que vc tem aí. Mede o diâmetro vertical da bola do eixo e podemos confirmar isso.
Com relação ao eixo flutuante, vou dar uma explicação básica, pois sou mero observador: no eixo comum o peso do carro está todo sobre o semi-eixo, que por sua vez está apoiado no rolamentos que vão dentro da carcaça do eixo, e a roda se prente na face do semi-eixo. Já o referido FLUTUANTE tem uma ponta cônica, onde sober ela se aplicam os rolamentos, sobre esse o cubo de roda e então a roda e penus vão por cima disso tudo. É o mesmo caso das rodas dianteiras, só que sem os AVMs.
No método tradicional, temos uma força muito grande, aplicada pelos pneus, na "cabeça" do semi eixo. Já no Flutuante o peso se apoia na parte cônica do eixo traseiro que tem uma área de apoio muito maior, e por isso é mais resistente. o semi eixo só faz o trabalho de girar as rodas e não precisa "segurar o a rodagem". Com isso tudo, se quebrar o semi do sistema convencional, a roda do carro sai enquanto que no sistema flutuante, o carro perderá a tração, mais ficará com o pneu no logar.
Abraçones
Ralado
Opa R-Mendes!
Trabalhei muito com esse tipo de regulagem, só que obtive o conhecimento de forma empírica.
Regulava as bombas jacto, para aplicação de herbicida, tanto pré, quanto pós emergente.
Quando no auge, cheguei a desenvolver uma plantadeira de mandioca que fazia a aplicação simultaneamente ao plantio, reduzindo as horas de trator trabalhada.
Hoje sõ só fotos e lembranças.
Sobre eixo flutuante, já foi muito bem explicado pelo nosso amigo Ralado/SP!
Abraços.
Kim.
Ralado, valeu pelas instruções. Saquei demais a explicação. É que antes sempre lia por aqui que eixo flutuante é bem mais vantagem, mas não sei o que é. Aliás, não sabia. No caso de trocar, troca-se algumas peças ou todo o conjunto do eixo/diferencial? Ainda não consegui as fotos, mas em breve posto. O serviço de câmbio foi todo feito. Aproveitou a estada no mecânico e trocou o retentor da frente do motor. Comprei as juntas mas o vendedor me passou errado. O mecânico não tava querendo deixar aberto e utilizou aquela cola adesiva de alta temperatura. Sabe, aquela vermelha? Disse que não precisa de junta. Um dos dentes da engrenagem da caixa estava meio trincados. Ele fez um retrabalho para deixar sem as lascas de metal e disse que não daria problema, até eu resolver trocar ou as engrenagens ou a caixa completa. Falta só o cardã, que me recomendaram esperar montar tudo e ir no local rodando que o cara vai saber exatamente o que fazer. Não compensaria colocar um cardã de D-20 ao invés de consertar o usado?
Ih KIM, se você ajustava vazão de aspersores para aplicação de defensivos, aqui fala apenas um teórico... :mrgreen:
É o problema das universidades públicas: te ensinam a ser engenheiro com praticamente nenhum prática, fica tudo na base do quadro e giz.
Seguinte, a maioria dos Engesas que vejo a máscara do farol é de outra cor. É pintando ou ali é colocado uma peça?
Opa Rodrigao, seguinte, teu jipe eh um fase 1, entao a mascara do farol eh apenas pintada de outra cor, de preto no caso. no caso do fase 2 eh por ali que se retira o conjunto otico, entao eh uma CHAPA na cor preta.
No nosso caso precisamos tirar todo aquele caixote q aloja o conjunto otico para fazer qualquer manutencao nos farois. se faz isso tirando alguns parafusos pelo lado de dentro do paralama. de uma olhada q vai me entender.
Ja estou pensando em adodar o sistema do f2... so nao sei ainda como, primeiro preciso fazer o conjunto para regular 2 farois de cada lado que o KIM inventou. ai sim fica bom.
Ou... ainda compro na Cinfel toda a frente do f2 e coloco... o q seria mais pratico, ainda vou ver o valor desta brincadeira. Alias, ainda nao sei se serviria.
Mas que bom que ja deu jeito no teu jipe em grande parte.... mecanica tem de estar em dia... aproveita pra desmontar as campanas traseiras e ver o estado... ali costuma juntar muito detrito , terra etc q comem as fibras, as vezes os burrinhos ja estao praticamente sem funcionar, o meu estava assim, olha as fotos no frota la do EnZéza... e tera ideia da bagunca.
Eh coisa simples, limpeza disso vc e seu pai fazem em casa numa boa...
Eu descobri que so freiava as duas rodas da frente, as de tras nem tinham freio ehhehheh magina????? :parede:
Abracao... eh quero te mostrar depois uma imagem sobre as cores do seu jipe... mas esta eu nao fiz aquelas gambiarras nao, eu achei um jipe por ai nas cores que queres. ehehheheh :dance: