Powered by vBulletin

Engesa - O sonho do primeiro carro.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 22 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 121314151617181920212223242526272829 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 21/09/2008, 13:44
    R-Mendes
    3 Anexo(s)
    Detalhes do sistema de suspensão:

Anexo 137011 Anexo 137012 Anexo 137013

Estava conversando com o Zé Guilherme sobre as molas. Tenho 1,80m e a perna meio grande (apelido na adolescência: Perna Longa...), mas como ele não tem estribo, pra sair eu tenho que dar um pulinho, pois o pé não alcança. Mesmo assim, ainda estou achando baixo. Já vi fotos de Engesa enormes, a carcaça do bicho fica lá no céu :mrgreen:. Tô querendo desse calibre... Ha, ha, ha... Falo pro Zé Guilherme que enquando as baixinhas não precisarem de escada pra subir, pra mim não tá na altura boa. Dá uma olhada nesse link: http://www.modernaweb.com/loja_rota4x4/imagens/top.jpg
    Tá vendo o Engesa amarelo? Quero algo mais ou menos parecido com isso. A mola do que tem aqui me parece ser a metade da mola que vende na Rota 4x4. Poderiam ver se a de vocês é do tamanho da minha? Se não contei errado, são 5 voltas, mas dá pra ver pela foto. Pra deixar mais alto, é recomendável trocar as molas ou colocar calço nas mesmas (tipo PU ou Tecnil). Quero deixar mais alto, mas não com a suspensão mais dura (vou tirar o amortecedor interno da traseira).
  • 21/09/2008, 13:47
    R-Mendes
    Uai Zé, aí, não tá aparecendo?!
  • 21/09/2008, 13:57
    R-Mendes
    4 Anexo(s)
    Abaixo, as 4 últimas:

Anexo 137014

A primeira, do eixo dianteiro. Que eixo é esse? Dá pra ver nas outras foto dos posts atrás qual o traseiro?

Anexo 137015

A segunda, da barra que estava soldada (mas agora só tá no lugar) que segura o caixa de transferência e o câmbio. Estou procurando outra pra colocar no lugar, porque essa aí não tem broca que fura (só no torno). Alguma dica?

Anexo 137016

A terceira, turbina. A minha não canta. Sabe aquele barulhinho legal que aqueles Mercedes mais antigos fazem quando o motora acelera e tira o pé pra trocar de marcha? Pois é, a minha não faz! Porque?! Tá faltando algo aí pra fazer? Se tiver, me digam! :mrgreen:

Anexo 137017

A última, caminho da turbina até a saída do escape.
  • 21/09/2008, 15:15
    guilhermeabreu
    AMIGO R-MENDES

Em 1º lugar , se vc pintou a colméia do radiador , PODE TRATAR DE RETIRAR A PINTURA DELA , pq a colméia pintada terá uma dificuldade maior em fazer a troca de calor .

Em 2º lugar vc esta fu com esta barra soldada no chassi , manda fazer um torno para furar elka no lugar rsrsrsrsrssrs . Mas tem que dar um jeito de retirar ela e furar ou trocar por outra .

Em 3º lugar , o ideal seria jatear o chassi , mas para fazer ísto ele tem que estar todo pelado , como vc vai fazer ísto ? Dará uma mão de obra ferrada .

No meu , o funileiro era velho , nem tirar a carroceria do lugar eu tirei , do jeito que esta o seu fica bem mais fácil de dar um bom trato nele e sempre usar material de 1ª para fazer como a base da tinta , dê preferencia a um produto/tinta anticorrosiva de excelente qualidade , adurabilidade do chassi esta aí , e o chassi do ENGESA é muito bom dificilmente o cupim ferro come ele , mesmo assim é bom ficar sempre de OLHO .

Se quizer botar ele na chapa , um bom produto de base é o wash primer , não sei direito se é assim que escreve , mas ele tem um ótimo poder de agarre , depois um preto fosco vinílico e por cima de tudo preto chassi , sendo que estas 1ª demãos deverão ser de pelo menos 3 de wash primer e 3 de preto vinílico , os pintores vão dizer que não precisam de tudo ísto , mas vc pergunta a eles se eles não estão recebendo para fazer o que vc quer . E cvc irá gastar uma nota preta pq estes produtos são caros .

Em 4º lugar , na foto , o diferencial parece muito com o original DANA 30 .

Em 5º lugar , tb tenho 1,80 de altura , levantei o meu em 6 cm a mais do que o original , achei que ficou muito bom , mesmo aumentando só ísto implicou em várias outros detalhes , como mexer na barra de direção que vai do volante para a caixa de direção .
    Se vc aumentar muito terá que mexer no CÁSTER ( aí é uma broca , mais difícil que furar a travessa do calço da sua T-CASE RSRSRSRSRS) , se não corrigir o CÁSTER , ele fica indirigível .
    Vai perder muito a estabilidade , terá que trocar todos os amortecedores , e por aí vai , se vc for usar ele para tudo como eu faço NUNCA DEVERÁ PASSAR DE 100KM/H , senão é capotamento na certa .

DEIXA ÍSTO PRA DEPOIS , VAI USANDO ELE NA ALTURA QUE ESTA E AÍ VAI CHEGANDO A UM CONSENSO IDEAL e não joga dinheiro fora .

ABRAÇOS
  • 21/09/2008, 15:39
    R-Mendes
    Ééé... Parece que o tempo aí em Campos não está dos melhores... Fazendo muito frio?! :mrgreen:

Bem, vamos lá... A tinta eu não sabia, mas levei onde reforma e o cara me entregou assim. Será que tem problema, mesmo a camada de tinta for fina?

A barra não está soldada. Estava. O mecânico retirou a solda. Ela tá ali só pra segurar o câmbio mesmo, mas procuro outra alternativa. Não queria usar ela, estava optando em comprar uma chapa nova, que dê pra usar furadeira.

O chassi, por enquanto, fora de cogitação desmontar tudo. Aí eu piro, o jipe desmontado em 3 lugares diferentes. Além do que, tenho que pagar pra desmontar, guincho pra levar pra jatear, guincho pra buscar, guincho pra levar de novo pra montar a carroceria... Ficaria muito caro. Vou ver o que dá pra fazer, pois em alguns locais a tinta já saiu.

Sobre a altura, sei que mais alto ele não fica tão estável, mas é tanto assim? Viu a imagem da Rota que tem o E4 amarelo? Daquele jeito ficaria complicado? Ah, o uso será 95% em asfalto, mas quando tiver nos 5%, quero subir em tudo quanto é lugar com ele. Inclusive escadas. As molas que tem aqui são iguais as que tem no seu?
  • 21/09/2008, 15:44
    guilhermeabreu
    R-MENDES

Mandei uma MP pra vc agora dê uma olhada .
  • 21/09/2008, 20:08
    R-Mendes
    Doc Guilherme, obrigado! Uma pena não poder ligar por agora. Meus pais viajaram e me deixaram com uns parentes (aqui em casa é meio hotel/hospital, o povo abusa). Bloqueou o telefone pra interurbano porque senão com 1 mês eles torram o equivalente a 1 semestre. Mas dá pra ir tirando as dúvidas por aqui, não? Olha... Estava ali deitado, descansado de horas e horas de tela com trabalho final de faculdade e pensei... Camuflado. O que o senhor e o Zé Guilherme acham? Minha idéia é o camuflado urbano, ou cinza/preto/branco ou azul escuro/azul médio/preto.
  • 21/09/2008, 20:21
    guilhermeabreu
    O azul escuro /azulmédio /preto , acho que fica melhor . Vai chamar bem a atenção , e sua mãe vai achar que o exército ou o BOPE invadiu a sua casa .
  • 21/09/2008, 20:42
    R-Mendes
    Vou dar uma pensada e ver se trocam a tinta pra mim. Se não, vai a que já comprei mesmo.
  • 21/09/2008, 22:46
    Kim
    Opa R-Mendes!

Vou pitecar um pouco.

O diferencial dianteiro é original, ou seja D30, como o Dr. Guilherme postou.

A curva da saída da turbina, foi colocado um cotovelo de 2"1/2 galvanizado (ligação hidraulica), é muito reforçado, não quebrará (o que é comum, tive uma D10 turbo), mais não "pia".

Recomendaria deixar aquela travessa no cãmbio, pois é aço, o problema é só furar, pois as brocas ali ficam sega rapidinho...

Mande observar o silêncioso que está usando, se for com barreira, não pode usar com turbina (ví que ele está queimado na parte posterior).

O silêncioso para motores turbo devem ser ôcos, quando olha por um lado, vê o outro, não há barreiras internas para redução do som, a turbina faz isso.

Silêncioso com barreira em motores turbo, causam perda de desempenho e superaquecimento em vigens ou usos extremos.

Agora contrariando o Dr. Guilherme, o chassis é pintado com tinta eletroestática, ou almgo assim, quando fui alongar o meu, foi preciso lixar muito bem a tinta, pois não pegava solda.

Se for presciso pintar, lixe a tinta, e pinte por cima.

Sobre a erguer a suspensão, pode deixar como quiser, mais não esquece do cáster e das buchas "cogumelo".(olhe meu álbum)

Abraços.

Kim.
  • 21/09/2008, 22:51
    R-Mendes
    KIM, pode opinar à vontade, o que não precisa faltar aqui é pitacos, opiniões e conselhos!

Esse cotovelo que citou, o que tenho que fazer pra turbina cantar?! Só falta comprar a viola, mas se ela não grita, não vai ter graça... Meu pai já teve uma D10, com a mesma motorização, turbina e tudo o mais, e cantava que era uma beleza.

A travessa eu ainda estou em dúvida... Penso em comprar algo parecido em ferro velho, porque aquela ali, mesmo grossa, tá meio comida por ferrugem. Mas até a ferrugem fazer efeito, vai aí uns 10 anos.

Esse lance do silencioso não sabia, vou dar uma olhada nisso. Nossa... É tanta recomendação que depois fico perdidinho... É recomendação do Zé Guilherme, do Doc Guilherme e agora sua. Vou comprar uma agenda só pra esse jipe.

Também achei que a pintura do chassi é eletrostática, mas nesse caso, tem que desmontar? Porque se tiver, não tem como, vai ficar pra uma próxima reforma.

A suspensão também vai ser pra frente. A não ser que ganhe numa loteria, algo assim... =]
  • 21/09/2008, 23:18
    alexrib2005
    Desculpe me meter sei que se conselho fosse bom se vendia, RSRSRS, se eu fosse vc furava essa travessa, e usava ela mesmo, pois se trata de um material utilizado fazer ementa em trilhos de trem, ou seja depois de feito nunca mais te encomoda...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 22 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 121314151617181920212223242526272829 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 17:38.