-
Zé Guilherme
Andei sumido... Tava enrolado com aquela faculdade, mas agora é férias e aproveitar. Que bom que o tópico evoluiu! Fico contente por isso. Mas vamos aos negócios...
Compreendi o que é 'gaiola'. É tipo uma proteção que circunda todas (ou quase) as linhas da capota. As internas eu poderia substituir a função do Santo Antônio como proteção? As externas que vi no site que mandou são bem interessantes. Dependendo do preço, é um caso a se pensar. Mas acho que optaria por uma interna.
Sobre a aquisição... Tô na luta! Nossa... Não acredito que vou realizar esse sonho. Quer dizer... Tenho pretensão. Mas a vontade é demais cara. Fico contando nos dedos. Não sei se disse, mas a máquina tá em BH, eu em Goiânia. Meus planos é sair daqui na segunda ou terça muito cedo pra chegar no mesmo dia e já começar a organizar. Ir embora no máximo em 2 dias, mas gostaria de ir no próximo. Você é de Uberlândia... Conhece mais ou menos BH? :mrgreen:
-
Ralado
Fala amigo, beleza? Agradeço sua contribuição no tópico, pois são dúvidas que tenho e é complicado tirar com quem não é do meio. Bem... Se capotou um Engesa com 5 pessoas dentro e nenhum ferimento grave, então é porque funciona mesmo. Mas sua capota é de fibra ou lona? A gaiola no caso é externa ou interna? Você comprou ou mandou fazer? Seja lá o que for, tem como informar o preço?
-
Kim
Valeu pelas fotos, obrigado mesmo! Ah, respondo o mais breve possível sua mensagem, ok?
-
Capota/Gaiola
Bom fazendo um resumo da "epopéia:Capota ou Gaiola".
Quando comprei o meu engesa, curti o fato de ser um jipão e tanto e principalmente o fato da capota de lona - isso sim é liberdade.Passado algum tempo eu vi a importância de se ter uma proteção extra para o internos, e cheguei na tão falada GAIOLA. intem que no meu ver deveria ser obrigatório de fábrica. Então entrei em contato co pessoas que fazem esse tipo de serviço e chegueina situação ideal ( até aquele momento ) fazer uma gaiola super bem "amarrada" e que serviria de apoio para a capota de lona, assim aumentaria a área interna do carro e eliminaria uma monte de barulhos que acompanham a capota e o peso da mesma diminuiriae facilitaria o tira e põe ( que é indicado que seja feio por duas pessoas ). Aí o monstro do orçamento me deu um susto e eu deixei um tempo o projeto na gaveta e fui levandar a grana.
Nesse meio tempo a minha capota teve um rasguinho, que logo foi remendado e baratinho... ponto positivo. Aí veio o amigo do alheio ( ladrão FDP ) e levou um blusão que estava dentro do carro ( item indipensável para jipes de lona ), depois foi a vez de outra blusa. Isso me irritou e levou a refletir sobre osproblemas de se ter rádio, ferramentas e muambas em geral... a solução era a capota de fibra e portas rigidas e com trancas. Porém eu já havia aprendido sobre segurança e não apostei muito nisso quando vi as capotas 100% fibra.
EURÉCA!!!! Juntei o seguro e o agradável. A base da capota é uma gaiola com perfil retangular que segue as linhas do carro e revestida com placas de fibra que vedam o carro, não enferruja e é baratinho pra remendar ( nunca remendei, mesmo depois de capotar ). Muito disso tem a ver com GOSTO e isso não se discute. Não curto muito o visual das capotas de fibra que seguem a linha da lona e tem um "bico" no meio, as portas são grossas e com vidros relativamente pequenos e particularmente acho que pedem uma gaiola, o que diminui o espaçao interno.
Se repararem na foto que o KIM colocou, o meu carro tem uma gaiola que pega o parabrisa, a coluna do meio e a traseira do carro e amarra tudo, com tubos retangulares e bem fortes, tanto que já levantei o caro pela gaiola, usando o próprio guincho e duas patescas. Antes de capotar, a parte que vai no parabrisa era aplicada sobre o mesmo, depois que capotei optei por fazer o quadro acoplado ao restante da capota e com maior resistência que o original ( proteção é tudo ).
Abraçones ALL
Ralado
PS: peguntem a vontade e peço ajuda do KIM que viu mais materiais e ao Fredão que viu o meu engesa pessoalmente.
-
Concordo com o Sr. Ralado/SP!
Curti meu jipe com capota de lona, que inclusive está nova, pois mandei fazer uma com aquela lona que o pessoal faz capota marítima para pick-up.
Quando peguei meu jipe, não havia nem santo antonio, comecei a ficar preocupado, pois a cada melhoria feita, vinha um desafio maior a ser enfrentado, e sempre estava com meu ajudante/companheiro, o Edu (Kimzinho)!
Coloquei um santantonio, mais ai veio o problema do frio, a patroa começou a reclamar...
Bem, como está em reforma, a princípio seria somente remendo na lata e capota nova, iria partir para o Plínio, onde o Ralado fez.
Gostei muito do serviço que ví (fotos), como também de conversar com o Sr. Plínio.
Recomendo a todos, que forem colocar somente capota o serviço dele.
Aquele engesa amarelo que o bigua nos mostra, foi ele quem modificou a carroceria (tenho fotos).
Agora tanto o Sr. Plínio, quanto a Cinfel, fazem a capota de uma forma que a estrutura é uma gaiola, protegendo o habitáculo dos ocupantes.
Dessa forma, ganha-se espaço interno, pois não há necessidade do Santo Antônio.
Se compensasse a reforma da carroceria de meu jipe, colocaria uma capota do Plínio sem a menor sombra de dúvida.
Abraços.
Kim.
-
R-Mendes, o ralado amassado nao poderia ter explicado melhor.... seguranca em primeiro lugar, eu queria mesmo uma capota fixa... mas... a falta de grana nao me permite isso no momento, vou partir pra lona mesmo. q o meu so tem toldo.
Mas tem uma gaiola bem amarrada, ainda falta algumas travessas , mas ta bem legal.
Entao, eu estou em Brasilia agora, estou indo pra uberlandia semana q vem busca meu EnZéza... mas tipo, conheco mais ou menos bh... se precisar de companhia pra ir ate la eu vou com vc. e outra.... em goiania, podemos nos encontrar pra fazer uns passeios ehehhehe... aqui em brasilia tem um jipe clube bem organizado vou procurar conhecer algum povo aqui.
precisando meu amigo, é so me falar, e ainda continuo com bons votos pra vc finalizar seu negocio.
abracao
-
aonde sera q consigo uns 5 mil reais pra colocar uma capota de aco no meu ahhahahahaha .... despenso as respostas engracadinhas!
-
Se vale dar pitaco: meu engesa veio sem capota de lona e sem santo-antonio. Comprei uma capota de fibra nova com o fernando filoni e com ela sobre a carroceria, fiz meu santo-antonio "caseiro" (tubo de 2 1/2 " sem solda, dodrado e soldado com MIG), bem rente à capota e à coluna da carroceria, para ocupar o menor espaço possível dentro do jipe.
Sou suspeito de falar, mas ficou muito bom.
Quem quiser ver as fotos, procure por engesa fase II 1989 yellow submarine na seção frota aqui do fórum.
-
Ralado.
Excelente sua 'epopéia'. Me tirou muitas dúvidas. Só não gostei do 'monstro do orçamento'. Tem idéia de quanto ficaria uma gaiola? O E4 que pretendo comprar (Santo Expedito, ajuda nóis...) é com capota de fibra. Como tem o santo antônio, suponho então que não seja tão protegida assim. Não queria esse santo antônio, o negócio ocupa um espaço muito grande dentro do jipe. As fotos que o KIM colocou, do Engesa branco, é seu? A parte de cima, que é aberta, tem algo que coloca ali pra ficar toda fechada? Achei muito interessante, nunca vi feito dessa maneira, com vidros, porta, mas aberto.
-
Zé Guilherme
Você é de BSB? Estamos perto. De Goiânia aí é um pulo. Estou pensando em ir em BH na terça feira, já confirmei com o proprietário do E4. Mas não se preocupe, não quero dar trabalho. Já tive um encontro pessoal com ele aqui em Goiânia (ele participou do Sertões) e parece ser muito gente final. Tem grana sobrando né, ainda dou um chorada e consigo um descontinho no jipe. :mrgreen: Sobre marcarmos um barro pra testar o jipe, nas férias agora dá sem problemas. O único problema é que tem que ser coisa leve. Primeiro porque não posso judiar do bicho, vou me enfiar numa dívida pra pagá-lo e qualquer coisa fora do orçamento vai me deixar de cara ruim. E segundo porque sou petiz em trilhas pesadas, nunca frequentei, apesar de já conhecer muita estrada de terra por aí, com pick-up e carro baixo. Qualquer dúvida que surgir enquanto estiver em BH, posto aqui. Mas até lá, vamos debatendo!
-
Caveso
Pitacos são sempre bem vindos, mesmo que fuja do assunto do tópico. Vi o posto do seu E4, gostei muito do que fez. A minha idéia é justamente essa (se não optar pela gaiola, se gaiola for mesmo o que estou pensando...), pois o santo antônio que tem no que estou pensando em comprar passa bem no meio do vidro traseiro. Diminui muito a visibilidade de quem está atrás. Foi você que fez? Sabe quanto ficaria para fazer um parecido?
-
R-Mendes... entao vai mandando noticias, quanto a trilhas pesadas nem eu estou fazendo, acabo de terminar a mecanica do meu jipe, e ainda esta em fase de testes... nao to forcando ele como fazia antes... estou indo em doses homeopaticas... até pq... meu conceito de trilha andou mudando um pouco com os gastos hahahahhahahahahah.
mas sempre podemos fazer alguma coisa... o importante é andar aonde carro mil nao anda , neh ahahahha