R-MENDES
Tem tb 0 MWM série 229 de 4 cilindros e 3.9 litros
Versão Imprimível
R-MENDES
Tem tb 0 MWM série 229 de 4 cilindros e 3.9 litros
Guilherme, acho que é esse aí. Mas eu jurava que era 2.5 ou 2.8. Mas não era 6cc não, porque depois ele pegou um F250 numa dívida e disse que ela era mais econômica que a F1000, apesar de ser 6cc e a anterior, 4cc. Mas quem sou eu pra discordar de você qual motor é melhor ou não. Se bem que isso é secundário, vou ter que comprar um a álcool mesmo e com o tempo penso em trocar a motorização. Sobre a capota de lona que eu perguntei... O seu é de lona ou fibra?
Mendes,
Tambei realizei meu sonho comprando um engesa como primeiro jipe.
Se você comprar um fase I, no mercado livre tem uma capota de fibra para ele pra vender.
Abraços e sucesso na aquisição.
Pessoal, desculpem a intromissão, mas creio que está havendo algum engano quanto à motorização da F-1000. Pelo que me consta a F-1000 apresenta o seguinte histórico:
:arrow: 1979 - Inicio produção com motor 3.9 diesel MWM (86.4 cv) aspirado.
:arrow: 1985 - F-1000A com motor 3.6 álcool de 6 cilindros (115 cv) - Maio
:arrow: 1990 - Primeira picape nacional a incorporar o turbocompressor de fábrica no motor diesel MWM 229TD (119 cv) .
:arrow: 1992 - Reestilização e motor turbodiesel um pouco mais potente, com 122,4 cv, porém o motor continua sendo o velho e conhecido MWM 229TD.
:arrow: 1995 - Motor 4.9i de 6 cilindros em linha com injeção eletrônica (148 cv)
:arrow: 1996 - Retoque na aparência, linhas mais arredondadas e suaves, grade mais ampla com as setas reposicionadas na parte inferior dos faróis. Neste ano a Ford optou pela substituição do velho e confiável MWM 229 TD pelo novo HSD da Maxion 2.5L (115 CV) com intercooler.
:arrow: 1998 - Neste ano houve um contra-senso na linha de produção da Ford que até hoje não compreendo o que realmente passou pela mente dos diretores da Ford.
Para começar, lançaram a Série especial Lightning com o já conhecido motor de 4.9 litros (148 CV) a gasolina, no entanto a versão HSD continuava sendo oferecida ao público, porém somente em 4x2. Agora vem a incoerência :parede: disponibilizaram também a versão 4x2 com o MWM série 10 4.3L (135 CV), e as 4x4 exclusivamente com o MWM série 10 de 4.3L (135 CV). Vai entender :parede: :parede: 2 versões 4x2 com motores diferentes :parede: :parede:
Resultado dessa "lambança" - hoje no mercado (pelo menos na minha região) uma F-1000 XLT 98 4x2 HSD vale R$ 27.000,00 enquanto uma XLT 98 4x2 MWM série 10 não sai por menos de R$ 35.0000,00. Já a versão 4x4 XLT 98 com o MWM série 10 se encontrar alguma disponível à venda não será por menos de R$ 42.000,00 :shock: :shock: :shock:
Quanto ao consumo da F-1000 MWM 229TD :arrow: 10km/L (cidade) e aproximadamente 12km/L (estrada) a 100 km/h.
Consumo da F-250 MWM Sprint (6.07TCA) 5 cilindros :arrow: 6,5 km/L (cidade) e 9 km/L (estrada).
R-Mendes, não entendi como seu pai conseguiu chegar à conclusão da F-250 ser mais econômica do que a F-1000, realmente não entendi :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Dieselboy,
Concordo em GNG com você: a Ford fez uma grande lambança ao trocar os confiáveis MWM pelo maxion HSD!
Dizem que esse MWM série 10 é um absurdo de motor, mas nunca vi um de perto.
Carlos:
Cara, são comentários assim (e de uns posts que andei vendo no fórum) que me dão mais força e ânimo pra seguir em frente nesse sonho. Na verdade o Engesa não será meu primeiro jipe, e sim meu primeiro carro. Mas vamo que vamo! :mrgreen: Vou optar por um Fase II. Pelo que andei lendo, ele trás melhorias em relação ao Fase I (me parece que um ruído na caixa de não sei o que) e é um pouco maior, melhor pra viajar e tal. Meu intuito não é fazer trilhas.
Diesel:
Bem, ele chegou à conclusão que a F250 era mais econômica fazendo aquela velha continha da quantidade de litros por km rodado. Se bem que a diferença é bem pouca. O que ele quis dizer é que ela é relativamente mais econômica que a F1000 4cc, sendo uma 6cc. Eu não entendo muito disso, mas ele que já teve D10, A20, D20, F1000, e agora tem essa F250 e uma Toyota Bandeirante, deve saber um pouco. Sobre as HSDs, não sei por qual motivo, mas ele diz que é uma bosta (com o perdão da palavra). Vivia dizendo que um amigo tinha uma e só dava problema, além de não dar 'saidêra' pra uma MWM. Ele só vendeu a F1000 mesmo porque a F250 era mais nova, mas como era enjoado com carro, acho que foi a venda mais complicada que ele fez... :mrgreen:
But enfim... A questão do motor ainda é bem secundário (pra não dizer terciário). Como sei que não vou trocar por agora, continua a dúvida: para o pessoal que tem capota de lona, como vocês tratam a questão do conforto (chuva e poeira) e de problemas com meliantes sacanas?
R-MENDES
O meu é capota de fibra , indiscutivelmente tem mais conforto , segurança e menos poeira , e boa sorte em sua compra . E confirmando que para um ENGESA , o melhor motor a díesel , na minha opinião é o MWM 2.8 sprint turbinado e interculado , mesmo estando em sua terceira prioridade , é o motor ideal , reptindo , na minha opinião .
Fala KIM, está aí mais um bom motivo para você negociar o Big White, de preferência comigo, é claro. :dance: :dance:
Olha só as vantagens: além de passar a dispensar a atenção requerida pela "patroa" você poderá ainda comprar um "Cross-Foca" ou talvez um Idea Adventure, que por sinal são muito confortáveis, silenciosos, econômicos, macios .... nada a ver com o brucutu do Engesa.
Pensa bem a proposta está valendo, falou??? :concordo:
KIM, olha aí as opções "off-road" disponíveis no mercado que serão sucesso garantido em sua garagem:
Caro Dieselboy!
A felicidade mora na garagem que tem um Engesa!
Não me deixe triste, pedindo que venda o meu sonho.
Comparando ao nosso governante que soltou a seguinte pérola da "perguntadora" - é invendível!:stop: (no momento)
Quanto aos novos of-roads, agora já estou com uma melecasport:parede: (eita carro bebum, não consigo acompanha-lo na cachaça).
Aparece no Rogério pra sapear. Help car. (Amigo de jipeiro é mecânico):putz:
Abraços.
Kim.
É isso aí KIM, não venda nunca! Só quem não compreende um jipe pode um dia trocá-lo pelos 'off roads' de menina. :mrgreen:
Prezado Guilherme Abreu,
Quando digo que uma DH fica em R$ 1.000,00 foi porque a minha ficou isso, no ano passado. Em setembro deste ano meu primo, o Magrini deste fórum tambem colocou DH no FI dele e também gastou quase isso.
Ocorre que aqui em Piracicaba há vários desmanches que vendem DH de Opala por R$250,00, mas é sem garantia e sem revisão. Uma revisada e com garantia sai por R$ 500,00. E quando se coloca esta DH tem que adaptar a base do radiador, pois a DH fica bem ao lado do suporte do radiador.
Para se fazer um serviço decente paguei mais R$ 150,00. Soma-se a isto duas mangueiras a R$ 30,00 cada (mangueiras novas, de qualidade) óleo, mão-de-obra e chega-se ao valor aproximado de R$ 1.000,00.
Logicamente dá para baratear isto, mas a qualidade cai. Como a direção hidráulica é um item importante, principalmente quando se usa pneus 33´, cada um escolhe o preço que quer pagar.
Petri
F I "mula"