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COMPARATIVO: Picapes com câmbio MECÂNICO: FRONTIER SEL X TRITON X HILUX

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  • 14/02/2008, 16:37
    Fred Bailune
    Citação:

    Postado originalmente por AKPG Ver Post
    O meu Troller, com o LSD original, já me salvou em diversas situações de "X". Basta acelerar e fazer com que a roda gire mais rápido que ele bloqueia a roda que está no ar, o suficiente para conseguir um pouco de tração e ai te ajudar a passar.


    Alexandre,

    Nesse caso ele ajuda MUITO sim, mas vc tem que vir com embalo, se parar e tentar arrancar ele nao vai nao, pode acelerar muito que nao vai ... nesse tipo de situacao acho que so o 100% mesmo.

    Abs
  • 14/02/2008, 16:47
    AKPG
    Fred, no meu Troller em todas as situações que precisei dele, foi da seguinte forma:
    Entrei no "X" até o carro perder tração. Ai deixei ele voltar um pouco e acelerei com um pouco mais de velocidade. Nada assustador. Só aumentei um pouco para os discos colarem e pronto. Passou sossegado.

    Se fosse um 100%, ai era só ter ligado ele antes que iria passar direto.

    Um abraço,
  • 14/02/2008, 16:49
    SÉRGIO HOLANDA
    É isso ai Ric,

    lembrando que melhor ainda é quando temos um dierencial central com LSD e o traseiro também, como pro exemplo a SW4 e a Prado, deixando o veículo muito mais estavel...

    Então Jorge, na verdade o uso do LSD, como comentei antes, é mais direcionado a estabilidade do que ao uso Off Road, mas é bastante eficaz no off, porém o bloqueio 100% com toda certeza é mais funcional no off road e sem quase utilidade no on-road. No on-road uma situação de uso é você está com o veículo pesado, ou rebocando algo e de repende você tem uma inclinação pequena, pode ser bem pequena, onde o pneu de uma lado está 15-20cm mais alto que o outro, se não tiver LSD você não sai do lugar, com LSD você pena pra se deslocar, com bloqueio é como se fosse nivelado...isso no asfalto mesmo...

    Fred, é isso mesmo, como disse quando você aciona a 4x4 Low o sistema eletônico deixa de atuar, creio que somente a Ranger Rover o sistema atual em Low...

    Grande EEustaquio, em relação ao LSD, vai depender do projeto dele...exemplo, o LSD central da SW4 transfere a força entre os eixos dianteiro e traseiro na proporção de até 60-40, ou seja, pode jogar o torque 60% pra frente e 40% pra trás e vice-e-versa. A questão do LSD não é bloqueio, pois se formos ao pé da letra bloquear é uma coisa e transfarência limitada é outra. O LSD faz com que a roda que esteja presa, ou em contato com o solo receba também parte da força recebida no diferencial, nada como 50% do bloqueio, que transafere igualmente a força pros dois eixos, mas enquanto a roda no ar dá 10 volta a que está presa dará 1, mas será essa 1 volta que tirará o veículo do obstaculo.

    O LSD do Troller utiliza discos, como embreagem, por isso eles gastam rápidamente quando se dá muita arrancada com o carro. O motivo principal do LSD do Troller é simplesmente segurança, já que o veículo é de entre eixos curto e muito troque na traseira, então o uso é mais no asfalto do que na trilha e nas Dunas, casa dos Trollers, o LSD ajuda bastante. O do Troller 70%, os outros 30% se perdem na roda livre, ou seja, quando o diferencial recebe os seus 50% de força do motor ele tende a distribuir 25% pra uma roda e 25% pra outra, sobre uma eficência de 70% dessa distribuição...

    O sistema Hydra-Lock utiliza acionamento hidráulico dos discos, já o Troller usa Track-lock que acionado por molas...O Hydra-Lock é muito mais eficiente que o Track-lock, porém ambos em termos de desempenho em off road pesado são inferiores ao bloqueio 100%...e em relação a confiabilidade é tão confiavel quanto, só que um não tem nada com outro, o da L200 é 100% e pra uso restrito, já o Hydra-Lock é um LSD de uso full...

    Grande abraço,

    Sérjão

    Citação:

    Postado originalmente por Ric Mac Ver Post
    Jorge, O LSD funciona progressivamente, jogando + tração para o pneu com mais atrito. Veículos com LSD instalado tem sua atuação 100% do tempo seja em pista seca ou molhada. O Bloqueio da L200 quando acionado joga exatamente a mesma força nas 2 rodas o que vai dificultar nas curvas pois as rodas giram em velocidades distintas pois fazem curvas de raio diferente, e com o bloqueio acionado quem vai ter que "escorregar" serão os pneus, em pista com baixo atrito isto é fácil, na terra uma das rodas patina mas no asfalto ela vai quicar ou forçar muito o sistema ocasionando em ultimo caso a quebra de algum componente..

  • 14/02/2008, 16:50
    SÉRGIO HOLANDA
    Isso varia com o angulo de inclinação também...


    Citação:

    Postado originalmente por Fred Bailune Ver Post
    Ric MAc,

    Vc ja fez um teste, por exemplo. Coloca o carro em X numa erosao, e tenta arrancar ... fizemos isso com o Troller e o carro nao saiu nao ... mas nao sei qtos % ele bloqueia.

    Abs

  • 14/02/2008, 16:53
    SÉRGIO HOLANDA
    Alexandre,

    É a vantagem do 100%, pois as vezes você cai em um X dentro de algum facão e fica preso, ai só guincho ou 100% bloqueado, mas com certeza faz diferença sim o LSD...

    Sérjão

    Citação:

    Postado originalmente por AKPG Ver Post
    Fred, no meu Troller em todas as situações que precisei dele, foi da seguinte forma:
    Entrei no "X" até o carro perder tração. Ai deixei ele voltar um pouco e acelerei com um pouco mais de velocidade. Nada assustador. Só aumentei um pouco para os discos colarem e pronto. Passou sossegado.

    Se fosse um 100%, ai era só ter ligado ele antes que iria passar direto.

    Um abraço,

  • 14/02/2008, 17:01
    Ric Mac
    Citação:

    Postado originalmente por Fred Bailune Ver Post
    Ric MAc,

    Vc ja fez um teste, por exemplo. Coloca o carro em X numa erosao, e tenta arrancar ... fizemos isso com o Troller e o carro nao saiu nao ... mas nao sei qtos % ele bloqueia.

    Abs

    Ja sim, e ela trava mesmo a roda no ar. Incluso fiz outro teste, na concessionária, colocamos um macaco jacaré de um lado do eixo traseiro e sai com o carro, a roda que estava no ar rodava 90° e parava, 90° e parava enquanto a que estava no chão tracionava direto.
    Deu para perceber o funcionamento o LSD
  • 14/02/2008, 17:03
    Bailune1
    Citação:

    Postado originalmente por Ric Mac Ver Post
    Ja sim, e ela trava mesmo a roda no ar. Incluso fiz outro teste, na concessionária, colocamos um macaco jacaré de um lado do eixo traseiro e sai com o carro, a roda que estava no ar rodava 90° e parava, 90° e parava enquanto a que estava no chão tracionava direto.
    Deu para perceber o funcionamento o LSD

    Ric Mac,

    Concordo com o Fred, o bloqueio ajuda bastante, mas em situações extremas de X ele não funciona (ja testamos varias vezes com o Troller), até porque ele não é 100%.

    Abs, Felipe
  • 14/02/2008, 17:09
    Ric Mac
    Citação:

    Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    Alexandre,

    É a vantagem do 100%, pois as vezes você cai em um X dentro de algum facão e fica preso, ai só guincho ou 100% bloqueado, mas com certeza faz diferença sim o LSD...

    Sérjão

    O problema de se cair num X é que muito dificilmente somente 1 roda tenha torque e atrito necessário para tirar. Com o Dif. dianteiro aberto a roda oposta e no ar vai girar feito louca e o traseiro sem todo o torque disponível e somente 1 roda com atrito e recebendo apenas parte deste torque, é complicado.
    O que o Alexandre fez foi a famosa técnica do "balanço" onde vc acelera um pouco mais para que o carro balance e neste balançar a roda dianteira toca o solo e te tira do sufoco pelo apoio de 3 rodas. Dependendo da inclinação da vala na frente, não sai mesmo! só guinchado ou bloqueado 100%. Já ví situações onde o cara tentou esta operação e acabou ficando travado e não ia nem para frente e nem para trás.

    abs
  • 14/02/2008, 17:10
    murilloaquino
    SO lembrando que a PRADO tem LSD no dif CENTRAL e no traseiro...Já as Sw4, tem SOMENTE no central
  • 14/02/2008, 17:41
    Fred Bailune
    Citação:

    Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    É isso ai Ric,

    lembrando que melhor ainda é quando temos um dierencial central com LSD e o traseiro também, como pro exemplo a SW4 e a Prado, deixando o veículo muito mais estavel...

    Então Jorge, na verdade o uso do LSD, como comentei antes, é mais direcionado a estabilidade do que ao uso Off Road, mas é bastante eficaz no off, porém o bloqueio 100% com toda certeza é mais funcional no off road e sem quase utilidade no on-road. No on-road uma situação de uso é você está com o veículo pesado, ou rebocando algo e de repende você tem uma inclinação pequena, pode ser bem pequena, onde o pneu de uma lado está 15-20cm mais alto que o outro, se não tiver LSD você não sai do lugar, com LSD você pena pra se deslocar, com bloqueio é como se fosse nivelado...isso no asfalto mesmo...

    Fred, é isso mesmo, como disse quando você aciona a 4x4 Low o sistema eletônico deixa de atuar, creio que somente a Ranger Rover o sistema atual em Low...

    Grande EEustaquio, em relação ao LSD, vai depender do projeto dele...exemplo, o LSD central da SW4 transfere a força entre os eixos dianteiro e traseiro na proporção de até 60-40, ou seja, pode jogar o torque 60% pra frente e 40% pra trás e vice-e-versa. A questão do LSD não é bloqueio, pois se formos ao pé da letra bloquear é uma coisa e transfarência limitada é outra. O LSD faz com que a roda que esteja presa, ou em contato com o solo receba também parte da força recebida no diferencial, nada como 50% do bloqueio, que transafere igualmente a força pros dois eixos, mas enquanto a roda no ar dá 10 volta a que está presa dará 1, mas será essa 1 volta que tirará o veículo do obstaculo.

    O LSD do Troller utiliza discos, como embreagem, por isso eles gastam rápidamente quando se dá muita arrancada com o carro. O motivo principal do LSD do Troller é simplesmente segurança, já que o veículo é de entre eixos curto e muito troque na traseira, então o uso é mais no asfalto do que na trilha e nas Dunas, casa dos Trollers, o LSD ajuda bastante. O do Troller 70%, os outros 30% se perdem na roda livre, ou seja, quando o diferencial recebe os seus 50% de força do motor ele tende a distribuir 25% pra uma roda e 25% pra outra, sobre uma eficência de 70% dessa distribuição...

    O sistema Hydra-Lock utiliza acionamento hidráulico dos discos, já o Troller usa Track-lock que acionado por molas...O Hydra-Lock é muito mais eficiente que o Track-lock, porém ambos em termos de desempenho em off road pesado são inferiores ao bloqueio 100%...e em relação a confiabilidade é tão confiavel quanto, só que um não tem nada com outro, o da L200 é 100% e pra uso restrito, já o Hydra-Lock é um LSD de uso full...

    Grande abraço,

    Sérjão

    Serjao,

    Apenas um detalhe, as Pajero Full tambem vem com diferencial central variável (30-70 ate 50-50), assim como a Toyota.

    Sobre o sistema de tracao da Pajero ele funciona no LOW sim, quando voce reduz o carro ele desliga os sensores de estabilidade mas nao os de tracao. Sao dois sistemas independentes, um com caracteristica Onroad (estabilidade) e o outro para Offroad (tracao)

    O legal disso tudo é que o carro mostra (atraves do painel) qual roda esta patinando e joga a tracao para a outra que ainda nao perdeu tracao.

    abs
  • 14/02/2008, 21:34
    SÉRGIO HOLANDA
    Murillão,

    todas as SW4, desde 1990 usam LSD no diferencial traseiro, a nova Hilux não aparece no site essa indicação, inclusive a SRV está vindo agora. Embora não esteja descrito no site como tendo, não acredito que a Toyota possa ter tirado este itém de séria da SW4...até porque mesmo tendo nas antigas isso não constava nos folhetos de venda...

    Sérjão
    Citação:

    Postado originalmente por murilloaquino Ver Post
    SO lembrando que a PRADO tem LSD no dif CENTRAL e no traseiro...Já as Sw4, tem SOMENTE no central

  • 14/02/2008, 21:37
    SÉRGIO HOLANDA
    É verdade Fred, falei a pouco com um amigo que possui uma Full e me confirmou isso, então se compara a Ranger Rover, nem tanto, mas é bem parecido o sistema...

    Sérjão

    Citação:

    Postado originalmente por Fred Bailune Ver Post
    Serjao,

    Apenas um detalhe, as Pajero Full tambem vem com diferencial central variável (30-70 ate 50-50), assim como a Toyota.

    Sobre o sistema de tracao da Pajero ele funciona no LOW sim, quando voce reduz o carro ele desliga os sensores de estabilidade mas nao os de tracao. Sao dois sistemas independentes, um com caracteristica Onroad (estabilidade) e o outro para Offroad (tracao)

    O legal disso tudo é que o carro mostra (atraves do painel) qual roda esta patinando e joga a tracao para a outra que ainda nao perdeu tracao.

    abs

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