Postado originalmente por
SÉRGIO HOLANDA
Grande Fred,
O Wangler, por exemplo, vem com um sistema eletônico de controle, como a D3 Full e a Ranger Rover, onde freia um eixo e transmite a tração pro que está no ar...muita eletrônica pra uso exporadico e custo alto...
Em relação ao Troller eu acho que a coisa é mais ou menos assim:
O Troller, conhecido como bugão, foi feito pra andar na areia e não nas trilhas de erosões e muita lama. Vejamos, a altura livre do Troller já deixa ele em desvantagem pra erosões e rieiras (facões); as "bolas" dos diferenciais são desencontradas gerando maior arrasto, uma vez que o diferencial dianteiro não limpa o caminho para traseiro e como na dianteira o diferencial (bola) é muito aparente arrasta mais material (lama e entulhos) e cria mais entulho lateral pro traseiro...Por ter um motor forte (torque alto) e ter uma transmissão bem reduzida o Troller em lameiro quando acelerado simplesmente cava e joga o carro pro fundo do lamaçal...o que faz do Troller um carro bom no lameiro é o entre eixo curto, ângulos de entrada e saída e motor forte quando está embalado e nas subidas mais pesadas...Porém o projeto dele é realmente de um veículo para uso em Dunas, na trilha o ideal é colocar pneus maiores e bloqueios...O Troller vem com bloqueio 70%, um sistema LSD de discos, que na medida em que são exigidos nas trilhas vão pro espaço, a maioria não dura muito, principalmente se o piloto for de dar trancos e arrancadas...O uso de bloqueio 100% em um Troller original de fabrica acho que não acontecerá, até porque os proprios consumidores do carro já estão em outro patamar e por isso os mais novos são mais macios de guiar e a tendência é essa e na areia o LSD do Troller dá conta e é full, uma vez que o bloqueio só deve ser usado para transpor obstáculos realmente pesados e desatolar, já que o veículo andar com o sistema blocado prejudica e muito sua dirigibilidade e pode quebrar o semi-eixo e outras coisinhas!!!
grande abraço,
Sérjão