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  • #1
    Usuário Avatar de Zepi
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    Então o ideal é instalar um manômetro no sistema de arrefecimento?
    Um controlador do nível, ou os dois???Pretendo partir para essas adaptações, pois meu moTor está em bom estado e quero que permaneça assim!!!

    Abraços

  • #2
    Zepi,
    Faz bem em instalar equipamentos extras de medição. O meu motor estava excelente! Depois de uma revisão em oficina dita especializada em BH, onde trocaram tudo que tinham direito, também trocaram a tampa original do radiador com válvula estragada... depois disso, só gastando dinheiro. Estou tentando adaptar um manômetro de pressão do turbo de 3 bar no sistema de arrefecimento (quem está fazendo é o zezuki). Também instalei um manômetro auxiliar de temperatura da água, mas agora, no bloco do motor. Agora gostei dessa sua idéia de controlador de nível, tem alguam idéia? Hah, depois também vou procurar uma ventoinha elétrica para instalar....

  • #3
    Usuário Avatar de Fabil
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    ô zepi..

    eu uns posts atras já disse que vou converter o sistema p/ selado usando um reservatorio que tenha indicador de nivel ( o meu vou usar de tempra 16v) e coloco um led no painel que acenderá se a agua baixar antes de qualquer dano ao motor..

    já estou com o reservatorio em maos, só preciso arrumar um tempo aqui na loja p/ instalar a gambi..

    Reginaldo... ventiuinha eletrica voce vai ter um trabalhao e nao vai melhorar em nada.. o acoplamento viscoso original funciona muito bem.. na minha opiniao até melhor que ventuinha eletrica.
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #4
    FABIL,
    SERÁ SE POR O SISTEMA FECHADO DO TEMPRA NÃO VAI DAR DIFERENÇA NA PRESSÃO NÃO? QUANDO FIZER, TIRE UMAS FOTOS PASSO A PASSO E POSTE PARA A GENTE VER...
    O PESSOAL DA LAND ADOTA MUITO ESSE SISTEMA, MAS ALGUNS RECLAMARAM QUE, A LONGO PRAZO, POR NÃO TRABALHAR COM A PRESSÃO CORRETA EM QUE O SISTEMA FOI PROJETADO, HÁ MAIS INCIDÊNCIA DE ESTOURO DE MANGUEIRAS...
    TEM UM QUE ESTÁ ATÉ VENDENDO UM CONTRALADOR DE NÍVEL COM AVISO SONORO QUE NÃO PRECISA MUDAR O SISTEMA, PENA QUE TA PEDINDO MUITO CARO... MAS QUEM TEM TEMPO FAZ O MESMO EQUIPAMENTO PELA METADE DO PREÇO:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...-ja-o-seu.html (SENSOR DE NIVEL DE AGUA - Adiquir ja o seu !)
    VOCÊ QUE CONHECE MAIS, DÊ UMA OLHADA LÁ...
    OUTRA COISA, TEM ALGUM MECÂNICO AÍ EM BH QUE POSSA ME INDICAR?

  • #5
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    quem regula a pressao do sistema de arrefecimento é a tampa.. a do motor mazda é regulada p/ 1.1bar, a do tempra 1 bar.. ao usar o sistema do tempra, nao será por excesso de pressao que as borrachas estourariam..

    sobre o esquema do cara que está a venda, bacana, simples e funcional, mas qual o preço? eu como já comprei o reservatorio completo do tempra ( paguei 40 reau) vou instalar ele mesmo e converter o sistema p/ selado.

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #6
    Usuário Avatar de Zepi
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    Beleza Fabil!
    Lembro que falaste sobre o esquema do tempra e tal, mas só perguntei pra saber se com esse sistema ou o barômetro, ainda seria necessário o sensor de temeratura extra, já que o relógio de pressão alertaria imediatamente a alteração no sistema dispensando o termômetro, ou pior, o tempo que levaria até o relógio acusar alta temperatura poderia ser fatal, certo?


    Ah, aproveitando quero relatar que troquei hoje a mangueira de óleo da BV do tracker!
    Não encontrei nas concessionárias, nem outras lojas pronta entrega e também nem quis saber o preço!hehehe!
    Então retirei a mangueira e fiz uma nova em 10 minutos na casa da borracha em Moema pela pechincha de 30 reais!!!!
    Agora tá zerado!!!
    Só alegria!

    Abraços

  • #7
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    teoricamente o barometro seria suficiente. instala ai p/ gente ver como fica
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #8
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    Amigos, coloquei um manômetro no tracker e vi que não passa de 0,6!!Na verdade só chegou nesse valor em segunda em uma lomba com o motor gritando!!!!!!!Por isso o trço não anda...e dá 2000rpm e o barômetro zerado!!!
    É normal assim????

    Abraços

  • #9
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    nao entendi nada...

    pressao do quê esse manometro tá mostrando? pressao da turbina ou pressao do radiador?

    se for do turbo, tem que dar 0,85kg com o pé socado acima dos 2500 rpm. vai apertando o parafuso de regulagem da wastegate até chegar nos 0,85kg, mas faça com cuidado, apenas 1/4 de volta já dá diferença. aperte uma mixaria, testa, afrouxa até chegar no valor padrao..

    PS: esse manometro seu é confiavel? pq tem uns manometros na praça ai que nao fazem leitura correta nem a pau..
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #10
    Usuário Avatar de Zepi
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    o manometro é cronomac.
    pressao da turbina, mas é a pressao que sai da mangueira da waste gate!!!
    Ou seja, nesse teste eu isolei a válvula...não deveria dar uma pressão maior???
    Es só começa a pressurizar depois dos 2000....amnhã vou fazer mais testes! abraços

  • #11
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    Galera to acompanhando o forum. Tenho um grand vitara mazda com 81.000 km, devo fazer uma viagem longa com mais de 2 mil km. Com tudo que li to meio assustado com o sistema de arrefecimento. Vejo a carenagem do radiador já ressecada, será que seria melhor substituir logo o radiador e sua tampa? O carrinho tá impecável, sequer retoque na pintura ele tem, acho q poucos no país estão no estado de conservação dele. No entanto, fiquei preocupado e queria ver o que vcs recomendariam.
    Abraços

  • #12
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    De forma alguma, amigo. Se não deu defeito, nem mexa.

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