Postado originalmente por
guilhermejcp
Boa noite pessoal,
final de semana fui buscar o carro em BH e vim pra Catalão-GO. Então, vou fazer um breve relato desses 730km iniciais. As comparações serão mais com o carro que tinha até mês passado. Um Grand Vitara 2010 V6 230cv.
POSITIVOS
- Consumo e autonomia: Foi a primeira vez que vim de BH a Uberlândia sem precisar reabastecer e dava pra chegar em Catalão. Muito bom consumo médio. Fez 12km/l tanque a tanque e 11.4km/l no computador de bordo. E não vim com pé leve não. Andei normal. Com o anterior o consumo nessas condições ficava entre 8.5 e 9km/l.
- Estabilidade: Apesar de estar com um dos piores pneus que já tive nos carros, o Brigdestone Dueles HT, fiquei muito satisfeito com a estabilidade nas curvas. Na serra de Itabirito o pneu cantava que dava pra ouvir em Ouro Preto mas não saía da trajetória nem pareceu estar perto de sair nenhum minuto. E nas retas anda-se a 140km/h como se estivesse a 80km/k. Tem que ter cuidado pra não levar multa. Semana que vem troco os pneus e as coisas devem melhorar mais ainda. Só como curiosidade, quando comprei o GV, estava com 19mil km. Achei ele tão ruim que quis devolver no outro dia. Lendo os fóruns (principalmente esse) vi muito relatos sobre a péssima qualidade deste Dueler HT. O carro cantava e balançava até nas retas. não deu outra, troquei por yokohama (fui pro top direto) e parecia que tinha trocado de carro. Foi amor a segunda vista neste caso. rsrs
- Espaço interno: muito bom, mas me incomodou um pouco. Tava acostumado com GV e agora o jimny. Agora tem tanto espaço que não sei onde colocar braço, posição no banco (extra largo). Só senti falta de espaço para o pé esquerdo. Ficou um pouco encolhido, mas aos poucos vou ajustando o banco e volante e acho a melhor posição. No GV a posição e banco já estavam moldados pra mim pois só eu dirigia o carro.
- Desempenho: Já fui andar com a expectativa de dirigir como ando no Fit 1.4. Ainda bem que não se concretizou. Não senti falta de motor, mas também não tem sobra nenhuma. Imagino que carregado a situação piore bem, mas vou esperar o próximo passeio com família pra ver. Usando o botão D3 dá pra controlar o ritmo. Senti falta de freio motor. Só o D3 não é suficiente.
- Acabamento: carro de 4 anos de uso e parece 0 km. Ou melhor que o 0 km como já li na net. Tudo no lugar sem ruídos. O único ruído está vindo debaixo do carro em pisos ruins e ainda vou descobrir o que é. Se alguém souber pode comentar.
- Câmbio: Poderia ter mais opção de controle (D4 por exemplo) e também do bloqueio do 4x4. Fora isso, (já comprei sabendo desses detalhes), nota 7, pois em 4ª marcha sente-se uma vibração no assoalho debaixo dos pés.
REGULAR:
- Conforto: Achei os bancos duros, com pouco apoio lateral, sem regulagem lombar e o couro liso, não perfurado o que faz o suor te encharcar todo e parece que tem dois caroços no contato do assento com o encosto que fica espetando a bun... Resolvido facilmente com um toalha.
Além disso, a suspensão copia demais as irregularidades do asfalto te jogando de um lado para o outro a cada desnível. No GV você inclina mais nas curvas mas senti bem menos as irregularidades do asfalto. No Airtrek foi o melhor dos dois. Como se andasse nos trilhos. Acho que é questão de se acostuma, afinal o GV é SUV de verdade e agora estou num Cross over.
- Direção: Aqui poderia entrar como positivo. Muito precisa, direta e leve quando precisa. Minha ressalva é o raio de giro que achei baixo. Onde entrava direto com GV agora tenho que manobrar e quando chega no final do esterço vibra muito. Talvez seja algum problema no meu carro. Alguém já sentiu isso?
- ruido: acima de 120km/h o ruído do vendo começa a incomodar dentro do carro, mas foi só ligar o som abafou tudo. A qualidade achei boa e não precisa aumentar muito o volume.
NEGATIVO:
- Farol: Terrível. O que me salvou foi o farol de neblina. O baixo era como se não existisse e o alto tentava iluminar a lua. Levei numa loja especializada. Os baixos estavam com kit Xenon que o antigo dono colocou. E a regulagem estava ruim. Tirei o Xenon (no GV tem e era o original e não me agradava muito, apesar de iluminar bem), coloquei original e regulei de novo. Vamos ver como vai ficar.
- "Frágil": Não quero dizer o carro é frágil mas cada buraco que passava parecia que o carro ia desmontar. É uma sensação ruim quando passamos em buracos ( e a cidade aqui só tem buracos). Dá dó do carro. Espero que fique só na sensação. também acho que trocando os pneus a coisa melhore.
Bateria: Só serve pra ligar o carro. Pode fazer mais nada. Cheguei em casa, desliguei o carro e fui mostrar o carro, liguei GPS e som. 20 minutos depois na hora de ligar o carro não deu a partida. Já estava sem bateria. Fui na css de Uberlândia atualizar o GPS e me disseram que é assim mesmo. A bateria é só pra ligar. Ficar com som ligado ele não pega mais. Agora lavo o carro mas com som do Fit ligado. Brincadeira...
Bem,
esses foram os primeiros 700km. A medida que for andando as coisas vão se ajeitando. Se fosse para escolher para mim hoje entre o CRV e o GV V6 eu ficaria com o GV (V6. A 4 cilindros nem passo perto). Devo mudar de opinião daqui a alguns meses. Foi assim com o Airtrek. rsrs.
Mas como o carro é pra esposa e ela adorou, vejo que foi uma excelente compra. Agora é rezar pra ela não estourar pneus como faz no Fit. O prejuízo é bem maior. rsrs