Postado originalmente por
gilsonm012
<...continuando...>
DESEMPENHO:
Carro com desempenho muito inferior a Rav4 (vale lembrar que a Rav4 é 2.4 com 170cv e 4 marchas), e também inferior a Full (3.2 diesel).
Muito se fala do desempenho da CRV, isso me assustava e realmente eu consideraria com o ponto mais fraco do carro. No trânsito urbano e carro é lento para arrancar, mas se pisar fundo vai, se pisar de leve é pior do que carro 1.0 dos antigos. A Rav4 é bem mais esperta, até a Full com suas 2,3 toneladas é mais esperta do que a CRV no trânsito urbano.
Na rodovia, o problema me parece ser o baixo torque (na casa de 20 Kgf.m, na Rav4 são 22 Kgf.m e na Full 39-44Kgf.m) aliado ao câmbio de 5 marchas. Ocorre o seguinte: estando em velocidade de cruzeiro a 110km/h em uma reta, o carro estará em quinta marcha, mas qualquer apertada no acelerador fará uma redução para quarta e se a pisada for mais firme a redução para terceira será automática, ai o carro terá fôlego e força para desenvolver, do mesmo modo caso apareça alguma subidinha as reduções ocorrerão. Então: ou se anda com um carro “frouxo” em quinta, pé de pano, com muito silêncio e econômico ou se pisa fundo, terá um carro “até forte” mas com giro alto (no mínimo 4mil rpm), barulhento e com consumo maior. Parece ser característica dos motores Honda gostar de girar alto, particularmente não acho que seja “detonar” o motor, mas obviamente o alto giro constante e permanente aumenta consumo e desgaste. A Rav4 não tem esse problema tem força para andar em quarta marcha e as reduções para terceira só ocorrem quando se pisa bem no fundo a uma velocidade inferior a 100km/h. A Full, por seu torque alto e em baixas rotações (diesel) já anda em quinta o tempo todo, mesmo a 80km/h (cerca de 1.500 rpm) é só pisar e de quinta marcha mesmo a velocidade vai subindo sem vacilo.
Minha Full era 3.2 com 165cv originais e depois de reprogramada passou a aproximadamente 230cv, virou outro carro, um foguete em desempenho e com o mesmo consumo, reprogramei a Full sem receio, mas não faço na CRV pois sei que vou ganhar no máximo 5cv, isso porque nos primeiros motores ciclo diesel com common rail tem muita folga para se trabalhar, mesmo os diesel atuais a folga é menor mas ainda vale a pena.
<...continua...>