
Postado originalmente por
phmatheus
Thiago, os motores Magnum utilizados nas Dakotas não utilizam correia dentada, eles utilizam a chamada correia Poly-V, para sincronizar o comando de valvulas com o virabrequim se utiliza uma corrente de comando, um sistema muito mais robusto e de baixa manutenção do que a correia dentada, mas como tudo na vida não são somente lucros ele tem seus problemas (peso e barulho, por exemplo), mas isso não vem ao caso.
A Correia Poly-V é responsavel por transmitir a força do motor para os acessorios do motor (bomba d'agua, bomba da direção hidraulica, alternador, ar-condicionado, etc.) no manual de manutenção da Dakota pede para que essa correia seja inspecionada a cada 40 Mil Km e trocada a cada 160Mil Km, junto com seu tencionador, que com o tempo fica fraco e a correia começa a patinar.
Um sintoma muito comum que ocorre nas Dak (motor V6 e V8) é que ao pegar transito com o ar-condicionado ligado o carro começa a esquentar mais que o normal (ponteiro passa do meio), isso indica que o tensionador da correia Poly-V está cansado e deve ser trocado. Esse problema ocorre pois ao perder a pressão na correia ela começa a patinar e a helice não atinge a velocidade certa e com isso não refrigera o radiador. Em velocidades acima de 60Km/h a Helice não tem mais efeito por esse motivo o problema aparece somente no transito.
Uma coisa que o pessoal normalmente faz é trocar a correia Poly-V e não trocar o tencionador da correia, isso com certeza vai dar problema bem antes do previsto e você vai ter que pagar mão de obra 2x pois como a correia é nova ela vai ter maior tração que a correia antiga e vai forçar mais o tencionador, fazendo com que ele perca a eficiencia mais rápido, por isso ao trocar a correia não economize, troque o tencionador tambem.
Na minha DAK durou exatamente 170.000 Km a correia ainda estava boa mas o tencionador perdeu a eficiencia. Uma dica ao trocar a correia evite as da Goodiar (acho que se escreve assim) elas costumam fazer barulho, prefira as da Gates que são beemmmm mais silenciosas.
Bom voltando a Corrente de Comando, a corrente de comando é parecida com uma corrente de bicicleta e só é trocada em dois casos, quando arrebenta (muito, mas muito raro) ou quando se faz o motor do carro, que assim como algumas peças são trocadas por "facilidade" na base do já que ta aberto troca tambem.
Para ter acesso a corrente de comando é necessário retirar o óleo do motor (sim ela é lubrificada pelo óleo do motor), desmontar a correia Poly-V e os acessorios, e remover a tampa do comando, ai vc vai ver a corrente de comando.
Alêm da Correia Dentada, da Corrente de Comando, existem dois outros meios para o controle de valvulas um é através de engrenagens, ou seja, existe uma série de engrenagens que conectam o virabrequim ao comando de valvulas, e o outro é eletronico, sabe desses carros novos que tem o comando de valvulas variavel, então são pequenos motores que abrem e fecham as valvulas de acordo com o combustivel e necessidade de potencia do motor.
Olha umas fotinhos para vc ter uma ideia do que tô falando
Corrente de comando da dakota v6
O video tá bem ruizinho, mas dá para ver lá pelo minuto 5 a corrente de comando:
Correia Poly-V
Sistema de Engrenagens:
[img]
http://bimg2.mlstatic.com/motor-dako...689_102012.jpg[/img]
Bom acho que é isso acabei me alongando demais no post

me empolguei.
Cordialmente
Pedro H. Matheus