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Tópico: Clube da Dakota

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  • #1
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    Ola pessoal ! sou novo por aqui , forum super bacana aqui !! Alguem jah trocou os rolamentos do eio traseiro dana 44-4 relacao 3.54 /1.00 . Nao encontro o kit do semi eio desta camionete .
    A folga que existe no semi eiXo de uns 700 microns tem como tirar isso ?

  • #2
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Citação Postado originalmente por DAKOTA777 Ver Post
    Ola pessoal ! sou novo por aqui , forum super bacana aqui !! Alguem jah trocou os rolamentos do eio traseiro dana 44-4 relacao 3.54 /1.00 . Nao encontro o kit do semi eio desta camionete .
    A folga que existe no semi eiXo de uns 700 microns tem como tirar isso ?
    Olá, referente à sua queixa, primeiro exclareça onde é que você notou a tal folga de alguns microns....

    Se for no conjunto de coroa e pinhão tem que trocar imediatamente. Se for no semi eixo, relaxa que é normal, mesmo trocando os rolamentos ela vai persistir.

    A folga axial do semi eixo é provocada pelo sistema de C clip que prende o dito cujo no lugar.

    Abraços

  • #3
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    Obrigado pela ajuda !!!! E dicas....vamos la !!!

    "Câmbio da dak e duro mesmo, mas não pode ter dificuldade para engatar, raspar a re e normal, mas dificuldade para engatar a segunda, pode ser anéis sincronizados gastos. Embreagem fica difícil para engatar a primeira era re. Agora que óleo vc colocou no câmbio, não pode ser o óleo 90 que o pessoal coloca nos carros, tem um óleo específico para usar, ele não e caro e nem difícil de achar."


    Na nota fiscal do oleo saiu 3unidades Raid Champgear BS 75w90 s/sin. Acho que foi esse o usado na troca.....Mas antes da troca ja estava com a mesma dificuldade nao sei se o dono anterior uisava outro...coloquei meio militec no cambio ontem...
    Tem ideia do custo pra troca dos aneis ? um cara comentou em problema no garfo....

    Oleo que estou usando no motor realmente é 20w50....supra premium 20w50
    Sistema de GNV acho que é RGB ou GRB....mas o dono anterior vi que nao era muito cuidadoso nao, nao era um cara de fazer revisoes e manutencao preventiva...

    "seu motor pode estar com os anéis raspadores gastos, Asti tem que realmente abrir o motor e trocar os anéis, mas pode ter certeza de que vai longe ainda, ainda mais se ela não estiver fraca"

    Nao acho que ela esteja fraca nao, ta andando normal, nao tenho comparacao com outra....Mas se fosse fazer a troca dos aneis, vedadores e etc, teria que fazer o motor por completo ? tem ideia de valores ??

    ". Uma coisa que vc pode olhar e o respiro do Carter ou válvulas PVC se tiver entupida ela vai causar pressão e queimar óleo também."
    Desculpe perguntar mas onde seriam essas duas peças ???

    "Quanto ao marcador pode ser fusível ou o próprio relógio do painel,"
    O marcador ate marca, mas so ate o 2/4 fica parado ali. nao sobe mais que isso.....


    "Suspensão traseira, leva em um posto de molas que f eles tem todas as peças e não fica caro, eu fiz da minha e gastei 400 reais com peças e mão de obra, foram trocados todas as borrachas e colocados borrachas entre os feixes de mola"
    Vou faze risso mesmo, esta semana mesmo paro em um posto de molas que fez da minha F1000.

    Outra duvida é impressão minha ou vi uns bicos de engraixar por baixo dela.....

    "Caixa de direção manda recondicionar, e a mesma da s10 v6 só muda o braço pitman."
    Tem alguma oficina que indicam para recondicionar ??? tem ideia do custo pra comparar com minha cidade ??
    4X4 Brasil

  • #4
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    Pessoal, estou procurando um coletor de escape para minha Dakota 5.2

    Alguem sabe me indicar algum local no Brasil que venda?
    Trailblazer 2014
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Kato Junior Ver Post
    Pessoal, estou procurando um coletor de escape para minha Dakota 5.2
    Citação Postado originalmente por Kato Junior Ver Post

    Alguem sabe me indicar algum local no Brasil que venda?


    Kato, acrito que o coletor somente usado, no Mercado Livre tem algumas daks que foram baixadas ou sucata, dá uma procurada, tem a ponto diesel que tambem pode ter.

    Boa sorte ai na caçada!!

    Grande Abraço
    Pedro H. Matheus
    Subaru Forester LX 2.0 2010 - Suruba

  • #6
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    Marcos Desculpe a demora na resposta, segue abaixo""

    Citação Postado originalmente por MarcosCamps Ver Post
    Obrigado pela ajuda !!!! E dicas....vamos la !!!

    "Câmbio da dak e duro mesmo, mas não pode ter dificuldade para engatar, raspar a re e normal, mas dificuldade para engatar a segunda, pode ser anéis sincronizados gastos. Embreagem fica difícil para engatar a primeira era re. Agora que óleo vc colocou no câmbio, não pode ser o óleo 90 que o pessoal coloca nos carros, tem um óleo específico para usar, ele não e caro e nem difícil de achar."


    Na nota fiscal do oleo saiu 3unidades Raid Champgear BS 75w90 s/sin. Acho que foi esse o usado na troca.....Mas antes da troca ja estava com a mesma dificuldade nao sei se o dono anterior uisava outro...coloquei meio militec no cambio ontem...
    Tem ideia do custo pra troca dos aneis ? um cara comentou em problema no garfo....
    Eu nunca precisei mexer no cambio da DAK, então não tenho ideia de quanto vá gastar para resolver esse problema, mas chutando eu acredito que menos de 2000 não fique. Quanto ao óleo está correto é esse mesmo, é utilizado 3,3 litros no cambio.

    Citação Postado originalmente por MarcosCamps Ver Post
    Obrigado pela ajuda !!!! E dicas....vamos la !!!

    Oleo que estou usando no motor realmente é 20w50....supra premium 20w50
    Sistema de GNV acho que é RGB ou GRB....mas o dono anterior vi que nao era muito cuidadoso nao, nao era um cara de fazer revisoes e manutencao preventiva...

    "seu motor pode estar com os anéis raspadores gastos, Asti tem que realmente abrir o motor e trocar os anéis, mas pode ter certeza de que vai longe ainda, ainda mais se ela não estiver fraca"

    Nao acho que ela esteja fraca nao, ta andando normal, nao tenho comparacao com outra....Mas se fosse fazer a troca dos aneis, vedadores e etc, teria que fazer o motor por completo ? tem ideia de valores ??



    Veja bem, eu começaria pelo mais facil e pelo mais barato, trocaria os retentores de valvula, em uma mecanica honesta vc deve gastar em torno de 300 reais de M.O e mais uns 100 dos retentores.

    Para trocar os aneis não sei se vale a pena mexer só nisso, pois é necessário abrir o motor e já que vai abrir faz a coisa direito, troca os aneis e se os pistões nao estiverem bons (ovalados) troca tambem, ai já troca bronzinas e buchas de mancal e biela, como vai ter que tirar o cabeçote já manda fazer os cabeçotes trocando as valvulas e retentores.

    Uma retifica dessa não vai sair por menos de uns 8 a 10 mil reais, vc vai gastar uns 2 a 4mil de Mão de Obra, uns 1200 na retifica dos cabeçotes, mais uns 1200 em um jogo de pistões e aneis, mais uns 300 reais em um jogo de bronzinas de mancal e uns 200 em buchas de biela, em retifica (lavar o bloco, retificar o vira, retificar o bloco, etc) mais uns 1200 reais e mais uns 600 reais em um jogo de juntas com retentores. Ai se quiser trocaria bomba de óleo, bomba de agua, termostatica, tuchos hidraulicos, correia, esticador de correia, etc.

    Citação Postado originalmente por MarcosCamps Ver Post
    Obrigado pela ajuda !!!! E dicas....vamos la !!!

    ". Uma coisa que vc pode olhar e o respiro do Carter ou válvulas PVC se tiver entupida ela vai causar pressão e queimar óleo também."

    Desculpe perguntar mas onde seriam essas duas peças ???
    O respiro e a PVC são as mesmas peça, ela fica na tampa de valvulas não lembro se do lado direito ou do esquerdo, mas sai uma mangueira dela que é ligada na TBI.

    Citação Postado originalmente por MarcosCamps Ver Post
    Obrigado pela ajuda !!!! E dicas....vamos la !!!

    "Quanto ao marcador pode ser fusível ou o
    pr
    óprio relógio do painel,"
    O marcador ate marca, mas so ate o 2/4 fica parado ali. nao sobe mais que isso.....
    Para testar teria que desligar os fios da boia e aterrar com um resistor, vc vai variando o resistor para verificar se o relogio tá marcando corretamente. se marcar é a boia que está com problemas mesmo. para tirar a boia é só tirar o tanque de combustivel por baixo do carro, solta o protetor e os parafusos que ele sai por baixo é bem facil de remover ele.

    Citação Postado originalmente por MarcosCamps Ver Post
    Obrigado pela ajuda !!!! E dicas....vamos la !!!
    "Suspensão traseira, leva em um posto de molas que f eles tem todas as peças e não fica caro, eu fiz da minha e gastei 400 reais com peças e mão de obra, foram trocados todas as borrachas e colocados borrachas entre os feixes de mola"
    Vou faze risso mesmo, esta semana mesmo paro em um posto de molas que fez da minha F1000.
    Melhor coisa a ser feita, pois eles tem todo material e é muito barato para mexer, se quiser e gostar já pode dar uma levantada na traseira, o pessoal usa um bloco de borracha entre o eixo e o feixe e trocam os grampos de mola, com isso vc levanta ela legal, depois é so levantar a frente regulando os braços.

    Citação Postado originalmente por MarcosCamps Ver Post
    Obrigado pela ajuda !!!! E dicas....vamos la !!!
    Outra duvida é impressão minha ou vi uns bicos de engraixar por baixo dela.....
    Sim ela tem bicos para engraxar os pivos inferiores e dependendo alguns terminais e o pivo superior, as cruzetas são lacradas então não tem como engraxar, aproveita e coloca um pouco de graxa na barra de direção que vem do volante para a caixa de direção, tem uma coifa ali, levanta a coifa e coloca um pouco de graxa embaixo, pois essa barra tem uma flexibilidade ela entra e sai da caixa conforme a suspensão trabalha, e se fica sem graxa ali com o tempo da a impressão de que o volante está com uma pequena folga.

    Citação Postado originalmente por MarcosCamps Ver Post
    Obrigado pela ajuda !!!! E dicas....vamos la !!!
    "Caixa de direção manda recondicionar, e a mesma da s10 v6 só muda o braço pitman."
    Tem alguma oficina que indicam para recondicionar ??? tem ideia do custo pra comparar com minha cidade ??
    Não conheço oficinas para recondicionar, mas o custo deve ficar na faixa de uns 600 a 800 reais, se fizer a caixa aproveita e faz a bomba também, pq se tiver vazando a caixa e vc consertar vai começar a vazar na bomba.

    Qualquer coisa estamos ai, é só gritar e ter um pouquinho de paciencia que logo logo o pessoal responde.

    Grande Abraço
    Pedro H. Matheus
    Subaru Forester LX 2.0 2010 - Suruba

  • #7
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    Alguem sabe qual o filtro exato para o cambio automatico da dakota 3.9 v6 2000 gasolina?

    esse /
    Filtro Mais Junta Do Carter Cambio Automatico Dodge - R$ 90,00 no MercadoLivre
    a junta pelo menos é do mesmo formato do carter

    ou esse ?
    Filtro De Oleo Transmissao Automatica A500 Cherokee/dakota - R$ 80,00 no MercadoLivre

    Por que os 2 estão dizendo ser para cambio 42re / A500.

  • #8
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    Olá amigos,

    Embreagem :

    Obrigado pelas respostas.

    Notei que, o rangido não é no atuador hidraulico(apesar de precisar trocar o o óleo) , parece ser diretamente na embreagem, (conforme esquenta aumenta). Um amigo comentou que devido ao pouco uso do carro , pode ser que está um prendendo um pouco, e que com o uso normalize. Alguem tem/teve este problema ?

    Atuador hidraulico da embreagem - troca do óleo : Será que pressionando a embreagem e retirando o óelo do reservatório por cima (por gravidade) é suficiente ?
    Outro método - sem ter que desmontar, de qualquer modo creio que o problema de sangria, pode continuar.

    [],CCal

  • #9
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    Ola , tenho uma Dakota V6 e estou colocando pneus 35´´ , alguém sabe de algum kit coroa e pinhão da Dakota 4cil gasolina ou 2.5 turbo diesel pra vender ou trocar ?
    Dodge Dakota + Procomp 33x12.50 + MWM 2.8

  • #10
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    Boa noite a todos...
    Estou entrando agora neste forum e site 4x4 Brasil.
    Venho do Forum GMBlazerBrasil. Tinha uma Blazer Executive 4.3 V6 ate um mês atras e agora adquiri uma Dakota Sport CE 3.9 V6 ano 2000. Verde Musgo. Gasolina e GNV. Cambio Manual.
    Ela está com 150mil Km. Acabei adquirindo por boa negociação em razão do dono anterior me dever um dinheiro então acabei adquirindo por um bom valor.
    Ja fiz toda a suspensão dianteira dela na primeira semana, arrumei a bomba da direção hidráulica que estava com vazamento, troquei Oleo de cambio, diferencial, motor, Coloquei militec cambio e diferencial e na próxima troca do óleo do motor tbem irei colocar nele.
    Agora estou com alguns problema que irei relatar abaixo:
    1 - Cambio manual dela sinto dificuldade de engatar a 2a.marcha e tbem um pouco a ré. Principalmente em movimento a 2a.marcha. Se eu tiro da primeira e passo rapido pra 2a. ela ate entra bem, mas se demorar um pouco fica dificil coloca-la....a ré preciso estar bem paradinho e pisar bem fundo ai entra numa boa. (blazer fazia isso tbem)
    a minha dúvida, ja que fui em diversos mecânicos e uns me falam que é problema no cambio e outros me falam que é problema na embreagem.......nao quero arrumar algo sem ter certeza absoluta do que precisa ser arrumado......saliento que ela nao fica patinando nem nada....
    2 - Ela em marcha lenta quente ou fria esta fumando um pouco de fumaça branca.....qdo adquiri o dono anterior comentou que o mecânico dele, avisou que agora com 150mil km, em razão do motor com GNV trabalhar em alta temperatura, os vedadores do motor teriam estragados e por isso precisaria abrir e trocar os vedadores dos cabeçotes, juntas, limpeza e montar de novo....fui em alguns mecânicos (os mesmos do problema acima) e me falaram que nao é so isso que provavelmente terei que fazer o motor todo....pq se fosse so vedadores com ela com motor quente nao faria a fumaça.....
    3 - O dono anterior colocou cabos de vela MOPAR...acho que assim que escreve, uns cabos de cor azul......queria saber se este cabo pode ser usado com GNV ja que no USA acho que nao tem GNV....desculpe se estiver falando besteira....
    4 - Ela nao funciona o marcador de combustível pq os cilindros de GNV ficam na caçamba e acho que isso dificulta o acesso para o tanque para poder trocar.....alguém ja tirou o tanque por baixo ou da para arrumar de alguma outra forma, sem gastar um absurdo para tirar cilindros, caçamba e etc ??? Ja aproveitaria para fazer limpeza em toda a bomba de combustível ou sei la, pq deve estar sem nenhuma manutenção ali pelo menos ha uns 3 ou 4 anos...
    4 - Suspensão traseira vou trocar as buchas dos feixes de molas e dar uma geral nela, as buchas do olho da mola e dos feixes podem ser usados de alguma outra pickup ??
    5 - Folga na caixa da direção.....alguem ja consertou a propria e qto gastou ou comprou no ML alguma ja reparada e etc??

    Fora isso estou apaixonado pela caminhonete...sempre quis ter uma e muito mais confortável em direção que a Blazer que era molona....

    Obrigado pela ajuda desde já e parabens ao forum !!!!

  • #11
    Usuário Avatar de phmatheus
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    Marcos seja bem vindo, espero que a dak lhe traga muita alegria!!

    Quanto aos problemas vamos lá:

    Câmbio da dak e duro mesmo, mas não pode ter dificuldade para engatar, raspar a re e normal, mas dificuldade para engatar a segunda, pode ser anéis sincronizados gastos. Embreagem fica difícil para engatar a primeira era re. Agora que óleo vc colocou no câmbio, não pode ser o óleo 90 que o pessoal coloca nos carros, tem um óleo específico para usar, ele não e caro e nem difícil de achar.

    Fumaça branca e óleo queimado, pode ser que você utilizou um óleo muito fino, eu recomendo utilizar um 20w40 ou 20w50, a minha tem 210mil km sendo que rodeia 110mil no GNV e a minha não tem problema de queimar óleo, esse negócio de que o calor estraga os retentores de válvulas e mito, só se a instalação do GNV for muito vagabunda, se o óleo não for o muito fino seu motor pode estar com os anéis raspadores gastos, Asti tem que realmente abrir o motor e trocar os anéis, mas pode ter certeza de que vai longe ainda, ainda mais se ela não estiver fraca. Uma coisa que vc pode olhar e o respiro do Carter ou válvulas PVC se tiver entupida ela vai causar pressão e queimar óleo também.

    Cabos de velas molar são originais, e podem ser utilizados com GNV sem problemas.

    Quanto ao marcador pode ser fusível ou o próprio relógio do painel, para tirar o tanque e feito tudo por baixo do carro não precisa mexer nas caçamba nem nos cilindros. A dak não tem filtro somente o pré filtro, a bomba e a mesma da s10 ou blazer v6. A bóia eu já não sei acredito que somente original.

    Suspensão traseira, leva em um posto de molas que f eles tem todas as peças e não fica caro, eu fiz da minha e gastei 400 reais com peças e mão de obra, foram trocados todas as borrachas e colocados borrachas entre os feixes de mola.

    Caixa de direção manda recondicionar, e a mesma da s10 v6 só muda o braço pitman.

    Desculpe algum erro, os digitei do meu celular.

    Qualquer dúvida estamos ai, grande abraço

    Pedro H. Matheus
    Subaru Forester LX 2.0 2010 - Suruba

  • #12
    Usuário
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    09/04/2014
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    Ola pessoal ...
    acabei de adquirir meu sonho de consumo qdo era mais jovem ... a Dakota RT 5.2 branca... e estou mto feliz.
    porem eu gostaria de estar preparado para alguma eventualidade e gostaria de saber se alguém tem alguma oficina ou mecânico que saiba mexer nela. Moro em são paulo na zona sul.
    obrigado

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