Você está se referindo a isto aqui, certo?
Anexo 510668 Anexo 510669
Isso é um trocador de calor (radiador) para o combustível e sua função é reduzir a temperatura do diesel excedente que está retornando ao tanque em temperatura elevada após sofrer compressão da bomba de alta pressão.
Todas as Hilux D-4D tem esse dispositivo, assim como diversos outros modelos que trabalham com alta pressão de combustível.
Alguns fatos de por que a temperatura do combustível deve ser limitada :
1. Motores modernos HSDI são projetados para funcionar a uma temperatura de combustível ótima de 45°C.
2. O aumento da temperatura reduz a densidade do combustível diesel. Uma vez que um volume constante de combustível é injetado em cada curso, a densidade reduzida significa que uma menor massa de combustível está disponível para ser queimada, o que afeta a estequiometria de combustão e também reduz a potência do motor.
3. Aumento da temperatura reduz a viscosidade do óleo diesel. A viscosidade reduzida aumenta o fluxo de fuga através dos pistões da bomba de injeção, o que aumenta a potência de acionamento e o volume bombeado da bomba de injecção.
4. O aumento da temperatura aumenta a compressibilidade da massa de combustível. A bomba deve, portanto, fazer mais trabalho para a pressurização do combustível a uma temperatura mais elevada. Ela também afeta a dinâmica da onda de pressão.
5. Um limite existe na temperatura do tanque de combustível, devido à utilização de plásticos. Além disso, podem surgir conflitos de compatibilidade em outros materiais como o uso de elastómeros.
6. Lubricidade do combustível é reduzida a temperaturas elevadas. Isto é muito prejudicial como o próprio combustível é utilizado para lubrificar a bomba de injeção.
7. Também é incorporado nas bombas de injeção circuitos integrados, que deve ser resfriado abaixo do seu limite de 120°C.
8. Devido ao volume extremamente pequeno e preciso de combustível por evento de injeção, cada um dos injectores tem de fornecer o mesmo volume de combustível, à mesma temperatura.
Obs. A Toyota parece que escolheu muito bem o local de instalação de trocador de calor, pois mesmo após longos trechos com lama o da minha nunca ficou com as aletas obstruídas, mas não custa nada conferir sempre, pois caso a obstrução aconteça sua eficiência será muito reduzida.