
Postado originalmente por
Thiago Pereira
Um função que me incomoda bastante na central é os bloqueios que acontecem com a pkp em movimento, como por exemplo não permitir que busque por um novo endereço no GPS, entendo que é por questão de segurança e que isso pode distrair mais que falar ao celular e acabar causando um acidente, mas quando estamos com um passageiro ele pode fazer essas operações com segurança.
Com ideia de resolver isso o primeiro passo é fazer com que a central sempre entenda que o freio de estacionamento esteja acionado, para isso é preciso que o terminal 6 do conetor C seja aterrado, para isso será preciso cortar o cabo verde, isola-lo do lado do carro e conecta-lo a algum ponto de terra.
Infelizmente é preciso que o cabo seja cortado, pois caso contrario a luz do freio sempre ficará acesa no painel.
A outra etapa é fazer com que a central entenda que a picape esta rodando em velocidade inferior à 8 km/h ou então esteja parada.
Para isso existe no terminal 17 do conector D (cabo roxo) um sinal de velocidade que vem da ECU do ABS.
Inicialmente pensei que apenas isola-lo seria suficiente, mas não, pois a central entende que há uma falha e passa a utilizar a velocidade do GPS e bloqueia da mesma maneira.
Inclusive sobre isso cabe uma observação bem importante e curiosa: Desde o inicio percebi que diferentemente da grande maioria dos GPS (inclusive originais, Triton é um exemplo) o da Hilux não para de funcionar dentro de tuneis, sob viadutos ou outras barreiras, e até então não entendia como isso era possível, já que é impossível qualquer sinal da constelação de satélites de GPS penetrarem nessas situações.
Depois que comecei a "fuçar" na central consegui entender, a central calcula sua posição baseada em um sensor de giro (uma especie de bussola) e o sensor de velocidade do ABS, assim mesmo sem o sinal de GPS ela sabe a distancia percorrida e a direção tomada. Solução muito inteligente!!!
Voltando ao desbloqueio da central, não queria perder essa funcionalidade genial, para isso a primeira opção foi instalar um interruptor que interrompesse o sinal de velocidade apenas momentaneamente, o que até funciona, porem o sinal só pode ser interrompido por um instante muito curto, já que como disse antes a central passa a usar a velocidade do GPS e o bloqueio ocorre novamente.
Com isso a unica opção seria enganar a velocidade informada a central. Analisando o sinal descobri que a cada 90º que as rodas giram um pulso de 12V é enviado, então era só gerar um sinal com as mesmas características para que a central entendesse o movimento com velocidade abaixo dos 8 km/h e para que continue a funcionar em tuneis um sistema que interrompesse esse sinal emulado e voltasse ao original.
Para isso já comecei a projetar um emulador e com mais alguns finais de semana de chuva e frio e sem nada para fazer talvez esteja pronto.
PS1.: Com esse sistema funcionando também será possível assistir videos com a pkp em movimento, apenas tomando muito cuidado para não causar acidentes.
PS2.: Provavelmente também é possível desbloquear a central das Hilux/SW4 2014 com a mesma lógica.