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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Marcos Carvalho
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    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Muito bom Marcos, Parabéns!
    Problema ruim de digerir, quem diria que em um aparelho simples desse isso aconteceria...diferença de potencial nos diferentes pontos de ligação do negativo.
    Pois é Sandro, parabéns para todos os colegas que interagiram neste caso, de tanto fuçarmos descobrimos o problema através do método muito usado pelos nosso ministros da economia.....tentativa e erro.........rs.
    "TOYOTA HILUX SW4 99 3.0 TURBO, VERDE METÁLICA, 1KZT"http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post1969336

  • #2
    Usuário Avatar de EduardoSW
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    Marcos,

    Parabéns pela insistência, persistência e inteligência.....kkkkkk....Mas confesso que ainda fiquei com uma dúvida em relação à instalação que você fez......Você tirou o + direto da bateria? Instalou algum fusível para proteção e chave liga-desliga em série para o acionamento, ou foi direto mesmo?

    É muito proveitosa essa troca de experiências.....Vou correr atrás do modelo que havia visto no ebay (Digital Temperature Controller Gauge Alarm Engine Watchdog Car Overheating Probe | eBay) e creio também dará certo....Qdo instalar, posto aqui o resultado.....Deve demorar um pouquinho.

    Mais uma vez parabéns a todos.

    Eduardo.
    ATUAL: SRV 4X4 AT 2013/2013
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  • #3
    Usuário Avatar de Marcos Carvalho
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    Citação Postado originalmente por EduardoSW Ver Post
    Marcos,

    Parabéns pela insistência, persistência e inteligência.....kkkkkk....Mas confesso que ainda fiquei com uma dúvida em relação à instalação que você fez......Você tirou o + direto da bateria? Instalou algum fusível para proteção e chave liga-desliga em série para o acionamento, ou foi direto mesmo?

    É muito proveitosa essa troca de experiências.....Vou correr atrás do modelo que havia visto no ebay (Digital Temperature Controller Gauge Alarm Engine Watchdog Car Overheating Probe | eBay) e creio também dará certo....Qdo instalar, posto aqui o resultado.....Deve demorar um pouquinho.

    Mais uma vez parabéns a todos.

    Eduardo.
    Eduardo, a ligação direta para bateria foi só para testes, o Spia não ficou ligado desta forma e sim como vem no manual, + pós ignição, a única diferença é que eliminei o negativo do Spia ligado ao chassis, o negativo do sensor no bloco do motor já resolve o problema e o aparelho funciona perfeitamente.
    4X4 Brasil
    "TOYOTA HILUX SW4 99 3.0 TURBO, VERDE METÁLICA, 1KZT"http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post1969336

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Marcos Carvalho Ver Post
    Eduardo, a ligação direta para bateria foi só para testes, o Spia não ficou ligado desta forma e sim como vem no manual, + pós ignição, a única diferença é que eliminei o negativo do Spia ligado ao chassis, o negativo do sensor no bloco do motor já resolve o problema e o aparelho funciona perfeitamente.
    Marcos,
    Obrigado pela solução, ainda bem que não instalei o meu ainda, agora já sei o que fazer.
    Abs.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
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  • #5
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    Neste final de semana viajamos para Gramado/RS.
    Na estrada, depois de umas duas horas dirigindo, paramos em um restaurante.
    Motor ainda ligado, marcha lenta para resfriar a turbina, abri o capô para fazer aquelas conferências básicas de nível d´água, pressão de mangueira, etc.
    Pude perceber a força de calor que saía do radiador com a ventilação, deixando tudo com uma temperatura bem acima do uso urbano.
    Faltou realmente a pistola laser para fazer umas conferências.
    Mas uma coisa é certa: tem que deixar a viatura um tempo na lenta, pois se no radiador está aquele calor, imaginem na turbina.

  • #6
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Citação Postado originalmente por EduardoSW Ver Post
    Marcos,

    Parabéns pela insistência, persistência e inteligência.....kkkkkk....Mas confesso que ainda fiquei com uma dúvida em relação à instalação que você fez......Você tirou o + direto da bateria? Instalou algum fusível para proteção e chave liga-desliga em série para o acionamento, ou foi direto mesmo?

    É muito proveitosa essa troca de experiências.....Vou correr atrás do modelo que havia visto no ebay (Digital Temperature Controller Gauge Alarm Engine Watchdog Car Overheating Probe | eBay) e creio também dará certo....Qdo instalar, posto aqui o resultado.....Deve demorar um pouquinho.

    Mais uma vez parabéns a todos.

    Eduardo.
    Chara, este aparelho do link é o mesmo que eu uso de aquário, mas custa mais de 3x!!!!! Este meu funciona 100%, só tem que fazer uma abraçadeira ou uma pecinha para fixar. Veja:

    New Automatic Digital Temperature Controller Thermostat 12V Control Switch Ea | eBay
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #7
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    Boa Noite pessoal.

    Fiz uma viagem este final de semana, cerca de 250 km ida e volta. Estava quente por aqui e na viagem procurei manter a rotação do motor em 3000 rpm. Como já comentei aqui, tenho instalado o Spia eletrônico da Donatti com sensor no cabeçote. Este spia está configurado para disparar o alarme em 99ºC. Acontece que nessa rotação a temperatura passou dos 99ºC. Resolvi testar e insisti em manter a rotação, sempre cuidando a temperatura do Spia e do painel (marcador original).

    A temperatura do Spia chegou a 107ºC e no painel não moveu nada. Ficou coisinha abaixo do meio, como sempre.

    Já relatei aqui em algum lugar, que logo que comprei o ponteiro subiu um pouco acima do meio elevei num mecânico espec. toy e troquei radiador, fluido, tampa e tudo ok. Isso prova que o marcador original funciona (pelo menso o da minha VTR), embora ele suba muito rápido e fica fácil de causar algum dano no motor antes que se perceba.

    O meu relato aqui é para passar essa informação, QUE A 107ºC DE TEMPERATURA DO CABEÇOTE O TERMÔMETRO DO PAINEL NÃO SE MEXE NADA.

    Notem que meu sensor é no cabeçote e não na água.

    Algumas observações:

    - 3000 RPM é (ou deveria ser) normal para se andar com esse motor sem estar forçando ele.

    - se essa rotação é normal, está certo o marcador não passar do meio.

    - se as duas afirmações anteriores são verdadeiras, os 107ºC marcados no Spia é uma temperatura normal da superfície externa do cabeçote do motor.

    Aguardo comentários dos amigos.

    PS. Confesso que fiquei com medo quando marcou os 107ºC.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #8
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Boa Noite pessoal.

    Fiz uma viagem este final de semana, cerca de 250 km ida e volta. Estava quente por aqui e na viagem procurei manter a rotação do motor em 3000 rpm. Como já comentei aqui, tenho instalado o Spia eletrônico da Donatti com sensor no cabeçote. Este spia está configurado para disparar o alarme em 99ºC. Acontece que nessa rotação a temperatura passou dos 99ºC. Resolvi testar e insisti em manter a rotação, sempre cuidando a temperatura do Spia e do painel (marcador original).

    A temperatura do Spia chegou a 107ºC e no painel não moveu nada. Ficou coisinha abaixo do meio, como sempre.

    Já relatei aqui em algum lugar, que logo que comprei o ponteiro subiu um pouco acima do meio elevei num mecânico espec. toy e troquei radiador, fluido, tampa e tudo ok. Isso prova que o marcador original funciona (pelo menso o da minha VTR), embora ele suba muito rápido e fica fácil de causar algum dano no motor antes que se perceba.

    O meu relato aqui é para passar essa informação, QUE A 107ºC DE TEMPERATURA DO CABEÇOTE O TERMÔMETRO DO PAINEL NÃO SE MEXE NADA.

    Notem que meu sensor é no cabeçote e não na água.

    Algumas observações:

    - 3000 RPM é (ou deveria ser) normal para se andar com esse motor sem estar forçando ele.

    - se essa rotação é normal, está certo o marcador não passar do meio.

    - se as duas afirmações anteriores são verdadeiras, os 107ºC marcados no Spia é uma temperatura normal da superfície externa do cabeçote do motor.

    Aguardo comentários dos amigos.

    PS. Confesso que fiquei com medo quando marcou os 107ºC.
    A água sob pressão eleva seu ponto de fervura.
    Ainda mais se estiver com aditivo adequado.
    Por isso, o que não pode ter no sistema é vazamento, para que não perca a pressão.
    Veja esse aditivo da Radiadores Visconde.
    Eleva o ponto de ebulição para 163° C.
    Aprovado perlo INMETRO.
    Existem outras marcas com características semelhantes.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -wp_000439.jpg  

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Boa Noite pessoal.

    Fiz uma viagem este final de semana, cerca de 250 km ida e volta. Estava quente por aqui e na viagem procurei manter a rotação do motor em 3000 rpm. Como já comentei aqui, tenho instalado o Spia eletrônico da Donatti com sensor no cabeçote. Este spia está configurado para disparar o alarme em 99ºC. Acontece que nessa rotação a temperatura passou dos 99ºC. Resolvi testar e insisti em manter a rotação, sempre cuidando a temperatura do Spia e do painel (marcador original).

    A temperatura do Spia chegou a 107ºC e no painel não moveu nada. Ficou coisinha abaixo do meio, como sempre.

    Já relatei aqui em algum lugar, que logo que comprei o ponteiro subiu um pouco acima do meio elevei num mecânico espec. toy e troquei radiador, fluido, tampa e tudo ok. Isso prova que o marcador original funciona (pelo menso o da minha VTR), embora ele suba muito rápido e fica fácil de causar algum dano no motor antes que se perceba.

    O meu relato aqui é para passar essa informação, QUE A 107ºC DE TEMPERATURA DO CABEÇOTE O TERMÔMETRO DO PAINEL NÃO SE MEXE NADA.

    Notem que meu sensor é no cabeçote e não na água.

    Algumas observações:

    - 3000 RPM é (ou deveria ser) normal para se andar com esse motor sem estar forçando ele.

    - se essa rotação é normal, está certo o marcador não passar do meio.

    - se as duas afirmações anteriores são verdadeiras, os 107ºC marcados no Spia é uma temperatura normal da superfície externa do cabeçote do motor.

    Aguardo comentários dos amigos.

    PS. Confesso que fiquei com medo quando marcou os 107ºC.
    CLANDIO

    Como estes termômetros que venho sugerindo são para isto mesmo , nos alertar sobre SUPERAQUECIMENTO e como tb falei que somos NÓS QUE TEREMOS QUE DETERMINAR A QUAL TEMPERATURA DEVEREMOS COLOCAR O SINAL DE ALERTA PARA TOCAR , pq não temos esta informação da TOYOTA e que em cada caso de termômetro RACETRONIX ( água ) SPIA ELETRÔNICO ( bloco do motor ) tem as suas TEMPERATURAS DISTINTAS DE NORMALIDADE .

    No motor MWM 2.8 ( COMO REFERÊNCIA ) a temperatura de serviço da água vaira de 80ºC a 87ºC e do óleo do motor entre 100ºC a 115ºC .

    E como o seu SPIA esta no bloco , QUE NÃO É NO ÓLEO ???? Acredito que no bloco MARCARÁ uma temperatura menor do que se ele estivesse no ÓLEO , e por conseguinte , ACHO QUE ESTA TEMPERATURA DO BLOCO QUE VC VIU NO SEU CARRO de 107ºC e como eu carro esta todo OK , SUGIRO a vc colocar como TEMPERATURA DE TOCAR O ALARME EM SEU CARRO DE 110ºC que estaria numa margem de segurança boa , pois como vc mesmo afirmou que andou a 3.000 rpm e que concordo que não forçou nada e se vc colocar APENAS 3ºC a mais desta temperatura atingida NUMA SITUAÇÃO NORMAL , vc estará bem seguro contra um SUPERAQUECIMENTO .

    Minha opinião .

    Abraço

  • #10
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CLANDIO

    Como estes termômetros que venho sugerindo são para isto mesmo , nos alertar sobre SUPERAQUECIMENTO e como tb falei que somos NÓS QUE TEREMOS QUE DETERMINAR A QUAL TEMPERATURA DEVEREMOS COLOCAR O SINAL DE ALERTA PARA TOCAR , pq não temos esta informação da TOYOTA e que em cada caso de termômetro RACETRONIX ( água ) SPIA ELETRÔNICO ( bloco do motor ) tem as suas TEMPERATURAS DISTINTAS DE NORMALIDADE .

    No motor MWM 2.8 ( COMO REFERÊNCIA ) a temperatura de serviço da água vaira de 80ºC a 87ºC e do óleo do motor entre 100ºC a 115ºC .

    E como o seu SPIA esta no bloco , QUE NÃO É NO ÓLEO ???? Acredito que no bloco MARCARÁ uma temperatura menor do que se ele estivesse no ÓLEO , e por conseguinte , ACHO QUE ESTA TEMPERATURA DO BLOCO QUE VC VIU NO SEU CARRO de 107ºC e como eu carro esta todo OK , SUGIRO a vc colocar como TEMPERATURA DE TOCAR O ALARME EM SEU CARRO DE 110ºC que estaria numa margem de segurança boa , pois como vc mesmo afirmou que andou a 3.000 rpm e que concordo que não forçou nada e se vc colocar APENAS 3ºC a mais desta temperatura atingida NUMA SITUAÇÃO NORMAL , vc estará bem seguro contra um SUPERAQUECIMENTO .

    Minha opinião .

    Abraço
    Guilherme.
    Concordo com tudo o que disseste. Só fiquei na dúvida com relação a afirmação que a temperatura do bloco será menor que a do óleo.
    Penso que não. Uma das funções do óleo é resfriar o motor e pela lei da física, se não me engano, a temperatura sempre flui do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. Sendo assim, o óleo deve retirar calor do cabeçote e por isso acho que o cabeçote tem maior temperatura que o óleo.

    Portanto, NO MEU RACIOCÍNIO, o cabeçote é o corpo de maior temperatura e o óleo o de menor temperatura. Essas temperaturas, durante o funcionamento normal do motor, nunca irão se igualar.

    Aguardo comentários dos amigos.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Guilherme.
    Concordo com tudo o que disseste. Só fiquei na dúvida com relação a afirmação que a temperatura do bloco será menor que a do óleo.
    Penso que não. Uma das funções do óleo é resfriar o motor e pela lei da física, se não me engano, a temperatura sempre flui do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. Sendo assim, o óleo deve retirar calor do cabeçote e por isso acho que o cabeçote tem maior temperatura que o óleo.

    Portanto, NO MEU RACIOCÍNIO, o cabeçote é o corpo de maior temperatura e o óleo o de menor temperatura. Essas temperaturas, durante o funcionamento normal do motor, nunca irão se igualar.

    Aguardo comentários dos amigos.

    CLANDIO

    Vamos conversando na boa , como sabe sou médico , e não engenheiro mecânico , mas vamos lá na boa prosa.

    Tenho no meu conceito que :

    1- O óleo não foi feito para resfriar o motor e sim lubrificar e ele esquenta pq as partes metalicas do motor estão quente pelo funcionamento do motor , UM PONTO DE MINHA REFERENCIA .

    2- Quem tem a função de resfriar o motor é a água que passa pelas galerias de água dentro do motor que em contato com as partes metalicas do motor farão com que o motor se resfrie e o óleo tb . Ou seja a água resfriaria o óleo e as partes metálicas e na maioria dos carros de motores de grande potência/performance , existe um radiador separado para o óleo , ou seja tem o radiador de água e um radiador de óleo , pq só a água não é suficiente para esfriar o motor e o óleo .

    3- Como tenho o exemplo do motor MWM das temperaturas da água e do óleo e a do óleo é maior do que a da água ? Por analogia no motor TOYOTA isto seria o mesmo.

    4- E o pq que eu acho que a temperatura deste SPIA marcaria uma temperatura mais baixa do que a do óleo ???? Pq o SPIA esta fixado no lado externo do motor , sofrendo um resfriamento pelo contato com o ar , o vento que passa pelo motor com o carro em movimento e o óleo esta preso lá dentro do motor sem o contato com o vento .

    Posso estar errado neste meu conceito , ou forma de ver o que acontece no funcionamento do carro .

    Abração

  • #12
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Pistola na mão!
    Já sei a temperatura de frezzer, geladeira, lâmpada decróica, água corrente, sopa de capeletti, testa de filho.
    Enfim, tudo que passou pela minha frente ontem.
    Só falta usar a viatura durante o final de semana.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pistola-laser.jpg   -pistola-laser-ligada.jpg  

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