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  • #1
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    Citação Postado originalmente por calhiandro Ver Post
    Pessoal, instalei a alguns dias o spia eletrônico da donatti. Fiz recentemente uma viagem a patos-pb. Daqui de onde eu moro são 300 kms passa por duas serras: tara e texeira. Bom na ida a temperatura variou de 82 a 93. Fiquei curioso pra ver a volta. A primeira serra bem mais ingrime subindo com ar condicionado ligado a temperatura chegou a 100 graus, na outra a temperatura chegou a 99 graus. Nas duas situações o ponteiro da temperatura nem se tremeu permaneceu no centro. Tem relatos de pessoas aqui neste tópico que a temperatura chegou aos 107 graus.

    Vixe! Ia ficar agoniado com tamanha diferença pro termômetro da água, mesmo ciente que a medição do material é completamente distinta...
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #2
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    Citação Postado originalmente por calhiandro Ver Post
    Pessoal, instalei a alguns dias o spia eletrônico da donatti. Fiz recentemente uma viagem a patos-pb. Daqui de onde eu moro são 300 kms passa por duas serras: tara e texeira. Bom na ida a temperatura variou de 82 a 93. Fiquei curioso pra ver a volta. A primeira serra bem mais ingrime subindo com ar condicionado ligado a temperatura chegou a 100 graus, na outra a temperatura chegou a 99 graus. Nas duas situações o ponteiro da temperatura nem se tremeu permaneceu no centro. Tem relatos de pessoas aqui neste tópico que a temperatura chegou aos 107 graus.
    Calhandro. A minha chegou a 107ºC em subida de serra, com temperatura ambiente em torno de 35 a 38ºC e motor a 3000 RPM e 5ª marcha. Uma serra de uns 7km de extensão. Aconteceu por duas vezes nessa mesma serra. Antes passei nesse lugar, mas não tinha termômetro extra pra ver.

    Em serras menores, nas mesmas condições, a temperatura fica por volta dos 100ºC mesmo.

    Pra ter uma idéia da influência da temperatura externa, andando na cidade, com temp. ambiente em torno dos 20ºC o sensor marca de 80 a 85ºC. Esses dias aqui fez 40ºC e o o sensor marcava 96ºC.

    Uma observação que julgo muito importante e já comentei aqui. Quando se desliga o motor a temperatura do sensor sobe de 10 ou 11ºC (basta ligar a chave para ver). Isso me levou a inferir que aí poderia estar um dos motivos de trinca do cabeçote. Se, por exemplo, em viagem em alta velocidade, no verão, dando uma lenha, a temperatura fica na casa dos 100ºC. O motorista desliga sem esperar baixar a temperatura, tem aí uma situação em que pode trincar o cabeçote, pois ela vai subir uns 10ºC (com o motor desligado parou de circular água).

    Com esse sensor eu controlo a temperatura e só desligo o carro quando baixa de 90ºC. Uma coisa que observei foi que os 2 minutos recomendados pelo manual pra ficar em marcha lenta não é suficiente pra baixar a temperatura de 100ºC pra 90ºC (pra isso leva uns 4 minutos)
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Calhandro. A minha chegou a 107ºC em subida de serra, com temperatura ambiente em torno de 35 a 38ºC e motor a 3000 RPM e 5ª marcha. Uma serra de uns 7km de extensão. Aconteceu por duas vezes nessa mesma serra. Antes passei nesse lugar, mas não tinha termômetro extra pra ver.

    Em serras menores, nas mesmas condições, a temperatura fica por volta dos 100ºC mesmo.

    Pra ter uma idéia da influência da temperatura externa, andando na cidade, com temp. ambiente em torno dos 20ºC o sensor marca de 80 a 85ºC. Esses dias aqui fez 40ºC e o o sensor marcava 96ºC.

    Uma observação que julgo muito importante e já comentei aqui. Quando se desliga o motor a temperatura do sensor sobe de 10 ou 11ºC (basta ligar a chave para ver). Isso me levou a inferir que aí poderia estar um dos motivos de trinca do cabeçote. Se, por exemplo, em viagem em alta velocidade, no verão, dando uma lenha, a temperatura fica na casa dos 100ºC. O motorista desliga sem esperar baixar a temperatura, tem aí uma situação em que pode trincar o cabeçote, pois ela vai subir uns 10ºC (com o motor desligado parou de circular água).

    Com esse sensor eu controlo a temperatura e só desligo o carro quando baixa de 90ºC. Uma coisa que observei foi que os 2 minutos recomendados pelo manual pra ficar em marcha lenta não é suficiente pra baixar a temperatura de 100ºC pra 90ºC (pra isso leva uns 4 minutos)
    Na verdade os 2 minutos é só pra rotação da turbina cair pra não a desligarmos e ela, por conta disso, ficar em alta rotação sem óleo.

    Na teoria o motor suportaria, e o cabeçote tb, esse aumento de temperatura. Mas, vou levar a medição do colega em consideração pra desligar o carro depois de grandes viagens (eu normalmente já espero bem mais que 2 minutos).
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  • #4
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    É verdade dorderf. Medir a temperatura da água e do cabeçote são parâmetros diferentes de temperatura. Estava subindo a serera com duas pessoas dentro do carro, pra um carro deste porte, pode-se dizer que estava praticamente vazio. Imagina subir uma serra dessa forçando bastante e puxando um reboque.
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • #5
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    Escrevi um monte de coisa e não perguntei. Onde tu instalou o sensor? No cabeçote?
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  • #6
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    Ola. Instalei no cabecote

  • #7
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    Clandio instalei o sensor no cabeçote, conforme mostra a figura que vem no kit de instalação. Realmente o manual recomenda ficar dois minutos em marcha lenta após grande esforço do motor, isso é um saco ter que ficar esperando esse tempo! Rssa situação dos 100 graus aconteceu em uma serra bem fechada que é impossivel subir na quinta a 3000 rpm. Quem já subiu ou desceu a serra do texeira sabe disso. Tem curvas que fazem quase um angulo de 90 graus. Subi em 3 e 4 marcha.sempre de 2500 rpm a baixo. Com temperatura ambiente em torno de 37 graus. É quente pra caramba, sertão da paraiba. Já percebi que sempre que desliga o motor auments a temperatura e muito. Teve um momento que segurei 140 km/h e a temeratura foi a 97 graus.
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • #8
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    Como já falamos aqui, o mais importante é tu ir medindo a temperatura nas diversas situações e conhecer o comportamento do teu carro. Quando houver uma variação fora do comportamento conhecido, é sinal de alerta.

    Eu instalei como mostra as fotos nas paginas 2 e 3 deste tópico. Uma posição diferente pode (e deve) dar uma leitura diferente.

    A máxima que chegou na minha VTR foi os 107ºC. Coloquei o alarme para 110ºC. Nesses 107ºC o ponteiro original não mudou a posição, ou seja, ficou coisinha abaixo do meio.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #9
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    Clandio, acabei de olhar as fotos da instalação do seu carro. Instalei no mesmo local que você na primeira rosca depois do tubo de admissão.
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • #10
    Olá bom dia foristas. Estou saudoso de navegar pelas discursões e dúvidas que muito me esclareceram e esclarecem aqui no 4x4 Brasil. Como estou viajando muito por Minas Gerais estou fazendo sempre o acompanhamento da temperatura da água do motor, lembrando que está com fluido de arrefecimento em dias.
    Posso começar dizendo – o óbvio – primeiro das subidonas (cerca de 10km ou mais) que é aí que começamos a ver a variação de temperatura atuar com mais intensidade. No meu caso já chegou a picos de 98° onde prefiro tirar o pé quando estou a mais ou menos 80km/h. Claro que depende de quão íngreme é a ladeira e também da temperatura ambiente. Em regiões mais frias já subi a 100km/h com temperatura da água a 85°. O problema é “segurar” a máquina pois é um puta motor e vai querer sempre voar baixo. Fiz uma viajem para Cataguases-MG e peguei muita reta na BR 116 com asfalto lisinho (110 e 120km/h) e não passou de 83°, e em algumas subidas 85° e em decidas 77° refrigerado pela força do vento. – Com relação a esse detalhe do vento atentem bem para a colocação de faróis auxiliares em frente à grade do motor. Já para regiões mais montanhosas saindo de Belo Horizonte pela BR 381 em Sabará-MG a temperatura média fica sempre em 87° em picos de 98° quando se chega no cume da montanha. A não ser quando numa decida a refrigeração do radiador em contato com o vento reduz para 85° até 83°. O interessante é que quando a temperatura sobe drasticamente ela vota rapidamente para a ultimo maior valor registrado. Creio que numa viajem tranquila a variação no meu motor é entre mais ou menos 10 a 15 graus, ou seja num espaço de 83° a 98°.
    Talvez esses níveis sejam diferentes – e são – de motor para motor. Depois do meu primeiro esquente por força-lo muito posso dizer que descobri uma coisa boa nisso tudo que foi o prazer de dirigir, - curtir paisagens, preocupar-se em chegar e não voar feito louco como eu fazia forçando em até 160km/h, subindo a 130km/h e o mais relevante: aprender a ser ultrapassado e dar passagem, pois não suportava isso.
    As dicas do doutor Guilherme quanto à temperatura e sua experiência com esse motor foi um dos maiores achados aqui no fórum quando eu estava numa situação infeliz parecida, mas que não chegou num desfecho trágico como queima de cabeçote, fazer motor ou coisa parecida. Colocar o sensor é como se você estivesse conversando sempre com o carro, entendendo-o e respeitando seus limites, pois há de convir que no meu caso é uma máquina com seus 10 anos cravados e 245000 km rodados. Usar o sensor é como se fosse participar de um enduro de regularidade, e para mim que já cheguei a rodar 3000km por semana é imprescindível absorver esse raciocínio. Sem contar nos outros itens de manutenção e vencimento de óleos e filtro que vão te dar uma autonomia maior no combustível aliado com a velocidade de cruzeiro. (Em viagem com tudo novo já fiz mais de 600km com um tanque.)
    Desculpem-me estender tanto assim! Sou dos entusiastas que levantam a bandeira para a questão da instalação do sensor e também do modo de dirigir. Como eu disse busquem o prazer que essa máquina podem lhes proporcionar. Só fico receoso em intercoolar visto que não acho lugar que faça em BH e informações sobre alguma restrição quanto ao Km do meu motor. No mais só alegria e pé na estrada.
    -cam00069.jpg

  • #11
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    Dadoground, seu sensor medi a temperatura da água? O da maioria aqui medi a temperatura do cabeçote e mesmo medindo a temperatura do cabeçote a variação é bem parecida com essa sua.
    Grande abraço.
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • #12
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    Citação Postado originalmente por calhiandro Ver Post
    Dadoground, seu sensor medi a temperatura da água? O da maioria aqui medi a temperatura do cabeçote e mesmo medindo a temperatura do cabeçote a variação é bem parecida com essa sua.
    Grande abraço.
    Calhiandro, acredito que o sensor dele é o Racetronix, que mede a temperatura da água.
    Também comprei um desse após ler este tópico, mas ainda não consegui alguém pra instalar. Já levei em dois lugares e não sabiam como fazer. No primeiro, fiz alguns serviços, alem de instalar um voltímetro. Então, ele deixou o voltímetro funcionando, mas não sabia como instalar o sensor. Tentou utilizar no original, mas não deu certo.
    Já li este topico inteiro há um tempo atrás. Algum amigo poderia me tirar esta dúvida. Em que local é.instalado o sensor de temperatura de água Racetronix? É necessário mesmo fazer furo, como já li? Onde é feito? Será que alguém tem uma foto da instalação?

    Estava ansioso pra começar.a monitorar a temperatura da viatura, mas até agora não consegui.
    Aliás, tenho uma SW4 93 2.8D.

    Um abraço

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