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  • #1
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Pistola laser comprada!
    Chega semana que vem.
    Vocês vão sugerindo e, eu, medindo.
    Vai dar para medir temperatura até do porta-luvas


    ESSE É O GLAICON QUE CONHEÇO

    Amigo sou muito parecido com vc , um dia comprei um carregador de baterias para carregar a bateria do meu SONAR do barco , e acabei deixando pegar chuva e deu defeito .

    Comprei outro e precisei de carregar a bateria do carro ( ENGESA com MWM 2.8 ), PUTZ GRILA não carregou , daí comprei outra bateria pq achei que a bateria estava ruim , e no dia seguinte a bateira nova descarregou , DAÍ coloquei o carregador novo para carregar e no dia seguinte nada de carga na bateria AÍ EU PQP 1.000.000 DE VEZES , a minha bateria velha mnão estava ruim , e fui ler o " MANUEL " do carregador novo que comprei e lá DIZ : carregador para BATERIAS DE ATÉ 20A , PQP a bateria do ENGESA é de 90A .

    Puto que já estava imagina né ????? Fui lá e COMPREI OUTRO CARREGADOR para baterias de até 90A , queria comprar um carregador para baterias de até 150A mas incrível que possa parecer embora a minha cidade tenha 500.000 habitantes MAS AINDA É UMA CIDADE DO INTEROOR e em nenhuma loja que vende este material tinha um CARREGADOR DE BATERIAS PARA BATERIAS DE ATÉ 150A , tem na internet pela metade do preço MAS EU QUERIA NAQUELE MOMENTO E NÃO QUEIRA ESPERAR NEM MAIS UM SEGUNDO e comprei um VONDER .

    Meu amigo vizinho tem uma BAND antiga com bateria de 150 A e descarregou , eu emprestei a ele e disse que achava que não carregaria , MAS CARREGOU .

    É que o outro carregador que comprei era para para até 20A e a do ENGESA é de 90 , a diferença é muito grande , mas este de até 90A deu para carregar a bateria de 150A da BAND , pelo menos meu vizinho se safou do problema .

  • #2
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    ESSE É O GLAICON QUE CONHEÇO

    Amigo sou muito parecido com vc , um dia comprei um carregador de baterias para carregar a bateria do meu SONAR do barco , e acabei deixando pegar chuva e deu defeito .

    Comprei outro e precisei de carregar a bateria do carro ( ENGESA com MWM 2.8 ), PUTZ GRILA não carregou , daí comprei outra bateria pq achei que a bateria estava ruim , e no dia seguinte a bateira nova descarregou , DAÍ coloquei o carregador novo para carregar e no dia seguinte nada de carga na bateria AÍ EU PQP 1.000.000 DE VEZES , a minha bateria velha mnão estava ruim , e fui ler o " MANUEL " do carregador novo que comprei e lá DIZ : carregador para BATERIAS DE ATÉ 20A , PQP a bateria do ENGESA é de 90A .

    Puto que já estava imagina né ????? Fui lá e COMPREI OUTRO CARREGADOR para baterias de até 90A , queria comprar um carregador para baterias de até 150A mas incrível que possa parecer embora a minha cidade tenha 500.000 habitantes MAS AINDA É UMA CIDADE DO INTEROOR e em nenhuma loja que vende este material tinha um CARREGADOR DE BATERIAS PARA BATERIAS DE ATÉ 150A , tem na internet pela metade do preço MAS EU QUERIA NAQUELE MOMENTO E NÃO QUEIRA ESPERAR NEM MAIS UM SEGUNDO e comprei um VONDER .

    Meu amigo vizinho tem uma BAND antiga com bateria de 150 A e descarregou , eu emprestei a ele e disse que achava que não carregaria , MAS CARREGOU .

    É que o outro carregador que comprei era para para até 20A e a do ENGESA é de 90 , a diferença é muito grande , mas este de até 90A deu para carregar a bateria de 150A da BAND , pelo menos meu vizinho se safou do problema .

    Olá Dr., O carregador de bateria fornece aproximadamente 1/10 da corrente da bateria...bateria de 90A, carregador de 9A.
    Ahhh...mas só funciona assim? Não, mas o tempo de carga varia...se o carregador tiver muita amperagem(corrente), carrega mais rápido, mas isso reduz a vida útil da bateria...e se tiver menos amperagem(corrente), aí demora mais a carregar. Se diminuir mais, chega o ponto em que não carrega nada, pois a corrente que entra fica igual a perda natural de carga da bateria.
    Faça as contas e voce vai entender por que o carregador pra 20A não carregou a de 90A, mas o de 90A carregou a de 150A.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Olá Dr., O carregador de bateria fornece aproximadamente 1/10 da corrente da bateria...bateria de 90A, carregador de 9A.
    Ahhh...mas só funciona assim? Não, mas o tempo de carga varia...se o carregador tiver muita amperagem(corrente), carrega mais rápido, mas isso reduz a vida útil da bateria...e se tiver menos amperagem(corrente), aí demora mais a carregar. Se diminuir mais, chega o ponto em que não carrega nada, pois a corrente que entra fica igual a perda natural de carga da bateria.
    Faça as contas e voce vai entender por que o carregador pra 20A não carregou a de 90A, mas o de 90A carregou a de 150A.


    ÔHHHHH SANDRO_VENTANIA

    Qdo vc começou aqui , perguntava tudo e agora vc esta fera demais , mas estou ficando velho e meio burro , não tenho vergonha de perguntar aquilo que não entendo .

    Na sua reposta entendí quase tudo , QUASE , qdo vc falou para eu fazer as contas aí o bicho pegou , pois sei que com uma amperagem menor levará mais tempo para carregar mas não entendo o pq que um carregador de 20A não carregou a bateria de 90A e o carregador de 90A carregou a bateria de 150A se em ambos os carregadores a carga do carregador foi em CARGA LENTA que foi de 7a/h .

    Na minha cabeça 7a/h num carregador de 90A teria a mesma capacidade de carragamento de um carregador de 20A a 7a/h , mas o resultado não foi o mesmo , o de 20A não carregou e o de 90 carregou .

    Não sei se me fiz entender a minha dúvida , se a carga de carregamento é a mesma nos dois carregadores , pergunto: PORQUE QUE O CARREGADOR DE 20A NÃO CARREGOU A BATERIA DE 90A mesmo eu deixando ele ligado por 3 dias ( 72hs ligado ) pois se a bateria é de 90A e o carregador carrega 7a/h , SERIAM NESCESSÁRIOS QUASE 13 HS PARA UMA CARGA COMPLETA CONSIDERANDO QUE A BATERIA ESTIVESSE TODA DESCARREGADA .

    Sei tb que se eu tivesse comprado um carregador de 500A a forma correta de carregar uma bateria para que ela dure bastante tempo , não devemos carrega-la com uma carga MAIOR DO QUE 10% DA SUA CAPACIDADE ou seja numa bateria de 90A NÃO DEVEMOS DAR CARGA NELA COM MAIS DE 9A , sei disto .

    Mas me explica a minha dúvida acima SEM MANDAR EU FAZER CONTAS rsrsrsrsrsrsrsrs . Que é : PORQUE QUE O CARREGADOR DE 20A NÃO CARREGOU A BATERIA DE 90A ?????????????? E O CARREGADOR DE 90A CARREGOU A BATERIA DE 150A ???????????????????????????? SE AMBOS OS CARREGADORES CARREGARAM COM CARGA DE 7A/H
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  • #4
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    Clandio...esses 107º foi na estrada normal? E se voce estivesse subindo uma serra? No meu carro eu vi a temperatura que chegou subindo um boa serra e aí dei mas 5º de margem.
    O óleo é importante no motor, e mais importante ainda é manter o óleo dentro de uma temperatura ideal, nem frio e nem quente demais...quando o óleo superaquece ele perde seu poder de lubrificação, aumenta o desgaste do motor e aumenta a temperatura do motor por aumentar o atrito entre as partes moveis.
    Eu já comecei a estudar (já até comprei algumas peças), a instalação de um radiador de óleo...e não é só eu não...tem mais um amigo daqui do grupo fazendo o mesmo na SW4 dele.

    ps: mais um pitaqueiro...he he he.
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Clandio...esses 107º foi na estrada normal? E se voce estivesse subindo uma serra? No meu carro eu vi a temperatura que chegou subindo um boa serra e aí dei mas 5º de margem.
    O óleo é importante no motor, e mais importante ainda é manter o óleo dentro de uma temperatura ideal, nem frio e nem quente demais...quando o óleo superaquece ele perde seu poder de lubrificação, aumenta o desgaste do motor e aumenta a temperatura do motor por aumentar o atrito entre as partes moveis.
    Eu já comecei a estudar (já até comprei algumas peças), a instalação de um radiador de óleo...e não é só eu não...tem mais um amigo daqui do grupo fazendo o mesmo na SW4 dele.

    ps: mais um pitaqueiro...he he he.
    Sandro, fiquei muito interessado nessa história do radiador do óleo. Pensei que minha SW tivesse!
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por dorderf Ver Post
    Sandro, fiquei muito interessado nessa história do radiador do óleo. Pensei que minha SW tivesse!

    Existe dentro do motor um trocador de calor com a água...mas a eficiencia não é a mesma, imagina trocar calor entre óleo quente e água fervente...não rola, né...he he he.
    Segundo já li, dá pra baixar uns 20º colocando radiador de óleo.
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Existe dentro do motor um trocador de calor com a água...mas a eficiencia não é a mesma, imagina trocar calor entre óleo quente e água fervente...não rola, né...he he he.
    Segundo já li, dá pra baixar uns 20º colocando radiador de óleo.
    Outro ponto que eu acho meio controverso é baixar a temperatura do óleo desse jeito. Será que isso não influencia negativamente na temperatura para a qual o motor foi projetado?
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  • #8
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    Olha eu com o ACHISMO DE NOVO , embora o SANDRO_VENTANIA tenha lido em algum lugar que o radiador de óleo consegue abaixar a temperatura em 20ºC EU ACHO ISTO MUITO POUCO PROVÁVEL , como exemplo o radiador de água , que já foi constatado aqui pelo GLAICON naquele APERELHINHO dele que mediu a temperatura na mangueira da água da entrada do radiador ( água quente que vem do motor ) e na mangueira que sai do radiador por baixo ( água resfriada pelo radiador e que vai resfriar o motor ) e não deu 20º de diferença e olha que o radiador de água é um monstro em relação ao radiador de óleo e a água tem um coeficiente de troca de calor muito maior do que o do óleo . Não acredito em tudo que leio , como exemplo um participante aqui do forum escreveu aqui que a SW4 dele fazia 16 /16,5 km/h , mesmo ele falando eu não acreditei , só não falei isto para ele , respeitei a fala dele .
    4X4 Brasil

  • #9
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    Citação Postado originalmente por dorderf Ver Post
    Outro ponto que eu acho meio controverso é baixar a temperatura do óleo desse jeito. Será que isso não influencia negativamente na temperatura para a qual o motor foi projetado?

    Ihhh...mas nunca que o radiador vai fazer o motor trabalhar fora da temperatura ideal, quem realmente controla a temperatura do motor é a água e sua válvula termostática.
    O radiador de óleo vai ajudar o sistema a manter-se na temperatura ideal, ajudando no arrefecimento quando a temperatura quer extrapolar e mantendo o óleo com bom indice de lubrificação.
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  • #10
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    Medições-Chaleira do radiador

    Sequência de fotos:
    1)80 Km/h - 1ª medição;
    2) 80 Km/h - 2ª medição;
    3) 100 a 120 Km/h, mais mudanças de marcha, forçando motor - 1ª medição;
    4)100 a 120 Km/h, mais mudanças de marcha, forçando motor - 2ª medição;
    5) 100 Km/h, marcha normal (velocidade cruzeiro) - 1ª medição;
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -wp_000611.jpg   -wp_000622.jpg   -wp_000628.jpg   -wp_000641.jpg   -wp_000646.jpg  

  • #11
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    Comparações.

    Senhores, ontem fiz uma viagem bate-volta à Blumenau.
    Claro que a pistola laser foi junto!
    A primeira intenção era rodar 100 Km´s com velocidade média de 100 Km/h e fazer as medições, mas as quatro paradas ao longo da rodovia por conta de obras ou estreitamentos de pista, me fizeram desistir deste parâmetro.
    Assim, após pegar a BR 470 (pista simples) o jeito foi rodar nos 80 Km/h.
    Depois de rodar aquele trecho, mais uns 15 km´s nessa tocada, parei num restaurante e, rapidamente, motor ligado, capô aberto, pistola na mão, efetuei as primeiras medições.
    Depois de tomadas as primeiras temperaturas, aguardei uns quatro minutos, ainda com motor ligado, refazendo todas as medidas, desta feita buscando saber a capacidade de resfriamento do sistema.
    Na volta, com a pista mais liberada e menos obras, rodei entre Itajaí e Balneário Camboriú em velocidades variando entre 110 e 120 Km/h.
    Ao passar Balneário Camboriú o trânsito baixou a velocidade para 90 Km/h, então joguei para 4ª marcha visando manter o giro elevado.
    Ao chegar na subida do Morro dos Cavalos continuei nessa tocada.
    Ao cair para 70 Km/h por conta do trânsito, joguei a 3ª marcha para não deixar a rotação cair, subindo o morro por 1,5 Km ou 2, até chegar ao topo, parando a viatura rapidamente, e fazendo novas medições.
    Quanta diferença! Temperatura muito mais elevada no cabeçote, variando 30° C à mais que uma tocada normal.
    Altamente preocupante.
    Depois disto, aguardando 4 minutos, motor ligado, refiz as medições.
    Finalmente, no trecho bom de dirigir, entre Tijucas e trevo de acesso a Governador Celso Ramos, rodei mais de 20 Km´s direto a 100 Km/h, sem mudar marcha, nem forçar o motor pra nada.
    Nova parada e medições em seguida e depois de 4 minutos.
    Resumindo: forçar muito o motor é altamente perigoso para a viatura.
    A variação de temperatura no cabeçote é absurda, podendo, realmente, comprometê-lo.
    E isto porque são medições externas das peças. Imaginem dentro!
    Como a quantidade de fotos é grande, farei os posts juntando as medições de cada peça, identificando as condições de medida.
    Nas três paradas as temperaturas ambiente eram de 17°, 20° e 18°C, respectivamente, ou seja, com pouca variação.
    Por ser a peça mais importante, comecemos pelo cabeçote.
    Como a postagem permite só cinco fotos por vez, dispensarei a última medida na marcha lenta, pois a variação é pequena em relação à medição logo depois da parada.
    Sequência de fotos:
    1)80 Km/h - 1ª medição;
    2) 80 Km/h - 2ª medição;
    3) 100 a 120 Km/h, mais mudanças de marcha, forçando motor - 1ª medição;
    4)100 a 120 Km/h, mais mudanças de marcha, forçando motor - 2ª medição;
    5) 100 Km/h, marcha normal (velocidade cruzeiro) - 1ª medição;
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -wp_000608.jpg   -wp_000614.jpg   -wp_000626.jpg   -wp_000636.jpg   -wp_000644.jpg  

  • #12
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    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Clandio...esses 107º foi na estrada normal? E se voce estivesse subindo uma serra? No meu carro eu vi a temperatura que chegou subindo um boa serra e aí dei mas 5º de margem.
    O óleo é importante no motor, e mais importante ainda é manter o óleo dentro de uma temperatura ideal, nem frio e nem quente demais...quando o óleo superaquece ele perde seu poder de lubrificação, aumenta o desgaste do motor e aumenta a temperatura do motor por aumentar o atrito entre as partes moveis.
    Eu já comecei a estudar (já até comprei algumas peças), a instalação de um radiador de óleo...e não é só eu não...tem mais um amigo daqui do grupo fazendo o mesmo na SW4 dele.

    ps: mais um pitaqueiro...he he he.
    Sandro.

    Na estrada normal a temperatura ficou entre 99ºC e 102ºC. Na serra, não muito forte, de uns 6 ou 7 km é que foi para 107ºC

    Antes de colocar esse medidor adicional, fiz algumas viagens mantendo essa rotação de 3000 RPM até mais um pouquinho e o ponteiro do painel nunca mexeu.

    Acredito que o motor tá funcionando legal. Meu sistema de arrefecimento foi todo revisado a um ano atrás com troca do radiador e tampa inclusive.

    Esqueci de falar que na segunda-feira de manhã fui olhar a água do radiador e reservatório, com motor frio e os níveis estão exatamente os mesmos de um ano atrás quando fiz a tal revisão. Nunca completei água.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

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