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  • #1

  • #2
    Usuário Avatar de Marcos Carvalho
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    Clandio, Vimos a opnião do Dr. Guilherme sobre a necessidade dos dois sistemas, para não haver possobilidade de falhas, você que colocou em sua VTR o Spia Eletrônico, vai também colocar o Racetronix? Acho que só o Spia resolve, qual é sua opnião?
    "TOYOTA HILUX SW4 99 3.0 TURBO, VERDE METÁLICA, 1KZT"http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post1969336

  • #3
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    Boa noite Marcos.
    Eu não penso em colocar dois sistemas. Optei pelo spia eletrônico por que ele mede a temperatura na superfície do metal, no meu caso o famigerado cabeçote. Caso falte água, por um vazamento por exemplo, ele continuará medindo a temperatura, pois é a do metal que ele mede. No caso do sensor que fica na água, no caso de falta desta, ele não provavelmente falhará. Porém antes de parar de marcar por falta de água, ACHO, veja bem, ACHO que ele acusará o aumento de temperatura.

    Abraços

    Clandio

  • #4
    Usuário Avatar de Marcos Carvalho
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    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Boa noite Marcos.
    Eu não penso em colocar dois sistemas. Optei pelo spia eletrônico por que ele mede a temperatura na superfície do metal, no meu caso o famigerado cabeçote. Caso falte água, por um vazamento por exemplo, ele continuará medindo a temperatura, pois é a do metal que ele mede. No caso do sensor que fica na água, no caso de falta desta, ele não provavelmente falhará. Porém antes de parar de marcar por falta de água, ACHO, veja bem, ACHO que ele acusará o aumento de temperatura.

    Abraços

    Clandio
    Concordo Clandio, bote "FAMIGERADO" cabeçote nisso......rs

    Estou convencido em comprar o Spia, já dei até uma olhada no site, creio que em virtude de seus conselhos e dos de Dr Guilherme, o estoque até já acabou, quem sabe podemos nos mobilizar, aproveitando a força de nosso grupo e começar a pedir descontos especiais? Pois somos muitos!
    "TOYOTA HILUX SW4 99 3.0 TURBO, VERDE METÁLICA, 1KZT"http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post1969336

  • #5
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    Em novembro do ano passado, andando na cidade o ar condicionado parou de resfriar e o ponteiro da temperatura movimentou-se oscilando para depois da marca central, pouca coisa, mas movimentou-se. Pra minha sorte estava perto de uma oficina especializada Toyota e parei ali. Coloquei radiador novo e revisei todo o sistema de arrefecimento.

    Fiquei com receio de que tinha trincado o cabeçote, mas até hoje nem um sinal. Nunca precisei completar água. Acho que o cabeçote tá OK.

    Conto isso pra levar em conta que o termômetro original marca a elevação da temperatura, porém ele só se movimenta quando já está quase superaquecido e é rápido. Penso que se não fosse o ar condicionado ter parado, não teria visto o aumento da temperatura a tempo.

    Por isso, com o sistema todo revisado a pouco tempo, acho que um dispositivo adicional já é suficiente. Com certeza se tiver dois adicionais é melhor.

    Como já foi dito aqui, o sistema de arrefecimento das nossas VTR tem que estar 100%. Revisão uma vez por ano.

    Abraços

    Clandio

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Em novembro do ano passado, andando na cidade o ar condicionado parou de resfriar e o ponteiro da temperatura movimentou-se oscilando para depois da marca central, pouca coisa, mas movimentou-se. Pra minha sorte estava perto de uma oficina especializada Toyota e parei ali. Coloquei radiador novo e revisei todo o sistema de arrefecimento.

    Fiquei com receio de que tinha trincado o cabeçote, mas até hoje nem um sinal. Nunca precisei completar água. Acho que o cabeçote tá OK.

    Conto isso pra levar em conta que o termômetro original marca a elevação da temperatura, porém ele só se movimenta quando já está quase superaquecido e é rápido. Penso que se não fosse o ar condicionado ter parado, não teria visto o aumento da temperatura a tempo.

    Por isso, com o sistema todo revisado a pouco tempo, acho que um dispositivo adicional já é suficiente. Com certeza se tiver dois adicionais é melhor.

    Como já foi dito aqui, o sistema de arrefecimento das nossas VTR tem que estar 100%. Revisão uma vez por ano.

    Abraços

    Clandio


    CLANDIO

    já foi muito falado isto aqui , vc repetiu e vou repetir de novo :

    O TERMÔMETRO ORIGINAL DO CARRO NÃO MARCA CORRETO , por isto perdemos muitos motores e por isto insentivei a todos em colocar um TERMÔMETRO ADICICIONAL OU DOIS , e citei o que eu coloquei que foi o RACETRONIX 9 Mede a temperatura da água ) e o SPIA ELETRÔNICO ( mede a temperatura do bloco ) .

    Com isto acredito que a venda destes term´~omeros gtem crescido muito , inclusive eu iria colocar o SPIA ano passado e tinha acabado do estoque e agora vejo que a DONATTI4X4 recolocou no estoque , e pelo aspecto visual nas fotos , eles mudaram o modelo e esta muito parecido com o RACETRONIX .

    Pergunto aos que já compraram este SPIA ELETRÔNICO modelo 2013 se tem na embalagem o fabricante e se possível colocar aqui pra gente .

    E acho que já citei aqui que na semana passada o caminhão F-4000 da ASSOCIAÇÃO DE POMBOS CORREIOS DE CAMPOS foi salvo pelo RACETRONIX que instalei nele semana passada . Mais um prejuízo que deixou de ter por causa do TERMÔMETRO extra que colocamos .

    SÓ PRA LEMBRAR :

    Este SPIA ELETRÔNICO como é colocado no bloco , TODOS OS QUE COLOCAREM tem que tirar as temperaturas de serviço com situações de esforços diferentes e postar aqui para que todos fiquem sabendo QUAL É A FAIXA DE TEMPERATURA DE SERVIÇO NORMAL , pq ningeum tem estes dados , somos nós que teremos que fazer esta FAIXA DE NORMALIDADE por experiêncuia própria de uma maneira empírica .

    Outra coisa , o meu eletricista comeu mosca na instalação elétrica do RACETRONIX e ele ficou com a luz LUZ DE ALERTA ligada direto e no teste qdo a gtemperatura ultrapassava a programada , a LUZ DE ALERTA apagava e a SIRENE TOCAVA , levei o carro lá de novo e ele corrigiu , ele fez a ligação do RELÊ errada , mas agora esta tudo OK .

    Abraço a todos protegidos de agora em diante .

  • #7
    Usuário Avatar de André Cajarana
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    Clandio me desculpe, errei seu nome também.
    Abraços
    André
    Não é a política que faz o candidato virar ladrão. É o seu voto que faz o ladrão virar político.

  • #8
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    Não tem o que desculpar. A tua é 2.8 (3L), motor igual a do Sandro. Pelo que ele postou, os valores de temperatura são semelhantes com as do motor 1KZ-TE.

    Qualquer um dos dois tipos cumpre bem a função. Os valores típicos de temperatura que cada um marca é que são diferentes, em função do local de leitura (água ou cabeçote). Escolhe um deles e monitora pelos parâmetros levantados aqui pelos amigos.

    Depois de instalado, posta tuas impressões.

    Abraços

    Clandio

  • #9
    Usuário Avatar de dpab
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    Caro Dr. Guilherme,
    Eu postei há tempos, em outro tópico que não consegui localizar, as temperaturas obtidas na minha viatura, com e sem meu trailer engatado, no plano e em subidas, na cidade e na estrada.
    Se alguém conseguir localizar o post e quiser reproduzir aqui nesse tópico, fique à vontade.
    Um abraço, Delfim
    4X4 Brasil
    TOYOTA HILUX SW4 3.0 TDI, 1999 + QUEBRA-MATO INOX + SNORKEL OGZ + RANCHO RS9000XL WITH WIRELESS REMOTE CONTROLLER + AIR LIFT 1000 + BF AT 265/75R16.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    Caro Dr. Guilherme,
    Eu postei há tempos, em outro tópico que não consegui localizar, as temperaturas obtidas na minha viatura, com e sem meu trailer engatado, no plano e em subidas, na cidade e na estrada.
    Se alguém conseguir localizar o post e quiser reproduzir aqui nesse tópico, fique à vontade.
    Um abraço, Delfim

    AMIGO DELFIM

    Eu tb li os seua dados e foi por isto que abri este tópico para facilitar para que todos achem este ASSUNTO TÃO IMPORTANTE com facilidade , o dia que descobrir os seus dados , transfiro para cá .

    Abração

  • #11
    Usuário Avatar de Marcos Carvalho
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    Dr. Guilherme, desculpe minha pretensão, mais gostaria de sua ilustre e experiente opnião a respeito de uma idéia que visa baratear um pouco o uso de um marcador de temperatura com alarme.
    Pois bem, percebi que o Racetronix é menos da metade do preço do Spia Eletrôico da Donatti, acredito que apesar do sensor do Race ser feito para ter contato com a água, creio que o mesmo ao ser fixado(adaptado com braçadeira e parafuso) na superfície quente do bloco do motor indicará possivelmente alguma temperatura.

    Ou seja, ele marcará uma temperatura “X” onde poderemos a partir desta determinar o padrão normal de funcionamento da VTR, e programarmos o mesmo para que o alarme seja acionado com “x+temperatura determinada” onde o equipamento interpretará como possível aquecimento; como disse no início é só uma idéia......mais, será que poderia dar certo???
    "TOYOTA HILUX SW4 99 3.0 TURBO, VERDE METÁLICA, 1KZT"http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post1969336

  • #12
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    Marcos. A pergunta foi pro Guilherme, mas me metendo, acho que teu raciocínio tem sentido. Não conheço bem esses sensores, mas acho que pode dar certo. Se der certo, a única coisa é que a temperatura pode ser diferente daquelas que nós estamos falando aqui. Teria que fazer um monitoramento para chegar a valores que sirvam de parâmetro para servir de guia.
    Mas acho que dá pra tentar sim.

    Não pensei nisso antes. Caso tivesse pensado, antes de comprar esse da Donatti que instalei, iria em alguma loja/oficina/autoelétrica e perguntaria sobre essa mudança no sensor com relação ao uso (água ou cabeçote).

    Pode até não dar certo, mas gostei da idéia. Parabéns.

    Abraços

    Clandio

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