x
Convex Datacenter
Página 4 de 23 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 314

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10

Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Senhores, eu vejo muitos aqui falando em abertura da válvula termostática aos 88°C.
    Entretanto, a minha viatura ano 98 comprei a válvula na concessionária e marca 82°.
    Seria possível alguém interessado fazer a troca em sua viatura para essa termostática, auxiliando a refrigeração do motor, pois dará, em tese, uma reduzida em 6°C na temperatura da água para a sua abertura?
    Seria só o caso de ver se as válvulas são compatíveis em formato.
    Ou alguém já fez a troca e pode afirmar que deu certo?
    GLAICON

Cada motor tem a sua especificação de fábrica , na SW4 93 comprei termostática nova original pelo nº do chassi e não me lembro direito qual era a temperatura marcada lá mas acho que era 88ºC , se na sua 98 a recomendação é de 88ºC vc deve colocar esta mesmo pq é a indicação do fabricante , se colocar a de 82ºC o seu carro já passará a funcionar fora da especificação do fabricante O QUE NÃO É BOM .

Na SW4 2002 atual não precisei de comprar ainda , por isto não sei qual é a temperatura da minha 2002 1KZT-E

Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Agradecimentos: 38
    Senhores, eu vejo muitos aqui falando em abertura da válvula termostática aos 88°C.
    Entretanto, a minha viatura ano 98 comprei a válvula na concessionária e marca 82°.
    Seria possível alguém interessado fazer a troca em sua viatura para essa termostática, auxiliando a refrigeração do motor, pois dará, em tese, uma reduzida em 6°C na temperatura da água para a sua abertura?

Glaicon, O problema não está em abrir a vávula mais cedo, isso não ajudaria em nada...pelo contrario só faria o motor trabalhar abaixo da temperatura ideal por mais tempo.
    Uma vez que a temperatura passou dos 90º tanto faz se ela abriu em 82 ou 88º.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

Usuário Avatar de Ezahn
    Entrada
    04/07/2010
    Local
    Registro/SP
    Agradecimentos: 0
    Bom, esta é uma questão que sempre me traz dúvidas.

Primeiramente, se sua viatura 98 é 2.8D motor 3L aspirada de fábrica, então é, teoricamente, o mesmo motor da minha SW4 93. A diferença é que a sua é argentina e a minha é Japonesa. Será que esta alteração de válvula de 88 para 82 não seria a "tropicalização" do motor?

Citação Postado originalmente por Gilhermeabreu Ver Post
    GLAICON

Cada motor tem a sua especificação de fábrica , na SW4 93 comprei termostática nova original pelo nº do chassi e não me lembro direito qual era a temperatura marcada lá mas acho que era 88ºC , se na sua 98 a recomendação é de 88ºC vc deve colocar esta mesmo pq é a indicação do fabricante , se colocar a de 82ºC o seu carro já passará a funcionar fora da especificação do fabricante O QUE NÃO É BOM .

Na SW4 2002 atual não precisei de comprar ainda , por isto não sei qual é a temperatura da minha 2002 1KZT-E
    Outra questão é a válvula original do meu carro é de 88°, mas este motor original era aspirado. Hoje turbinado será que não seria melhor alterar a válvula?

Citação Postado originalmente por Sandro_ventania Ver Post
    Glaicon, O problema não está em abrir a vávula mais cedo, isso não ajudaria em nada...pelo contrario só faria o motor trabalhar abaixo da temperatura ideal por mais tempo.
    Uma vez que a temperatura passou dos 90º tanto faz se ela abriu em 82 ou 88º.
    E por fim, também penso assim. Mas, se em cruzeiro o carro se manter mais frio, em situação de esforço estremo vai demorar mais para atingir uma temperatura excessiva.

Enfim, ???????????????
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

Usuário Avatar de fgibin
    Entrada
    03/05/2010
    Local
    Niteroi/RJ
    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Fabrizio. Hoje fui entrar com pressa na VTR, pois estava chovendo e.... pedalei o copinho do spia.

Mudei pra cima do painel, mesmo não gostando. Ainda bem que tinha deixado fio sobrando enrolado.

Abraços.

Clandio
    A gente se odeia quando isso acontece, não é verdade? kkkkkkkkk

Grande abraço

Fabrizio
    Mostarda - JIMNY 2018 - Downsizing is for a better life!
    Ex - Nerone - SW4 98 TD JAPA Updated - Snorkel - Michelin 31x10,5x15 and so on...

Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por fgibin Ver Post
    A gente se odeia quando isso acontece, não é verdade? kkkkkkkkk

Grande abraço

Fabrizio
    Pois é. Me deu uma raiva..., mas depois comecei a rir, pensando que iria postar aqui o ocorrido. Hahaha!

Abraços

Clandio

Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Fabrizio.
    Instalei ali por não ter gostado dele sobre o painel próximo a coluna da porta. Deixei bastante fio sobrando pra poder mudar de lugar. Por enquanto não deu problema de dar um chute ali. Vamos ver, pode ser que apareça ideia melhor.
    Abraços.

Clandio

Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Bom dia pessoal.

Concordo com vocês. Conforme vão surgindo os valores de temperatura das diferentes situações de condução vou postando aqui.

Uma coisa que me chamou bastante atenção foi que depois que se desliga a VTR a temperatura SOBE DE 10 a 11ºC. Acho isso MUITO IMPORTANTE de saber. Penso que pode ser numa situação em que se desliga o motor logo depois de um uso mais severo (velocidade, carga, etc.) que pode surgir a famosa TRINCA NO CABEÇOTE. Lembrem que o manual recomenda um tempo em marcha lenta antes de desligar quando do uso mais forçado.

Uma pessoa que não tá acostumada com um carro diesel, turbinado, fica fácil de fazer essa kaka. Pense, por exemplo, um cara viajando a 120, 130km/h e resolve parar num posto de combustível de ir ao banheiro. Ele deveria deixar o carro funcionando em marcha lenta por uns 2 min. Não é todo mundo que faz isso.

Essa informação de que a temperatura sobe uns 10ºC depois que desliga, pode ser a explicação para o surgimento da trinca em um caso em que a temperatura já está no limite.

É só o meu raciocínio. Pra mim tá mais que justificado que tem que esperar esfriar (baixar a temperatura) o motor pra desligar. Tá aí mais um motivo pra colocar o sensor de temperatura adicional - sabe-se se a temperatura chegou em valores normais.

Abraços.

Clandio

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    GRANDE CLANDIO

Corretíssimo seu raciocínio , é talvez por isto que as vezes se trinca um cabeçote SEM QUE A TEMPERATURA VÁ NO VERMELHO e nós ficamos sem saber o porque SE NÃO HOUVE SUPERAQUECIMENTO qdo estamos usando o carro , mas depois que desligamos o carro é fato que a temperatura sobe por falta de circulação da água .

Usuário Avatar de EduQxQ
    Entrada
    03/04/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    GRANDE CLANDIO

Corretíssimo seu raciocínio , mas depois que desligamos o carro é fato que a temperatura sobe por falta de circulação da água .
    Bom dia pessoal,
    Muito boas as observações. Em motores à gasolina com ventoinha do radiador elétrica, muitas vezes após o motor ser desligado a ventoinha é acionada, provavelmente devido à elevação da temperatura.

Um abraço,
    Edu
    Hilux SW4
    Hilux SR5 - ex

Usuário Avatar de André Cajarana
    Entrada
    01/02/2008
    Local
    Caatinga do RN/RN
    Alô pessoal
    Quem aqui sabe informar um Meca capaz de instalar os mecanismos em questão em de NATAL, RN ou circunvizinhança?:
    - TEMÔMETRO DIGITAL COM SENSOR DE ALARMESONORO RACETRONIX (que mede a temperatura da água)
    - SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA COM SINAL DE ALERTA SONORO (que mede a temperatura do bloco do motor)
    Grato!
    Não é a política que faz o candidato virar ladrão. É o seu voto que faz o ladrão virar político.

Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    André

O termômetro com sensor na água da racetronix eu não sei, mas o spia eletrônico da Donatti é super simples de instalar. Vem com manual e as ligações entre as partes (sensor, copo com display e sirene) é praticamente impossível de errar. Nesses é só ligar os fios de mesma cor. Sobra três fios: um vermelho, um verde e um preto. No manual manda ligar o fio verde depois do interruptor de iluminação, mas nas nossas viaturas essa fiação é o negativo, então não dá pra fazer isso.

A solução é bem simples: Liga os fios vermelho e verde juntos no fio que sai da ignição +12V e o fio preto no chassi ou outra peça metálica que esteja aterrada.

Dá uma olhada nas fotos que postei neste tópico. Eu mesmo fiz a instalação. Não leva 30 min. Só fui num eletricista pra descobrir o +12V após a ignição.

Qual a tua VTR? Se for semelhante à minha, é só seguir as fotos. Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Clandio

Usuário Avatar de André Cajarana
    Entrada
    01/02/2008
    Local
    Caatinga do RN/RN
    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    André

O termômetro com sensor na água da racetronix eu não sei, mas o spia eletrônico da Donatti é super simples de instalar. Vem com manual e as ligações entre as partes (sensor, copo com display e sirene) é praticamente impossível de errar. Nesses é só ligar os fios de mesma cor. Sobra três fios: um vermelho, um verde e um preto. No manual manda ligar o fio verde depois do interruptor de iluminação, mas nas nossas viaturas essa fiação é o negativo, então não dá pra fazer isso.

A solução é bem simples: Liga os fios vermelho e verde juntos no fio que sai da ignição +12V e o fio preto no chassi ou outra peça metálica que esteja aterrada.

Dá uma olhada nas fotos que postei neste tópico. Eu mesmo fiz a instalação. Não leva 30 min. Só fui num eletricista pra descobrir o +12V após a ignição.

Qual a tua VTR? Se for semelhante à minha, é só seguir as fotos. Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Clandio
    Caro Claudio, bom dia
    Na mecânica tento realizar alguns “futucos” mas, na elétrica não me habilito.
    Sendo da forma que você mencionou, já estou providenciando o pedido de apenas o spia eletrônico da Donatti, a meu ver, ser mais conveniente, não que o termômetro com sensor na água da racetronix não seja, mas...
    Minha vtr é uma Hilux 2.8/98 (3L) diesel
    Muito agradecido!
    Abraços!
    André
    Não é a política que faz o candidato virar ladrão. É o seu voto que faz o ladrão virar político.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. temperatura do motor
      Por murilopellizzer no fórum Troller
      Respostas: 9
      Última resposta: 26/06/2010, 18:10
    2. Respostas: 1
      Última resposta: 02/06/2010, 11:29
    3. Respostas: 24
      Última resposta: 27/12/2007, 22:14
    4. Manual de Treinamento de serviço Motor Opala 4 e 6 cil
      Por edgar no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 15