x
Convex Datacenter
Página 1 de 23 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 314

Hybrid View

  • #1
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10

    TEMPERATURA DE SERVIÇO MOTOR TOYOTA 2.8 e 3.0




    AMIGOS

    Abri este tópico pq fiquei procurando e não achei onde falava sobre este assunto , mas vamos lá :

    Finalmente fiz a ligação elétrica do TERMÔMETRO DIGITAL COM SINAL DE ALERTA RACETRONIX em minha SW3 2002 motor 3.0 1KZT-E e todos nós estavamos sem saber qual a temperatura se serviço para podermos programar o SINAL DE ALERTA de temperatura máxima que poderíamos colocar no termômetro RACETRONIX para nos avisar que o motor estaria esquentando .

    Como estamos no inverno , a minha experiência pode não mostrar o ideal , mas vai aqui as minhas primeiras impressões de TEMPERATURA DE SERVIÇO deste motor , DAS CONDIÇÕES DO TESTE :

    1- A temperatura ambiente estava em 20ºC
    2- A viagem que fiz foi de 50km em nível plano com apenas uma subida íngreme .
    3- Andando a 80km/h a temperatura foi de 78ºC
    4- Andando a 100km/h a temperatura foi em 80ºC
    5- Andando a 110km/h a temoeratura foi para 82ºC
    6- Andando a 120km/h a temperatura foi para 84ºC
    7- Andando a 130km/h a temperatura foi para 86ºC
    8- Andando a 140km/h a temperatura foi para 88ºC
    9- Estava a 110km/h e temperatura de 82ºC e qdo subí a única subidona , a temperatura foi para 84ºC .

    CONCLUSÃO :

    A temperatura de serviço muda um pouco a cada regime de trabalho o que acho normal , O QUE EU SABIA QUE ERA ERRADO E FOI CONFIRADO É QUE O MARCADOR ORIGINAL DO CARRO NÃO MEXEU 1mm com estas variações de temperatura deste teste.

    OU SEJA :

    RATIFICO A IMPORTÂNCIA DE TODOS NÓS COLOCARMOS MAIS TERMÔMETROS PARA PODERMOS CONTROLARMOS A TEMPERATURA DE NOSSOS CARROS COMO EU JÁ HAVIA INDICADO DOIS :
    1- TERMÔMETRO DIGITAL COM SINAL DE ALERTA RACETRONIX ( Mede temperatura da água ).
    2- TERMÔMETRO " SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA COM SINAL DE ALERTA " ( Marca a temperatura do bloco do motor )

    CONCLUSÃO FINAL :

    Minha experiência mostrou que a TEMPERATURA DE SERVIÇO DO MOTOR TOYOTA 3.0 TURBO 1KZT-E varia entre 78ºC a 88ºc , por isto deixei o SINAL DE ALERTA EM 90ºC para que em caso de algum problema de SUPERAQUECIMENTO este termômetro me alertar que TENHO QUE PARAR O CARRO DE IMEDIANTO para as devidas correções antes que perca o motor por SUPERAQUECIMENTO .

    OBS :

    Como o teste foi feito em temperatura ambiente amena de 20ºC , vou repetir o mesmo teste no verãozão de 40ºC de temperatura ambiente .

    Desculpem se me alonguei demais .
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    54
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    Guilherme, muito boas as informações. Quando estiver com o meu instalado, coloco os dados aqui também.
    Abraços.

  • #3
    Usuário Avatar de fgibin
    Entrada
    03/05/2010
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    60
    Posts
    340
    Agradecimentos: 0
    Prezado Guilherme,
    Ótima informação.
    Penso que irei montar o termômetro para o bloco motor com alarme.
    Peço desculpas, mas não consegui achar o tópico onde esta discussão foi feita no fórum e gostaria que você me indicasse onde posso compra-lo.

    Muito obrigado

    Fabrizio
    Mostarda - JIMNY 2018 - Downsizing is for a better life!
    Ex - Nerone - SW4 98 TD JAPA Updated - Snorkel - Michelin 31x10,5x15 and so on...

  • #4
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por fgibin Ver Post
    Prezado Guilherme,
    Ótima informação.
    Penso que irei montar o termômetro para o bloco motor com alarme.
    Peço desculpas, mas não consegui achar o tópico onde esta discussão foi feita no fórum e gostaria que você me indicasse onde posso compra-lo.

    Muito obrigado

    Fabrizio


    FABRIZIO

    É por isto que abri este tópico novo , fica mais fácil para todos acharem mais rápido .

    1- O TEMÔMETRO DIGITAL COM SENSOR DE ALARMESONORO RACETRONIX ( mede a temperatura da água ) é comprado na www.deltapecas.com.br pelo valor de R$125,00 + frete .

    2- O SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA COM SINAL DE ALERTA SONORO ( mede a temperatura do bloco do motor ) é comprado na DONATTI4x4 pelo valor de R$179,35 + frete , este SPIA ELETRÔNICO baixou de preço com este modelo novo , ele era maior e retangular , agora cabe até no painel de alguns carros ou colado em cima do painel sem precisar de furar nada ..
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10
    Acabei de fazer outro teste de temperatura de serviço .

    Hoje tive que ir a praia para ver o estrago que os ladrões fizeram lá , arrombaram minha casa e fui lá ver , mas no teste de hoje vão aí os dados :

    1- Temperatura ambiente de 26ºC .
    2- A viagem foi feita de 50km em nível plano .
    3- A 100km/h a temperatura foi de 81ºC .
    4- A 110km/h a temperatura foi de 83ºC .
    5- A 120km/h a temperatura foi de 85ºC .
    6- A 130km/h a temperatura foi de 87ºC .
    7- A 140km;h a temperatura foi de 89ºC .

    CONCLUSÃO :

    A temperatura de serviço muda com a temperatura ambiente , esta faltando agora fazer o teste no verão de 40ºC .

    Mas da para concluir que a temperatura de serviço NÃO DEVE PASSAR DOS 90ºC .

    E OUTRA OBS :

    O teste de 140km/h foi só para teste mesmo e mostra mais uma vez que andar nesta velocidade judia do motor , minha velocidade cruzeiro é em torno de 110/120km/h e no máximo qdo estou com muita pressa o que é ocasionalmente que ocorre , ando a 130km/h não mais do que isto , e o conta gito esta em 3.000rpm a 130km/h .

    E lembrando que no meu carro com pneus 265x75x16 a velocidade que marca no velocímetro é a mesma que marca no GPS , ou seja : com estes pneus um pouco maiores o velocímetro ficou ajustado com a mesma velocidade real do GPS .E a maioria dos carros compneus originais 265x70x16 a velocidade que marca no velocímetro é em torno de 10% a menos do que a velocidade real do GPS .


    Gostaria que os outros colocassem aqui os resultados dos seus carros nestas mesmas condições de VELOCIDADE REAL , pois sabemos que cada região tem seu relevo diferenciado , mas dará para podermos analizarmos com mais extidão com um número maior de informações/dados .
    4X4 Brasil

  • #6
    Guilherme,

    Muito boa estas informações!

    Eu tenho o SPIA e o relógio digital de temperatura e sabendo-se disso, acabo de ficar muito feliz e vou postar uma experiência obtida com o uso do intercooler.

    Aqueles que são céticos quanto à sua efetividade, digo-lhes então que na média de temperatura 28 a 32ºC o carro trabalha a 72 a 74ºC. A temperatura só oscila em subidas, quando é necessária a troca de marchas e um pouco mais de torque, mantendo assim a rotação acima dos 2500 rpm. Neste caso, sobe-se aos 77 a 80ºC, mas logo o tombo vem novamente!

    A velocidade também para obtenção da média de 72 a 74ºC gira entre 100 e 120 km/h - velocidade de GPS, pois com os 33x12,5 o carro velocímetro tá roubando uns 14km/h!!

    Até agora, todo investimento feito na VTR tem valido cada centavo!
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Jonnhy Bravo Ver Post
    Guilherme,

    Muito boa estas informações!

    Eu tenho o SPIA e o relógio digital de temperatura e sabendo-se disso, acabo de ficar muito feliz e vou postar uma experiência obtida com o uso do intercooler.

    Aqueles que são céticos quanto à sua efetividade, digo-lhes então que na média de temperatura 28 a 32ºC o carro trabalha a 72 a 74ºC. A temperatura só oscila em subidas, quando é necessária a troca de marchas e um pouco mais de torque, mantendo assim a rotação acima dos 2500 rpm. Neste caso, sobe-se aos 77 a 80ºC, mas logo o tombo vem novamente!

    A velocidade também para obtenção da média de 72 a 74ºC gira entre 100 e 120 km/h!

    Até agora, todo investimento feito na VTR tem valido cada centavo!
    GRANDE JONNHY BRAVO

    Isto mostra e prova o qto o INTERCCOLER resfria o motor qdo em serviço .

    Lembrei de outra coisa aqui , tenho um ENGESA com motor MWM 2.8 sprint turbo/intercooller , existe o manual técnico deste motor e lá diz :

    1- Temperatura de serviço da água de 80ºC a 87ºC , isto mostra que o motor TOYOTA trabalha em temperatura bem próxima do MWM .

    2- Temperatura de serviço do óleo do motor de 106ºC a 116ºC , isto da para quem quer colocar a SPIA ELETRÔNICO que mede a temperatura do bloco do motor para ter uma referencia pelo menos .

  • #8
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    52
    Posts
    1,874
    Agradecimentos: 38
    O meu termometro está com a sonda no bloco, bem proximo a junta do cabeçote.
    Fiz uma viagem de 3.000km (santa catarina) com diversas retas descidas e subidas...algumas subidonas mesmo!
    Fiz a viagem mantendo uma velocidade de cruzeiro entre 100 e 110km e no plano a temperatura ficava na média de 80ºC...nas longas retas com desnivel favoravel a temperatura chegou a descer para os 76ºC.
    Nas piores subidas de serra cheguei a registrar 98ºC !! Tinha setado o termometro para disparar o alarme com 95ºC, quando passou de 95º tive que acabar de subir com apito nos ouvidos...he he he...mas não tinha jeito ou era assim ou não subia, lógico que fiquei preocupado, mas notei que o termometro original mal se mexeu do meio.
    O mais importante é ter conhecimento da faixa de temperatura para cada regime de trabalho do seu carro, ficando fácil notar quando algo não vai bem. O alarme sonoro é essencial, pois nos chama a atenção para o problema antes da merda feder!
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    54
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    O meu termometro está com a sonda no bloco, bem proximo a junta do cabeçote.
    Fiz uma viagem de 3.000km (santa catarina) com diversas retas descidas e subidas...algumas subidonas mesmo!
    Fiz a viagem mantendo uma velocidade de cruzeiro entre 100 e 110km e no plano a temperatura ficava na média de 80ºC...nas longas retas com desnivel favoravel a temperatura chegou a descer para os 76ºC.
    Nas piores subidas de serra cheguei a registrar 98ºC !! Tinha setado o termometro para disparar o alarme com 95ºC, quando passou de 95º tive que acabar de subir com apito nos ouvidos...he he he...mas não tinha jeito ou era assim ou não subia, lógico que fiquei preocupado, mas notei que o termometro original mal se mexeu do meio.
    O mais importante é ter conhecimento da faixa de temperatura para cada regime de trabalho do seu carro, ficando fácil notar quando algo não vai bem. O alarme sonoro é essencial, pois nos chama a atenção para o problema antes da merda feder!
    Sandro.

    Coloquei na minha o spia eletrônico da donatti com sensor no cabeçote. Meu motor é o 3.0 TD 1KZ-TE (Hilux CD 2002) e as temperaturas registradas estão parecidas com as suas. Na cidade em torno de 80ºC, um pouco mais , um pouco menos, conforme o trânsito.

    Na estrada, em subida de serra que foi onde testei, com muito movimento de caminhões, o que não deixava desenvolver uma velocidade e consequentemente menos vento na frente da VTR a temperatura chegou aos 99ºC. Isso me preocupou um pouco.

    Vi numa postagem do Guilherme Abreu que ele fala sobre o motor MWM, em que a temperatura de serviço da água é de 80ºC a 87ºC e do óleo do motor de 106ºC a 116ºC.
    Como a temperatura da água é parecida com a do motor Toyota, deduz-se empiricamente, que a do óleo também seja (apesar de serem motores de fabricantes diferentes).
    A pergunta é: o cabeçote pode chegar à temperatura do óleo (de 106ºC a 116ºC)?

    Espero manifestação dos amigos.

    Abraços.

    Clandio
    Nesse trecho o termômetro original não movimentou nada.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Sandro.

    Coloquei na minha o spia eletrônico da donatti com sensor no cabeçote. Meu motor é o 3.0 TD 1KZ-TE (Hilux CD 2002) e as temperaturas registradas estão parecidas com as suas. Na cidade em torno de 80ºC, um pouco mais , um pouco menos, conforme o trânsito.

    Na estrada, em subida de serra que foi onde testei, com muito movimento de caminhões, o que não deixava desenvolver uma velocidade e consequentemente menos vento na frente da VTR a temperatura chegou aos 99ºC. Isso me preocupou um pouco.

    Vi numa postagem do Guilherme Abreu que ele fala sobre o motor MWM, em que a temperatura de serviço da água é de 80ºC a 87ºC e do óleo do motor de 106ºC a 116ºC.
    Como a temperatura da água é parecida com a do motor Toyota, deduz-se empiricamente, que a do óleo também seja (apesar de serem motores de fabricantes diferentes).
    A pergunta é: o cabeçote pode chegar à temperatura do óleo (de 106ºC a 116ºC)?

    Espero manifestação dos amigos.

    Abraços.

    Clandio
    Nesse trecho o termômetro original não movimentou nada.
    CARO CLANDIO

    Vc esta corretíssimo no seu raciocínio , coloquei os dados do motor MWM que tenho o manual técnico para fazermos sim uma comparação empírica .

    Se a temperatura da água dos dois motores TOYOTA 1KZT-E e o MWM 2.8 estão batendo a mesma em nossas experiencias de uso ??? Pq não a temperatura do óleo não seria a mesma tb ????

    Neste caso vc não precisaria se preocupar pois só teria cuidado se ultrapassase dos 116ºC .


    Este é o o raciocínio LÓGICO .

    MAS ESTIVE PENSANDO QUE NESTE " SPIA ELETRÔNICO " O SENSOR É FIXADO NO BLOCO DO MOTOR E NÃO " MERGULHADO NO ÓLEO " , com isto vem minha maior dúvida que é : A TEMPERATURA RECOMENDADA PELO MOTOR MWM 2.8 É DO ÓLEO e não do BLOCO DO MOTOR , e estas medições COM CERTEZA TEM DIFERENÇAS .

    Notei que isto é verdadeiro qdo o 1º amigo daqui colocou a tempratura de serviço que o SPIA ELETRÔNICO mostrou , que estava em torno dos 80ºC , SE A TEMPERATURA DO ÓLEO É DE 106ºC a 116ºC tinha alguma coisa de errado nesta história .

    CONCLUSÃO :

    O " SPIA ELETRÔNICO " NÃO MEDE A TEMPERATURA DO ÓLEO E SIM A TEMPERATURA DO BLOCO DO MOTOR ( que é menor do que a do óleo ) e com isto temos que fazer uma média de temperatura de serviço do BLOCO DO MOTOR em situações de velocidades diferentes e subidonas e FAZERMOS NÓS MESMOS os limites normais MÍNIMO E MÁXIMO desta variação , COMO FIZ E VCS TB QUE INSTALARAM O RACETRONIX fizeram , como nossos carros estão com os motores 100% , temos as variações de temperatura de serviço da água , só resta vcs que instalaram este SPIA ELETRÔNICO fazerem a mesma coisa .

    Como no meu as temperaturas da água ficaram entre 80ºC a 80/100km/h e 89ºC a 140km/h COLOQUEI O SINAL DE ALERTA EM 95ºC , com istou seguro que estarei protegido .

    Sugiro a vcs com o SPIA ELETRÔNICO fazerem a mesma coisa .
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    52
    Posts
    1,874
    Agradecimentos: 38
    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Sandro.

    Coloquei na minha o spia eletrônico da donatti com sensor no cabeçote. Meu motor é o 3.0 TD 1KZ-TE (Hilux CD 2002) e as temperaturas registradas estão parecidas com as suas. Na cidade em torno de 80ºC, um pouco mais , um pouco menos, conforme o trânsito.

    Na estrada, em subida de serra que foi onde testei, com muito movimento de caminhões, o que não deixava desenvolver uma velocidade e consequentemente menos vento na frente da VTR a temperatura chegou aos 99ºC. Isso me preocupou um pouco.

    Vi numa postagem do Guilherme Abreu que ele fala sobre o motor MWM, em que a temperatura de serviço da água é de 80ºC a 87ºC e do óleo do motor de 106ºC a 116ºC.
    Como a temperatura da água é parecida com a do motor Toyota, deduz-se empiricamente, que a do óleo também seja (apesar de serem motores de fabricantes diferentes).
    A pergunta é: o cabeçote pode chegar à temperatura do óleo (de 106ºC a 116ºC)?

    Espero manifestação dos amigos.

    Abraços.

    Clandio
    Nesse trecho o termômetro original não movimentou nada.

    Muito bom, essas semelhanças são boas pois mostra uma normalidade no regime de funcionamento do motor.
    O cabeçote internamente deve passar muito disso, pois é nele que a "fornalha" fica acessa!
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    65
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Amigos,
    Comprei hoje o meu SPIA na Donatti, assim que chegar e instalar, posto as temperaturas (SW4 2002 1KZTE).
    Abs.
    Feitosa.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. temperatura do motor
      Por murilopellizzer no fórum Troller
      Respostas: 9
      Última resposta: 26/06/2010, 18:10
    2. Respostas: 1
      Última resposta: 02/06/2010, 11:29
    3. Respostas: 24
      Última resposta: 27/12/2007, 22:14
    4. Manual de Treinamento de serviço Motor Opala 4 e 6 cil
      Por edgar no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 15
      Última resposta: 27/11/2006, 22:06
    5. SERVIÇO NO MOTOR DA SW4
      Por JAZIEL no fórum Toyota
      Respostas: 1
      Última resposta: 08/05/2006, 17:25

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade