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  • #1
    Usuário Avatar de Marcos Carvalho
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Schaefer Ver Post
    Falei a uns dias com o cara que fez a ligação e me disse que não está mal ligado, vou ver uma segunda opinião com outro amigo por aqui.
    Quanto aos radiadores, estão limpos e com aditivo certo, na estrada anda nos 88
    Eduardo, hoje instalei meu Spia Eletrônico Donatti, já no modelo novo cujo mostrador é separado em uma caixinha a parte (onde ficam o botão menu + sirenes) o eletricista fez tudo como está descrito no manual, ou seja, não tem mistério, o equipamento vem com todos os fios separados por cores, é só unir todos os fios da mesma cor, sendo que o fio verde pode ser ligado junto com o vermelho no + pós ignição, mais perde a função de diminuir a intensidade do visor do Spia quando se liga os faróis a noite (o fio verde deve ser ligado no + pós chave do farol para ficar com essa função).

    Percebi que o meu também aumenta dois ou três graus imediatamente quando se liga "qualquer" aparelho elétrico no carro, seja ventilador do ar condicionado, faróis etc...

    Estou desconfiado desse fio verde ligado conforme solicitado no manual seja a causa do problema, pois o nosso colega Clandio não o utilizou e o problema não apareceu; vou falar com o Donatti para ver o que ele acha pois lembro aos colegas que o Spia eletrônico Donatti é montado e adaptado todo em cima de um Racetronix, só não sei como vem o código de fiação para instalação dele.

    Quanto ao problema de apitar antes da temperatura programada, lembro que você deve deixar a função Aci (acionamento) no valor "1" assim ele só apitará quando atingir a temperatura programada em diante.
    4X4 Brasil
    "TOYOTA HILUX SW4 99 3.0 TURBO, VERDE METÁLICA, 1KZT"http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post1969336

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Marcos Carvalho Ver Post
    Estou desconfiado desse fio verde ligado conforme solicitado no manual seja a causa do problema, pois o nosso colega Clandio não o utilizou e o problema não apareceu.
    Marcos e Eduardo
    Acho que o Marcos se expressou mal. Não é que eu não tenha utilizado o fio verde. Eu liguei ele JUNTO COM O FIO VERMELHO após a ignição. Nas páginas 2 e 3 tem fotos da instalação.

    Abraços

    Clandio

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Marcos Carvalho Ver Post
    Eduardo, hoje instalei meu Spia Eletrônico Donatti, já no modelo novo cujo mostrador é separado em uma caixinha a parte (onde ficam o botão menu + sirenes) o eletricista fez tudo como está descrito no manual, ou seja, não tem mistério, o equipamento vem com todos os fios separados por cores, é só unir todos os fios da mesma cor, sendo que o fio verde pode ser ligado junto com o vermelho no + pós ignição, mais perde a função de diminuir a intensidade do visor do Spia quando se liga os faróis a noite (o fio verde deve ser ligado no + pós chave do farol para ficar com essa função).

    Percebi que o meu também aumenta dois ou três graus imediatamente quando se liga "qualquer" aparelho elétrico no carro, seja ventilador do ar condicionado, faróis etc...

    Estou desconfiado desse fio verde ligado conforme solicitado no manual seja a causa do problema, pois o nosso colega Clandio não o utilizou e o problema não apareceu; vou falar com o Donatti para ver o que ele acha pois lembro aos colegas que o Spia eletrônico Donatti é montado e adaptado todo em cima de um Racetronix, só não sei como vem o código de fiação para instalação dele.

    Quanto ao problema de apitar antes da temperatura programada, lembro que você deve deixar a função Aci (acionamento) no valor "1" assim ele só apitará quando atingir a temperatura programada em diante.


    MARCÃO

    Acho que o seu tb deve estar com a ligação errada , pois nos meus dois carros SW4 2002 e no ENGESA a temperatura não modifica qdo ligo qualquer aparelho ou luz do carro , é fácil de entender que se o termômetro é para marcar a temperatura correta , ele NÃO PODERÁ ALTERAR A TEMPERATURA SÓ NO ATO DE LIGAR UM FAROL POR EXEMPLO .

    Sendo que ocorreu isto no ENGESA e não me lembrei se foi solucionado ou não , tenho certeza de que qdo foi instalado no ENGESA e já tem 1 ano sempre funcionou correto , só que o ENGESA foi para manutenção periódica e qdo peguei ví que estava com este problema , daí não me lembrei se eu havia resolvido , fui lá agora liguei ele e qdo ligo o ar cond. ou o farol a temperatura sobe dois graus , tem algo de errado pois não estava assim qdo instalei e qdo levei ele para o meca fazer a revisão de praxe e na minha SW4 não ocorre isto .

    Deve ter desconectado algum fio ou algum fio entrou em curto , mas não deve deixar assim simplesmente pq tem alguma coisa de errado e daí não passa segurança no que esta marcando e com razão , como falou o EDUARDO SCHAEFER .

    Tem que investigar o que esta errado para ser corrigido .

    MARCOS CARVALHO , no seu caso que vc acabou de instalar e esta desta forma aí afirmo com certeza que foi feito a ligação errada .

    Para ligar a parte elétrica destes termômetros não é muito fácil pq o meu eletricista que é muito bom , na primeira vez que instalou na SW4 não fez correto , qdo eu ía regular a temperatura de alarme ele ficava com a luz de alerta acesa e qdo ultrapassava a temperatura programada ele acionava a sirene e apagava a luz de alerta e tem que ser o contrário , a luz de alerta tem que ficar apagada e qdo tocar a sirene ela tem que acender , daí levei lá de novo e ele viu que ligou os fios no relê que vem junto com o termômetro na posição errada .

    Tem que corrigir isto , vou levar o ENGESA lá no meu eletricista para ele descobrir o que esta acontecendo , pois no ENGESA funcionava correto , só passou a marcar desta de subir 2ºC qdo ligava o farol ou o ar cond. qdo o ENGESA saiu do meca .

    Abraço
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Schaefer
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    Marcos, bom saber sobre isso, pode ser ai o problema e quando ligo o pisca ele fica pulando um grau sempre de acordo com a piscada, vou falar sobre isso com o cara que instalou. Abraço

  • #5
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    Pessoal, acho que pode realmente ser o tai fio de intensidade da luz. No meu carro eu que fiz a ligação, liguei o tal fio em um fio de acender algum botão do painel. Todos botões que acendem uma luz quando liga o farol tem a corrente 12v + só quando liga o farol. Isto é o que precisa para funcionar a função do racitronix. É só ligar em um deles, o meu puxei do pisca alerta. Funciona perfeitamente. Se ligar no fio do farol mesmo e ele realmente for de ligação invertida ai deve dar problema mesmo, pois vai dar massa (-) e isto deve interferir no sistema.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #6
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    Liguei para o Donatti hoje a tarde e relatei o problema, ele me explicou que o fio verde quando ligado corretamente pós chave do farol, assim que você liga o farol ele diminue a intensidade no visor do Spia; provando que o mesmo foi ligado corretamente, até ai tudo bem já sabemos.

    Também falou que se não ligarmos o fio verde e o isolarmos o Spia perderá a condição de poder usar os 10 níveis de intensidade de brilho do visor, bem como não diminuir a intensidade ao se ligar o farol, ou seja, no mínimo é melhor ligar junto com o vermelho mesmo.

    Comentou também que devo levar ao eletricista e pedir para ligar o fio vermelho em um outro ponto + pós ignição sendo que o mesmo não seja usado em faróis, ventilador ou de algo que tenha reles etc... Deve-se ligar de um + pós ignição ainda puro...........sei não..............

    Ainda estou achando que pode ser essa condição de polaridade invertida desses carros, assim que der vou levar ao eletricista de novo e posto em seguida.
    "TOYOTA HILUX SW4 99 3.0 TURBO, VERDE METÁLICA, 1KZT"http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post1969336

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Marcos Carvalho Ver Post
    Liguei para o Donatti hoje a tarde e relatei o problema, ele me explicou que o fio verde quando ligado corretamente pós chave do farol, assim que você liga o farol ele diminue a intensidade no visor do Spia; provando que o mesmo foi ligado corretamente, até ai tudo bem já sabemos.

    Também falou que se não ligarmos o fio verde e o isolarmos o Spia perderá a condição de poder usar os 10 níveis de intensidade de brilho do visor, bem como não diminuir a intensidade ao se ligar o farol, ou seja, no mínimo é melhor ligar junto com o vermelho mesmo.

    Comentou também que devo levar ao eletricista e pedir para ligar o fio vermelho em um outro ponto + pós ignição sendo que o mesmo não seja usado em faróis, ventilador ou de algo que tenha reles etc... Deve-se ligar de um + pós ignição ainda puro...........sei não..............

    Ainda estou achando que pode ser essa condição de polaridade invertida desses carros, assim que der vou levar ao eletricista de novo e posto em seguida.


    MARCOS

    Este problema não é por ser HILUX com polaridade invertida , pq no meu ENGESA que tem motor MWM funcionava certo e agora de um tempo para cá que observei este problema de ao ligar alguma coisa o valor da temperatura sobe 2°C a 3ºC , tem algo de errado no meu ENGESA e no seu tb .

    E na SW4 2002 esta funcionando beleza , posso ligar qualquer coisa que o termômetro continua marcando certo sem oscilação nenhuma do valoreda temperatura .
    4X4 Brasil

  • #8
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    17/06/2013
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    Prezados,

    Em função da possibilidade de termos problemas com polaridade invertida em alguns carros, gostaria de perguntar aos mais experientes aqui do fórum:

    Não poderíamos ligar os controladores de temperatura (SPIA, RACETRONIX,outros modelos) diretamente nas baterias das Viaturas e instalarmos um fusível específico para proteção do controlador e uma chave ou interruptor liga-desliga para não descarregar a bateria com o carro desligado? Após a partida da VTR, ligaríamos como se fosse um acessório. Assim, creio que possamos evitar problemas com ponto correto ou melhor ponto de ligação (inversão de polaridade, queimas de fusíveis) no circuito das nossas Preciosidades.....exemplo: um interruptor utilizado para faróis.

    Abraços e muita lama à todos!

  • #9
    Usuário Avatar de Marcos Carvalho
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    08/11/2010
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    Citação Postado originalmente por EduardoSW Ver Post
    Prezados,

    Em função da possibilidade de termos problemas com polaridade invertida em alguns carros, gostaria de perguntar aos mais experientes aqui do fórum:

    Não poderíamos ligar os controladores de temperatura (SPIA, RACETRONIX,outros modelos) diretamente nas baterias das Viaturas e instalarmos um fusível específico para proteção do controlador e uma chave ou interruptor liga-desliga para não descarregar a bateria com o carro desligado? Após a partida da VTR, ligaríamos como se fosse um acessório. Assim, creio que possamos evitar problemas com ponto correto ou melhor ponto de ligação (inversão de polaridade, queimas de fusíveis) no circuito das nossas Preciosidades.....exemplo: um interruptor utilizado para faróis.

    Abraços e muita lama à todos!
    Fui ao eletricista hoje pela manhã e verifiquei por coincidência com ele essa possibilidade de ligar direto na bateria, fizemos diversos e exaustivos testes, ligamos o fio verde no seu devido lugar (pós + chave farol) o defeito de marcar mais continuou. Ligamos o fio verde junto com o vermelho (em um outro ponto + pós ignição) e o defeito persistiu. Isolamos o fio verde....continuou. Então ele pegou um multímetro e verificou que tudo que se ligava no veículo ia diminuindo um pouco tensão no multímetro e proporcionalmente aumentava em alguns graus a leitura do Spia. Conclusão: em qualquer ponto que ligarmos o positivo do Spia nesse veículo acarretará o mesmo efeito, trata-se de um ciclo elétrico fechado, segundo o eletricista o carro está gerando bem mais se estivesse gerando uma maior amperagem , essa baixa não aconteceria e talvez não alterasse o Spia ( nao fiquei muito seguro dessa explicação....).

    O eletricista tem boa experiência, teve boa vontade e tentou de tudo para ver se o defeito parava mais não teve jeito, portanto colegas se alguém conhecer alguém experiente no assunto que possa nos ajudar nessa dúvida, ficamos aqui no aguardo.
    "TOYOTA HILUX SW4 99 3.0 TURBO, VERDE METÁLICA, 1KZT"http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post1969336

  • #10
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    Amigos.

    Volto a dizer que fiz a ligação e é bem simples. Primeiro é só ligar os fios de mesma cor entre sí. Depois, liga o fio preto no chassi (eu liguei em peça metálica da coluna de direção. Tem até um furo com rosca ali.). E finalmente liga junto os fios vermelho e verde (simplesmente enrola um no outro) e liga no + depois da ignição. Pronto tá funcionando. Tem fotos postadas nas paginas 2 e 3 deste tópico.
    Eu fiz assim e tá funcionado perfeitamente. Não muda nada quando se liga qualquer acessório.

  • #11
    Usuário Avatar de Marcos Carvalho
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    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Amigos.

    Volto a dizer que fiz a ligação e é bem simples. Primeiro é só ligar os fios de mesma cor entre sí. Depois, liga o fio preto no chassi (eu liguei em peça metálica da coluna de direção. Tem até um furo com rosca ali.). E finalmente liga junto os fios vermelho e verde (simplesmente enrola um no outro) e liga no + depois da ignição. Pronto tá funcionando. Tem fotos postadas nas paginas 2 e 3 deste tópico.
    Eu fiz assim e tá funcionado perfeitamente. Não muda nada quando se liga qualquer acessório.
    Clandio, essa é a ligação básica, foi nossa segunda tentativa, tentamos ela e todas as outras possibilidades conforme expliquei e nada deu certo, inclusive também usamos o negativo no chassis do veículo. Trata-se de algo que foge do nosso conhecimento, ainda bem que deu certo na sua viatura e na de Dr. Guilherme, mais realmente não dá para entender porque não ficou legal na minha e de outros colegas sendo o mesmo veículo, motor etc (e no engesa de Dr. Guilherme).
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  • #12
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    24/01/2012
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    Voce tem como verificar qual a tensão mínima que seu termometro funciona?
    Se ele funcionar com uma tensão de pelo menos 10volts dá pra resolver esse problema usando um regulador de tensão. Mantendo a tensão fixa em um mesmo valor o problema não acontece.
    Verifica isso aí que eu te passo o esquema eletrico do regulador.
    Ou faz melhor...desencana desse problema que não é problema...pois 2 ou 3 graus de diferença não vai mudar em nada na finalidade do termometro que é avisar quando a temperatura extrapola.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

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