Postado originalmente por
Juka Bala
Dante,
essa planilha comparativa é muito útil, mas é o que você mesmo disse, para cada pessoa, região, estilo de pilotagem, etc, dará um resultado diferente. Os pontos principais a serem considerados são: Gasto com combustível no período, Valor de aquisição inicial, Valor de revenda ao fim do período (deve-se definir qual o período que se quer re-investir em uma nova aquisição), gasto com seguro no período, gasto com IPVA no período e gastos com manutenção no período.
Aí você vai subtrair o valor de revenda do valor de aquisição e verificar qual seria o valor a ser "interado" para a compra de um novo novamente. Soma tudo o que é gasto no período (3 anos por exemplo) e soma também esse valor a ser "interado", e aí o que for menor é o que seria a melhor opção pra você.
No meu caso, a Diesel nunca faria sentido se fosse só por fazer conta..... pois todos os gastos são maiores, inclusive o de consumo, pois aqui em Campinas o diesel S10 tá mesmo preço de gasolina e consigo fazer a mesma km que esses pickups novas estão fazendo com diesel s10. A única coisa positiva é o valor de revenda, mas que não cobre toda a outra parte negativa da Diesel, no meu caso.
Espero ter ajudado.
Abraço