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Tópico: Hilux flex 2012

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Dante Furtado
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    Citação Postado originalmente por daniel f p Ver Post
    Olá à todos.
    Comprei uma SRV flex 4x4 2012 com 14 mil km. O consumo na cidade está em 5.6Km/l e na estrada, entre 7,5 a 8 Km/l, sempre abastecido com gasolina. Meu percurso diário não tem tantos engarrafamentos, e já rodei de várias maneiras diferentes: sem passar dos 2.200 giros, andando norma sem exagerar na aceleração e limitando em 2.500 giros e andando bem devagar esperando as trocas. Não passa dos números acima. Uma única vez pisei fundo e chegou rápido nos 140km/h mas foi uma eternidade para ir de 140 a 150, nõa mais que isso. O carro é excelente, conforto, acabamento, itens de conveniência etc, mas está incomodando esse consumo. Esperava 6,5 na cidade e 9 na estrada, já ficaria super satisfeito. Pneus originais. Ví postagens falando em 7 na cidade e 9 na estrada. O que preciso fazer?
    Boa noite Daniel,

    Parece que vc está descrevendo a minha camionete....o desempenho e consumo estão muito semelhantes. A má notícia é que não sei te dizer o que fazer...levar na CCS não adianta, levei a minha por duas vezes reclamando do desempenho, disseram que está normal (a minha está com pneu de uso misto, colocaram a culpa neles). O jeito que encontrei foi me acomodar para não passar raiva...mas ainda passo quando todo tipo de S10 me deixa para traz na estrada...diesel e flex, modelos novos e antigos...nada contra as S10, mas é que eu tinha visto em vários lugares que a Hilux flex andava igual as S10 diesel antigas e mais que as flex, tanto antigas quanto novas...a minha pelo menos não!!!!!

    Abraços

    Dante
    Hilux SR Diesel 14/15 4x4 AT
    Ex Hilux SRV Flex 13/13 4x4 AT
    Ex Grand Vitara GVIII 2.0 10/11 4x4 MT

  • #2
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    Dante, agradeço sua atenção.
    Tinha visto sua publicação. Muito parecido mesmo.
    Aumentei a calibragem para 32 na frente e 30 na traseira e estou usando a dica de acelerar até 50km e tirar o pé para passar a terceira marcha e o mesmo aos 70 km para passar a quarta marcha. O consumo está próximo à 6,5 km/h(coincidência ou está dando certo mesmo) mas na estrada variou entre 7,5 a 8 km andando à 100km/h. Continuarei observando.

  • #3
    Usuário Avatar de Juka Bala
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    Daniel,

    esse consumo se deve ao cambio auto 4 marchas que equipa a sua caminhonete.... infelizmente não há o que fazer, pois na estrada em linha reta ela certamente faria mais que 8km/l em 4ª marcha, mas como ela é um overdrive, qualquer força que você precise, para uma ultrapassagem, ou uma subida, ela vai jogar 3ª, pois a a 4ª por seu overdrive não tem força, aí em 3ª ela consome muito mais, o que acaba dando essa média de 8km/l.
    Desse mesmo mal sofre a Triton V6, que mesmo com um baita motor, acaba trocando marchas desnecessariamente, por ser um auto. 4 marchas também.
    Se fosse um aut. de 5 marchas, ou manual 5 marchas, você faria com gasolina de 10km/l pra cima, que é o que faço com minha S10.
    Enfim, você terá que se acostumar com esse desempenho dela, pois isso é culpa desse cambio que estraga todo o excelente powertrain que a Hilux flex tem.

    Abraço

    Citação Postado originalmente por daniel f p Ver Post
    Olá à todos.
    Comprei uma SRV flex 4x4 2012 com 14 mil km. O consumo na cidade está em 5.6Km/l e na estrada, entre 7,5 a 8 Km/l, sempre abastecido com gasolina. Meu percurso diário não tem tantos engarrafamentos, e já rodei de várias maneiras diferentes: sem passar dos 2.200 giros, andando norma sem exagerar na aceleração e limitando em 2.500 giros e andando bem devagar esperando as trocas. Não passa dos números acima. Uma única vez pisei fundo e chegou rápido nos 140km/h mas foi uma eternidade para ir de 140 a 150, nõa mais que isso. O carro é excelente, conforto, acabamento, itens de conveniência etc, mas está incomodando esse consumo. Esperava 6,5 na cidade e 9 na estrada, já ficaria super satisfeito. Pneus originais. Ví postagens falando em 7 na cidade e 9 na estrada. O que preciso fazer?
    S10 LT 2.8 4x4 200cv 13/14 (CASCUDA)
    Ex - S10 LTZ Flex 12/13 (BOBONA)
    EM TERRA DE SACI, QUALQUER CHUTE É VOADORA!!!

  • #4
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    Juka, agradeço seu esclarecimento.
    è uma pena, pois o carro é muito confortável para uma camionete, mas quanto mais se pega estrada mais me incomodo com a falta da 5a marcha.

    Estou pensando em trocar por uma mecânica a diesel 2009 com originais 30 mil km rodados, 10 mil mais barato que a minha. Ideal seria outra automática a diesel, mas com baixa Km é raridade. Vou perder em conforto mas ganho em desempenho.

    Se encontrasse uma flex 4x4 mecânica também compraria, é raro mas tem.



    Citação Postado originalmente por Juka Bala Ver Post
    Daniel,

    esse consumo se deve ao cambio auto 4 marchas que equipa a sua caminhonete.... infelizmente não há o que fazer, pois na estrada em linha reta ela certamente faria mais que 8km/l em 4ª marcha, mas como ela é um overdrive, qualquer força que você precise, para uma ultrapassagem, ou uma subida, ela vai jogar 3ª, pois a a 4ª por seu overdrive não tem força, aí em 3ª ela consome muito mais, o que acaba dando essa média de 8km/l.
    Desse mesmo mal sofre a Triton V6, que mesmo com um baita motor, acaba trocando marchas desnecessariamente, por ser um auto. 4 marchas também.
    Se fosse um aut. de 5 marchas, ou manual 5 marchas, você faria com gasolina de 10km/l pra cima, que é o que faço com minha S10.
    Enfim, você terá que se acostumar com esse desempenho dela, pois isso é culpa desse cambio que estraga todo o excelente powertrain que a Hilux flex tem.

    Abraço

  • #5
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    Daniel

    A minha tambem vai ate 140 facil,140-160 ela vai depois disso nao passa..so em decidas,mais ainda assim to satisfeito.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Mayon Ver Post
    Daniel

    A minha tambem vai ate 140 facil,140-160 ela vai depois disso nao passa..so em decidas,mais ainda assim to satisfeito.
    Maycon, também não entendo porque não chega nos 180 km/h, pois o giro sobe rápido na 1a, 2a e 3a marchas mas na 4a o giro quase não sobe. Praticamente chega-se aos 140km/h de 3a marcha, então a 4a marcha entra e a velocidade não aumenta.

    Quanto ao consumo na estrada, uma 5a marcha ajudaria consideravelmente. Andar de 4a marcha à 120km/h numa camionete com motor 2.7 gasolina, é dureza.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por daniel f p Ver Post
    Maycon, também não entendo porque não chega nos 180 km/h, pois o giro sobe rápido na 1a, 2a e 3a marchas mas na 4a o giro quase não sobe. Praticamente chega-se aos 140km/h de 3a marcha, então a 4a marcha entra e a velocidade não aumenta.

    Quanto ao consumo na estrada, uma 5a marcha ajudaria consideravelmente. Andar de 4a marcha à 120km/h numa camionete com motor 2.7 gasolina, é dureza.
    Isso mesmo Daniel,quando a 4a marcha entra velocidade fica..

  • #8
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    Citação Postado originalmente por daniel f p Ver Post
    Maycon, também não entendo porque não chega nos 180 km/h, pois o giro sobe rápido na 1a, 2a e 3a marchas mas na 4a o giro quase não sobe. Praticamente chega-se aos 140km/h de 3a marcha, então a 4a marcha entra e a velocidade não aumenta.

    Quanto ao consumo na estrada, uma 5a marcha ajudaria consideravelmente. Andar de 4a marcha à 120km/h numa camionete com motor 2.7 gasolina, é dureza.


    DANIEL F D

    Meus 0,002% de colaboração :

    É fácil de explicar o que esta ocorrendo no seu carro , o motor é fraco para este carro , explicando melhor , como vc falou que até a 3ªmarcha ela aumenta a velocidade bem rápido e depois que entra a 4ª marcha ela estaciona e sobe lentamente a velocidade , é pq o cambio foi feito para vc ter o máximo de segurança possível e nas ultrapassagens ele responde bem pq ele reduz pra 3ª marcha , só que qdo entra a 4ª marcha , FALTA FORÇA NO MOTOR PARA EMPURRAR A PICAPE , por isto qie eles não colocaram 5ª marcha neste carro , pois neste caso a 4ª marcha já esta longa demais , se tivesse 5 MARCHAS SERIA PIOR AINDA , ela talvez nem chegasse aos 140km/h , pq existe um equilíbrio de forças nisto aí , os engenheiros da TOYOTA fizeram foi contas para ter uma relação de cambio e diferenciais para ter um bom desempenho , ou seja se vc tem um motor fraco , vc para andar normal tem que ter um cambio reduzido e se vc tem um motor forte , vc pode alongar o cambio que o motor vai empurrar tudo com baixo giro . E NUNCA COM UM MOTOR FRACO VC TERÁ UMA BOA RELAÇÃO DE CAMBIO E DIFERENCIAIS , TERÁ SEMPRE QUE SACRIFICAR UMA DAS COISAS , OU VELOCIDADE FINAL BOA ? OU CONSUMO PIOR .

    Comprovei isto depois que compri um ENGESA num leilão e o cambio é de 5 marchas , mas a 5ª marcha é de 1:1 como são os cambios de 4 marchas , e troquei o motor original a álcool por um MWM 2.8 da S-10 , daí foi uma agonia para eu usar uma relação de diferencial que me desse uma velocidade cruzeiro de 120km/h em baixo giro e que nas ultrapassagens fossem rápidas .

    Conclusão :

    Qdo eu coloco uma relação longa o ENGESA vai a 120km/h com 2.500 rpm , MAS COLOCO O PÉ NO FUNDO ELE NÃO PASSA DOS 125KM/H . Retomadas ruins com ultrapassagens ruins e consumo bom .

    Qdo eu coloco uma relação mais reduzida ele a 120km/h esta com 3.200 rpm o que não é bom para um mmotor díesel e com isto ele com o pé no fundo vai a 150km/h aos 4500 rpm . Retomadas ótimas mas consumo alto .

    Logo : se alongar a relação ele roda em baixo giro e não tem força para passar dos 125km/h , é o que acontece com seu carro , se colocase uma caixa mais longa de 5 marchas ele não passaria dos 120km/h por FALTA DE FORÇA NO MOTOR , por isto que o fabricante calculou esta relação para este motor .

    Se reduzir a relação ele roda num giro mais alto e tem força suficiente para levá-lo aos 150km/h , MAS AO CUSTO DE 4.500 rpm .

    Eu optei de usar uma relação mais longa e perder velocidade final por FALTA DE FORÇA , mas aí eu poupo o motor de alto giro e o consumo fica bom pq ele anda a 120km/h com apenas 2.200 rpm , terei motor por muito tempo .

    Não sei se esclarecí ou compliquei mais ainda .
    4X4 Brasil

  • #9
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    Olá a todos do fórum, segue meu relato sobre a Hilux Flex 2.7. Como empresário sem fazenda, optei pela 4x2, porque flex? só o seguro da minha SR já explica, de 9k da diesel para 3k da flex. Consumo entre 6.5 e 7 na cidade e 9,5 a 9,8 na BR, velocidade de cruseiro 110, acho bom o câmbio para minha maneira de dirigir. Curiosidade, lendo o manual vi em um trecho que diz que o computador do veículo se molda a sua forma de dirigir, sempre "observando" sua condução e ajustando, dos primeiros 1mil até 3mil km, foi uma taca só na bichinha, mas passa fácil de 140, agora com 8 mil, Como já disse um membro aqui do forúm que me perdoe mas não recordo, uso ela como uma pick-up, satisfeito até agora.
    4X4 Brasil Razão: complemento

  • #10
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    Citação Postado originalmente por eduveronez Ver Post
    Olá a todos do fórum, segue meu relato sobre a Hilux Flex 2.7. Como empresário sem fazenda, optei pela 4x2, porque flex? só o seguro da minha SR já explica, de 9k da diesel para 3k da flex. Consumo entre 6.5 e 7 na cidade e 9,5 a 9,8 na BR, velocidade de cruseiro 110, acho bom o câmbio para minha maneira de dirigir. Curiosidade, lendo o manual vi em um trecho que diz que o computador do veículo se molda a sua forma de dirigir, sempre "observando" sua condução e ajustando, dos primeiros 1mil até 3mil km, foi uma taca só na bichinha, mas passa fácil de 140, agora com 8 mil, Como já disse um membro aqui do forúm que me perdoe mas não recordo, uso ela como uma pick-up, satisfeito até agora.
    EDUVERONEZ

    Seja muito bem vindo ao forum .

    Meu relato foi apenas para tentar explicar o pq que os amigos acima que reclamaram que ela é lerda em 4ª marcha , e que demora para chegar e passar dos 140 km/h .

    Realmente cada um tem a maneira própria de guiar e fico feliz por vc ter optado pela HILUX flex 2.7 e esteja satisfeito , pois como vc mesmo relatou que para o seu uso e pela sua forma de guiar ela te satisfaz plenamente e ainda diz que acertou nesta opção de compra .

    Beleza .

    Abraço

  • #11
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    Citação Postado originalmente por eduveronez Ver Post
    Olá a todos do fórum, segue meu relato sobre a Hilux Flex 2.7. Como empresário sem fazenda, optei pela 4x2, porque flex? só o seguro da minha SR já explica, de 9k da diesel para 3k da flex. Consumo entre 6.5 e 7 na cidade e 9,5 a 9,8 na BR, velocidade de cruseiro 110, acho bom o câmbio para minha maneira de dirigir. Curiosidade, lendo o manual vi em um trecho que diz que o computador do veículo se molda a sua forma de dirigir, sempre "observando" sua condução e ajustando, dos primeiros 1mil até 3mil km, foi uma taca só na bichinha, mas passa fácil de 140, agora com 8 mil, Como já disse um membro aqui do forúm que me perdoe mas não recordo, uso ela como uma pick-up, satisfeito até agora.
    Boa noite Eduveronez, a frase "uso ela como PKP" fui eu quem disse.

    Seja bem vindo ao forum.
    Hilux SR 2.7 G.N.V.
    Ex - Hilux STD 2.5 ----- Ex - Ranger CD XLS 2.3 ----- Ex - Ranger CE XLT 2.8
    Ex - Ranger XL V6

  • #12
    Usuário Avatar de Dante Furtado
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    DANIEL F D

    Meus 0,002% de colaboração :

    É fácil de explicar o que esta ocorrendo no seu carro , o motor é fraco para este carro , explicando melhor , como vc falou que até a 3ªmarcha ela aumenta a velocidade bem rápido e depois que entra a 4ª marcha ela estaciona e sobe lentamente a velocidade , é pq o cambio foi feito para vc ter o máximo de segurança possível e nas ultrapassagens ele responde bem pq ele reduz pra 3ª marcha , só que qdo entra a 4ª marcha , FALTA FORÇA NO MOTOR PARA EMPURRAR A PICAPE , por isto qie eles não colocaram 5ª marcha neste carro , pois neste caso a 4ª marcha já esta longa demais , se tivesse 5 MARCHAS SERIA PIOR AINDA , ela talvez nem chegasse aos 140km/h , pq existe um equilíbrio de forças nisto aí , os engenheiros da TOYOTA fizeram foi contas para ter uma relação de cambio e diferenciais para ter um bom desempenho , ou seja se vc tem um motor fraco , vc para andar normal tem que ter um cambio reduzido e se vc tem um motor forte , vc pode alongar o cambio que o motor vai empurrar tudo com baixo giro . E NUNCA COM UM MOTOR FRACO VC TERÁ UMA BOA RELAÇÃO DE CAMBIO E DIFERENCIAIS , TERÁ SEMPRE QUE SACRIFICAR UMA DAS COISAS , OU VELOCIDADE FINAL BOA ? OU CONSUMO PIOR .

    Comprovei isto depois que compri um ENGESA num leilão e o cambio é de 5 marchas , mas a 5ª marcha é de 1:1 como são os cambios de 4 marchas , e troquei o motor original a álcool por um MWM 2.8 da S-10 , daí foi uma agonia para eu usar uma relação de diferencial que me desse uma velocidade cruzeiro de 120km/h em baixo giro e que nas ultrapassagens fossem rápidas .

    Conclusão :

    Qdo eu coloco uma relação longa o ENGESA vai a 120km/h com 2.500 rpm , MAS COLOCO O PÉ NO FUNDO ELE NÃO PASSA DOS 125KM/H . Retomadas ruins com ultrapassagens ruins e consumo bom .

    Qdo eu coloco uma relação mais reduzida ele a 120km/h esta com 3.200 rpm o que não é bom para um mmotor díesel e com isto ele com o pé no fundo vai a 150km/h aos 4500 rpm . Retomadas ótimas mas consumo alto .

    Logo : se alongar a relação ele roda em baixo giro e não tem força para passar dos 125km/h , é o que acontece com seu carro , se colocase uma caixa mais longa de 5 marchas ele não passaria dos 120km/h por FALTA DE FORÇA NO MOTOR , por isto que o fabricante calculou esta relação para este motor .

    Se reduzir a relação ele roda num giro mais alto e tem força suficiente para levá-lo aos 150km/h , MAS AO CUSTO DE 4.500 rpm .

    Eu optei de usar uma relação mais longa e perder velocidade final por FALTA DE FORÇA , mas aí eu poupo o motor de alto giro e o consumo fica bom pq ele anda a 120km/h com apenas 2.200 rpm , terei motor por muito tempo .

    Não sei se esclarecí ou compliquei mais ainda .
    Boa noite Guilherme,

    Não entendo de mecânica mas acredito que sua explicação se encaixa perfeitamente. O desempenho da minha é bastante satisfatório até os 140 Km/h, eu só não entendia porque depois dos 140 passa a ser diferente. Agora entendo que todo conjunto foi projetado/montado para aproveitar ao máximo o que o motor pode oferecer, mesmo que para isso tenha sido sacrificado o desempenho em velocidades mais altas, acima de de 140 Km, o que ao meu ver também está de acordo com a proposta do veículo. Já notei que muitos veículos que me ultrapassam em retas e descidas depois ficam para traz nas subidas.

    Abraços

    Dante
    Hilux SR Diesel 14/15 4x4 AT
    Ex Hilux SRV Flex 13/13 4x4 AT
    Ex Grand Vitara GVIII 2.0 10/11 4x4 MT

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