Postado originalmente por
Rodrigo 4x4
Caros Mayon, Dante, Hilux_VV, FelipeHilux e demais membros do fórum:
Primeiramente gostaria de agradecer a colaboração de todos pelas postagens, opiniões.
No último fim de semana, fui na Toyota e fiz o test drive nas 2 versões SRV 4x4 autom. flex e diesel. Fiz um bom teste, rodei na rua e na rodovia. Peguei subidas fortes e leves, fiz ultrapassagens, andei em calçamento, enfim, fiz o mesmo trajeto nas 2 versões (com 3 ocupantes e ar ligado full time).
Vou relatar o que pude perceber:
- realmente a flex não é frouxa (só achei meio lenta pra arrancar e pra retomar numa ultrapassagem em subida por exemplo - a diesel em função do torque e turbina leva vantagem nesse caso). Quero frisar que o comparativo é com a mesma porém turbo diesel 5 marchas e que não efetuei trocas de marchas manual em momento algum dos testes.
- pelo peso do carro, motor e câmbio que ela oferece, ela não faz feio não. Peguei morros que achei que ela ia ratiar, mas não. Cumpriu seu papel dentro do esperado; mas a diesel se mostrando mais "preparada" e com o ronco do motor mais agradável. A flex inicia bem, ventoinha lembrando um v6 mas depois fica sem graça o ronco (questão pessoal).
- a suspensão traseira da flex é mais macia do que a da diesel. A flex não "quica" tanto feito a da diesel.
- quanto a consumo, razoável pelo carro, mas o da diesel muitos já sabem, é mais atraente.
Confesso que fiquei num verdadeiro dilema pra resolver a escolha. A flex tem um custo benefício excelente, mas me preocupa o valor de revenda. Já tive experiências (Frontier e Ranger) com diesel e foram muito satisfatórias em questão de consumo, manutenção e valor de revenda.
Se pensar com a razão, a escolha é a flex (do segmento gasolina/flex ela é a melhor), mas a minha emoção pesou muito forte. Optei pela diesel por questões pessoais, por já estar com câmbio de 5 marchas e por estar mais consolidada no mercado. Além de que estava protelando essa compra há bastante tempo (meus últimos carros eram v6 gasolina e eu sempre pensava: o próximo será a diesel e ia enrolando, enrolando...) Estava realmente com saudade de ter um carro a óleo, adoro o ronco do motor, da turbina, o cheiro de diesel ....
Mas o que importa é que Toyota é Toyota!
Abs