Postado originalmente por
guilhermeabreu
DANIEL F D
Meus 0,002% de colaboração :
É fácil de explicar o que esta ocorrendo no seu carro , o motor é fraco para este carro , explicando melhor , como vc falou que até a 3ªmarcha ela aumenta a velocidade bem rápido e depois que entra a 4ª marcha ela estaciona e sobe lentamente a velocidade , é pq o cambio foi feito para vc ter o máximo de segurança possível e nas ultrapassagens ele responde bem pq ele reduz pra 3ª marcha , só que qdo entra a 4ª marcha , FALTA FORÇA NO MOTOR PARA EMPURRAR A PICAPE , por isto qie eles não colocaram 5ª marcha neste carro , pois neste caso a 4ª marcha já esta longa demais , se tivesse 5 MARCHAS SERIA PIOR AINDA , ela talvez nem chegasse aos 140km/h , pq existe um equilíbrio de forças nisto aí , os engenheiros da TOYOTA fizeram foi contas para ter uma relação de cambio e diferenciais para ter um bom desempenho , ou seja se vc tem um motor fraco , vc para andar normal tem que ter um cambio reduzido e se vc tem um motor forte , vc pode alongar o cambio que o motor vai empurrar tudo com baixo giro . E NUNCA COM UM MOTOR FRACO VC TERÁ UMA BOA RELAÇÃO DE CAMBIO E DIFERENCIAIS , TERÁ SEMPRE QUE SACRIFICAR UMA DAS COISAS , OU VELOCIDADE FINAL BOA ? OU CONSUMO PIOR .
Comprovei isto depois que compri um ENGESA num leilão e o cambio é de 5 marchas , mas a 5ª marcha é de 1:1 como são os cambios de 4 marchas , e troquei o motor original a álcool por um MWM 2.8 da S-10 , daí foi uma agonia para eu usar uma relação de diferencial que me desse uma velocidade cruzeiro de 120km/h em baixo giro e que nas ultrapassagens fossem rápidas .
Conclusão :
Qdo eu coloco uma relação longa o ENGESA vai a 120km/h com 2.500 rpm , MAS COLOCO O PÉ NO FUNDO ELE NÃO PASSA DOS 125KM/H . Retomadas ruins com ultrapassagens ruins e consumo bom .
Qdo eu coloco uma relação mais reduzida ele a 120km/h esta com 3.200 rpm o que não é bom para um mmotor díesel e com isto ele com o pé no fundo vai a 150km/h aos 4500 rpm . Retomadas ótimas mas consumo alto .
Logo : se alongar a relação ele roda em baixo giro e não tem força para passar dos 125km/h , é o que acontece com seu carro , se colocase uma caixa mais longa de 5 marchas ele não passaria dos 120km/h por FALTA DE FORÇA NO MOTOR , por isto que o fabricante calculou esta relação para este motor .
Se reduzir a relação ele roda num giro mais alto e tem força suficiente para levá-lo aos 150km/h , MAS AO CUSTO DE 4.500 rpm .
Eu optei de usar uma relação mais longa e perder velocidade final por FALTA DE FORÇA , mas aí eu poupo o motor de alto giro e o consumo fica bom pq ele anda a 120km/h com apenas 2.200 rpm , terei motor por muito tempo .
Não sei se esclarecí ou compliquei mais ainda .