x
Convex Datacenter
Página 30 de 37 PrimeiroPrimeiro ... 202122232425262728293031323334353637 ÚltimoÚltimo
Resultados 349 a 360 de 534

Hybrid View

pra quem for usar a k16 pro 14b com intercooler recomendo comprar a turbina do onibus volare com motor mwm x10, a do carguinho tem que girar e da um trabalhinho pra adaptar a valvula...
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

Usuário Avatar de Eduardo Gonçalves
    Entrada
    22/05/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dudu83 Ver Post
    pra quem for usar a k16 pro 14b com intercooler recomendo comprar a turbina do onibus volare com motor mwm x10, a do carguinho tem que girar e da um trabalhinho pra adaptar a valvula...
    dudu83, poderia postar fotos da sua instalação com a k16 e intercooler?
    A k16 era uma das que tinha em mente.

Valew!
    Band 97

Usuário Avatar de GuilhermeAdolf
    Entrada
    27/04/2013
    Local
    Cariacica/ES
    Agradecimentos: 15
    Boa noite galera, comprei uma band curta 94 com motor 14b há um mês e já percebi a dificuldade em subidas longas como em serras. Li o tópico desde o início e consegui absorver muita coisa, mas ainda tenho dúvidas.
    Pretendo fazer grandes viagens com a band, isso inclui atravessar os Andes. No caso de uma viatura para expedições, o que significaria o conjunto turbo+intercooler? Mais folga nas subidas e ultrapassagens ou itens a mais para poder dar problema durante a viagem?
    A altitude influencia muito o carro? O turbo poderia suprir essa falta de oxigênio?
    O que pesa mais na balança?
    E se o turbo, na opinião de vocês, for de grande valia, qual configuração? Uma turbina maior para entrar em altas rotações?

Agradeço a todos.

Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 12
    Eduardo,
    Minha Band anterior tinha a turbina pequena ( 36/42 ) e é o que Walter falou. Enche rápido, fica muito esperta no transito mas limita em alta. Trabalhava com 1,5 Kg. Com os pneus pequenos a final ficava em torno dos 135km/h. Chegava muito rápido mas parava aí, mesmo com o motor ainda tendo RPM disponível. A minha atual já veio com uma .50 na caixa fria. Demora mais para entrar mas é o bixo. Com 1,6 Kg não toma conhecimento de subidas. Agora limitei a pressão em 1,2 Kg e mesmo assim fica muito boa. Voltei agora da Bahia e nas ultrapassagens atrás dos 1.0 e 1.4 da vida, dá vontade de passar por cima hahaha. Quando abria a 3a faixa eles ficavam desesperados vendo a Band colar na traseira e passando sem tomar conhecimento.
    Abs
    SW4 95 caveirão

Usuário Avatar de Eduardo Gonçalves
    Entrada
    22/05/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelas informações!
    Band 97

Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Agradecimentos: 58
    Eu sou adepto daquela máxima que diz "A única peça que jamais vai quebrar é aquela que o carro não tem.", mas nesse caso as vantagens da instalação do turbo (segurança nas ultrapassagens) superam em muito o risco pela adição de novos componentes.
    O motor diesel aspirado é muito afetado pela baixa pressão atmosférica e nas grandes altitudes a turbina ajuda bastante a minimizar esse efeito.
    Se você prefere que a turbina entre apenas nas altas rotações e quando solicitada, recomendo uma APL 48 x 48 (ou 42x48), pois esse tipo de turbina (APL) não possui Waste Gate e o controle da pressão é feito exclusivamente pelo debito de diesel, ou seja pelo seu pé.
    Nessa configuração, mesmo que você esteja em velocidade de cruzeiro 90~100 basta uma aliviada no pé e a pressão cai praticamente a zero, ou seja, roda como se não tivesse turbina.
    Por outro lado, se você quiser melhor rendimento a partir de baixas RPM, melhor usar uma K16 ou outra com WG, mas nesse caso não sei se o controle no pé é tão eficiente como na APL. Os colegas podem dizer.

Quanto ao risco de quebra, a turbina não é um componente crítico que vai te deixar na mão, pois se ela apresentar desgaste no conjunto rotativo devido a, por exemplo, problema no filtro de ar, mangote furado, ou falta de lubrificação, ela poderá ser retirada e você segue viagem normalmente.
    Tempos atrás eu queria ver o comportamento do 14B sem turbina e fiz a seguinte gambiarra: Retirei o conjunto rotativo juntamente com o caracol frio, deixando só o caracol quente vazio apenas para servir de acoplamento entre o coletor e o escape. Bastou cortar uma pequena chapa e fazer 6 furos para tampar o buraco do caracol e pude andar normalmente, na condição original de aspirado.
    Outra vantagem de turbinar uma Band expedicionária é a possibilidade de alongar os diferenciais e baixar a rotação do motor em velocidade de cruzeiro, economizando combustível e ruído na cabine.

Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Há um tempo atrás, numa subida longa a mangueira na descarga da turbina soltou ( abraçadeira frouxa ), parecia que tinha pisado no freio. no pequeno trecho que rodei sem a turbina lembrei como o motor é manco aspirado. Se não quer nada especifico, vai na receita consagrada. .42/.48. Vale a pena.
    Abs
    SW4 95 caveirão

explodi a 42/48 não aguenta andar com mais de 1,3kg, agora to esperando chegar a k16 e ver no que vai dar

Usuário Avatar de fabiano r
    Entrada
    17/10/2012
    Local
    Lagoa Vermelha/RS
    Walter tudo bem amigo! No meu OM-314 tenho uma K16 que substituiu essa 42/48 que te vendi, tive que usar sem a valvula pois pegava na barra de direção então soldei um parafuso para deixar a valvula sempre fechada em controlo no pé a bomba não está tão aberta e dai dá para rodar de boa, a diferença entre a APL e a K16 é q a K16 dificilmente anda no zero mesmo com pouca aceleração ela está dando pressão, consegui uma pequena melhora no consumo e como anda sempre mandando pressão um pouco mais de "pegada". Não vejo nenhum problema para quem quer usar a k16 sem valvula só tem q cuidar pq se a bomba estiver muito aberta essa turbina gera uma potência enorme e pode comprometer o motor.

-2013-10-14-595.jpg-2013-10-14-596.jpg-2013-10-14-592.jpg

Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Agradecimentos: 58
    Fabiano, a turbina com WG normalmente tem o caracol quente pequeno, e a restrição do escape é compensada pela abertura da válvula a partir de determinada pressão/rotação.
    No seu caso, com a WG fechada, deve estar se comportando como a minha antiga 36x42, ou seja, soprado praticamente desde a marcha lenta. Por outro lado, o rendimento em alta rotação deve estar bem inferior a uma K-16 com a WG operando.
    Considerando que o OM314 dificilmente trabalha acima de 3000 RPM, você não deve estar notando o estrangulamento do escape, como ocorre com o 14B quando gira acima disso.
    Provavelmente seu motor está andando como mais pressão para obter um mesmo rendimento, por isso eu, no seu lugar, daria um jeito de virar a o corpo da turbina e ativar a WG para aliviar o excesso de pressão.
    Abçs.

Usuário Avatar de fabiano r
    Entrada
    17/10/2012
    Local
    Lagoa Vermelha/RS
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Fabiano, a turbina com WG normalmente tem o caracol quente pequeno, e a restrição do escape é compensada pela abertura da válvula a partir de determinada pressão/rotação.
    No seu caso, com a WG fechada, deve estar se comportando como a minha antiga 36x42, ou seja, soprado praticamente desde a marcha lenta. Por outro lado, o rendimento em alta rotação deve estar bem inferior a uma K-16 com a WG operando.
    Considerando que o OM314 dificilmente trabalha acima de 3000 RPM, você não deve estar notando o estrangulamento do escape, como ocorre com o 14B quando gira acima disso.
    Provavelmente seu motor está andando como mais pressão para obter um mesmo rendimento, por isso eu, no seu lugar, daria um jeito de virar a o corpo da turbina e ativar a WG para aliviar o excesso de pressão.
    Abçs.
    Walter já tentei girar mas não teve jeito sempre pega em alguma coisa. Tive que fazer uma flange no escape conforme consta na foto agora não tenho como girar a caixa quente somente a fria e dai não tem angulo. Meu manometro marca 1k apenas e para colar no final tem q acelerar muito, então acredito que não esteja estrangulando, mas vou dar uma conferida. Já fiz muita coisa no jeep agora qro andar um pouco rsrs para girar a caixa quente eu teria que tirar a flange passar o bico de corte girar a caixa até uma posição q não pegue em nada e dai soldar novamente, por hora vai ficar assim quem sabe daqui mais um tempo eu arrumo isso. Amanhã tiro umas fotos mais detalhadas e te mostro quem sabe vc me dá uma dica para instalar a WG.

vlw

Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    O segundo ponto do marcador a que vc se refere é o meio? Se for, é normal passar um pouco em condições extremas como essa. Mas se começar a chegar perto do vermelho, tem algo errado. te aconselho a instalar um segundo marcador mais confiável, de preferencia daqueles que medem a temperatura da parede do motor ao invés da água, com alarme.
    Abs
    SW4 95 caveirão

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem