x
Convex Datacenter
Página 9 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ÚltimoÚltimo
Resultados 97 a 108 de 153

Tópico: VITARAS A GNV

Usuário
    Entrada
    01/02/2006
    Agradecimentos: 0

Gasoso, qual teu Variador de Avanço ?

Eu coloquei o gas, sem o variador, pois o que eu tinha ( e os que tinham na loja no dia) davam um angulo de no maximo 15 graus... e ouvi diser que no vitara deve se usar um grau elevado (30 a 45) ... é isso mesmo ?

Quanto ao redutor de pressão, o meu de 100 tá filé, sem stress... mas ainda nao testei em dunas, e receio que ai é que será o problema...

Tu sabe alguem que tenha o manual de instalação do Variador p/ os sensores maf, map e tps ?!?!?! todo mundo tem medo de mecher neles... (aqui em FORTALEZA)... ai tenho medo de um louco jogar tudo que ja fiz no lixo...

Até mais...

Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Agradecimentos: 2
    Diogo...

Cara, que legal... nunca tinha visto um esquema com esta ligação....

Imprimi a danada e vou conversar com o pessoal que instalou o Variador do escuridão (o do sombra já veio instalado...) ... o técnico da convertedora, que é muito competente por sinal, é que me ensinou o que postei acima...

De acordo com ele, não pode existir um único variador universal pois existem diversos tipos de sistema de ignição diferentes... uma prova disso é que o Sombra utiliza um variador de avanço que, até onde sei, não serve no Escuridão pois os sistemas de ignição dos modelos 1.6 16V de 1996 para frente são diferentes dos anteriores ( a bobina nos mais novos fica dentro do próprio distribuidor....) e, portanto, possuem esquemas de ligação completamente distintos...

Volto a repetir... o que o cara me ensinou é que o variador utiliza sinais vindos da central e do sitema de ignição (que tbm vem da central)... a influência dos sensores MAP ou MAF ficaria para ser processada pela central e, por afeterem o sinal que ela envia, acabam por afetar o funcionamento do variador de avanço....

Pela lógica considero isso coerente pois cada sensor MAP ou MAF de cada tipo de carro possui tipos de sinal de saída com voltagens e ou curvas de sinal diferentes e não creio que um simples variador de avanço tenha como interpretar cada sinal de saída de cada tipo de carro de maneira correta. Por exemplo... 0,5 Volt de saída no MAF para a central da suzuki deve corresponder a uma mistura estequiométrica e tempo de ignição diferente de 0,5 Volt para a central de um Wolks... Vale lembrar que um variador serve para diversos carros de diferentes marcas, eles não são feitos especificamente para vitaras.... Então, como saber a qual marca modelo e cilindrada de carro ele está conectado para interpretar a leitura do sensor de forma correta??....

Sinceramente, estou pensando que o esquema acima serve para explicar que o funcionamento do variador de avanço depende do MAF ou MAP, mas não que ele seria ligado diretamente aos sensores... se fosse assim o MAF do motor ZETEC que tentei botar no Sombra tempos atrás deveria ter funcionado.... O que ocorreu foi que a central reconheceu que havia um sensor instalado, mas o carro ficava com mistura rica sempre (a fumaça do escape ficou preta feito um breu) pois a curva de saída do zetec é outra.... mas isso é outra história....

Voltando ao assunto, me parece de bom grado que a leitura dos sensores seja primeiro "traduzida" pela central em um sinal de ignição pois este sim é um sinal universal... centelha é centelha...

Reintero que vou apresentar ( quando sobrar tempo para isso ) o esquema acima ao técnico da instaladora e quando ele comentar as ligaçóes propostas vou postar aqui o que conseguir aprender....

[]s intrigados

Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Fatori,

É isso mesmo, os vitaras precisam de mais de 15° de avanço... no Escuridão eu uso o Spark Master da AEB... no Sombra não lembro qual é... mas se não me falha a memória já postei isso aqui no tópico tempos atrás....

Quanto a instalação e os sensores, vou tentar esclarescer mais as coisas... como já postei acima, o que eu sei não esclaresce totalmente o assunto... quando tiver novidades vou postar por aqui...

[]s

Banido
    Entrada
    29/05/2005
    All...

Esta foi rápida... acho que esclareci o assunto...

Todo mundo está certo....

Existem vários tipos de variador de avanço... alguns modelos são ligados como eu descreví e outros conforme o esquema que o Diogo postou... são modelos para aplicações distintas com performances distintas....

No mesmo site onde está o esquema do Diogo, depois de cutucar um pouco por lá achei o que vou transcrever abaixo pois o LINK FINAL da página ficou bloqueado no meu navegador.... para quem quer tentar, siga o caminho abaixo:

http://www.romasa.com.br/essek/

depois de clicar no link, vc vai clicando umas três vezes em variadores até achar um link para a página de variadores do site....

ou então lei o que tem escrito lá....

TEXTO TRANCRITO DO SITE DA MULTIMARCAS ROMA SA:

Consulte também o Glossário ou Perguntas mais Freqüentes.

Visite a loja e veja os variadores mais utilizados ou analise a tabela de preços e veja a variedade de valores e opções.

Variadores Automáticos de Avanço
    Universais
    MAP / MAF

Ligado no Sensor de Pressão Absoluta (MAP) ou no Sensor de Fluxo de Ar (MAF), emula a mudança da pressão ou fluxo de ar para que a central de injeção corrija o ponto.

Vantagens:

Menor Custo;

Instalação simplificada;

Aplicação na maioria dos veículos;

Desvantagens:

Limite do ponto de acordo com a pressão ou fluxo;

Correção com retardo em relação aos específicos;

Corte em fios de sensores;

Em caso de emergência, difícil desinstalação;

Pode apresentar falhas em injeções mais sensíveis.

Marcas: Essek, Helem, PVR, Zetronic,...
    MAP / MAF / TPS
    Alguns possuem opção para acelerador eletrônico
    Com Acelerador Eletrônico
    Vantagens:
    Custo baixo;
    Aplicação na maioria dos veículos inclusive mais modernos;
    Fácil Instalação;
    Desvantagens:
    Não atinge o melhor rendimento;
    Correção com retardo em relação aos específicos;

Corte em fios de sensores;

Em caso de emergência, difícil desinstalação;

Pode apresentar falhas em injeções mais sensíveis.

Marcas: Helem, PVR, ...

Específicos
    Sensor de Rotação
    O modelo mais conhecido é o variador AEB 510 com os respectivos cabos de conexão ao sensor de rotação, assim como, o AEB 511 para motorização Golf e Audi a partir de 2000, assim como alguns VW mais modernos.
    Vantagens:
    Facilidade de instalação;
    Melhor Desempenho;
    Respostas mais rápidas;
    Melhor Custo x Benefício;
    Diversas opções de ajuste;
    Em caso de emergência, ligar o "jumper" e funciona em variador;

Cabos com conectores que dispensam corte do sensor de rotação. (Exceto cabo F)
    Desvantagens:
    Corte em fios de sensores no cabo F;

Maior Custo em relação a Universais;
    Marcas: AEB, Helem, PVR, Zetronic, ...

Bobina
    Excetuando-se os que são ligados no sensor de rotação, os demais variadores são ligados na bobina ou ou módulo de potência da bobina. Exemplo: AEB 526, AEB 540 e AEB 549 são os mais utilizados. Há ainda o AEB 527, AEB 537,...

Vantagens:
    Melhor rendimento;
    Mais opções de ajuste;
    Melhor Desempenho;
    Respostas mais rápidas;
    Melhor Custo x Benefício;
    Diversas opções de ajuste;
    Em caso de emergência, ligar o "jumper" e funciona em variador;

Desvantagens:
    Maior Custo em relação a Universais;
    Instalação mais cuidadosa;
    Selecionar entre tipos de tensão de bobina;
    Marcas: AEB, Helem, Zetronic, ...
    Carburados
    Com Ignição Eletrônica
    Diversos: Todos os veículos com ignição eletrônica sem injeção eletrônica. Exemplo: Variador Zetronic Bobina e alguns modelos AEB;

Distribuidor com 2 fios. Exemplo: Variador Essek 2 fios
    Distribuidor com 3 fios. Exemplo: Variador Essek 3 fios
    Aplicação: Geralmente em veículos VW e ignições semelhantes. O distribuidor de 3 fios é um modelo mais novo de ignição e mais amplamente utilizado.

Marcas: AEB, Essek, Helem, Zetronic, ...
    Platinado e Condensador
    Aplicação: Todos os veículos sem ignição eletrônica. Exemplo: Variador Zetronic Bobina e alguns modelos AEB;

Marcas: AEB, Zetronic, ...
    Funcionamento: O distribuidor é posicionado no ponto do Gás e quando muda-se para a gasolina/álcool o variador atrasa o ponto.

Vantagens:

Não funcionar com veículo atrasado;

Melhor rendimentos;

Menor Consumo;

Maior durabilidade do motor;

Menor Manutenção;

Desvantagens:

Custo em relação ao veículo sem variador;

Em caso de emergência: o ponto fica avançado para gasolina ou álcool;

OBSERVAÇÕES: A escolha do mesclador influencia muito no rendimento do veículo e inclusive no avanço. Por exemplo no Renault Kangoo o variador tipo universal é vendido em conjunto com o mesclador específico. (Kit Kangoo)
    Resumindo, eu estava falando da ligação do variador de tipo bobina, que é o melhor tipo e o recomendado para Suzukis, porém o mais caro....
    O amigo diogo estava falando dos variadores tipo Universal de MAP/MAF, que são os mais baratos...

Diogo,
    valeu a indicação do site...

All,

talvez as diferenças de performance citadas no site esclareça o porque os variadores fazem milagres para alguns e quase nada para outros....

[]s esclarecidos...

Usuário
    Entrada
    01/02/2006
    Show de bola.... agora podemos até montar uma instaladora de gas hehehehe

Vou atras desses variadores, Obrigado !!!

Gasoso, valeu mesmo ! deu uma clareada geral no assunto, tudo pelo bem da ciência!

Bom, acho então que dá pra descartar os variadores universais.

A dúvida ficaria entre o instalado no sensor de rotação e o instalado direto na bobina.

Bom, o fato do gv ter uma bobina para cada vela deve dificultar um pouco, acho q a melhor opção seria o variador para sensor de rotação. Seu caso é o mesmo Fatori, né?

Amanhã vou em outro mecânico e posto o veredicto do cara aqui depois..

abraços!

DA

Voltei do mecânico mas não tenho notícias muito boas..

Segundo o camarada, o variador que poderia instalar no sensor de rotaçao do meu carro não é mais fabricado, e ficaria muito caro importar um.

Ele ofereceu um outro que é ligado no sensor de temperatura de ar, menos problemático que o MAF, mas esse tem a mesma deficiência que os universais, não avançam o suficiente para os suzukis...

deixar essa instalação boa tá mais complicado do que imaginei..

abraços

Usuário
    Entrada
    01/02/2006
    Tambem procurei Variadores com um Grau elevado e nao encontrei.

Quanto a minha instalação (ainda sem variador), o Meu vitara nao perdeu muito a potencia não, porem ta "Cheirando" muito. Ele tá fazendo 7Km com 1 metro cubico de gas, mas estou usando direto o Ar Condicionado. Sem falar que meus peneus são (235 / 70 / R16) o que deixa a viatura um pouco + pesada.

Acho que com o variador (ideal) ele consumiria menos.

Se alguem souber onde posso encontrar esse variador, por favor me avise...
    valew turma !!!

Chegando no papo agora...
    Meu Vitara tem GNV com variador. já comprei-o assim. Faz 10 km/m3. È muito bom para rodar na cidade e a caminho de uma trilha. Na estrada, em ultrapassagens ou em aclives, peço ajuda aos univ..., ops, a gasolina. Em trilhas, nos locais mais exigentes, também só de gasolina. Mas no geral acho que vale a pena pela economia que proporciona. Lembrando que, rodo sempre na gasolina, no começo e no final do dia para "lubrificar" o motor.

Usuário
    Entrada
    01/02/2006

VARIADOR

Turma,

fui a uma instaladora nova de gas aqui em fortaleza, ela pesquisou em uma lista de Variadores de avanço.
    Nesta lista tinha todas as marcas de carro, e o variador correspondente a cada modelo.

O que achei estranho, no meu caso, o variador p/ VITARA V6 é um com grau de avanço NOVE !!!!

Ja discutimos aqui, que o ideal seria um variador maior de 15 graus, mas a mulher me assegurou que esse é feito especialmente p/ ele.

Fiquei de voltar lá p/ pegar maiores detalhes e valores.

Alguem tem alguma ideia qual o modelo melhor ?

Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Fatori,

Para vitaras V6 eu sou quase leigo... quando "fucei" nos catálogos da instaladora não lembro de ter visto nada específico para V6... mas se vc encontrou é outra história....

Além disso, pelo que aprendí naquela página dos últimos posts... só instale o variador se ele for do tipo de ignição ou de rotação... se não é roubada....

Portanto, a instaladora até pode estar correta neste caso.... se o variador foi feito específico para o V6, não se discute muita coisa....

testa e posta por aqui o resultado

eu e o resto da comunidade CAAP (cientistas adaptadores automotivos de plantão) agradecemos o seu empenho....

[]s

Usuário
    Entrada
    01/02/2006

TESTES

Voltarei lá nesse final de semana, e verificarei qual o tipo e o preço desse variador.

Meu V6 ta bebendo muito.... faz 8Km/litro e 7km/m3 ... vou verificar todas as provaveis causas disso, porem sei que o gas'deve ser mesmo a falta do variador...

brevemente estarei postando aqui todo que acontecer...

abraços..

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 2
      Última resposta: 11/07/2005, 22:57

Permissões de Postagem