Cara, que legal... nunca tinha visto um esquema com esta ligação....
Imprimi a danada e vou conversar com o pessoal que instalou o Variador do escuridão (o do sombra já veio instalado...) ... o técnico da convertedora, que é muito competente por sinal, é que me ensinou o que postei acima...
De acordo com ele, não pode existir um único variador universal pois existem diversos tipos de sistema de ignição diferentes... uma prova disso é que o Sombra utiliza um variador de avanço que, até onde sei, não serve no Escuridão pois os sistemas de ignição dos modelos 1.6 16V de 1996 para frente são diferentes dos anteriores ( a bobina nos mais novos fica dentro do próprio distribuidor....) e, portanto, possuem esquemas de ligação completamente distintos...
Volto a repetir... o que o cara me ensinou é que o variador utiliza sinais vindos da central e do sitema de ignição (que tbm vem da central)... a influência dos sensores MAP ou MAF ficaria para ser processada pela central e, por afeterem o sinal que ela envia, acabam por afetar o funcionamento do variador de avanço....
Pela lógica considero isso coerente pois cada sensor MAP ou MAF de cada tipo de carro possui tipos de sinal de saída com voltagens e ou curvas de sinal diferentes e não creio que um simples variador de avanço tenha como interpretar cada sinal de saída de cada tipo de carro de maneira correta. Por exemplo... 0,5 Volt de saída no MAF para a central da suzuki deve corresponder a uma mistura estequiométrica e tempo de ignição diferente de 0,5 Volt para a central de um Wolks... Vale lembrar que um variador serve para diversos carros de diferentes marcas, eles não são feitos especificamente para vitaras.... Então, como saber a qual marca modelo e cilindrada de carro ele está conectado para interpretar a leitura do sensor de forma correta??....
Sinceramente, estou pensando que o esquema acima serve para explicar que o funcionamento do variador de avanço depende do MAF ou MAP, mas não que ele seria ligado diretamente aos sensores... se fosse assim o MAF do motor ZETEC que tentei botar no Sombra tempos atrás deveria ter funcionado.... O que ocorreu foi que a central reconheceu que havia um sensor instalado, mas o carro ficava com mistura rica sempre (a fumaça do escape ficou preta feito um breu) pois a curva de saída do zetec é outra.... mas isso é outra história....
Voltando ao assunto, me parece de bom grado que a leitura dos sensores seja primeiro "traduzida" pela central em um sinal de ignição pois este sim é um sinal universal... centelha é centelha...
Reintero que vou apresentar ( quando sobrar tempo para isso ) o esquema acima ao técnico da instaladora e quando ele comentar as ligaçóes propostas vou postar aqui o que conseguir aprender....
[]s intrigados

Responder com Citação