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Tópico: VITARAS A GNV

  • #85
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    Re: Dúvidas!?




    Citação Postado originalmente por diogoandre
    Pessoal,

    fui hj de manhã em uma instaladora de GNV aqui do rio, o camarada lá olhou o motor e falou q é muito bom e tal, mas , disse que o meu carro não 'pega' variador de avanço, pq o bico é redondo. E ainda falou que não faz diferença ter um redutor de GNV de maior potências, que esses são apenas para motores v6 e v8, no meu caso um de 70 bastava...

    e aí?!

    abraços

    Vou traduzir o que o cara da instaladora te falou:

    1) desculpa do bico redondo
    Isso quer dizer: não tenho o modelo ou não sei instalar um variador de avanço no seu carro

    2) desculpa dos redutores de maior potência serem para veículos v6 ou v8
    Isso quer dizer: Não tenho no estoque um modelo grande ou vou empurar para este cara a meleca que tá no estoque mesmo....

    Amigo diogo,

    a escolha do redutor adequado é feita pela potência do motor, independentemente do número de cilindros... por este motivo é que os redutores são identificados pela capacidade de energia que são capazes de fornecer devido a capacidade de vazão de gás que eles podem disponibilizar ao motor.... 70W, 100W, 140W, etc...

    Para o seu carro um redutor de 100W já é insuficiente. Nos momentos de muito esforço o carango vai ficar fraco.... se não chegar combustível suficiente é impossível o carro ter força....

    Além disso, qualquer carro pode ter um variador de avanço instalado. não existem excessões. O cara não deve saber ligar ou não sabe qual o modelo recomendado para o seu carro.... Só para vc ter uma idéia os próprios fabricantes disponibilizam para as lojas manuais de instalação de seus modelos, chicotes específicos para não cortar a fiação de cada carro e uma listagem das aplicações de cada modelo e sua regulagem para cada carro....

    Eu mudaria de instaladora imediatamente , parece que este cara quer comer tua grana te vendendo o que tem em estoque na loja e não o que é o ideal para seu carro ....

    Como tem picareta por aí....


    []s

  • #86
    E isso aí cara!

    Falei com outra pessoa hoje e esse sim me recomendou que instalasse o kit completo, chamou de kit conama, como vc já falou em uma mensagem anterior. Mais caro, mas segundo ele assegura um desempenho bem melhor...

    só esqueci de perguntar sobre o redutor..

    Vou ligar amanhã de novo e ver isso, espero na quinta-feira já ter resolvido isso e colocado gnv no meu carro!

    o q tb achei legal foi que dois mecânicos especializados em suzuki- Júnior de Niterói e o Ramiro da Mau Caminho - recomendaram a mesma instaladora..

    abraços

    Diogo André

  • #87

    é hoje!

    Deixei meu carro hoje pela manhã na instaladora, ainda tô com um friozinho na barriga, mas espero que dê tudo certo...

    a noite relato como ficou o carrinho...

    abraços!

    DA

  • #88
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    Vitara V6 (Fortaleza - CE)

    Olá turma... to com um Problema !!!

    Tinha um BRAVA da FIAT com gas... retirei o gas... e agora to querendo colocar no meu VITARA V6 (modelo 98 mecanico)

    O problema que nem todo mundo aconselha, diz que dá muita dor de cabeça...

    Meu redutor é de 100, tenho variador de avanço, modulo sonda-lambida... mas acho que o mesclador terá que ser diferente...

    Alguem pode me dar alguma dica do que devo fazer ? Tipo, que velas sao ideais ? tem mesclador com 2 ou + entradas p/ o gas ?

    Valew por tudo...

    CASO ALGUEM DE FORTALEZA TENHA V6 A GNV, ME DÊ UMA LUZ ONDE VC COLOCOU... VALEW A TODOS
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos VITARAS A GNV-radtke1_750.jpg  

  • #89
    Gasoso...

    infelizmente eu li o seu último post muito rápido e acabei confundindo umas coisas..

    quando falou "para o seu carro um redutor de 100W já é "b]insuficiente[/b]", eu acabei lendo suficiente...

    bom, mandei o cara colocar um redutor de pelo menos 100, acabei não indo pegar o carro hoje e não sei qual ele colocou...

    porém, fazendo umas continhas aqui...

    O GV 2.0 tem 128 HP, o redutor é de 100 Watts, 128 HP = 95 watts . Assim na matemática pura seria suficiente, certo ? Dá pra fazer essa relação direta ou tem muito mais coisa envolvida?


    abraços

    DA

  • #90

    Instalado! mas sem variador de avanço...

    Busquei o carro hoje e de cara tive a notícia que não foi instalado o variador de avanço !!!

    Questionei bastante eles e a desculpa era que no meu carro o variador teria que ser instalado no sensor MAF, o que pode dar alguns problemas e por isso preferiram não instalar. Pediram para eu rodar um pouco com o carro e se decidir instalar o variado é só voltar lá...

    Bom, fora esse stress inicial, além de outro por causa do cilindro - pedi de 16, colocaram 2 de 7,5 - estou gostando do desempenho do carro, rodei pouco até agora só uns 15km, e a perda de portência é bem pouca, consegui subir umas ladeiras bem íngremes sem problema...


    []s anciosos para testar mais o carro...

    Diogo André

  • #91
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    Diogo.

    O redutor de 100W é o mais comum.... com ele o carro fica normal, não excelente... vai faltar força, pouca, mas vai, nos momentos de alto esforço....
    Quanto a matemática, não é bem assim... o redutor fornece 100W, mas o motor "gasta" mais de 100W
    para gerar 100W livre nas rodas.... conclusão 100W de redutor representa menos de 100W livre para as rodas e o tanto livre depende da eficiência do motor....

    O variador de avanço nada tem a ver com o sensor MAF... O MAF informa o fluxo de ar admitido pelo motor para a central... já o variador de avanço controla o tempo, o quando a centelha é enviada para as velas.... e fica instalado junto aos fios do sistema de Ignição, não do MAF....
    Resumindo, ele te disse que o problema está no carburador da Televisão e foi causado pela solenóide do parafuso do Pneu....

    Quanto aos cilindros, estranho instalarem diferente do combinado... mas dois cilindros de 7,5 tem a vantagem de deixar a mala mais livre, e inclusive é uma instalação mais cara em torno de umas 300 moedinhas aqui para estas bandas.... a desvantagem é o peso... com certeza vc vai ter de calçar a traseira para compensar o "abaixado" da suspensão.... mas, se vc não gostar do resultado, exija a troca... não foi o que vc pediu...

    Bem, o ideal seria um redutor de 140W e variador de avanço..., mas a tua configuração é o que tem de mais comum no mercado.... se der para voltar atrás, peça por isso, mesmo que vc tenha de esperar, vale a pena...

    INdependente da configuração do KIT... Seja bem vindo ao mundo 4x4 GNV... vc vai ver como vai sobrar grana para equipar o carango....

    []s e boas trilhas e passeios econômicos...

  • #92
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    Fatori,

    Seu redutor, assim como o do Diogo, é pequeno para sua viatura... mas dá pro gasto....
    Você vai precisar verificar se tem como aproveitar a parte eletrônica (variador de avanço, emulador de sonda lambda) do KIT que saiu da Brava no Vitara V6... a maioria dos emuladores de sonda são universais, mas o variador de avanço não é, ele dependo do sistema de ignição e em alguns casos é impossivel adaptar pois são instalações completamente distintas....
    Você também vai precisar de um emulador de bicos para 6 cilindros... se vc tinha um na brava, com certeza ele não serve no vitara V6 devido ao número de bicos....

    Quanto a problemas com o Gás.... a coisa é o seguinte.... não é o gás que dá problema... são as instalações mal feitas por pessoas sem qualificação que vivem dando bronca e até danificam os carros....
    Além disso, não tem como instalar direito um KIT GNV com R$ 1800,00... mas em toda a esquina tem gente vendendo neste preço... quem não entende compra, se dá mal, e sai dizendo que GNV é bronca....

    Se for fazer, faça bem feito que é só alegria....

  • #93
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    Turma coloquei GNV no meu V6... e ficou maravilhoso !!!!

    Abri um tópico p/ comentar essa instalação !!!! olhem ai !!!

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...=222451#222451

  • #94
    Entendi o problema do redutor , vou ver se consigo trocar por um de 140..

    Quanto ao variador de avanço, entendo que ele é uma peça essencial para uma conversão correta, tb vou pedir para adicionar no meu carro...

    mas ele tem sim uma ligação com o MAF, andei dando uma pesquisada na internet e achei algumas referências que explicam, e até faz sentido se pensar bem...

    http://www.cezarliper.com.br/Propagandas/kitGas.asp

    bom, vou voltar lá amanhã, e pedir para fazer as mudanças..

    abraços

  • #95
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    Diogo

    Dei uma lida mna página que vc recomendou...
    ela é uma boa referência para quem quer entender o básico do para que serve cada coisa em uma conversão para gnv....

    Mas vamos escarecer um detalhe....

    A página afirma ( e está correta nisso ) que os sensores maf, map e tps interferem na atuação do variador de avanço... Ok... eles interferem mesmo pois o sinal enviado pela ECM para o sistema de ignição depende de suas leituras....
    Mas isso não quer dizer que o variador de avanço seja ligado diretamente ao MAF.... e foi isso que postei anteriormente...

    Meus carros tem variador de avanço e em nenhum deles o variador está ligado diretamente ao MAF...
    Para ligar o variador de avaço é preciso conhecer apenas o esquema de ignição do veículo.... o variador de avanço "varia" o tempo de ignição em uma quantidade de graus fixa em relação ao sinal enviado pela ECM, portanto, toma como base este mesmo sinal e o devolve "variado" ao sistema....
    Pelo menos isto é o que acontece em todos os modelos que conheço.... mas, como "nada" é impossivel, pode ser que exista alguma tecnologia diferente... eu sinceramente desconheço...
    Se ela existir com certeza vou querer estudar mais a respeito...

    []s

  • #96
    Valeu mesmo pela ajuda Gasoso! Estaria bem mais perdido se não fosse esse fórum aqui.

    Continuando o papo sobre o variador, qual marca vc usa?

    encontrei um esqueminha de instalação de um variador, dá uma olhada..

    http://www.romasa.com.br/essek/variadoruniv2.htm


    valeu!

    Diogo André

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