Buenas Suzukeiros, Samukeiros e Vitarados em geral.
Possuo um Vitara 5P 97 convertido a GNV e já possuí um 3p 95 também a GNV. Estou abrindo este tópico para trocar informações e opiniões sobre o comportamento, durabilidade e desempenho destas viaturas depois de convertidas.
Para os adoradores de trilhas Hard, rodar com GNV pode parecer um assassinato de Viatura... mas para trilhas leves com passeios nas dunas e praias daqui da região é uma santa economia....
Qualquer depoimento será bem vindo.
[]s Gasosos a todos
Gasoso,
Como você tem um vitara 5p convertido, acredito que você possa me ajudar.
Há um mês comprei um vitara 97 5p com a intenção de colocar GNV, mas conversando com alguns mecânicos que trabalham com vitaras e mesmo pesquisando aqui no forum, vi que a maioria falava que no vitara 3p ainda dava para colocar o GNV, mas que no 5p não dava certo, pois quando é colocado o GNV a primeira coisa que queima é o sensor de massa de ar.
Aí eu lhe pergunto:
Na sua viatura esse sensor queimou?
Ele anda bem no GNV com esse sensor queimado?
Pergunto isso pois me falaram que no GNV esse sensor não influi em nada.
Fábio,
segundo meu mecânico (Zé da antiga raion), o sensor dos 5p ferra por causa da contra-explosão do gás (aqueles pipocos...). O meu é 3p e aut...Não tenho menor problema com o GNV roda redondinho...e olha que eu só ando com ar ligado...Segundo o Zé a solução é colocar os novos kits de GNV eletrônicos, que por possuir melhor tecnologia evita essas contra-explosões. Ele tem o computador da suzuki, então ele acertou o sistema de injeção e eu nunca tive problemas com isso. O zé tem maior experiência com GNV (inclusive com cursos no exterior), ele que instalou o sistema eletrônico no meu carro...Troca uma idéia com ele! tel:21-32925104
Abs
Há dois anos comprei meu Vitara JLX 2 portas 1.6 8v, que já veio com GNV.
Nesse tempo já rodei 35 mil km, sem problema nenhum no que se refere ao GNV. Só faço trocas mais regulares das velas(do santana) e dos cabos de vela(do chevete). Uso o GNV na cidade, a caminho das trilhas, em viagens e em trechos da trilha que não precisa muita força. Pela economia que oferece, eu recomendo. Meu cilindro tem 17 m3 e ainda sobra espaço para levar minhas duas filhas de 10 e 6 anos no banco de trás. Com esse cilindro rodo em torno de 160 km na cidade e na estrada rodo 200 km. Abaixo vai anexo uma foto.
Há dois anos comprei meu Vitara JLX 2 portas 1.6 8v, que já veio com GNV.
Nesse tempo já rodei 35 mil km, sem problema nenhum no que se refere ao GNV. Só faço trocas mais regulares das velas(do santana) e dos cabos de vela(do chevete). Uso o GNV na cidade, a caminho das trilhas, em viagens e em trechos da trilha que não precisa muita força. Pela economia que oferece, eu recomendo. Meu cilindro tem 17 m3 e ainda sobra espaço para levar minhas duas filhas de 10 e 6 anos no banco de trás. Com esse cilindro rodo em torno de 160 km na cidade e na estrada rodo 200 km. Abaixo vai anexo uma foto.
Muito obrigado pela ajuda, suas informações foram de grande valia.
Há dois anos comprei meu Vitara JLX 2 portas 1.6 8v, que já veio com GNV.
Nesse tempo já rodei 35 mil km, sem problema nenhum no que se refere ao GNV. Só faço trocas mais regulares das velas(do santana) e dos cabos de vela(do chevete). Uso o GNV na cidade, a caminho das trilhas, em viagens e em trechos da trilha que não precisa muita força. Pela economia que oferece, eu recomendo. Meu cilindro tem 17 m3 e ainda sobra espaço para levar minhas duas filhas de 10 e 6 anos no banco de trás. Com esse cilindro rodo em torno de 160 km na cidade e na estrada rodo 200 km. Abaixo vai anexo uma foto.
Olá,
Com um cilindro deste tamanho, imagino que seus bancos traseiros não rebatem mais, confere?
Eu quase instalei o GNV na minha viatura, mas não fiz jutstamente pela dúvida que pintou. Para caber algo maior que 10m3, eu teria de deslizar o banco traseiro para frente, com isso ele perde a capacidade de rebater, perdendo assim um precioso espaço para carregar tralha pesada.
Com um cilindro deste tamanho, imagino que seus bancos traseiros não rebatem mais, confere?
Eu quase instalei o GNV na minha viatura, mas não fiz jutstamente pela dúvida que pintou. Para caber algo maior que 10m3, eu teria de deslizar o banco traseiro para frente, com isso ele perde a capacidade de rebater, perdendo assim um precioso espaço para carregar tralha pesada.
E aí, como vocês fizeram?
[]´s,
Até hoje me surpreendo como cabe um cilindro daquele tamanho. Se fosse para eu colocar, não teria colocado, mas como já comprei assim e vi que atendia às minhas necessidades, fiquei com o carro e estou satisfeito.. Tenho 1,81 m e gosto de dirigir com o banco recuado até o fim. Nessa situação só fica 10 cm entre meu banco e o banco traseiro. Espaço suficiente para acomodar apenas as pernas de minha filha de 6 anos. No caso de adulto, tenho que ir com o banco mais pra frente, nesse caso fico meio desconfortável. O banco traseiro rebate sim e inclina também. Gosto de viajar com pouca bagagem, e a mesma vai em cima do cilindro. Como disse, para as minhas necessidades, deu tudo certo. Agora, se as meninas fossem adultas, aí já não daria certo.
Eu fiz testes com diversos tamanhos de cilindros e a partir de 16m3 eu teria de deslizar um tiquinho para frente o banco traseiro, o que perde a capacidade de rebatê-lo. Conheço um Vitara que não rebate o banco traseiro por causa disso.
Uma solução para não perder o rebatimento do banco não deslizando ele para frente seria tirar um pouco da inclinação do banco traseiro (um ou dois pontos), ou seja, deixá-lo mais na vertical. Eu sentei e não achei confortável.
Fiquei tanto na dúvida por conta disso que deixei de instalar o GNV. Teria economizado uma boa grana já. Agora que ela fugiu, estou me preparando novamente para por o GNV. rs...
E aí, alguém mais que tenha GNV no Vitarinha perdeu ou não o rebatimento do banco traseiro?
O que eu entendi sobre rebater o banco traseiro é só colocar o encosto na horizontal. Se for colocar o assento e encosto na vertical, isso não o meu não faz. Ok?