x
Convex Datacenter
Página 1 de 13 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 153

Tópico: VITARAS A GNV

  • #1
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2

    VITARAS A GNV




    Buenas Suzukeiros, Samukeiros e Vitarados em geral.
    Possuo um Vitara 5P 97 convertido a GNV e já possuí um 3p 95 também a GNV. Estou abrindo este tópico para trocar informações e opiniões sobre o comportamento, durabilidade e desempenho destas viaturas depois de convertidas.
    Para os adoradores de trilhas Hard, rodar com GNV pode parecer um assassinato de Viatura... mas para trilhas leves com passeios nas dunas e praias daqui da região é uma santa economia....
    Qualquer depoimento será bem vindo.
    []s Gasosos a todos

  • #2
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    OOps galera... abri a tópico e esqueci de perguntar .... então ai vai...
    Alguem do forum tem o carro convertido a gás? Com ou sem variador de avanço? O Kit é eletrônico ?... (por aqui o pessoal chama este kit de kit CONAMA)... Qual o consumo da sua Viatura
    Só para animar, meu consumo atual é de uns 11Km/m3 na cidade, 14 km/m3 na estrada e uns 10 km/m3 nas dunas...
    ... se alguem tiver alguma curiosidade sobre o comportamento das viaturas estou a disposição....

  • #3
    Há dois meses estou com um Vitara 97 2 portas com GNV, inclusive comprado aí em Natal. Utilizo o GNV apenas em deslocamentos maiores como viagens ou a caminho de uma praia ou trilha. Moro a apenas 3km do meu trabalho, portanto no dia a dia utilizo gasolina mesmo. Várias pessoas me falaram – inclusive mecânicos – que o ideal é rodar os primeiros e os últimos 5 km com gasolina e o restante com GNV pois isso aumenta bastante a vida útil do motor. Rodei 150km de estada com 16 m3, o que dá uma média de 9,3 km m3 . Na gasolina ainda não fiz a média, mas acredito que ele não seja muito econômico. Da forma que uso estou satisfeito com o GNV e não pretendo retira-lo, uma vez que para passear a economia é muito boa.
    Abraços

  • #4
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    Acho que a dica que vc recebeu dos mecânicos está super correta, mas naum precisa ser 5km pra trocar pro gás naum.
    O que se comenta por aqui é que o carro deve ligar, desligar e sempre funcionar um pouquinho no dia a dia com gasolina para os bicos injetores ficarem lubrificados pela gasosa que passou.
    Caso deseje, pode aumentar a economia e rodar mais um pouquinho no gás. Eu mesmo rodo até a primeira sinaleira que fica a +-1km de casa. Depois passo pro gás. No dia dia, sempre ligo e manobro o carro na gasolina uso o gás nos trajetos para onde vou. O pensamento inverso vale para a volta.
    Nunca tive problemas de mecânica relacionados com isso.
    Quem se da mal com o gás é que deixa a gasolina ficar velha no tanque e quem deixa os bicos injetores ressecarem.
    Quanto ao consumo da sua viatura me parece normal para carros sem variador de avanço. Depois que pindurei esse o troço no meu carro a força melhorou muito e de sobra a viatura ainda economiza +- 1km/m3. Custou quase 400 moedinhas... mas agora é só alegria
    Valeu pelo depoimento... naum esqueça de votar!!!!
    []s gasosos

  • #5
    Usuário Avatar de Andre Sousa
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,402
    Agradecimentos: 7
    Ao invés do GNV, penso em álcool.

    Já tive notícias dessa conversão. Ganha-se potência. Sem prejuízo algum ao conjunto.

    O álcool é mais barato mas o consumo aumenta - fica no mesmo. O benefício é no desempenho.

    Foi o que me informou o dono da oficina que cuida dos 4x4 aqui.
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

  • #6
    Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 0
    tb já cogitei essa hipótese do álcool, só que o problema que vejo seria na autonomia, já que um tanque de 40 litros daria uma autonomia baixissima!
    A economia do GNV é indiscutível, só que perder o bagageiro que já pequeno é complicado!
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

  • #7
    Usuário Avatar de Andre Sousa
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,402
    Agradecimentos: 7
    No G. Vitara o tanque é de 50 + 5 de reserva. No vitara é menor?

    Considerando os 50 litros, a aoutonomia seria semelhante a qualquer carrinho 1.6.
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

  • #8
    Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 0
    Sim, no vitara é 40 litros e só faz 10km/l na estrada se tu andar a 80km/h...dae é complicado...
    com 50 litros já muda um pouco...conhece alguém que tenha feito?Para fazer a conversão tem que se aumentar a taxa de compressão, bicos de maior vazão e a pressão da bomba de combustível acho que é a mesma, mas acho que as mangueiras deveriam ser trocadas.
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

  • #9
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    Gente... no alcool o problema naum é só a autonomia não...
    para uma conversão ficar descente vc terá de mudar programação da central da viatura e isso é muito mais importante e barato do que rebaixar o cabeçote, caso contrário, no dia a dia, vc provavelmente vai ter broncas de marcha lenta, carro falhando quando se acelera em baixa rotação...
    .... a longo prazo, sua bomba de combustível vai travar, muito provavelmente depois do carro ficar algum tempo parado, e seu(s) bico(s) injetor(es) perderão ação com a rotação mais alta...
    Quanto ao cabeçote do carro, nunca rebaixe ele, pelo menos é a minha opinião. Essa é uma modificação que naum tem volta e vender uma viatura a alcool, ainda mais não original, é mais um problema ... o preço vai para o saco. Provavelmente até quem tem interesse nela rodando a alcool vai utilizar isso como pretesto para baixar preço...
    Para compensar o não rebaixamento do cabeçote é só colocar 5 litros de gasolina para um tanque de alcool, costuma funcionar muito bem e ainda facilita na partida....
    No fim das contas, é tanta bronquinha que EU acho que naum vale a pena passar para o alcool, a menos que vc tenha o alcool de graça como é o caso do Thiagobh.... vejam o tópico do samuca para alcool....
    Com o GNV vc terá mais autonomia, muita economia, e como nem tudo é perfeito... mais peso

  • #10
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    A economia do GNV é indiscutível, só que perder o bagageiro que já pequeno é complicado!
    O GNV utiliza um sistema totalmente independente da gasolina, o que é uma vantagem, portanto não danifica em nada o original do carro, mas toma espaço sim e faz peso. É como andar com um passageiro no banco de traz, sem tirar nem por.
    Para quem precisa de muita mala, um bagageiro de fibra para o teto costuma resolver bem este assunto nas viagens, pode ser removido na cidade e naum custa muito naum...
    []s gasosos

  • #11
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    Já tive notícias dessa conversão. Ganha-se potência. Sem prejuízo algum ao conjunto.
    Vc só vai ganhar em torque, quase nada de potência. .. e ainda assim só se reprogramar o tempo de abertura dos bicos na central... e ainda com prejuizo para o conjunto sim... quem diz isso não naum testou.
    Coloque uma valvula de admissão velha de qualquer carro a gasolina em um pote tampado com um pequeno furinho cheio de gasolina e outra num pote igual mas cheio de alcool. Daqui a alguns meses conte o resultado.... será parecido (mas menos intenso) que aqueles dos mostradores para propaganda de líquido de arrefecimento. Alcool tem água ... quanto mais água mais corrosão...naum esqueçamos disto.
    P.S: se for fazer o teste deixe os potes em local ventilado...este teste foi realizado por um pessoal da universidade daqui... UFRN...na época que eu estava na faculdade....
    []s gasosos a todos de quem ja converteu 01 vitara 8v no olhometro e um corsa 1.6 com CHIP e tudo para o alcool, se deu mal, passou para o gás e vive feliz da vida queimando CH4 e economizando R$....

  • #12
    Usuário Avatar de Andre Sousa
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,402
    Agradecimentos: 7
    AlemãoRS,

    Conheço sim, na Ilha do Governador RJ (Ramiro).

    O trabalho é de responsa.

    Certo que, conforme explicou, é irreversível pelo fato de rebaixar o cabeçote.

    Acho que se justifica se for casar com o carro.

    Quantas modificações são feitas e não se tem retorno delas?

    Sobre o consumo do vitara (10 km p/ litro), penso que é bem razoável se comparado a outros 4x4. Na minha opinião, no custo do veículo deve ser considerado não apenas combustível, mas tb. materiais de consumo (filtros, pastilhas, óleos) e custo de manutenção em geral. Avalie e veja se, ao final de 12 meses, considerando tudo, você gastou mais ou menos do que quem anda de Land, Troller, Niva, JC, etc.

    Tô feliz pelo conjunto. Acho que não vale a pena qualquer mudança.

    No caso do GNV, acompanhei o caso de um G. Vitara que, após a conversão, queimou uma espécie de sensor (um filamento que fica dentro de uma caixinha, perto do filtro de ar) – prejú de cerca de R$ 2 mil.
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 2
      Última resposta: 11/07/2005, 22:57

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade