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Variadores Automáticos de Avanço
Universais
MAP / MAF
Ligado no Sensor de Pressão Absoluta (MAP) ou no Sensor de Fluxo de Ar (MAF), emula a mudança da pressão ou fluxo de ar para que a central de injeção corrija o ponto.
Vantagens:
Menor Custo;
Instalação simplificada;
Aplicação na maioria dos veículos;
Desvantagens:
Limite do ponto de acordo com a pressão ou fluxo;
Correção com retardo em relação aos específicos;
Corte em fios de sensores;
Em caso de emergência, difícil desinstalação;
Pode apresentar falhas em injeções mais sensíveis.
Marcas: Essek, Helem, PVR, Zetronic,...
MAP / MAF / TPS
Alguns possuem opção para acelerador eletrônico
Com Acelerador Eletrônico
Vantagens:
Custo baixo;
Aplicação na maioria dos veículos inclusive mais modernos;
Fácil Instalação;
Desvantagens:
Não atinge o melhor rendimento;
Correção com retardo em relação aos específicos;
Corte em fios de sensores;
Em caso de emergência, difícil desinstalação;
Pode apresentar falhas em injeções mais sensíveis.
Marcas: Helem, PVR, ...
Específicos
Sensor de Rotação
O modelo mais conhecido é o variador AEB 510 com os respectivos cabos de conexão ao sensor de rotação, assim como, o AEB 511 para motorização Golf e Audi a partir de 2000, assim como alguns VW mais modernos.
Vantagens:
Facilidade de instalação;
Melhor Desempenho;
Respostas mais rápidas;
Melhor Custo x Benefício;
Diversas opções de ajuste;
Em caso de emergência, ligar o "jumper" e funciona em variador;
Cabos com conectores que dispensam corte do sensor de rotação. (Exceto cabo F)
Desvantagens:
Corte em fios de sensores no cabo F;
Maior Custo em relação a Universais;
Marcas: AEB, Helem, PVR, Zetronic, ...
Bobina
Excetuando-se os que são ligados no sensor de rotação, os demais variadores são ligados na bobina ou ou módulo de potência da bobina. Exemplo: AEB 526, AEB 540 e AEB 549 são os mais utilizados. Há ainda o AEB 527, AEB 537,...
Vantagens:
Melhor rendimento;
Mais opções de ajuste;
Melhor Desempenho;
Respostas mais rápidas;
Melhor Custo x Benefício;
Diversas opções de ajuste;
Em caso de emergência, ligar o "jumper" e funciona em variador;
Desvantagens:
Maior Custo em relação a Universais;
Instalação mais cuidadosa;
Selecionar entre tipos de tensão de bobina;
Marcas: AEB, Helem, Zetronic, ...
Carburados
Com Ignição Eletrônica
Diversos: Todos os veículos com ignição eletrônica sem injeção eletrônica. Exemplo: Variador Zetronic Bobina e alguns modelos AEB;
Distribuidor com 2 fios. Exemplo: Variador Essek 2 fios
Distribuidor com 3 fios. Exemplo: Variador Essek 3 fios
Aplicação: Geralmente em veículos VW e ignições semelhantes. O distribuidor de 3 fios é um modelo mais novo de ignição e mais amplamente utilizado.
Marcas: AEB, Essek, Helem, Zetronic, ...
Platinado e Condensador
Aplicação: Todos os veículos sem ignição eletrônica. Exemplo: Variador Zetronic Bobina e alguns modelos AEB;
Marcas: AEB, Zetronic, ...
Funcionamento: O distribuidor é posicionado no ponto do Gás e quando muda-se para a gasolina/álcool o variador atrasa o ponto.
Vantagens:
Não funcionar com veículo atrasado;
Melhor rendimentos;
Menor Consumo;
Maior durabilidade do motor;
Menor Manutenção;
Desvantagens:
Custo em relação ao veículo sem variador;
Em caso de emergência: o ponto fica avançado para gasolina ou álcool;
OBSERVAÇÕES: A escolha do mesclador influencia muito no rendimento do veículo e inclusive no avanço. Por exemplo no Renault Kangoo o variador tipo universal é vendido em conjunto com o mesclador específico. (Kit Kangoo)
Resumindo, eu estava falando da ligação do variador de tipo bobina, que é o melhor tipo e o recomendado para Suzukis, porém o mais caro....