Mto doido o video! Cada vez que vejo videos editado por vcs tenho vontade de comprar uma camera dessas e sair gravandocom o jimny ! hahah...
Versão Imprimível
Aew Lex,
Vou te dizer uma coisa: Vale a pena o investimento. Os fiilmes ficam com um ótima qualidade.
Abraço
Mario
Moçada, contribuindo ao tópico do "Compensa?", com uma longa reportagem RAIO-X e overdose das minhas opniões!
Tenho um Jimny 2011 HR 0k a dois meses. Só tem 1300 km rodados até o momento.
Eu tinha um FIT 2007 Flex e um Fiesta 2008 Flex. Queria um carro/jipe/crossover com o intuito de passear com minha esposa nos lugares mais ousados sem me preocupar em ir ou voltar, mas também utilizar na cidade como um carro comum.
Como tenho birra de EcoSbost, CoCrossFox, Mierdas Adventure e outras variantes do tema, o critério foi procurar um 4x4 que também pudesse sobreviver confinado na cidade.
Vendi meu Fiesta. Avalei bastante as ofertas de 0k no mercado. Mas a minha decisão :rolleyes: foi unânime: minha mulher escolheu o Jimny. :euforico:
A princípio o carro seria para meu uso :cool:. Mas, adivinhem, minha mulher se apaixonou pelo bendito :freaking:. Hoje, tenho que arranjar desculpas para ela me deixar ficar um dia sequer com o carro ! :discordo:
Bem, o comentário geral é: Excelente. COMPENSA MUITO !
Muito bem equipado, com tudo de série: ar condicionado e ar quente, direção, vidros elétricos, travas elétricas, faróis de milha, luz traseira para neblina, limpador traseiro, desembaçador, tracão 4x2 traseira, 4x4 e 4x4 reduzida, acionamentos da tração por meio de botões no painel. É JIPE MESMO, não é carro utilitário. Ótimo ângulo de entrada, saída, etc. Raça de terra de verdade.
O jipe é bonito e chama bastante a atenção. Parece que distribui simpatia na rua. Não é um carro antipático e metido a besta como outros veículos do gênero.
O bixo é muito pequeno em todos os aspectos. Ele cabe na minha vaga de garagem do antigo Fiesta, com SOBRA de uns 20 a 30 cm no comprimento e na largura. Entretanto é bem mais alto (creio que uns 30 cm).
O porta-malas é de mentira. Na verdade não tem, mas possui o maior porta luvas da categoria, localizado atrás do banco traseiro. Entretanto, se você rebater os bancos traseiros, dá para levar MUITA coisa no espaço. :-o
Por exemplo, nem eu acreditava que seria possível, mas conseguimos transportar um piano digital da Roland, com uma caixa de 1,60 x 0,7 x 0,5 m (parecendo um caixão de funerária), DENTRO DO JIMNY, tranquilo! :shock: Foi só rebater metade do banco traseiro e ajustar o banco dianteiro, lembrando um pouco a versatilidade do Honda Fit em carregar coisas estranhas. Na ocasião minha esposa foi dirigindo e eu fui na metade do banco traseiro que sobrou, ajudando a segurar a caixa do piano dentro do Jipe. Flawless Victory !
O espaço interno é bem aproveitado e tem porta-coisas em vários lugares (mas poderia ter mais). É um pouco apertado, mas tem bastante conforto e revestimentos. Tem PQP`s (aquelas alças para segurar) no teto para os passageiros. Possui espelhinhos em ambos o quebra-sóis, sem luz de cortesia ou leitura individual. A luz interna é única e bem tosca, igual aos dos antigos Fiat 147, mas faz seu serviço. O porta luvas é pequeno, sem luz. Não tem Air Bags. Tem cinto de três pontos para os 4 ocupantes, com ajuste de altura para os ocupantes da frente. Tem santo antônio por dentro da estrutura, escondido na forração, e barras de proteção nas laterais.
Os bancos dianteiros comportam pessoas grandes sem problema (eu tenho 1,85m e 120 kg e vou numa boa). Meu irmão e eu (ambos enormes) andamos numa boa juntos. Mas para quem tem pernas muito grandes, cuidado, deve-se primeiro fazer um bom teste, pois pode ficar desconfortável, tanto no assento do motorista quanto do passageiro.
No banco traseiro cabem teoricamente duas pessoas. Na prática cabem mesmo, mas às custas de um pouco de desconforto para as pernas, principalmente. O acesso é feito pelo deslizar e rebater dos bancos dianteiros. O mecanismo é bem bolado.
No geral, para duas pessoas na frente e uma/duas crianças atrás, ficaria perfeito, inclusive para grandes jornadas. Senão, é bom fazer umas paradas a cada 1~2 horas para esticar as pernas de todos.
Não sou especialista mas o motor parece ser muito bem dimensionado: 4 cilindros, longitudinal, 16 válvulas, 1.3~1.4L, gasolina ONLY, 80 e poucos cavalos. O motor é bem elástico. Até 3000RPM o motor é bem econômico, sem ar condicionado, fazendo de 10 a 11km/l na cidade , e 12-13km/l na estrada. Com o ar ligado o consumo aumenta uns 10%. Com o ar ligado e com um pé mais pesado, ultrapassando os 3000 RPM, o consumo aumenta uns 20%. Na trilha é normal beber um pouco mais.
O motor parece pequeno, mas é engraçado o SORRISO DORIANA :) que você vai fazer ao ligar o bixo. :pular: O ronco parece o de um motor de 200 cavalos de vários litros. Na minha garagem, parece que alguém está dando partida em uma F250. Acelerando acima de 3000 RPM o som é maravilhoso e você vê o jipe inclinando pra direita, como faz um grande motor longitudinal "a lá dodge charger".
O câmbio é muito bom. Bem ajustado para o jipe. Engates BEM curtos e precisos. Nem parece que você engatou a marcha. A ré entra muito fácil. Você consegue engatar a ré e a primeira, em sequência, com MUITA rapidez; o que ajuda a fazer o jipe sair de enrascadas de lama, "balançando" para frente e para trás, para fora do atoleiro.
A tração é muito versátil. A normal, 4x2, é traseira, tranquila para o dia a dia. O 4x2 você deve usar em terreno de alta aderência, como no asfalto e concreto da cidade, mesmo molhado. A 4x4 e 4x4L você só deve usar em terreno de baixa aderência, como cascalho, arreia, terra, lama, alagados, etc. A mudança de 4x2 para 4x4 é toda feita internamente, inclusive com o carro em movimento, mas em baixa velocidade. O acionamento da 4x4L (reduzida) também é feita internamente, mas requer que você pare o jipe e pise na embreagem para realizar o procedimento. A redução é excelente. Com seu baixo peso, o carro vira um monstro em termos de força. O ronco da transmissão reduzida é muito divertido, parece que você está num Hammer.
O Jimny tem diferencial dianteiro e traseiro e não tem diferencial central. Por isso a maior burrada é achar que vale a pena usar o 4x4 em dias de chuva na estrada ou na cidade. O carro fica mais instável, os pneus gastam mais e sua transmissão vai pro brejo. 4x4 e 4x4L só em terreno de baixa-baixíssima aderência e em baixa velocidade (abaixo de 60 Km/h).
A suspensão é de jipe de raça. "Chacoalha" pra dedéu. No início eu tentava deixar o corpo duro ao dirigir e chegava em casa quebrado e com dor de cabeça. Depois aprendi a deixar o jimny "te dirigir" dentro do carro. Beleza pura ! No terreno off-road é como esperado, perfeito. Na buraqueira de São Paulo, é vitoria certa. E não tente tomar café enquanto dirige ! O cuidado com velocidade é importante. Na rua se você esquecer que está num jipe, é capaz de descolar os pneus do chão fácil fácil. Como o entre eixos é curto, esse efeito é bastante amplificado. Pula cabrito, pula !
O centro de gravidade é alto. Em curvas, você sente que o jipe é diferente, e adota uma postura menos agressiva, entrando bem mais devagar e aberto que o normal, quase como se estivesse num caminhão. O risco de tombamento é citado diversas vezes no manual do proprietário, mas acho terrorismo! Creio que isso só seja um perigo se você tentar andar como num esportivo.
A direção é leve e bem assistida. Mas NERVOSA! Você sente qualquer tampinha de garrafa que aparece na rua. Entretanto, apenas parece insegura. Na prática você se acostuma e passa a segurar o volante de forma mais relaxada. Para os inexperientes com eu, no começo sua mão fica branca, sem circulação, de tanto apertar a direção. Para manobras, o carro é excelente, com pequeno raio de giro, creio que menor que o do meu antigo Fiesta. Cabe em vagas que ninguém acredita.
Depois de fazer a cunha-paraty, com apenas 600 km rodados, a direção começou a fazer um barulhinho de nheco-nheco, tec-tec, ao esterçar em piso aderente, como descrito por aqui. Mas parece normal. Nem levei na concessionaria. Vou deixar para a 1a. revisão.
O campo de visão é muito bom. O ponto de vista é bem alto. Os retrovisores são grandes e bem posicionados.
Os pneus da versão HR são os Pirelli Scorpion AT 215/75 R15. Eles é que dão a cara de valente da versão HR perto de Trackers e outros Jipes menores. São bons para shopping :putz:, cascalho, terra, arreia, mas ruins para lama.
O tanque de combustível é pequeno, com pouco mais de 40 litros. O bocal de abastecimento fica na direita, tem abertura interna em uma alavanca no assoalho, perto do banco do motorista, e não tem chave na tampa, mas é seguro. A autonomia é de uns 350 a 400 km.
O estepe fica fora do veiculo, no centro do vidro traseiro. Não atrapalha a visibilidade. Entretanto, como qualquer veículo do gênero requer uma boa trava anti-furto. Uma boa capa de vinil é legal para proteger da sujeira, senão, se estiver vestido para trabalhar e tiver de trocar um pneu, você vai sair revestido de terra, lama, poeira e sujeita acumuladas do estepe. O macaco fica sob o pseudo-porta-malas, acondicionado sob uma tampa de madeira.
A parte eletrônica do carro é meio tosca. Mas é um jipe. Não tem computador de bordo ou outros acessórios. Tem velocímetro, conta giros, medidor de temperatura e do tanque no painel.
Possui um odômetro total e dois odômetros parciais independentes. Um você pode usar para contabilizar a autonomia do seu tanque e o outro para contabilizar trechos de uma trilha. A visibilidade do painel é ótima a noite e um pouco escura no dia. Eu costumo andar com a lanterna acesa de dia até para ver melhor o painel. Eu me assustei, mas bateria é a convencional antiga, não selada. A tomada de energia interna suporta até 120 W de potência no conector tradicional do isqueiro.
O som do carro é uma droga, dois alto falantes pequenos, mal posicionados, com resposta muito grave. O módulo do rádio original é um treco grande da Clarion, com 2U de altura, mas NOJENTO. Tem CD mas sequer suporta MP3. É a unica coisa do jipe ruim. Como tem espaço no painel eu mandei colocar uma central (com DVD, TV, GPS, câmera de ré). Ficou ótimo, mas ainda preciso trabalhar os "auto-faltantes", digo, falantes.
A pintura do carro parece de qualidade, mesmo no revestimento dos plásticos externos da versão HR. O meu Jimny é verde. Limpo, o carro é lindo. Sujo, o carro é sujo. :)
O preço é meio salgado, cerca de 57000. Os acessórios são caros também se instalados na concessionária. Mandei instalar peito de ferro e proteção de cardã.
Ainda não vivi o problema das revisões e do custo de peças. Mas segundo relatos, parecem um pouco caros. A esperança está na nacionalização de componentes quando o carro for produzido aqui no Brasil.
O seguro em são paulo, SP, para perfil de usuário com 35 anos e bônus máximo, sai por cerca de R$ 2000 a R$ 2200 reais na Porto Seguro. A Porto não exige colocação de rastreador.
O carro não tem nenhum dispositivo anti-furto de série. A chave "parece" não ter transponder. Apesar do painel apresentar uma luz que parece ser um status de um dispositivo anti-furto, não há nenhuma descrição no manual. Apenas uma das chaves tem abertura e fechamento automático das portas, via controle remoto. A chave cópia é feia e simples, como uma cópia barata feita no chaveiro.
Bem, para concluir, gostaria de falar que o Jimny HR é muito bacana. Ótimo custo/benefício/entretenimento. Todo mundo gosta. As mulheres adoram, os homens adoram, a mulecada curte, sem excessão. Seja passageiro ou motorista. Se não precisasse de um segundo carro maior, certamente trocaria meu Honda Fit por OUTRO Jimny.
Desculpem-me se meu relato é bastante LONGO e romantizado.:farted:, mas recomendo a todos que querem divertimento e liberdade DURANTE A SEMANA e no FIM DE SEMANA.
Um grande abraço
Eduardo Pellini - TudaDochell :twisted:
Ótimo relato...muito legal....
No meu ex jimny,quando ligava o carro de manhã,parecia que estava ligando uma ranger/blazer V6....o barulho do motor realmente impressiona.
Concordo com o detalhe do volante....demorei a perceber que não adianta brigar com o volante do jimny(ele passa todas as imperfeições do piso),tem que segurar o volante sem fazer força(fechar muito as mãos)....tem que deixar os dedos mais soltos/abertos(não sei se estou sendo claro)....fica muito menos cansativo e menos estressante......
ABS!!
Opa,
Gostei do texto.
Só pra complementar o texto, o jimny tem transponder sim.
Pellini,
Excelente! Mandou MEGA bem! É muito bacana ler testes como o seu. Quanto mais gente entender esta filosofia melhor. Textos como o seu só reforçam o que todos aqui tanto veneram, a honesta simplicidade e beleza do projeto. Nada de aparências, mas sim conteúdo.
Abraços e parabéns.
Clemente
Muito bom o relato Eduardo, mas coloca fotos dessa central multimídia que voce instalou no seu Jimny..
Abraço
Olá Galera!!!
Sou novo no forum, registrei ontem e estou aqui para aprender com vcs sobre este Jipinho fantastico.
A exatamente 15 dias vi um comercial da Suzuki sobre o Jimny, e foi paixao a primeira vista! Dai comecei a pesquisar sobre o veiculo, e foi quando descobri o forum, e ja li quase todas as paginas postadas por vcs... e foram muito uteis na minha decisao...
Fui até a Nagai concessionaria Suzuki aqui em Recife, e vi o carro pessoalmente, adorei, tudo que eu queria Jovem, robusto e aparentando uma grande segurança para enfrentar diversas trilhas. Quero o carro para usar em trilhas leves, dunas, aproveitar e brincar um pouco com meu 1 4X4.
Pois bem a cocessionaria nao tem o veiculo, o ultimo foi vendido na manha que fui a concessionaria, era um branco foi vendido por 57k, os proximos que vao chegar eles nao disseram que nao tinham o preço ai e bla bla bla, dai tenho que entrar na fila de espera.... Pois é colegas, aqui em Recife tem Fila de Espera pelo Jimny...
Estou trocando um Crossfox 2011 que tenho pelo Jimny e faço isso mto feliz e sem nenhum remorço.... Espero que o Jimny corresponda as espectativas.... Vou postando o andamento da minha aquisição pra vcs festajarem comigo a breve chegada de mais um Jimny ao Forum...
Abraço a todos!
Não sei como são as outras concessionárias da Suzuki,mais nossa, toda vez que precisei de alguma coisa da RAKKI eles sempre sesuperam na incompetência. Funcionários muito simpáticos, sem sombra de dúvida,mais uma estrutura bagunçada, lenta, altamente burocrática e incompetente!Enfim... desculpe o desabafo... kkkk
Aqui em Joinville/SC temos a Netsui.
A Concessionária de 1°.
Vendas, Pós Vendas, Oficina, Gerencia... Nota 10 para a Netsui!!!
Mario
Pessoal, se dá para acrescentar ainda alguma coisa..rsrsrsrs
Há exatos 40 anos, o precursor do Jimny, o LJ20, conclui o "Mexican rally 1000" intacto após 34 horas de prova.
Tá lá no vídeo promocional que o Clemente postou, muito massa!!
Acho que a única coisa que não ficou intacta foi a coluna dos pilotos, mas daí já é outra estória..rsrsrsrs.
Arigatou gozaimasu Mr. Yasushi Sasaki.rsrsrsrs
Putz, porque não comprei um Suzuki antes???..rsrsrsrs
Abraços