Não pode andar assim sempre? Eu tento sempre andar assim, pra economizar o máximo.
Aliás, nem é sempre...as vezes bate aquele "foda-se a gasolina" e chamo o jimny pra dar o que tem! É gostoso demais ouvir ele nervoso. :violao: hahah!
Versão Imprimível
Lex,
Motor é como coração, tem que fazer bater forte por algum tempo para continuar limpo. Andando devagar o óleo e as válvulas de escape não se limpam. O óleo deve esquentar para evaporar resíduos de combustível e as válvulas de escape precisam ficar quentes para se livrarem do carvão. Em baixa rotação, a câmara de combustão não esquenta suficiente para garantir uma queima perfeita. O resultado são velas sujas, queima ruim, óleo contaminado e carbonização das válvulas além de eventual travamento dos anéis.
Se você pega estrada regularmente, ok, do contrário é bem fazer o motor trabalahar forte por alguns minutos em regime forte, não só de rotação, mas também de carga.
Nos Diesel é fundamental para manter a parede dos cilindros livres de borras, por isso barcos a Diesel devem sempre andar uns 30 minutos por saída em carga plena.
Abraços
Clemente
Clemente sempre dando uma aula a cada comentário! :)
:concordo: Valeu pelas informações.
Olá Pessoal,
Semana passada informei o valor da revisão dos 10 mil km e o que foi feito.
Troca de óleo motor, diferenciais, troca do filtro de óleo e regulagens bancos.
Valor R$ 411 (231 óleo e filtro + 180 M.O.)
Sobre a troca do óleo dos diferencias com apenas 10.000 km a justificativa foi que o óleo poderia estar contaminado em virtude de condução em trilhas alagadas ou rios. Pelo que entendi, na dúvida troca-se. No check-list da fábrica consta a troca do óleo do diferencial a cada revisão. Bom, na próxima vou analisar se deverá ser ou não trocado, economizar um $$$ e contribuir com a natureza.
Outro assunto seria o valor. Nesta semana recebi um "folder" da SZK sobre o preço fechado das revisões. Com 10.000 km o valor deveria ser de R$ 264. A Concessionária não estava informada sobre este valores.
Conclusão: A Concessionária me garantiu o preço da revisão dos 20.000 km pelo que está no "folder". Menos mal.
Aproveito para informar e convidar a galera aqui do fórum para se programarem para 2° etapa do SZK Adeveture aqui em Joinvilleno dia 27 de agosto.
Abraço
Mario
Saudações!
Sigo rodando com o pequeno inseto - já há quase 9 anos!
Média na cidade, com transito e ar: entre 9,5-9,7km/l
Ainda não troquei amortecedores, mas estou namorando uns pneus bridgestones dueler a/t: alguem usa?
Tenho ainda uns bf/mud 215/75/15 - mas da pena rodar na cidade com eles...
Abs,
João Paulo
Jimny "Formiguinha"
Aproveitando o tópico:
Fiz 100km de trilha, aproximadamente 75% em 4x4H, 15% 4x4L, e 10% 4x2. Média de 7,6km/l, gasolina aditivada.
Abraço!
Últimas 3 abastecidas, sem correção:
- 90% cidade: 10 Km/L
- 90% estrada: 13,7 Km/L
- 1/3 cidade, 2/3 estrada: 12,3 Km/L
Convido novamente a participarem do Fuelly, é bem interessante.
Vamos aumentar o número de Jimny lá!
Meu perfil: Jimmy (Suzuki Jimny) | Fuelly
Abraços
Ah, esqueci de comentar:
No trânsito urbano sempre tem algum engraçadinho que quer costurar todo mundo.
Um dia desse fui fechado e tive que frear mais forte e notei que, mesmo sem ABS, o Jimny dificilmente "canta" pneu nas freadas mais fortes (provavelmente pelos pneus mais largos que os carros "normais"), apesar do freio responder um pouco mais lentamente que em outros veículos, ao meu ver.
Alguém mais teve essa sensação? Será que os freios "anestesiados" têm a função de diminuir as chances de freadas bruscas e, consequentemente, perda de controle em condições de baixa aderência, tipo lama ou neve (visto que é japonês)?
Abraços
Yuki....beleza...meu irmão quando pilotou meu ex jimny falou a mesma coisa....achou o freio borrachudo....Acho que é devido ao diâmetro maior do pneu(HR).....lembro que em duas hilux que tive,tinha mania de trocar os pneus por maiores(BF ALL).....uma tinha 31" e na outra coloquei 33".....era nítido como o desempenho piorava e os freios ficavam borrachudos,mais lentos....
AH....vc tinha comentado para colocar o consumo do GV que troquei no jimny.....fiz 9,2 no ultimo tanque....automático e com 1000 km ainda....ABS!!!
Yuki,
quanto maior o pneu, maior a alavanca sobre os freios. Imagine um parafuso e uma chave de boca curta vs uma chave longa. Com a longa, dá para apertar mais.
Os pneus do HR também são MUITO largos para o peso do Jimny, fazendo com que eles segurem melhor o carro antes de travar a roda. É um pneu de 215mm para um carro de 1TON. Nem Mini Cooper nem Audi A1 tem esta relação, ambos são mais pesados (dá para acreditar?!).
Em resumo, apesar de não travar facilmente (uma qualidade) ele acaba por parar em menor distância, por justamente não bloquear.
Do meu ponto de vista os freios dele são uma das melhores características do carro.
Para quem mora em SP e desce a Ponte Estaiada em direção ao Brooklin numa certa velocidade e dá com o sinal da Roberto Marinho fechado, não poderia estar mais feliz de estar com um Jimny. Ele pára em nada de tempo e melhor, sem sequer perder a trajetória; algo NADA comum para um 4x4 de eixos rígidos.
Se fizer o mesmo com um Defender 110 a traseira te ultrapassa, pois ele não conta com a válvula divisora de pressão de freio (de acordo com a carga) como o Jimny possui.
Abraços
Clemente