Postado originalmente por
danpeig
Opa,
Se a preocupação é quanto a estabilidade ao capotamento, pode ficar tranquilo. Os 2 ou 3cm a menos na banda de rodagem não vão alterar a estabilidade do carro significativamente.
Pra demonstrar isso é possível fazer um cálculo do momento aplicado no centro de gravidade do carro. Se o Jimny tem 1,6m de largura, podemos considerar, para o cálculo (muito grosseiro) do momento a distância de 80cm. Um pneu 3cm mais estreito na lateral externa (a lateral interna não conta muito pra isso) levaria a uma diferença de 3,75% neste momento.
Se estes 3,75% preocupam, ainda é possível usar um espaçador interno na roda pra compensar a perda da largura da banda.
Os aspectos com que eu realmente me preocuparia usando pneus mais estreitos estão relacionados com a aderência ao piso. Quem já tentou subir uma ladeira escorregadia com o Jimny sabe que a tração traseira 4x2 é péssima pra essa finalidade. O peso do motor está na frente e as rodas escorregam muito, mas muito mais. O mesmo vale para a frenagem nas descidas com lama ou paralelepipedos molhados. Algumas vezes já senti o Jimny tentando sair de traseira em descidas urbanas escorregadias, mesmo com os pneus 215.
Por outro lado, o impacto na economia de combustível vale a pena. Já tive um palio com pneus de larguras diferentes e o consumo chegou a ser de 10% a 12% menor com os mais estreitos.