O meu está com quase 3000km. média melhorou um pouco. Em torno de 8,9km/l na cidade, mas anda longe dos mais de 11km/l que comentávam por aqui...
Versão Imprimível
O meu está com quase 3000km. média melhorou um pouco. Em torno de 8,9km/l na cidade, mas anda longe dos mais de 11km/l que comentávam por aqui...
Comprei o meu semi novo.
O consumo só melhora um pouco se eu pegar um trecho de estrada. Da última vez eu fiz uns 100km em estrada, aí o consumo melhorou.
Aqui o calor é complicado e uso o ar 100% do tempo.
Não consigo passar de 280km com um tanque.
Eu fico entre 1500 e 2000 rpm, faço trocas curtas, ando devagar o tempo todo e o carro nao melhora o consumo. Na verdade, já testei pisar mais forte e esticar marchas e a diferença é pouca.
Pode até ser que o carro tenha alguma desregulagem. Estou com 19500km rodados e esta semana levarei para revisão dos 18 meses. Relaterei pra concessionária e vejamos o que ocorre.
Adoro o carro. Ainda ontem passei por uma tracker e me perguntei se não era melhor ter escolhido ela e acho que fiz a escolha certa porque o Jimny é pequeno, esperto e cabe em qualquer buraco.
O que tá matando é o consumo... perto do meu Fit que fazia 10km/l com 1.4, ar 100% e CVT.
Boa noite senhores,
sou novo no mundo dos suzukis e há aprox. 1 mês adquiri um Jimny 0km (versão sem HR) e tenho acompanhado os fóruns (desde de antes da compra) e lido bastante coisa sobre o jipinho... até agora não me decepcionei em nada, inclusive no consumo.
fiz até agora 2 abastecimentos, andando somente na cidade e com ar 100% do tempo, e minha média ficou em 11,5km/l.
não mudei nenhuma regulagem no carro ainda desde que tirei ele da concessionária, nem os pneus calibrei :) , mas acho que esta questão envolve mais variáveis do que a forma de condução (condutor) ou quanto se pisa no pedal, por exemplo.
tem a qualidade da gasolina (muito importante - por exemplo, pelo menos para os modelos novos, não se recomenda gas. aditivida), algumas regulagens de motor (mais para os semi-novos, pois estou supondo que o carro 0km sai regulado da concessionária), configurações do veículo (bloqueio, tipo e tamanho de pneu e etc), condições de tráfego, peso no carro (1 ou 4 passageiros fazem uma certa diferença num veículo leve como o Jimny) e outros aspectos que podem variar bastante de um caso a outro.
penso que vai ser dificil achar um padrão que enquadre a maioria dos veículos aqui do fórum, mas concordo que alguns casos que fogem muito de uma certa margem coerente (pelo menos para os modelos mais novos), que pode ser, por exemplo, entre uns 8km/l e 12km/l na cidade e um pouco mais na estrada, devem ser melhor avaliados e pedem uma checagem no motor sim.
vou continuar acompanhando os números do meu veículo e compartilheirei quando eu tiver novos dados, até porque agora divido mais a direção com a patroa (tínhamos uma Band como único veículo e ela se aventurava, mas não com tanta confiança quanto agora com o Jimny) e é bem possível que este número varie algumas vezes.
abs,
Enchi o tanque ontem.....380 km.....38 litros.....10 km/l.....
O engraçado é que quando o marcador chega no meio,no odômetro parcial acusa 140 km percorridos.....aí eu fico louco...será que o carro vai fazer menos de 300 km com um tanque???
A outra metade peguei estrada,andei devagar....consegui alcançar 10 km/l...
Parece que na primeira metade desce mais rápido.....no restante demora mais para o ponteiro se mecher.....acho que é uma característica do meu carro....
Lembrando que ando 100% do tempo com ar ligado e sozinho...
ABS!!
Nesse fds consegui fazer duas médias.
Abasteci no sábado, pq ia visitar minha avó numa cidade a 100Km daqui.
Pelo jeito o marcador do meu funciona igual ao do Renato: marcava meio tanque, mas foram apenas 14,2 litros.
Eu havia rodado 165Km, 50% estrada e 50% cidade, andando bem tranquilo, sozinho na maior parte do tempo e usando muito pouco o ar condicionado. A média foi de 11,6Km/L. Achei muito bom, considerando que ainda estou me adaptando ao carro.
Antes de sair do posto aproveitei para calibrar os pneus. Não tinha me preocupado com eles pq geralmente os carros saem da concessionária com pressão bem acima do normal, mas não foi meu caso: estavam murchos, 22 libras. Aumentei pra 28 e caí na estrada, levando minha mãe e meu irmão + pouca bagagem. Um detalhe interessante: descobri que, indo em 3 pessoas, o Jimny é melhor que qualquer outro carro nosso! Deitei um dos bancos traseiros para acomodar a bagagem, liberando o espaço atrás do outro banco. Assim meu irmão deitou o banco e foi tranquilão, dormindo, coisa que não dá pra fazer em outros carros!
Lá na minha vó, meu vô quis experimentar o jipinho e ficou dando umas voltas. No final, rodei 214Km, mais de 90% na estrada, velocidade de cruzeiro de aproximadamente 95Km/h a 3200rpm. Foram-se pouco mais de 18 L, novamente com o marcador apontando meio tanque. Média de 11,8Km/L.
Fiquei bastante satisfeito com essas duas marcas, vamos ver se continua assim, ou até melhore!
Só pra finalizar, estou adorando o Jimny, só 2 coisas tão me incomodando: o barulho da caixa de ferramentas no porta malas (acho que é ela) e, quando deixo meio aberto o vidro do passageiro, ele fica balançando. Esse lance do vidro acontece com mais alguém? (das ferramentas eu sei que é "genético")
Abraços
O rendimento do Jimny assim como dos demais carros esta relacionado a forma como se dirige. Para todo veiculo a forma de dirigir pode fazer variar o consumo em mais de 20%. Na rodovia andando com o Jimny por volta dos 90km/h fica geralmente bem economico. Mas a 100km/h o giro aumenta e o consumo também. A gasolina é outro fator que vai influenciar muito, trocando de posto também muda o consumo. Hoje mostrou no Jornal postos que vendiam gasolina com mais de 50% de etanol...da pra imaginar o Jimny rodando assim?
O meu da fazendo 10km/l , mas esta com rack Thule, q acho ta fazendo beber mais.
Novidades no consumo.....11,33.....ar condicionado 100%desligado.
Meu carro esta hj com 8700 km....
O tanque anterior com ar 100% ligado o carro fez 8,5 km/l....
Bom dia!
Meu Jimny é sem o kit HR, com pneus originais, e minha primeira média foi 9,28 km/l.
A luz da reserva acendeu com 317 km.
Rodei um total de 322 km (204km[63,4%] em cidade e 118km[36,6%] em rodovia) com ar ligado 90% do tempo.
Na estrada procurei manter entre 90km/h(3.000rpm) e 110km/h(3.800rpm), em duas pessoas sem bagagem.
Na cidade procurei trocar as marchas antes das 3.000rpm, também em duas pessoas.
Em ambos os casos sem esticar as marchas.
No abastecimento foi um total de 34,707 litros até a primeira parada da bomba.
Achei satisfatório, visto que a maior parte do tempo foi na cidade com o ar ligado e acostumando com o giro do motor.
Um abraço a todos,
Gian.
O meu HR tá com uns 1500km, tenho feito médias entre 9 e 10km/l. 2 adultos e 2 crianças quase que sempre. Ar cond. desligado.
Minha cidade tem trânsito ruim, raramente boto 4a marcha, e tem subida pacas.
O meu carro anterior, um polo 1.6, fazia consumo semelhante na cidade, nas mesmas condições.
Quanto ao barulho das ferramentas comentado por um camarada aqui, realmente sugiro checar aquela bolsa que vem com a chave de roda e colocar um pedaço de eva, borracha ou coisa parecida envolvendo a chave, que resolve.
O vidro por ser grande às vezes faz um pouco de barulho se você deixa uma fresta pequena, o que considero aceitável. Ou fecha, ou abre mais um pouco que resolve.
Ivo Paris
Grand Vitara Gold/ Jimny HR