Jimny - Relaçao entre Consumo e o Arrefecimento
Ola Pessoal,
Primeiro post aqui, tenho um jimny 2013 4 all, comprado recente e percebi um consumo ruim na rodovia. Estudei um pouco sobre a literatura da injeção e de como os sensores deveriam se comportar, usando um scanner simples percebi algo que me intrigou.
A temperatura de operação do sistema de arrefecimento do jimny, em rodovia o medidor mal marcava 80 graus. Chequei a literatura tecnica da termostatica e verifiquei que o inicio da abertura é perto dos 82 graus.
Fiz um log e percebi tambem que o tempo de injeção de combustivel aumenta drasticamente, sendo quase o mesmo do motor na fase fria.
O que me levantou um alerta, de que parte do consumo ruim na estrada estaria sendo acarretado por um tempo de injeção alto (o motor tentando se aquecer). Buscando aqui no forum não encontrei ninguem com essa percepção. Alguem já passou por isso ou até mesmo encontrou alguma melhoria ao sistema original?
To entendendo que o comportamento que narrei é o normal do veiculo, um alto fluxo de refrigeração que pode causar um esfriamento excessivo em rodovia.
To pensando em evoluir para um sistema de ventoinha eletrica, alguem se aventurou nisso?