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  • #1



    Citação Postado originalmente por Mauro B Ver Post
    Ontem realizei um sonho: personalizei e levantei o Jimny e coloquei pneus BF AT 235/75 R15. Couberam bem, mas o calço não é suficiente para impedir de encostar em situação de máxima compressão da mola, nem na frente, nem atrás.
    Pergunta aos mais experientes: qual seria o mínimo de elevação necessário para parar de encostar? (O calço atual é de apenas 20mm).
    Mauro,

    Para pneus 215 o mínimo são duas polegadas.

    Pneus 235... basta acrescentar a diferença de altura entre eles e os 215.

    Por curiosidade, como ficou desempenho de freio / aceleração?

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #2
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    Lift para 235/75

    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Mauro,

    Para pneus 215 o mínimo são duas polegadas.

    Pneus 235... basta acrescentar a diferença de altura entre eles e os 215.

    Por curiosidade, como ficou desempenho de freio / aceleração?

    Abraço,

    Na verdade os pneus 215 cabem com apenas 20mm (é o que havia no chassi do HR). Por isso achei que com algo em torno de 1 1/2" seria suficiente.
    Quanto à aceleração, ainda é cedo para falar, mas eu esperava que ficasse ruim, e não senti tanta diferença. Tanto que decidi manter os pneus (em vez de trocá-los pelos 215), e levantar o Jimny um pouco mais. Só que eu queria chegar num limite mínimo suficiente e que não tornasse necessário mexer em outras coisas.
    WRANGLER 07: BF32"/+1"/bieletaJKS/rockslider/ KYRON 11: AT 31"/+30mm/skidplate
    ex-JIMNY 01: AT BF235/75R15/+3"Procomp

  • #3
    Para pneus 235 o Lift mínimo é de 2 polegadas.

    Abraços!

    Citação Postado originalmente por Mauro B Ver Post
    Ontem realizei um sonho: personalizei e levantei o Jimny e coloquei pneus BF AT 235/75 R15. Couberam bem, mas o calço não é suficiente para impedir de encostar em situação de máxima compressão da mola, nem na frente, nem atrás.
    Pergunta aos mais experientes: qual seria o mínimo de elevação necessário para parar de encostar? (O calço atual é de apenas 20mm).
    Fotos:
    -img_20120227_175216.jpg-img_20120227_175205.jpg-img_20120227_175145.jpg-img_20120227_175125.jpg
    TRITON HPE 3.5 V6


  • #4
    E suas rodas são originais, muito estreitas e com offset muito para dentro. Sugiro procurar rodas tala 7 com offset -12, lógico, aliado ao Lift de 2".

    Citação Postado originalmente por alvaro.jrc Ver Post
    Para pneus 235 o Lift mínimo é de 2 polegadas.

    Abraços!
    TRITON HPE 3.5 V6


  • #5
    Citação Postado originalmente por alvaro.jrc Ver Post
    Para pneus 235 o Lift mínimo é de 2 polegadas.

    Abraços!
    Alvaro,

    As pesquisas que fiz em fóruns estrangeiros mostraram resultados diferentes.

    Um Jimny carregado com 4 passageiros, lift HR e pneus 215 vai raspar no aplique em torções totais da suspensão.

    Vai raspar também se cruzar um quebra molas subitamente, sem reduzir a velocidade. O Clemente já teve essa experiência no Jimny dele.

    Enfim, quando os pneus originais estiverem em final de vida ou encontrar um comprador, posto os resultados por aqui.

    Abraço!
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #6
    Loras, usei por mais de 1 ano, carregado até com 5 pessoas, em trilhas, passeios de praia e realmente raspa um cabelinho de sapo nas polainas, mas nada que uma boa serra de cano e boa vontade não resolvam, pois pega na parte mais escondida.

    Lift de 2" feito sim com molas TRASEIRAS de chevette.

    Inclusive esse Jimny roda desde 2008 com essa configuração, não mais comigo, mas com o atual dono que é de Aracaju.

    Existe a opção do Kit OME e diversos outros importados, o problema tem sido conseguir quem os venda a preço justo.

    Abraços!!!


    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Alvaro,

    As pesquisas que fiz em fóruns estrangeiros mostraram resultados diferentes.

    Um Jimny carregado com 4 passageiros, lift HR e pneus 215 vai raspar no aplique em torções totais da suspensão.

    Vai raspar também se cruzar um quebra molas subitamente, sem reduzir a velocidade. O Clemente já teve essa experiência no Jimny dele.

    Enfim, quando os pneus originais estiverem em final de vida ou encontrar um comprador, posto os resultados por aqui.

    Abraço!
    TRITON HPE 3.5 V6


  • #7
    Usuário Avatar de Indiana Jimny
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    Citação Postado originalmente por Mauro B Ver Post
    Ontem realizei um sonho: personalizei e levantei o Jimny e coloquei pneus BF AT 235/75 R15. Couberam bem, mas o calço não é suficiente para impedir de encostar em situação de máxima compressão da mola, nem na frente, nem atrás.
    Pergunta aos mais experientes: qual seria o mínimo de elevação necessário para parar de encostar? (O calço atual é de apenas 20mm).
    Fotos:
    -img_20120227_175216.jpg-img_20120227_175205.jpg-img_20120227_175145.jpg-img_20120227_175125.jpg
    Mauro só calços são muito pouco pra não encostar. Olha só, orientado pelo Álvaro, tecnólogo em tecnologia Off Road rsrs, eu coloquei pneus 235/75-15 MUD`s no meu Jimny. Alem dos calços foi preciso trocar molas e amortecedores. Usando na cidade quase não encosta, mas para fazer trilhas precisa de mais altura.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -antes.jpg   -durante.jpg   -depois.jpg  
    Jimny Full 2002 Preto
    http://youtu.be/Y-QJJ1XSMww

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Indiana Jimny Ver Post
    Mauro só calços são muito pouco pra não encostar. Olha só, orientado pelo Álvaro, tecnólogo em tecnologia Off Road rsrs, eu coloquei pneus 235/75-15 MUD`s no meu Jimny. Alem dos calços foi preciso trocar molas e amortecedores. Usando na cidade quase não encosta, mas para fazer trilhas precisa de mais altura.
    Sei disso. Acontece que quando fui instalar a "fórmula mágica" sugerida aqui, nada batia: 4 molas traseiras de Chevete - originais têm tamanhos diferentes para D e T; além disso, as de Chevete têm a boca muito mais larga, e não cabem nos batentes de borracha originais. Por isso estou buscando ajuda.

    O que você usou, e que outras modificações teve que fazer ?
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por Mauro B Ver Post
    Sei disso. Acontece que quando fui instalar a "fórmula mágica" sugerida aqui, nada batia: 4 molas traseiras de Chevete - originais têm tamanhos diferentes para D e T; além disso, as de Chevete têm a boca muito mais larga, e não cabem nos batentes de borracha originais. Por isso estou buscando ajuda.

    O que você usou, e que outras modificações teve que fazer ?
    Realmente, quando encaramos por em prática tal receita, percebemos que essa tecnologia Off Road não é uma ciência exata. Daí junto aos nossos mecânicos, vamos encontrando alternativas. Para o diâmetro maior das molas, o meu mecânico ajustou no torno o último espiral. Para o caso das molas serem diferentes, dianteira e traseira, ele decidiu colocar a de vergalhão de maior bitola na dianteira do Jimny para compensar o peso do motor. Já a mais fina, foi colocada na traseira para atenuar a rigidez do amortecedor de besta 12 lugares que muita coisa pro Jimny.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00204.jpg   -dsc00016.jpg   -dsc00014.jpg   -dsc00012.jpg  
    Jimny Full 2002 Preto
    http://youtu.be/Y-QJJ1XSMww

  • #10
    Blza Mauro?? Que modelo e onde vç comprou esse aro.

    Citação Postado originalmente por Mauro B Ver Post
    Ontem realizei um sonho: personalizei e levantei o Jimny e coloquei pneus BF AT 235/75 R15. Couberam bem, mas o calço não é suficiente para impedir de encostar em situação de máxima compressão da mola, nem na frente, nem atrás.
    Pergunta aos mais experientes: qual seria o mínimo de elevação necessário para parar de encostar? (O calço atual é de apenas 20mm).
    Fotos:
    -img_20120227_175216.jpg-img_20120227_175205.jpg-img_20120227_175145.jpg-img_20120227_175125.jpg

  • #11
    Roberto,

    Na média é isso mesmo!!! Mas tem aquele velha história... cada um puxa a sardinha para seu lado...

    E a cada conto, a história aumenta um ponto.

    Eu acho 10km/l um consumo urbano justo para o Jimny.

    Futuramente pretendemos aumentar os pneus... vamos ver como fica.

    Existem casas de som que fazem moldura / caixas sob medida.

    Eles certamente lhe ajudam nessa parte... plug and play eu não conheço nada.

    Optei por instalar aquele módulo da Yatour para tocar Mp3 no som original.

    Se encontrar algo, lhe aviso.

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #12
    Usuário Avatar de Mauro B
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    Foto antes de levantar (estava só com os calços de 19mm):
    -img_20120227_175125.jpg
    WRANGLER 07: BF32"/+1"/bieletaJKS/rockslider/ KYRON 11: AT 31"/+30mm/skidplate
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