A relação da reduzida do GV é 1,970
A 1,548 é da TR4 se não me engano.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Versão Imprimível
Boa tarde scgomes,
Li num post seu anterior que você precisou diminuir o GAP da Vela de 1,3mm para 1,1mm.
Minha dúvida é:
As velas só funcionarão se o GAP for diminuído? E o que acontece se a vela for trocada sem a alteração do GAP?
Obrigado,
Marcelo Diniz.
Marcelo,
não sou o Scgomes mas posso responder a sua dúvida.
Velas com o gap maior do que o recomendado faz com que a faísca fique mais fraca, ocasionando uma queima incompleta do combustível e levando à perda de potência e ao aumento do consumo.
Vale reforçar que essa preocupação não é só para o GV, mas sim para todos os veículos com motores a gasolina e/ou álcool.
[]'s
Srs
Complementando oque o Marcelo falou achei uma reportagem bem explicativa.
GAP
- Um grande afastamento proporciona ignições potentes, porém acaba exigindo da bobina tensões mais elevadas, ou seja, uma sistema de ignição mais potente tanto em transformação de tensão, quanto em isolamento dessa tensão;
- Um pequeno afastamento proporciona ignições mais fracas, o que não exige um sistema de ignição tão potente e robusto, por outro lado o sistema de ignição fica mais exposto a falhas devido a resíduos de combustão não queimados pela vela.
Na prática essa distância deve ser grande o suficiente para fornecer uma faísca consistente e forte para inflamar com eficiência a mistura ar/combustível, e também deve ser curta para evitar que a tensão necessária para fazer saltar a centelha seja demasiadamente alta. Em casos extremos, o aumento da distância entre eletrodos pode requerer uma tensão tão alta, a ponto da bobina simplesmente não pode suprir essa demanda, e então ocorre a falha, no caso contrário, quando a distância é demasiado curta, a centelha é tão mais fraca que fica exposta a todo tipo de resíduo da combustão. Resta então aos fabricantes, determinar a distância na qual é garantida que a vela de ignição terá uma faísca consistente sem que isso afete sua durabilidade e do sistema de ignição.
Matériacompletahttp://www.carrosinfoco.com.br/carros/2015/03/detalhes-funcionamento-e-manutencao-das-velas-de-ignicao/
scgomes
Segue a foto da vela e da caixa nova. Como não vi a nova, não sei dizer se estavam ruins ou não.
Anexo 506448
Vocês conseguem ver se está boa ou não nessa foto?
Anexo 506470
Jeanilson e scgomes,
Obrigado pelas respostas e pela explicação sobre a importância do GAP correto na hora da troca das velas.
Agora, continuo com uma dúvida. Se a vela da NGK é fabricada com um GAP de 1,3mm porque é necessário a diminuição para 1,1mm? É uma Recomendação específica da Suzuki para o Grand Vitara ou esta distância de 1,1mm é a melhor qualquer vela?
Estou perguntando isso porque há uns seis meses atrás encontrei exatamente essa vela NGK ILTR5A-13G com preço muito bom e comprei preventivamente para quando fosse necessário a troca das velas, pois o meu carro já está próximo da revisão de 60.000km e já estou notando alguma piora no consumo e na retomada, então terei que trocá-las em breve e desconhecia a necessidade desta alteração do GAP.
Muito obrigado pela atenção,
Marcelo Diniz.
Marcelo
Realmente e uma duvida porque a vela original e de platina BOSCH e esta NGK ILTR5A-13G e de iridium mas como a recomendação do manual pedia 1.1 mm de Gap resolvi seguir a indicação.
Vou viajar na proxima semana e vou verificar o consumo se melhorou.
Obs Toda discussão e referente a velas da V6 não sei qual e a referencia da 2.0.
NGK
IFR5J11 - Motor 2.0 já esta com Gap em 1.1
ILTR5A-13G - Motor 3.2 com GAP em 1.3
Anexo 506477
scgomes
Mardiniz,
Quem determina o gap ideal é o fabricante do motor, e deve sempre conferir a distância dos eletrodos antes da instalação das velas.
O que acontece é que as velas servem para vários tipos de motores, geralmente com gaps diferentes, então os fabricantes de velas regulam para um gap médio, isso quando regulam. Já peguei um jogo de velas novas com cada uma com um gap diferente entre si.
Essa história de que as velas já vem reguladas de fábrica é coisa de mecânico picareta, que tem preguiça de conferir a regulagem das velas ou não possui a ferramenta adequada.
[]'s
Guilherme
Comparando com esta foto a sua esta melhor a minha esta com a ponta do eletrodo aredondado pelo desgaste mas das 6 velas retiradas 4 esta vão boas e duas estavam com desgaste.
Anexo 506478
scgomes
pessoal,
por curiosidade qual é o consumo da verão 2.0 na estrada, 100Km/h ?
e na cidade ?
:)