Postado originalmente por
leoventura
Camaradas,
Após 3 meses de peregrinação, finalmente consegui resolver o problema em questão. E aproveito a ocasião para compartilhar a experiência com vcs.
Depois de ter desempenado o flange, os caras da Silencano (Av. Nelson Cardoso - Taquara) de alguma forma danificaram a 1a sonda do catalisador, pois antes do conserto do flange a luz da injeção não estava acesa. Após diversas tentativas usando sondas genéricas, apagando o erro da central e logo após andar uns 500 metros a luz acendia de novo. Levei na ccs Millenium. O rapaz (se não me engano nome dele era Igor) do setor de peças me passou um orçamento exorbitante de mais de R$6k apenas de peças. Pedi uma avaliação mais criteriosa do chefe de oficina Marcelo. Ele disse que o problema indicado no aparelho de diagnóstico era relativo a 1a sonda, mas que poderia ser necessário trocar todo o conjunto (catalisador+1a e 2a sondas). Falou ainda que tentaria, no caso de fazer o conserto lá, colocar a 1a sonda e ver se estava tudo ok. Como a sonda custava R$1237,00 decidi ouvir outra opinião. Fui na Zezuki em Campo Grande e ele indicou o mesmo problema. Testamos uma sonda de outro carro e funcionou ok. Como não podia ficar com aquela sonda, ele tentou colocar uma outra sonda genérica, só que do tipo especificado para trabalhar com o GV, se não me engano uma planar. A luz da injeção apagou, mas o carro ficou variando e consumindo um pouco menos do que com a outra sonda genérica. Ele, então, entrou em contato com a Suzucar e conseguimos uma sonda de 2a mão por R$500+frete. Resultado: um conserto de ficaria por uns R$1,5k na CCS saiu por R$800. E recomendo a Zezuki, pela atenção, rapidez, eficiência e know how do Zé. Em 3 dias resolvi algo que demorei uns 3 meses pra poder descobrir.
Disso tudo tiro 2 conclusões:
1- Não coloquem nossos carros na mão de aventureiros. Pessoas que dizem ter pego um problema de um carro uma vez não têm conhecimento suficiente para poder resolver problemas tão específicos do carro. Cobraram R$650 num serviço que me deu um prejuízo de mais R$800.
2- Fazer aventuras leves sem proteção com GV3 é possível, mas com muita moderação. Mas recomendo mesmo que sejam leves que instalem pelo menos um protetor de cárter, pois aquele de plástico que vem com o GV3 não protege muita coisa. Um lift também é altamente recomendado.
No mais um abraço e sejam felizes. O GV3 é um lobo em pele de cordeiro. É quase indestrutível. Quase...