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    GV3 Kit decente BBB xenon

    Como Led queima rápido, o xenon de 4000 a 4300k são os mais bem vindos.. Assim, 2 kits que são bem legais:


    Kit BOM com bom Custo x Benefício = Reator MGTV + Lâmpada CNLight

    Kit EXCELENTE sem bom Custo x Benefício = Reator DLT + Lâmpada Yeaky
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    GV3 Detalhe de freios

    Forma sequencial de troca de fluido DOT4
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-sequencia-de-troca-de-oleo-de-freio.jpg


    Especificação de limites para uso de discos de freios (para não passar no passe):
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-medida-limite-de-espessura-de-disco-dianteiro-de-freio.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-medida-limite-de-espessura-de-disco-traseiro-de-freio.jpg

    Na prática (desconsiderando a rebarba externa):
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-medida-espessura-de-disco-dianteiro-de-freio.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-medida-espessura-de-disco-traseiro-de-freio.jpg

    OBS: esse carro tem 80kkm e pastilhas originais com 3/5 de vida útil ainda...


    KIT de reparo dos parafusos e embolo das pinças dianteiras:
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-reparo-de-pinca-de-freio-1.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-reparo-de-pinca-de-freio-2.jpg
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    GV3 V6 3.2 Válvula PCV 2 (a pqna do lado do passageiro / Direito)

    Há diversos relatos na internet sobre a falta de circulação de ventilação no lado direito do motor V6 e a causa é o entupimento da subdimensionada válvula PCV do Aloytec 3.2.



    Retirada da mangueira:
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-v6-3.2-retirada-valvula-pcv-menor-lado-passageiro-1-.jpgGV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-v6-3.2-retirada-valvula-pcv-menor-lado-passageiro-2-.jpg


    Método de retirada com um alicate pressionado e se virando o alicate bem pouco para ambos os lados e com o dedo indicador esquerdo se puxando a ponta do alicate para cima, depois de uns 2 minutos se consegue retirar a válvula, que é portanto apenas encaixada.
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-v6-3.2-retirada-valvula-pcv-menor-lado-passageiro-3-.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-v6-3.2-retirada-valvula-pcv-menor-lado-passageiro-4-.jpg

    Duas válvulas de dois carros diferentes. O primeiro com ~30kkm e praticamente zero e a segunda abaixo do meu carro com ~125kkm QUASE ENTUPIDA. Vazão de ar muito comprometida:
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-v6-3.2-furos-pcv-quase-entupidos-carbonizacao125kkm-.jpg


    Assim, com duas brocas pqnas, uma de 3mm e outra de 2,5mm, aumentei os furos e melhorei a circulação.

    Orifício maior usado broca 3mm:
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-v6-3.2-furo-grande-1-pcv-direita-.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-v6-3.2-furo-grande-2-pcv-direita-.jpg

    Orifícios menores broca de ~2,5mm
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-v6-3.2-furo-pqno-1-pcv-direita-.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-v6-3.2-furo-pqno-3-pcv-direita-.jpg


    Esse apetrecho, que não tem função interna alguma (e nem sei pq chamam de válvula) tb apresenta um pouco de sujeira interna onde após as limalhas dos furos, lavei tudo com descarbonizante.

    Recomendo tds a fazerem tb!

    [ ]s
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    Troca de fluido de freio GV3

    Ajuste de desenho, colocando a sequencia que uso nas trocas totais do fluido.

    Apesar do VOLUME de fluido ser igual nas 4 linhas (4 canos cheios de óleo) das 4 rodas, sugere-se começar pela traseira direita (passageiro) por estar mais longe do reservatório.

    Mas o importante aqui é respeitar o fluxo cruzado do módulo ABS entre as rodas traseiras e dianteiras (linha preta e branca do desenho em X).

    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-sequencia-de-troca-de-oleo-de-freio.jpg
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    GV3 Polimento dos faróis

    As fotos não mostram muito bem, mas o Acrílico ficou transparente novamente!
    Havia uma camada estranha fosca amarelada que pode ser a pelicula original que foi pro vinagre.

    O ideal seria tratar com algum produto que isolasse novamente o acrilico ou dar umas duas mãos de verniz transparente PU de marca top para nunca mais ter que polir.

    MAs para isso seria necessário tirar os faróis e necessariamente retirar o parachutes.. ai cansei... kkk


    Esmerilhadeira em baixa rotação!! Massa Wanda de Polir No.2

    Antes
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-polimento-farois-1-.jpg

    Preparativos
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-polimento-farois-2-.jpg

    Depois
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-polimento-farois-3-.jpg


    Antes:
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-polimento-farois-4-.jpg

    Depois
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-polimento-farois-5-.jpg
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    GV3 2.0 e 3.2 Recondicionamento contado da bobina (solenóide) do motor de arranque

    Acomete, acometeu ou acometerá a todos!! A manutenção dessa peça.
    Muitos condenam o motor de arranque inteiro, outros o "solenóide". A peça aqui no Brézel é bem cara e lá fora a mais em conta custa U$D 55!! Mais os impostos, frete e taxação, veja a paulada..

    Na CSS esse serviço de "ajuste" sei que cobram 1500 CHORADO!! Mais de um camarada já fez.. O preço do cj completo com motor de arranque junto não sai por menos de 2000, sem contar a mão de obra.. MAS GERALMENTE o problema é apenas essa jossa..

    Somente hj tive a oportunidade de me "divertir" com essa perrenga, graças a um amigo do grupo de V6 zap que me cedeu gentilmente para testes e edificação de nosso conhecimento.

    Tanto para os motores 2.0 quanto V6 essa peça é a mesma. Os componentes internos tb são os mesmos e só muda a "carenagem" de aluminio externa para o encaixe no motor.

    Segundo o SSG.ASIA, tb pode-se comprovar que a peça funciona em 3 versões de motores.
    Observe que nem tudo na prática é igual aos manuais on-line, principalemente no site de compras internacional Partsouq.com, que há vários lugares onde as peças dos dois modelos de motorização no Brézel se misturam e muita gente compra coisas erradas... infelizmente..

    Se vc for fazer em casa acho que vale a pena, senão os ~R$500 entre pela esperada do exterior e mão de obra justa será o mínimo q acontecerá.

    Na 2.0 acho q o valor seria por ai, já na V6 o trabalho de retirada do motor de arranque é tão grande, que não sei dimensionar o custo dessa manutenção. Uma coisa é fato: todas as V6 estão apresentando e quanto mais velhinhas mais vai pipocar.. mais q na 2.0.. NAO SEI PQ essa estatística..


    Comparativo físico de "solenoide" de 2.0 e de uma V6 que não funciona mais na minha mão
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-recondicionamente-do-contato-da-bobina-do-motor-de-arranque-2-.jpg

    Código da peça no site internacional e motores que usam
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-recondicionamente-do-contato-da-bobina-do-motor-de-arranque-3-.jpg

    Retirada da solda dos dois terminais
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-recondicionamente-do-contato-da-bobina-do-motor-de-arranque-4-.jpg

    Separação da parte plástica do corpo metálico (essa é a parte mais dificil.. exige força, técnica, pratica, morsa, luva e paciência..)
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-recondicionamente-do-contato-da-bobina-do-motor-de-arranque-5-.jpg

    Os cacos dentro da bagaça
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-recondicionamente-do-contato-da-bobina-do-motor-de-arranque-6-.jpgGV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-recondicionamente-do-contato-da-bobina-do-motor-de-arranque-7-.jpg

    Retirada dos parafusos de cobre m8 passo 1,25 para limpeza, limada e ajuste de altura, já q suas cabeças estão gastas..
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-recondicionamente-do-contato-da-bobina-do-motor-de-arranque-8-.jpgGV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-recondicionamente-do-contato-da-bobina-do-motor-de-arranque-9-.jpgGV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-recondicionamente-do-contato-da-bobina-do-motor-de-arranque-10-.jpg

    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-recondicionamente-do-contato-da-bobina-do-motor-de-arranque-14-.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-recondicionamente-do-contato-da-bobina-do-motor-de-arranque-15-.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-recondicionamente-do-contato-da-bobina-do-motor-de-arranque-16-.jpg

    Invertendo a chapinha de contato com limpeza, limagem e inversão do "entortamento" original para o lado contrário (usado uma chave de fenda no meio e uma singela martelada)
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-recondicionamente-do-contato-da-bobina-do-motor-de-arranque-12-.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-recondicionamente-do-contato-da-bobina-do-motor-de-arranque-13-.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-recondicionamente-do-contato-da-bobina-do-motor-de-arranque-17-.jpg

    Pronto.. remontagem usando pqnas marteladas para fechar o metal..
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-recondicionamente-do-contato-da-bobina-do-motor-de-arranque-18-.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-recondicionamente-do-contato-da-bobina-do-motor-de-arranque-19-.jpg

    Fiz o teste de curto dos dois contatos depois da montagem usando a bateria do carro na bobina do solenoide e tudo ok!! ficou perfeito!

    Mais uma forma de evitar deixar um RIM no mecânico que tem um serviço simples e te cobra em média 2k pra trocar essa m...

    [ ]s
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    Chuva. Por acaso esses símbolos na terceira foto não são da Mitsubishi? Se parece com esse?GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-screenshot_2019-05-13-16-11-35-195_com.mercadolibre.jpg

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    Citação Postado originalmente por MarcoSimiquel Ver Post
    Chuva. Por acaso esses símbolos na terceira foto não são da Mitsubishi? Se parece com esse?GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-screenshot_2019-05-13-16-11-35-195_com.mercadolibre.jpg
    Ola, sim, a peça é da Mitsubishi, mas não há inscrições de código nela, nem algo pintado ou etiqueta.
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    Olá.. alguém sabe me informar qual das mangueiras de retorno do óleo da radiador para o carter do câmbio? Quero trocar óleo transmissão e retirar o que for possivel do conversor de torque pelo retorno radiador.

    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-transmissao.png

  • #10
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    GV3 L4 2.0 Detalhe de troca de bomba de combustível

    Algumas bombas/motor de combustível para pressurização da linha compradas para substituição estão dando problema e o fator é a qualidade e origem da peça.

    Mesmo as vezes se adquirindo a peça com o código correto e se esperando que seja da marca de primeira linha original (DENSO) nem sempre chega corretamente. Até os vendedores vende algo que acham que é DENSO e lhe chega outra marca. Geralmente chinesa.

    Na foto abaixo 3 bombas da marca "DENSO", COM GRAFIA INCLUSIVE na parte plástica preta. A da esquerda é a original. A do meio uma substituta e a da direita uma chinesa da chinesa.
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-l4-2.0-bomba-denso-nova-x-pressao-da-linha-2-.jpg

    As falsas diuram de 6 meses a um ano, onde o motor para de girar (pane de hélice mecânica ou curto mesmo de alguma bobina interna do motor) e a substituição é necessária.

    Testa-se o fusível interno não comum para bomba de combustível (20 ou 22, não lembro) e o relé do cofre do motor, mas o problema mesmo é a bomba.

    O problema é a mão de obra com tds os passos para a retirada do tanque do carro, já que não há entrada pelo banco de trás. Tem que se tirar o escape, o cardã traseiro e se afastar os cabos de freio de mão. Sozinho e no chão dá 5 horas de brincadeira.

    Para testar a linha:

    Com um manômetro de filtro de pistola de pintura (R$ 30,00), um T metálico de botijão de gás para junção de dois pedaços de mangueira velha de combustível e algumas abraçadeiras é possível montar um teste de pressão de linha caseiro.
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-2.0-manometro-caseiro-2.jpg

    A pressurização da linha varia com o carro ligado/andando entre 2 e 4 bar, para uma bomba sadia.

    Parado fica um pouco acima de 3 bar no cofre do motor:
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-2.0-manometro-caseiro.jpg

    E perto do tanque/bomba a pressão fica em torno de 3,5 bar:
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-l4-2.0-bomba-denso-nova-x-pressao-da-linha-1-.jpg


    Mais uma brincadeira que dá para se fazer em casa!

    [ ]
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    GV3 Molas traseiras

    Não tenho certeza se há diferença entre as duas motorizações devido ao peso dos carros, mas acredito que não.

    Como no Brézel não temos empresas pqnas com capacidade de fundição e liga metálica DECENTE para se fazer molas seguras, estáveis e duráveis para substituição das molas traseiras por molas maiores (2 ou 2,5 polegadas) visando o lift do carro com uma maior abertura e compressão das bandejas traseiras para trilhas, vira e mexe me surgem carros (já troquei mais de 10 kits) com molas multicoloridas cansadas.

    Há dois tipos de molas diferentes das originais para a traseira do carro que percebo instaladas: as muito moles que viram uma "vírgula" com o peso do carro já que se deformaram ao passar por "obstáculos" e as muito duras que deixam sua gv3 parecendo uma "Charrete".
    Essas últimas de alguns kits nacionais onde os forneiros de molas continuam tentando algo a contento ou as do kit do homem de ferro de css que equipam as versões 4sport da gv3: duras pra kramba! Claro que quem gasta 10k nesse kit de css não vai dar o braço a torcer e dizer que o carro virou uma carroça. Por isso o ideal é andar em uma antes de adquirir.

    De qualquer forma continuo votando pelos calços, por falta de opção. TODOS OS QUE TROCARAM SÃO UNÂNIMES em dizer que a estabilidade com esses calços de nylon ficou FODÁSTICA. Fico bem feliz por ser um simples projeto de fundo de quintal que não foi projetado por nenhum pica que trabalha na NASA.

    Eu queria saber onde foram parar as 2,5 polegadas a mais de altura da mola azul abaixo em relação a duas originais.. Por isso a bunda do carro fica instável e samba na estrada, além de esteticamente a bunda arriada ser notavelmente perceptível de longe!

    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-troca-de-lift-rc-x-chuva-1-.jpg


    De qquer forma estou colocando as medidas da MOLA ORIGINAL abaixo para que alguma boa alma que possa realmente confeccionar molas com material e têmpera ÓTIMAS, padrão MADE IN JAPAN de preferência, a fim de fazer muitos proprietários de GV3 feliz. Tenho certeza que muitas pessoas iriam adquirir em lifts novos.

    DIÂMETRO DO FIO 16,3mm:
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-troca-de-lift-rc-x-chuva-2-.jpg

    ALTURA DA MOLA: 34,7cm
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-troca-de-lift-rc-x-chuva-3-.jpg

    DIÂMETRO INTERNO DE ANÉIS DE BASE E TOPO E seu respectivo encaixe 71,5mm:
    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-troca-de-lift-rc-x-chuva-5-.jpg GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-troca-de-lift-rc-x-chuva-4-.jpg

    Eu acredito que um teste de pressão em alguma máquina deveria ser feito para essas tentativas de confecção ao invés de se estabelecer uma têmpera fixa (48 a 52) que não funciona. Essas molas originais japa devem ter variação de pressão por posição. Gostaria de ver alguém no país tupiniquim fazer isso pra esse carro, mas acho q é uma saga complexa e bem difícil, assim como era para a Tracker, cuja estatística é exatamente a mesma.

    [ ]
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    Lift da GV

    Estive pesquisando muito a respeito e quase todos os kits que achei foram kits com troca de molas. Mas apenas 1 são apenas calços. Mas não são calços de aço. Estes com molas, deixam a traseira com 0,5" mais alta do que a frente. O que com certeza trará problemas de estabilidade.

    Porém com a ideia de que: "Já que a mola vai ceder, então fica igual a da frente". O que não faz sentido pra mim.

    É realmente uma pena que tenha dado a pausa de brincar com as GV.

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