Válvulas PCV GV3 V6
e modelos com vazamento
Anexo 556232
Anexo 556233 Anexo 556234
Versão Imprimível
Válvulas PCV GV3 V6
e modelos com vazamento
Anexo 556232
Anexo 556233 Anexo 556234
GV3 V6
Durante a troca de óleo.. porque é importante trocar de vez em quando (qdo necessário = muito amassada/deformada) a ARRUELA do parafuso (bujão) do cárter de óleo do motor..
Anexo 556235 Anexo 556236
Parafuso de ajuste de farol baixo (Xenon original) GV3 V6
Anexo 556237
Módulo ABS V6
Diferente da 2.0, o módulo ABS da 3.2 tem mais de uma função e não são intercambiáveis. No da V6 está escrito "ESP".
Para necessária substituição há serviço de recondicionamento a base de troca ou compra de usadas no mercado, isso para fugir do preço absurdo de um módulo abs novo de css.
Anexo 556238 Anexo 556239
O sintoma para troca do módulo ABS na V6 é quando após ligar o carro e se tentar todos os procedimentos de auto ajuste do carro, como o abaixo a seguir, o painel continuar a parecer uma árvore de natal ao se tirar o pé do freio imediatamente a tentativa de locomoção do carro: acende a luz do ABS e do ESP e o painel fica direto laranja (SERVICE ESP SYSTEM e HILL HOLD DISABLE).
CASO O SINTOMA DE LUZ LARANJA NO PAINEL só surja depois de andar uns 100m com o carro, apenas um ajuste resolve: o módulo ABS da V6 "mede/verifica" de certa forma o fluxo de óleo das 4 linhas do freio e após uma sangria de substituição de óleo cotidiana/anual/preventiva, ou raramente quando há caso algum vazamento e o óleo esteja baixo, pode ocorrer a necessária reconfiguração/calibragem do sistema.
Caso isso aconteça as mesmas msgs em laranja no painel são meio norteantes mas geralmente simples de resolver:
Anexo 556240 Anexo 556241
(esse aconteceu comigo.. kkk)
Teoricamente se o carro tem um suporte de frenagem adicional de auxílio ao motorista em algumas situações, é mais do que justo que as linhas tenham o mesmo fluxo de óleo e é isso que o carro reclama para se auto ajustar.
O procedimento é continuar a andar com as luzes laranjas no painel em uma rua plana em linha reta por um bom tempo. Depois parar num canto/guia e esterçar totalmente o volante andando devagar com o carro para o outro lado da rua até chegar na outra guia. De lá parar o carro e sair andando e esterçando novamente para o outro lado. Repetir isso umas 3x e andar em linha reta novamente mais um tempo.
MAGICAMENTE as luzes se apagam..
GV3 V6 Calibragem de sensor de volante
Após luz indicadora e erros no scanner, o ajuste é feito em css zerando-se parâmetros..
Anexo 556242 Anexo 556243
GV3 (todas)
Troca de óleo dos diferenciais.
* Diferencial Dianteiro (o mais chato de fazer..):
Com as "fraldas" (plasticos de proteção dianteiros) ou protetores de cárter retirados, tem-se acesso ao diferencial dianteiro.
Nele retira-se ambos os parafusos, divertindo-se e se contorcendo entre o sistema de direção e se espera escoar pelo parafuso inferior (q contém um imã com limalha q deve ser limpo) todo o óleo.
Cabem aprox. 900ml: não adianta tentar seguir o manual com todos os mls certinho pois depois do fechamento do parafuso inferior com o imã o limite de óleo a se colocar é apenas até quando começar a vazar, sem se poder medir exatamente o que foi inserido.
* Diferencial Central ou Caixa de Transferência ou pros gringos o "T-Case.." (observe que não tem nada a ver como câmbio do carro, é outra coisa, para se selecionar N, 4x4H, 4x4Locker e Reduzida, ou seja, carros 4x2 não tem essa parte, possuem sim a CAIXA DE EXPANSÃO, q me parece que vão 1,5L tb):
Bem tranquilo de se fazer a troca, da mesma forma acima, mas com mais facilidade pois há bastante espaço para se trabalhar. Cabe aproximadamente 1,5L.
* Diferencial Traseiro:
Tb tranquilo e se o carro possuir lift nem é preciso levantar. O procedimento é o mesmo e a inserção acaba quando tb começa a vazar. Cabe aprox. 800ml.
Importante limpar o máximo o possível todos os 6 parafusos por fora com um pano antes de retirálos para que na reinserção não entre sujeira. Com os mesmos retirados tb é importante limpar todos os imãs (retirar as limalhas).
A remontagem é indicada colocar os parafusos na mesma posição onde estavam, mesma profundidade ou mais um pouquinho pra não vazar, ou se usar um liquido veda rosca vermelho (de baixa fixação) para evitar vazamentos.
A inserção dos óleos pode ser feita pelo método antigo de dobramento de jornal (fazer uma corneta), mas como o diferencial dianteiro é muito ruim o acesso, o ideal é usar uma bombinha, manual ou elétrica.
Manuais são as do posto de gasolina e com o carro no alto elas tem ótima funcionalidade.[
Mas para se divertir em casa eu usei uma bombinha que já tinha. Como o óleo é bem grosso (TODOS 80W90 GL5) a inserção foi bem lenta (uns 10minutos cada diferencial).
Anexo 556244 Anexo 556245
GV3 Pinça freio traseira
Como o formato da pinça de freio traseira da GV3 propicia a entrada de pedras, o efeito alavanca pode fazer com que a haste que liga as duas pontas se rompa. Se acontecer o ideal é tentar retirar a pinça (deixá-la amarrada sem soltar o flexivel para que não vaze óleo DOT4 do sistema) ou se retirar as pastilhas para que o atrito torto não danifique o disco ou acabe com a viagem. Isso sem contar no pé muito leve..
Anexo 556246
Modelos de Rock Sliders by Chuv@
Anexo 556247
Anexo 556248
Anexo 556249
Anexo 556250
Anexo 556251
Anexo 556252
Anexo 556253
Anexo 556254
Anexo 556255
Anexo 556256
Anexo 556257
Muito bom!
Limpeza de TBI, Velas, Suporte e Bicos injetores GVIII V6 3.2
Saga do fds..
GV3 V6 N32a Limpeza de bicos injetores - YouTube
GV3 DLR
Pra economizar lâmpada.. kk
DRL - YouTube
Bom dia. Estou procurando o V6 para compra. Alguem pode indicar? Obrigado.