Chuva Vc pode indicar onde posso mandar fazer esses calços??
Versão Imprimível
Oi amigo,
Em algum lugar desse tópico tem o contato do cara q fez os calços traseiros pra mim!! O nome dele é Eduardo. Eu coloquei no site pra não perder msm...
O desenho do calço traseiro em nylon está aqui tb, já o dianteiro em nylon não lembro, mas acho q não tem projeto aqui..
De qquer forma para o calço dianteiro em nylon vc use as medidas de dimensão do calço de ferro mas o aspecto seria igual a figura abaixo. Foi o camarada Righi que fez assim e achei q ficou ótimo! Vc só vai precisar de 6 parafusos maiores, já que a furação é diferente, veja:
Anexo 533318
OBS: Quanto a durabilidade de nylon na frente eu não teria dúvidas para a Gv. Fiz pra minha tracker dianteiros tb em nylos e só faltou capotar o carro pra ver se quebravam.. kkk sem reaperto de parafuso eu consegui fazer.. mas tb usei nos parafusos boas arruelas.
Chuva, no final das contas qual é a melhor forma de fazer o Lift: com molas ou calços?
oi.. então.. kkk não sou mecânico galera.. apenas um entusiasta..
Mas acho o seguinte:
O lift com mola maior te proporciona mais curso de suspensão, já que a mola seria maior. Ou seja, numa situação de X adversa numa trilha ou até passeio mais leve pode surgir a necessidade de um maior curso de suspensão, tanto para cima quanto para baixo, daí a mola maior atende melhor (o carro não é um troller e nunca extrapolei, mas já precisei e funcionou muito bem, na Tracker). Em contrapartida a mola maior, apesar de haver solução de fio de aço mais grosso em molas diferentes para se manter o mesmo molejo (moleza e dureza) da mola de tamanho original, pode deixar a viatura menos estável, jogando mais para os lados em maior velocidade. Esse efeito negativo associado ao menor centro de gravidade adquirido pelo aumento da altura em geral deixa a viatura menos segura. Como a maioria das gv3 não "anda" msm com o motor j20a, se arrasta, kkk, se vc não passar de 120km/h não há muito problema.
Já o lift com calço vejo mais para situações onde não se exijam muito mais curso da suspensão. Apenas a altura maior já é suficiente, ou seja, para trilhas leves ou passeios a viatura passa por lugares onde carros normais ou essa viatura original não passaria de jeito algum. Esse menor curso seria o lado negativo e o lado positivo é que o carro fica mais alto e um pouco mais "estável" em relação a mola maior.
Na gv3 percebo que o lift com os calços deixaram a dirigibilidade e sensação de dirigir, além do molejo geral da suspensão, totalmente originais. Não se percebe diferença, apenas na altura. No começo é nítido que os 5cm a mais muda muito, mas o carro é o mesmo. Depois de um tempo vc nem percebe mais, só qdo estaciona do lado de um carro original. A diferença na aparência é gritante.
Já na tracker, com situação de suspensão com mola maior, pelo menos na traseira, é nítido que o carro não se comporta da mesma forma que com a mola original, com ou sem calço.
Bom, isso tudo são minhas impressões particulares e podem haver diferenças entre carros e pilotos, mas o lift sempre é bem vindo! É interessantíssimo vc passar por lugares com apenas 5cm a mais onde qquer viatura idêntica a sua com altura original não passa, fica igualado a celta rebaixado atolado no barro! Tenho umas filmagens de trilha assim.. umas 4 trackers e os pilotos são bem mais experientes que eu! kkk
Ah, isso tudo sem falar do aspecto mais bonito e imponente que a viatura ganha. A GV3 sport eu acho uma obra de arte, perfeita no aspecto de altura. Já a Tracker acho q deveria vir com lift de 2pol de fábrica! E todo mundo que faz diz o mesmo. Só se arrependem de não ter feito antes.
Chuva,
Fantastico!! Muito bom!!
Acredito que tenha esclarecido bastante coisa para muita gente.
Eu pelo menos tenho começado a me sentir mais confortável em fazer o lift de calços depois de pesquisar bastante.
Eu e Ricardo temos o 3.2 V6... Então o bicho anda um pouco mais do que o motor 2.0... rs
Tudo o que menos quero é ter menos segurança ou dirigibilidade em um carro da família.
E mais, dificilmente irei fazer trilhas pesada... Minha proposta é para viagens e expedições no máximo. Uma estrada real, um Jalapão, uma viagem a Bahia... Coisas que pôde-se fazer com crianças pequenas, hoje com 3 anos e outro com 8 meses..
Quem sabe daqui a uns 5 ou 10 anos aí eu possa ter mais tempo e dinheiro disponível para brincar de catar buraco... 😂 Por enquanto não rola!
Muito obrigado por compartilhar suas experiências e conhecimento.
Aproveitando... Alguém aqui já desenvolveu algum projeto de rack de teto para o GVIII??
Abraços!
Chuva, muito obrigado por sua gentileza e pelos excelentes esclarecimentos!!!! Sem abusar da sua boa vontade, tenho mais algumas perguntas:
1 - o seu calço não é de 35mm? Os outros 15mm vc ganhou nos pneus?
2 - a suspensão e as homocinéticas sofrem com o lift?
3 - tem algum componente que pode estragar mais rápido em função do lift?
Sou muito conservador com partes mecânicas de carros e gosto de conhecer o melhor possível as consequências de alterações antes de realizá-las, e como vc já tem experiência no assunto creio ter muito o que aprender com vc!!!
Muito obrigado mais uma vez,
abs
Ricardo
De nada pessoal, obrigado, a idéia é essa msm: trocar figurinhas em prol de nossas maravilhosas viaturas... Kkk
Sobre a altura, ganha-se pouco com borracha nova, menos de 1 cm pra pneu normal (não Mud), e de 3,5 de calço para 5cm de abltura final "magicamente" acontece devido ao efeito de compressão maior da mola.
Tudo tem vantagem e desvantagrm e acredito q o único desgaste significativo maior seriam nas homocineticas, para até 2 pol de lift.
Mas.td depende do seu modo de dirigir e o q faz com o carro. Meu pai por ex foi um parâmetro de us o infeliz..
Abçs
Chuva, melhor especificando.
Nos desenhos abaixo, o que você acredita que possa ser danificado com o lift?
Vi no site de peças originais Suzuki que se for trocar o conjunto todo (item 18 para frente e 22 para trás) é em torno de 800 dolares cada lado e cada frente/trás!! É isso mesmo??
Ah, deve ser bem caro, umas 1000 dilmas cada uma..
Mas além dos aspectos de uso do carro, adiciono os benefícios do carro japonês e robusto..
Ou seja, pra quebrar, se não for um pré defeito de fábrica q acelere a vida útil, infelicidade de azar, o piloto tem q ser muito ruim e passar a 60 por hora em todos os.buracos possíveis... Kkkk
Nova brincadeira: limpeza de bicos injetores Grand vitara 2009 motor gasolina J20a.
Olá galera,
Troquei as velas do carro com 115 kkm recentemente por velas originais importadas do ebay iridium q deveriam ter sido trocadas com 90kkm mas o consumo do carro não ficou bom. Claro q a mijolina não ajuda mais, mas estou na saga de fazer o carro beber um pouco menos. Na Tracker uma hora consegui um bom consumo e sosseguei de fuçar, mas na GV3 ainda tô me divertindo.
Como o carro é a gasolina descobri em algumas pesquisas e conversas com mecânicos diversos macetes. Um deles é que a gasolina não "destroi", infecta ou rebosteia os componentes mecânicos e elétricos como o álcool. Esse combustível é uma jossa, anda um pouco mais, mas os malefícios mecânicos são grandes.
Como brasileiro "gosta" de pagar mecânico, viva o carro flex! Uma pequena estatística disso é o fato dos bicos injetores de carro projetado pra andar com gasolina dura 90kkm até talvez necessitarem ser limpos. Os a alcool duram no máximo 30kkm. Isso um mecânico antigo de uma grande montadora me confessou.
Enfim, segue minha saga pra tirar a famosa "flauta" (q PRA MIM era novidade) e tirar os bicos para limpar.
A idéia de desmontar pra limpar foi pq sou contra (ainda = não testei) "tacar" QUEROSENE no tanque na reserva e sair esmirilhando pra 'limpar" tudo. Deve funcionar, já que tem muita querosene na mijolina, mas desmontando acho q pelo menos os bicos se limpa melhor.
Abri o capô ontem a noite pra estudar as possibilidades de como tirar esse instrumento musical com as ferramentas caseiras q tenho em casa. Me surpreendi de ver como é simples, é sério. APENAS a mangueira q vem pressurizada do tanque q tem uma trava de acesso muito difícil para apertar e movimentar a mangueira. Depois q se soltar tudo é que soltei os 4 conectores elétricos dos bicos e soltei os 3 parafusos que seguram tudo no lugar.
Os itens circulados nas fotos abaixo são as mangueiras que precisa soltar para retirar a flauta.
Na última foto a mangueira de entrada de combustível (a mais baixa com menor círculo) = surreal a posição pra encaixar o alicate e movimentar a presilha. A seu lado tb circulado redondo a mangueira de retorno de combustível e a circulada em oval eu não sei pra que serve!
Obs: o conector solto não sei o que é e só tirei pra facilitar a movimentação das mangueiras.
Anexo 534051 Anexo 534052 Anexo 534053
Seguem fotos da flauta retirada e da situação dos 4 bicos injetores:
Anexo 534054 Anexo 534055
Anexo 534056 Anexo 534057
Anexo 534058 Anexo 534059