Postado originalmente por
leo_queiroz
Nelson, como foi essa "descamação" do scorpion 215? Com quantos km vc precisou substituir?
Tenho um 4sport 14/15 que veio com o scorpion MTR 215/75/15, atualmente com 10.200 km
Acabei de fazer a primeira revisão e nesse momento está em uma oficina para fazer o 2º alinhamento/balanceamento/rodízio (estou fazendo a cada 5k).
Fiquei ligeiramente preocupado ultimamente porque os gomos externos dos pneus dianteiros estão apresentando um desgaste um pouquinho maior do que os demais gomos dos outros pneus. Digo, os pneus traseiros estão perfeitos e praticamente novos, com 10k. Já os dianteiros, que supostamente eram traseiros quando eu fiz o 1º alinh/balanc/rod (supostamente pq fiquei na dúvida se o cara realmente fez o rodízio...), estão apresentando esse leve desgaste nos gomos externos.
Eu consigo constatar esse desgaste porque cada gomo do MTR tem uma listra/rajado, e nesses gomos essa listra está desaparecendo, sendo que em todos os demais gomos de todos os pneus ela continua visível.
Meu medo é que esse desgaste se acentue e me obrigue a trocar de pneus antes de 50k, que era meu plano inicial, nem conservador nem muito otimista, pelo que pesquisei. Se eu tiver que trocar de pneus antes dos 50k pode-se considerar que minha opção por pneus mud, PARA MEU USO PREDOMINANTEMENTE URBANO, será frustrada...
E o que piora a situação é o quanto nós, consumidores, estamos perdidos nas mãos dos profissionais que existem por aí. A concessionária não faz alinh/balanc/rodiz de pneus MUD. Esse lugar que eu levei, supostamente especializado em 4x4, me deixou com a pulga atrás da orelha agora.... Primeiro pq eu fiz o serviço lá aos 5k e agora constato esse pequeno desgaste diferente nos gomos externos dianteiros. Segundo pq o cara veio me falar agora, qdo deixei o carro lá, que rodízio só se faz aos 30 mil km (???), e que esse desgaste poderia ser cambagem (já dando a entender que queria me empurrar um serviço, que eu definitivamente não vou contratar, não sem antes ouvir outro profissional). Mandei o cara seguir o manual e fazer o rodízio nos conformes.
Enfim, a pergunta é: Como está sendo a experiência de quem usa esses pneus no 4sport (Scorp MTR 215)? Vocês acham que esse desgaste relatado pode ter relação com o fato de que, nos pneus dianteiros, usa-se uma calibragem menor (o pneu acaba formando uma barriga e forçando os gomos externos)? Será que essa empresa que estou levando pisou na bola no serviço dos 5k e essa é a causa desse desgaste? Ou será que esse desgaste pode ter uma causa mais séria?
Desculpem pelo longo texto e pelo interrogatório... rs
Mas essa questão dos pneus MUD continua sendo extremamente delicada para mim no Jimny, porque além do consumo elevado e da perda de potência, que eu assumo conscientemente, eu não gostaria mesmo de ter prejuízo com substituição prematura..
Valeu, abs.