Que pena, nessa semana santa fiquei por aqui pelo Recife mesmo.
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Leo,
vejo muita gente elogiando os BF devido a visual. Tenho muita dúvida se no asfalto, em poças, não seria (BFG AT) mais sujeito a aquaplanajem, que também acontece direto com os Scorpions AT. Pra mim, que pego muita estrada à noite e a vista véia tá cansando, isso é uma m. Digo, pq os BF AT, não tem nenhum sulco continuo. Como ficam os BF AT e os Yokohama Geolandar nesse quesito?
Estranho mesmo Osman. Pode ser algo na minha forma de dirigir, mas essa coisa de escamar, aconteceu em 3 jogos do Pirelli da Palio Adventure também e duraram metade dos goodyear. Pena que a goodyear não tenha os wrangler na medida 215x 75 r15.... aliás, estou descobrindo que este é um pé no saco da versão HR...
Nelson.
tenho uma XJ com BF AT há 30mil km. Nunca aquaplanei com ela. Óbvio que eu sempre ando dentro dos limites aceitaveis de velocidade para um jeep de 1.5ton.
Obrigado Zé Dedão! Na verdade, os LTX já eram, não se encontra mais e pararam de fabricar. Sobrou os BF AT KO, os Yokohama Geolandar A-T/S (quase o dobro do preço dos BF) e talvez o Goodyear Wrangler AT, se eu conseguir em Rivera (Uruguay), pois no Brasil não tem 215. Em tempo, pagar os BF KO e saber que tem um KO2 20% mais resistente nos EUA é punk, né? https://www.youtube.com/watch?v=SU_HWvKtKhA
Meu Jimny é HR é eu usei bastante o Scorpion ATR e sempre gostei do desempenho dele na chuva. Mas com 60mil km eu substitui ele pelos Pneu Bridgestone 205/70R15 Dueler A/T.(que são a medida original do Jimny). Gosto bastante do desempenho na estrada e tenho um jogo reserva de BF MUD que uso para brincar fora do asfalto.
Ter dois jogos de pneus foi a melhor solução que encontrei para andar bem no dia-a-dia (trabalho) e para andar bem na lama (diversão)
MatosWR, o meu tbém é a HR e veio com os scorpions 215. Sempre escorregou em poças das BRs, mas com nossas estradas, não sei se algum pneu passa incólume. MAS eles escamaram e duraram menos do que esperava. Como não há mais os Michelin LTX AT na medida, e depois de consultar o "Reclame aqui", com diversas reclamações de várias marcas, praticamente desisti de ir ao Uruguai e provavelmente vou ficar com os BF AT KO.
Nelson, como foi essa "descamação" do scorpion 215? Com quantos km vc precisou substituir?
Tenho um 4sport 14/15 que veio com o scorpion MTR 215/75/15, atualmente com 10.200 km
Acabei de fazer a primeira revisão e nesse momento está em uma oficina para fazer o 2º alinhamento/balanceamento/rodízio (estou fazendo a cada 5k).
Fiquei ligeiramente preocupado ultimamente porque os gomos externos dos pneus dianteiros estão apresentando um desgaste um pouquinho maior do que os demais gomos dos outros pneus. Digo, os pneus traseiros estão perfeitos e praticamente novos, com 10k. Já os dianteiros, que supostamente eram traseiros quando eu fiz o 1º alinh/balanc/rod (supostamente pq fiquei na dúvida se o cara realmente fez o rodízio...), estão apresentando esse leve desgaste nos gomos externos.
Eu consigo constatar esse desgaste porque cada gomo do MTR tem uma listra/rajado, e nesses gomos essa listra está desaparecendo, sendo que em todos os demais gomos de todos os pneus ela continua visível.
Meu medo é que esse desgaste se acentue e me obrigue a trocar de pneus antes de 50k, que era meu plano inicial, nem conservador nem muito otimista, pelo que pesquisei. Se eu tiver que trocar de pneus antes dos 50k pode-se considerar que minha opção por pneus mud, PARA MEU USO PREDOMINANTEMENTE URBANO, será frustrada...
E o que piora a situação é o quanto nós, consumidores, estamos perdidos nas mãos dos profissionais que existem por aí. A concessionária não faz alinh/balanc/rodiz de pneus MUD. Esse lugar que eu levei, supostamente especializado em 4x4, me deixou com a pulga atrás da orelha agora.... Primeiro pq eu fiz o serviço lá aos 5k e agora constato esse pequeno desgaste diferente nos gomos externos dianteiros. Segundo pq o cara veio me falar agora, qdo deixei o carro lá, que rodízio só se faz aos 30 mil km (???), e que esse desgaste poderia ser cambagem (já dando a entender que queria me empurrar um serviço, que eu definitivamente não vou contratar, não sem antes ouvir outro profissional). Mandei o cara seguir o manual e fazer o rodízio nos conformes.
Enfim, a pergunta é: Como está sendo a experiência de quem usa esses pneus no 4sport (Scorp MTR 215)? Vocês acham que esse desgaste relatado pode ter relação com o fato de que, nos pneus dianteiros, usa-se uma calibragem menor (o pneu acaba formando uma barriga e forçando os gomos externos)? Será que essa empresa que estou levando pisou na bola no serviço dos 5k e essa é a causa desse desgaste? Ou será que esse desgaste pode ter uma causa mais séria?
Desculpem pelo longo texto e pelo interrogatório... rs
Mas essa questão dos pneus MUD continua sendo extremamente delicada para mim no Jimny, porque além do consumo elevado e da perda de potência, que eu assumo conscientemente, eu não gostaria mesmo de ter prejuízo com substituição prematura..
Valeu, abs.
Leo, pelo que eu pesquisei (alguém experiente complemente), não dá pra fazer cambagem no jimny:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...138-print.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...iro-jimny.html
Leo, pneu com desgaste maior nas extremidades é sinal de baixa calibragem.
Note que apesar de o fabricante indicar o uso de 23psi nos pneus dianteiro e 26psi nos traseiros, tal padrão se refere aos pneus originais do Jimny japonês (Bridgestone Dueler H/T, 205/70R15), retirado e trocado pelos Pirelli pelo grupo Souza Ramos ainda na fábrica.
Temos por exemplo o caso dos Jimny HR*, nos quais os pneus diferenciados (Pirelli Scorpion ATR 215/75R15) foram também colocados pelo fornecedor brasileiro, tendo sido designados novos valores de calibragem.
Salvo engano, há na porta do motorista dos Jimny HR, além do adesivo original das libras dos pneus originais (205), um outro adesivo com "Dealer Option" especificando a calibragem de 28psi para os 4 pneus Pirelli (215).
Não sei se no seu caso há tal adesivo na porta indicando outra calibragem - no manual acredito que constará apenas a informação do pneu original entregue pela Suzuki global (205).
Sugiro que você aumente a calibragem do eixo dianteiro para evitar o desgaste prematuro após o próximo rodízio – que, inclusive, ouço ser corretamente feito de 10 em 10 mil km.
Quanto à resistência dos pneus, acredito que é incontestável a altíssima durabilidade dos BFGoodrich A/T, que chegam a durar, segundo relatos do fórum, 80.000km.
São bons para asfalto (melhores que o MUD ou que o Pirelli MTR) e excelentes no uso misto (topam areia e lama sem problemas). Perdem, por óbvio, dos Bridgestone H/T – que ficam feios e xoxos no Jimny 4sport, diga-se de passagem. O consumo não aumentará praticamente nada, posto que as medidas são iguais ao seus atuais, e talvez mais leves por não ter os gomos altos típicos dos Mud.
*Exceto a remessa final que teve os calços de carroceria e os pneus Scorpion retirados, resumindo-se à pintura dos parachoques e ao adesivo lateral.
Eu uso o scorpion e está com 53 mil km. Creio que ainda rodará mais uns 15 a 20 mil km. Uso 28 psi no asfalto e 20 na terra. Rodízio a cada 10mil km. Realmente os dianteiros tendem a gastar mais... Mas de maneira uniforme, desde que esteja alinhado, balanceado e calibrado adequamente...