Osman;
É verdade! O molde dele é do 13 em diante.
Abs
Versão Imprimível
Osman;
É verdade! O molde dele é do 13 em diante.
Abs
Cara, eu me arrependo de ter optado pelos Scorpion ATR e não pelos BF AT na época da compra do carro. O desempenho geral na cidade e estrada dos Scorpion é bom, mas muito fraco para trilhas leves e médias (principalmente aqui na região do DF e Goiás, onde as trilhas e estradas de terra tem muita pedra). Já tive que fazer vulcanização por furo na lateral em três pneus (em um deles 2 vezes), e os pneus tem só 22.000 km. Já furou até com raspadinha lateral em guia de calçada. Nem o Goodyear GPS do meu Clio é fraco desse jeito.
Pedro, obrigado pelos comentários.
Minha experiência é diferente da sua, nunca rasguei nenhum e comigo duraram muito. Moro em região de estradas de terra e pedras e ando muito em dunas e beira de praia (na areia são ótimos) e nunca tive problemas.
Só acho eles ruins na lama.
Pensei em comprar o BF, que me parece melhor na lama, mas como só preciso de 2, achei melhor continuar com Scorpion e ficar com os 4 iguais.
OsmanGioia,
Na areia são realmente bons. Acabei de voltar do Jalapão, e nem tentando eu consegui atolar lá com o Jimny usando os Scorpion, hehehe. Mas tem que considerar que, pra areia, quanto mais liso, melhor, vide os pneus de Bugue. Nesse terreno os pneus de asfalto vão melhor que qualquer pneus Mud ou Misto.
Sobre a durabilidade ("gastação"), o pneu é bom. Os meus estão com 22K km, mas ainda bem pouco gastos. Acho de duram até uns 60K Km ou mais (isso se não chegar uma hora que algum rasgo condene eles, :P ).
Minhas críticas são mais sobre a resistência dos pneus (aguentar tranco). Talvez eu tenha tido azar, ou os caras da revendedora de pneus que eu fiz jogo nos originais Dueller tenham me sacaneado com Pneus problemáticos, ou eu esteja submetendo os pneus a uma utilização mais severa do que deveria... não sei. Mas minha experiência nesse ponto não tem sido boa com os Scorpion não.
Voltando à questão do rodízio, o manual do Jimny agora prevê recomendação de rodízio de pneus MUD/MTR em paralelo, sem inversão do sentido de rodagem (ou seja, os pneus de trás vão para a frente e os pneus da frente vão para trás, mantendo o mesmo lado). No manual do meu Jimny, que eu comprei no ano passado, não há essa distinção, contendo apenas a recomendação, no caso de rodízio sem utilização do estepe, de que os pneus de trás vão para a frente em paralelo e os pneus da frente vão para trás de forma cruzada. Fica aí a dica para quem, assim como eu, está com o manual desatualizado (aliás, acho que a Suzuki deveria disponibilizar o manual atualizado de todos os seus veículos no seu site, alertando os seus clientes de qualquer alteração).
A recomendação geral que a gente acha por aí é a seguinte:
E, pelo que me consta, o BF Mud não é unidirecional. Tanto que pode ser montado com o letreiro branco para dentro ou para fora.
Não me expressei bem, a recomendação que ouvia dos mecânicos era a da imagem que você postou.
desculpe-me
abs!
Na etiqueta do meu carro diz 23 libras.
No original eu uso isso, no MUD 20 na estrada e na areia 10 libras.
Um abraço
Essa recomendação da Suzuki para rodízio de pneus MUD/MTR consta expressamente do novo manual do Jimny (veja no arquivo anexo, que me foi encaminhado pelo SAC da Suzuki). A explicação que eu obtive de um funcionário da Proauto/SP é de que os cravos do pneu MUD/MTR se ajustam ao sentido de rodagem. Segundo ele, com a inversão do sentido de rodagem, o pneu apresenta um desgaste maior e pode escamar ou descascar. Ele disse que é como se você penteasse o cabelo para um lado e resolvesse pentear para o outro lado. Assim como os fios rebeldes prejudicam o assentamento do novo penteado, os cravos já adaptados ao sentido original de rodagem prejudicam o desempenho e a durabilidade do pneu em seu novo sentido de rodagem. Pelo sim, pelo não (sem trocadilho com os pelos do couro cabeludo), fiz o rodízio dos pneus BF MUD do meu Jimny em estrita consonância com a orientação do novo manual.