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503!
Leo, pneu com desgaste maior nas extremidades é sinal de baixa calibragem.
Note que apesar de o fabricante indicar o uso de 23psi nos pneus dianteiro e 26psi nos traseiros, tal padrão se refere aos pneus originais do Jimny japonês (Bridgestone Dueler H/T, 205/70R15), retirado e trocado pelos Pirelli pelo grupo Souza Ramos ainda na fábrica.
Temos por exemplo o caso dos Jimny HR*, nos quais os pneus diferenciados (Pirelli Scorpion ATR 215/75R15) foram também colocados pelo fornecedor brasileiro, tendo sido designados novos valores de calibragem.
Salvo engano, há na porta do motorista dos Jimny HR, além do adesivo original das libras dos pneus originais (205), um outro adesivo com "Dealer Option" especificando a calibragem de 28psi para os 4 pneus Pirelli (215).
Não sei se no seu caso há tal adesivo na porta indicando outra calibragem - no manual acredito que constará apenas a informação do pneu original entregue pela Suzuki global (205).
Sugiro que você aumente a calibragem do eixo dianteiro para evitar o desgaste prematuro após o próximo rodízio – que, inclusive, ouço ser corretamente feito de 10 em 10 mil km.
Quanto à resistência dos pneus, acredito que é incontestável a altíssima durabilidade dos BFGoodrich A/T, que chegam a durar, segundo relatos do fórum, 80.000km.
São bons para asfalto (melhores que o MUD ou que o Pirelli MTR) e excelentes no uso misto (topam areia e lama sem problemas). Perdem, por óbvio, dos Bridgestone H/T – que ficam feios e xoxos no Jimny 4sport, diga-se de passagem. O consumo não aumentará praticamente nada, posto que as medidas são iguais ao seus atuais, e talvez mais leves por não ter os gomos altos típicos dos Mud.
*Exceto a remessa final que teve os calços de carroceria e os pneus Scorpion retirados, resumindo-se à pintura dos parachoques e ao adesivo lateral.